Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victarion

Cineclube Exquis: Tystnaden (The Silence)

23 votos

1. 1. Escolhe o próximo filme:

• Dreams, Akira Kurosawa
    • Equus, Sidney Lumet
    • Germania, anno zero (Germany Year Zero), Roberto Rossellini
    • Tystnaden (The Silence), Ingmar Bergman

Publicações recomendadas

Gostei bastante do filme no que toca à soundtrack, grafismos e actings. O actor que fez de Dr.Nyle foi o ponto chave do filme, muito boa interpretação. Li por aí que o realizador tentou fazer uma homenagem aos Sci-Fi dos anos 80 e quanto a isso foi bem sucedido.

O filme tem um "pace lento", mas não é por isso que deixa de ser bom. Para além disso não explica muito do que acontece e uma das cenas que evidencia mais isso é aquele flashback de 66 (li também por aí que aquilo era sangue e não lama preta, a cena toda está em preto e branco). O Doutor Nyle chega a falar com a Rosemary, antes de a matar, que conheceu Deus, ou que Deus o escolheu e essa cena, se formos a analisar, passa a ser a viagem do Dr. Nyle, mais o Arboria e a sua mulher (acho) para o Outro Mundo. Tocando noutro ponto, o que eram aqueles dudes à lá Daft Punk? Não entendi o conceito deles no filme.

A míuda também esteve bem, mas sinceramente não era muito díficil, uma vez que ela raramente fala no filme, só demonstra emoções (ou a falta delas).

E finalmente, o final. Uma bodega de todo o tamanho. É triste o facto de o Nyle morrer de uma forma tão estúpida e reles. Para além do facto de a parte final do filme passar de um Sci-Fi weird para um Massacre no Texas look-a-like. No entanto, isso pode estar relacionado com a forma com que o Nyle passou a ser um indíviduo triste e "pequeno".

Em suma:

- Excelente soundtrack

- Bons planos, bons efeitos especiais, etc

- Bons actings, principalmente de quem faz o Nyle

- História simples, não é bem explorada, mas não é isso que se pretendia

- Final muito fraco e anti-climático

Dou 7/10.

Btw, a cena do zombie foi meio creepy. Essa e a da enfermeira que morre no quarto da Elena.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava a gostar do filme, mas depois do flashblack para 1966, o enredo estagna quase por completo. Se tivesse de dar uma nota, acho que não era capaz de dar mais do que 5/10.

Como é que a Elena obteve o terceiro olho? Resultado das drogas? Resultado de ter sido mergulhada enquanto bebé naquele líquido? Era a filha biológica do Dr. Arboria? Ou adotiva, e o pai biológico era o Barry? A cena em que a mãe dela morre é uma metáfora para violação? Ou a mãe dela serviu apenas como sacrifício num ritual, e o líquido em que a Elena é mergulhada é o sangue da sua própria mãe? O que era a motherload? Era o terceiro olho? Foi isso que o Barry "implantou" na mãe da Elena? O objetivo final do Barry era procriar com a Elena? O fruto da gestação teria de ser consentido pela Elena? Ou pelo Dr. Arboria? Preparava-se o Barry para se forçar na Elena após a morte do Dr. Arboria? Foi por isso que matou a sua mulher? Foi a Elena que matou o Barry? Devido à tortura psicológica que o Barry lhe infligira, seria impossível à Elena matá-lo de uma forma mais espetacular, como tinha feito à funcionária? Ou seria devido a um laço sanguíneo e ele era realmente o seu pai biológico?

Estas são só as perguntas que me surgiram sobre o personagem da Elena. Nem querem imaginar as perguntas que me surgiram para o Barry e Dr. Arboria. A certa altura do filme meti na cabeça que os dois eram a mesma pessoa e não passava de algo parecido com Dr. Jeckyll e Mr. Hyde. Para sustentar essa ideia, a Rosemary teria de ser a mãe da Elena, lembrando Rosemary's Baby, tendo sido um simples veículo para trazer ao mundo o portador do terceiro olho. Portanto, o Barry seria a face do Arboria sem qualquer consciência, todavia, a humanidade do Arboria, diminuindo a cada dia que passava, devido à ingestão de fármacos, ainda mantinha essa face, psicopata com traços de esquizofrenia (agora estou a lembrar-me da cena do telefone desconectado), sobre controlo.

P.S.: RED IS EVIL!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não gostei da temática e o filme passou-me ao lado.

