Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol (tópico prestes a fechar)

Publicações recomendadas

Se fossemos uma equipa competente tínhamos um meio campo... Já para não falar se tivéssemos mantido o Veloso e Moutinho, mas têm de haver sempre saídas evidentemente.

Adrien, André Martins, André Santos, João Mário...

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar do André Martins e com o João Mário a trinco :mrgreen:/>

Huummm não achas que depois faltava alguma criatividade ao meio campo?

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim, era isto:

Rinaudo

João Mário

Adrien

André Martins

André Santos

Zézinho

Schaars

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar do André Martins e com o João Mário a trinco :mrgreen:/>

O João Mário a trinco era para queimar, e bem queimadinho.

E o André Santos é um 8. Mas também corresponde muito bem a trinco, mas é um trinco que é fácil de atacar.

Por mim, era isto:

Rinaudo

João Mário

Adrien

André Martins

André Santos

Zézinho

Schaars

Falta um abre - latas, embora o André Martins o faça, mas de outra maneira, mas em posse e por passes de ruptura. Falta um "Matias". Labyad?

Compartilhar este post

Link para o post

Huummm não achas que depois faltava alguma criatividade ao meio campo?

O Santos e o Adrien não são 10 puros, mas também não são monos a esse nível. Mas em alguns jogos isso poderia causar problemas, sim.

O João Mário a trinco era para queimar, e bem queimadinho.

E o André Santos é um 8. Mas também corresponde muito bem a trinco, mas é um trinco que é fácil de atacar.

É fácil de atacar se a equipa estiver mal colocada em campo. E com isto declaro o #2011alloveragain oficialmente aberto, pois nós dois discutimos muito isso nessa altura :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto o João Mário como o André Santos podem perfeitamente fazer carreira como médios defensivos.

Mas já sabe que faz confusão a muito boa gente que jogadores com técnica acima da média joguem tão recuados.

Compartilhar este post

Link para o post

É fácil de atacar se a equipa estiver mal colocada em campo. E com isto declaro o #2011alloveragain oficialmente aberto, pois nós dois discutimos muito isso nessa altura :mrgreen:/>

:mrgreen:

já disse o que disse na altura. Gosto muito do André Santos, e até o critiquei na altura, porque o Domingos queria um "6" mais completo, capaz de sair e jogar e entregar maior capacidade de luta naquela zona do campo. E faltava um pouco isso ao André Santos. Por isso é que digo, é fácil de atacar. "ehhh, não tem raça! ehhhh não sente a camisola!" enfim. Mas defendo, e sempre defendi, que no sistema do Domingos, o Rinaudo era perfeito para estar ali. E quando o Rinaudo jogava, a equipa era logo outra. Depois veio a m*rda que foi não ter um plano B para a falta do Rinaudo.

O João Mário pode muito bem jogar como 6.

A sensação que tenho do que já vi dele é que é um jogador que pode render bem mais a 8. Ou quanto muito, a 6,5, a assumir o jogo através de posições mais recuadas. Mas quando vi Portugal em sub - 19 há uns tempos, também me pareceu bem a ir ao ataque, fez 1 ou 2 remates bem perigosos. Mas acredito que sim. Até porque me parece, como já disseste há tempos, um jogador com uma maturidade muito grande para a sua idade.

Mas é sempre a velha questão no Sporting, o de colocar jogadores em posições diferentes daquelas a que rendam mais. Eu até percebo que às vezes, é inevitável. O problema é que já chega de isso acontecer e depois dizer-se dentro e fora do estádio que não preste, ou porque não tem raça, ou porque está velho, ou porque não sei quê. Quando muitas vezes, é uma falta de processos ao nível de equipa, ou até porque o jogador renderia melhor na sua posição preferida. E depois, vemos o Adrien a 6, a ser criticado, e precisar de ir para Israel e depois para Académica para perceberem que tem um talento enorme.

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto o João Mário como o André Santos podem perfeitamente fazer carreira como médios defensivos.

Mas já sabe que faz confusão a muito boa gente que jogadores com técnica acima da média joguem tão recuados.