É um filme para um certo tipo de espectador, comigo não dá.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

já agora, não acham que em certos casos o slow-motion foi muito bem feito, mas em muitos foi exagerado? podiam ter feito menos. o exagero tira prestígio à coisa e começa a saturar.

Compartilhar este post

Link para o post

não reparaste no 3º olho? não conheces o conceito? de passares para uma dimensão transcendental e transformares-te num indivíduo supremo?

Reparei mas não fazia ideia do que significava. Mas nesse caso sim, faz perfeito sentido.

Mas o que teria a morte da Elena a ver com atingir de novo essa dimensão? Essa é a única parte that doesnt add up para mim.

Também dei uma vista de olhos por umas quantas reviews e diziam que haviam imensas referências a outros filmes mas se realmente haviam eu não detectei nenhuma lol.gif também a vertente mais sci-fy do cinema não é o meu forte.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que teria a morte da Elena a ver com atingir de novo essa dimensão? Essa é a única parte that doesnt add up para mim.

muito provavelmente tem a ver com o facto de ela ser pura. Era imaculada, nunca foi exposta ao exterior, estava intocada.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive tive

NGY5S.gif

pelos vistos mais ninguém deve ter visto. é pena. espero que ainda estejam empolgados e não seja mais um projecto que sobre a maldição cmpt.

próximo a escolher: Don Andrés.

Compartilhar este post

Link para o post

http://i.imgur.com/NGY5S.gif

pelos vistos mais ninguém deve ter visto. é pena. espero que ainda estejam empolgados e não seja mais um projecto que sobre a maldição cmpt.

próximo a escolher: Don Andrés.

Penso que foi o filme em si que afastou muita gente. Um filme mais apelativo creio que vai animar isto da próxima vez.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que foi o filme em si que afastou muita gente. Um filme mais apelativo creio que vai animar isto da próxima vez.

mas isto não é para andarmos aqui de mãos dadas a ver E Tudo o Vento Levou.

é para vermos coisas diferentes, estilos diferentes. Se só vês o que te apetece, tão qual é o objectivo de participares? O ideal é vermos "o que aparece".

Pode calhar um filme mau. Pode calhar um filme bom.

podem recomendar um filme de porrada. semana a seguir, outra pessoa recomendar um tear-jerker. O ideal é haver diversidade e absorvermos o melhor que puderes dessa diversidade.

se é para andarmos com paninhos quentes, isto perde muito do lado apelativo da descoberta.

tentem não ver rótulos. metem-se muito "ah é sci-fi, ah não gosto". Rótulos só criam expectativas e desilusões e os tais "macaquinhos no sotão".

ps: "um filme mais apelativo". O filme para mim foi apelativo, e eu nem tinha visto. Como sabes que não era apelativo se não vistes? haja paciência. atiro a ideia de fazer-se algo interessante e já querem cair nas banalidades. "Olha, escolhe o Shawshank Redemption!" ai sim! fapfapfap pelo tópico todo.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post
Se só vês o que te apetece, tão qual é o objectivo de participares? O ideal é vermos "o que aparece".

Tens toda a razão! Nem sequer pus de parte a hipótese de o ver logo assim que o indicaste mas fui adiando e já não me apetecia mesmo. :( sory pica

Compartilhar este post

Link para o post

mas isto não é para andarmos aqui de mãos dadas a ver E Tudo o Vento Levou.

é para vermos coisas diferentes, estilos diferentes. Se só vês o que te apetece, tão qual é o objectivo de participares? O ideal é vermos "o que aparece".

Pode calhar um filme mau. Pode calhar um filme bom.

podem recomendar um filme de porrada. semana a seguir, outra pessoa recomendar um tear-jerker. O ideal é haver diversidade e absorvermos o melhor que puderes dessa diversidade.

se é para andarmos com paninhos quentes, isto perde muito do lado apelativo da descoberta.

tentem não ver rótulos. metem-se muito "ah é sci-fi, ah não gosto". Rótulos só criam expectativas e desilusões e os tais "macaquinhos no sotão".

ps: "um filme mais apelativo". O filme para mim foi apelativo, e eu nem tinha visto. Como sabes que não era apelativo se não vistes? haja paciência. atiro a ideia de fazer-se algo interessante e já querem cair nas banalidades. "Olha, escolhe o Shawshank Redemption!" ai sim! fapfapfap pelo tópico todo.

Atenção que eu concordo contigo a 100 %. Mas estou a responder em relação aquilo de falta pica ao pessoal, o que se passou na minha opinião.