Eu até te digo, que prefiro muito mais ter um médio capaz de entregar capacidade de luta e desarme na zona do terreno que corresponde ao "6". Mas não desgosto da ideia de ter um 6 com características também. Aliás, com o Miguel Veloso a 6, era muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

A sensação que tenho do que já vi dele é que é um jogador que pode render bem mais a 8. Ou quanto muito, a 6,5, a assumir o jogo através de posições mais recuadas. Mas quando vi Portugal em sub - 19 há uns tempos, também me pareceu bem a ir ao ataque, fez 1 ou 2 remates bem perigosos. Mas acredito que sim. Até porque me parece, como já disseste há tempos, um jogador com uma maturidade muito grande para a sua idade.

Mas é sempre a velha questão no Sporting, o de colocar jogadores em posições diferentes daquelas a que rendam mais. Eu até percebo que às vezes, é inevitável. O problema é que já chega de isso acontecer e depois dizer-se dentro e fora do estádio que não preste, ou porque não tem raça, ou porque está velho, ou porque não sei quê. Quando muitas vezes, é uma falta de processos ao nível de equipa, ou até porque o jogador renderia melhor na sua posição preferida. E depois, vemos o Adrien a 6, a ser criticado, e precisar de ir para Israel e depois para Académica para perceberem que tem um talento enorme.

Eu acho que ele rende mais a trinco, sinceramente. Falta-lhe alguma agressividade, principalmente sem bola, mas às vezes, mesmo essa, é-lhe benéfica, porque acaba por encontrar boas soluções para o colectivo. Depois, uma equipa como o Sporting, tem de ter um trinco com qualidade com bola. Basta olhar para a diferença entre o Javi e o Matic. O Javi é muito bom, tem imensa qualidade e o seu posicionamento e a sua agressividade, permitiam recuperar um bom número de bolas, e suportar quase o meio campo inteiro do adversário. A questão é que, ofensivamente, não oferecia grandes alternativas. O Matic, por outro lado, consegue recuperar imensas bolas, deu um salto a nível de leitura de jogo e agressividade sem bola, que muitos diziam impossível, por ser um jogador algo mole, e oferece uma qualidade com bola fora do normal. E aqui entra a equipa. Uma equipa que tem de ganhar todos os jogos na liga, tem de passar mais de metade do tempo no meio campo adversário. E todas as unidades serão úteis. Aí pedem-se jogadores que saibam o que fazer com bola. Mais uma vez, olha-se para o Matic, e vêem-se passes de ruptura, passes picados à lá Laudrup, recuperações de bola e, de seguida, o Benfica em transição ofensiva com a bola no sector do ataque... O João Mário pode muito bem ser esse jogador. E não estou a comparar os dois.

O João Mário não tem posição definida. Pelo menos, ainda. Começou como central, passou para médio defensivo e só no último ano de júnior foi colocado como interior. Curiosamente, até era o Zezinho que jogava como médio ofensivo nessa equipa, hoje em dia aparecem trocados. A maior parte dos vossos jogadores sofre do contexto onde estão inseridos. Uma equipa com um estilo de jogo digno de alguém que luta pela metade da tabela. Enquanto não se mentalizarem que o Sporting é uma equipa que, em 95% dos jogos do campeonato, é obrigada a ter mais bola, o rendimento individual dos jogadores sairá prejudicado. E o colectivo, claro. Está tudo ligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bela análise Sousa :handclap:

Curioso que não sabia essa do João Mário ter começado como central. Devia ser o Piqué dos putos :mrgreen:

De facto , há jogadores que mudaram imenso de posição durante o seu crescimento futebolistico. Exemplos do nosso plantel:

-cedric: era médio centro ao longo da formação e nos juniores fixou-se como lateral/ala;

pereirinha_ era um médio de ataque fantástico , tipico 10, e acabou por se tornar extremo direito.

Relativamente Á situação dos capitães, concordo com os 3 mas para mim o guarda-redes não deve ser o capitão. Para mim o jogador de campo é que deve exercer essa função, mas pronto são opiniões.

Epa e esqueçam por amor da santa lol.

E o Rui Fonte, gostavam que voltasse? Estava no DN do outro dia a falar dessa situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Era iniciado. Mas notava-se bem que o seu futebol pedia terrenos ligeiramente mais ofensivos. Uma vez, num jogo contra o Benfica em Alcochete, isolou o Fréderic Maciel, creio, que agora está no Porto, com um passe de 60 metros, para aí. Recuperou a bola, de cabeça levantada, vê uma diagonal e mete a bola na perfeição. Joga muito.

O Cédric, como médio, também era máquina. Sofreu uma transformação parva. Era um tipo com uma bela criatividade, hoje em dia parece que cruza, cruza e cruza. E cruza.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto do Rui Fonte, mas era mais um para ser queimado, por isso ele que seja inteligente e que não meta cá os pés.

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo o Mário perfeitamente como 6. Aliás é ai que o quero no 11.

Já o Santos quero-o é como 8.

Compartilhar este post

Link para o post

Era iniciado. Mas notava-se bem que o seu futebol pedia terrenos ligeiramente mais ofensivos. Uma vez, num jogo contra o Benfica em Alcochete, isolou o Fréderic Maciel, creio, que agora está no Porto, com um passe de 60 metros, para aí. Recuperou a bola, de cabeça levantada, vê uma diagonal e mete a bola na perfeição. Joga muito.

O Cédric, como médio, também era máquina. Sofreu uma transformação parva. Era um tipo com uma bela criatividade, hoje em dia parece que cruza, cruza e cruza. E cruza.

Da forma como as coisas andam, era lançar sem medo o João Mário a titular. E não era só ele da equipa B, o Pedro Mendes também é titular na boa na equipa principal. A verdade é que para além dos jogadores, é necessário um treinador que coloque tudo em ordem, pois é uma anarquia nunca visto antes. Com o plantel há disposição, tanto se pode jogar num 4-3-3, como num 4-4-2 losango, agora claro era preciso tempo para se trabalhar (o tempo é precioso).

O Cedric de inicio de época nem cruzava tantas vezes, parece que vão deixando de jogar futebol com o passar do tempo :estrelas:

Por meados de 2006/2007, o Sporting tinha um puto nos juvenis que diziam que ía ser máquina, um Rui qualquer coisa. Deixei de ouvir esse nome, desapareceu mesmo do mapa (como o Tomané).

Compartilhar este post

Link para o post

E André Santos e João Mário num sistema de dois trincos com um 10 à frente?

Pode ser perfeitamente um meio campo com João Mário, Schaars e Adrien. Ou André Martins. João Mário como 6, Schaars a 8 e Adrien como 10.

Compartilhar este post

Link para o post

É o Rui Fonte que eles estavam a falar., o tal que esteve no Arsenal.

Compartilhar este post

Link para o post

E André Santos e João Mário num sistema de dois trincos com um 10 à frente?

Já tenho mais facilidade em ver o Santos em duplo pivot. Agora como principal ancora defensiva do meio campo, não.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto do Rui Fonte, mas era mais um para ser queimado, por isso ele que seja inteligente e que não meta cá os pés.

Eu gosto muito dele, parece ideal quando se joga com 2 avançados. Lembra-me o Nuno Gomes, a vir tabelar atrás com os companheiros.

É verdade, uma pessoa do futebol disse-me que o Diogo Rosado é o jogador mais talentoso após a geração do Cristiano Ronaldo e companhia. Que pena não ter ficado por cá :(

Compartilhar este post

Link para o post

Da forma como as coisas andam, era lançar sem medo o João Mário a titular. E não era só ele da equipa B, o Pedro Mendes também é titular na boa na equipa principal. A verdade é que para além dos jogadores, é necessário um treinador que coloque tudo em ordem, pois é uma anarquia nunca visto antes. Com o plantel há disposição, tanto se pode jogar num 4-3-3, como num 4-4-2 losango, agora claro era preciso tempo para se trabalhar (o tempo é precioso).

O Cedric de inicio de época nem cruzava tantas vezes, parece que vão deixando de jogar futebol com o passar do tempo :estrelas:/>

Por meados de 2006/2007, o Sporting tinha um puto nos juvenis que diziam que ía ser máquina, um Rui qualquer coisa. Deixei de ouvir esse nome, desapareceu mesmo do mapa (como o Tomané).

Da equipa B, o Pedro Mendes e o João Mário entravam muito bem na equipa A. O próprio Bruma, no lado esquerdo, podia ser muito bem testado, porque andar lá com o Pranjic não é nada.

Seria o Rui Fonte, provavelmente, que ainda fez uma época de juvenil no Sporting. Ou então o Rui Coentrão, que também esteve no ano seguinte. Ou o próprio Marinho, que é Mário Rui, que foi parar ao Benfica e foi dispensado nos seniores.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens alguma ligação às camadas jovens do Benfica ou de outro clube ou é só por gosto, Sousa?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...