Edit: Dafuq ? Hoje tudo se chateia e irrita com pintelhos. Que fique claro que concordo totalmente contigo.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda não sei o que vou recomendar mas também vai ser algo que nunca vi. Não quer dizer que seja parecido com o do Pica mas qualquer coisa mais "desconhecida" já que esse também é parte do objectivo. Se não punha já aqui o pessoal todo a ver o Vertigo :lol:

Vou procurar e amanhã à noite devo por aqui qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

5/10

O filme tem duas partes diferentes. Gostei (sem adorar) do desenrolar até ao desfecho, e achei mesmo que fossem deixar um final em aberto MAS sem aquela trapalhada toda. Bolas, ao menos que dessem as respostas.

Quanto ao ambiente do filme, achei interessante, mas não é definitivamente, o meu tipo de filme.

Mas f*da-se, a banda sonora :prayer:

Overall, gostei, podia ser pior, mas venha o próximo!

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que eu concordo contigo a 100 %. Mas estou a responder em relação aquilo de falta pica ao pessoal, o que se passou na minha opinião.

o que se passou foi a maldição cmpt. Este fórum tem a mania (e eu já me incluí em alguns incidentes) de que tudo o que se inicia e é feito para ter uma determinada duração, acaba sempre por durar menos. 2 semanas é a regra geral. As pessoas ficam empolgadas hoje e amanhã...meh.

já agora, a banda sonora é do gajo de Black Mountain. Acho que tenho um álbum desses gajos no disco externo hm.

já agora, o triângulo do filme fez-me lembrar isto do James Turrel:

James-Turrell-13.jpeg

light art, baby.

e vejam mais imagens no google do gajo:

https://www.google.com/search?q=james%20turrell&sugexp=chrome,mod%3D11&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=9ELWUOmSKoeEhQfzgoCABw&biw=1280&bih=895&sei=9kLWUJ60A9GFhQetyYCwBQ

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lembro de nada indicativo de que ele a quisesse matar, estou mais inclinado em acreditar que ele tinha um desejo sexual por ela. Especialmente depois de a enfermeira/funcionária ter encontrado o caderno e a última imagem a ser focada ter sido o desenho de genitália feminina. A enfermeira acaba por morrer por ter descoberto o caderno, sendo que o Barry só soube que ela tinha andado a bisbilhotar pela esquizofrenia paranoide que ele demonstra ter na cena da chamada telefónica.

Compartilhar este post

Link para o post

Eh lá, desenhos de genitália feminina?! Não cheguei a essa parte, se calhar ainda vou dar uma segunda oportunidade ao filme :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Que raio de filme, muito wtf e interessante. Pelo menos até à última meia hora em que começa a aparvalhar.

A banda sonora está muito boa, perfeita para o tipo e a atmosfera misteriosa do filme e consegue agarrar o espectador.

Quanto à parte gráfica, apesar de não ter grandes efeitos e o filme desenrolar sempre nos mesmos espaços, acho que não era necessário muito mais. Isso + a escuridão geral + as poucas cores (sempre vermelho, branco e azul) ajuda a dar a sensação de controlo e enclausuramento que as personagens sentem (tirando o Barry mas tem outros problemas graves :mrgreen: )

Já para não falar que na cena em que tiveram de inventar mais (a da viagem do Barry ao outro lado) fizeram um excelente trabalho, não é nada fácil passar aquilo do argumento para o filme sem aparvalhar e levar demasiado longe mas o gajo conseguiu.

As personagens...só há 2 propriamente ditas mas gostei bastante do Barry, pelo menos antes de virar serial killer do nada. :lol:

O final é mais que estúpido, deviam ter parado quando a Elena foge. O doutore que se suicidasse ou algo do género depois de a perder, sempre era melhor que bater com a cabeça numa pedra quando nós vamos finalmente descobrir o que ele vai fazer com ela para voltar àquele "mundo". E nem falo da quantidade de coisas que ficaram por saber...

No geral, o filme não é mau mas tinha potencial para mais e, como já disseram, a 1ª metade é bem melhor que a 2ª. Se tivesse que escolher uma cena preferida, escolhia a cena do gajo a passar para o outro lado.

6/10, um final decente e tinha 7/10.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se vejo hoje à noite.

Que acham de colocar uma votação durante alguns dias com a classificação que damos ao filme para irmos fazendo uma média?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se vejo hoje à noite.

Que acham de colocar uma votação durante alguns dias com a classificação que damos ao filme para irmos fazendo uma média?

É uma boa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...