Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victarion

Cineclube Exquis: Tystnaden (The Silence)

23 votos

1. 1. Escolhe o próximo filme:

• Dreams, Akira Kurosawa
    • Equus, Sidney Lumet
    • Germania, anno zero (Germany Year Zero), Roberto Rossellini
    • Tystnaden (The Silence), Ingmar Bergman

Publicações recomendadas

O Lucky Man!: 7.5/10

A banda sonora é 'catchy', mas as letras musicais forçam um pouco a mensagem que se procura transmitir em dado momento. Isso é realçado quando se interrompe o filme para mostrar a banda a tocar em estúdio.

O McDowell desempenha um grande papel, é ele o centro do filme e não me cansei um minuto. A empatia que se cria com o protagonista é ótima. Apesar de se reconhecerem os seus defeitos, em especial a ganância e ingenuidade, é impossível de não se torcer por ele.

O filme foca muitos aspetos sociopolíticos da época através da viagem do Travis pela sociedade, sendo o seu destino guiado pelo dinheiro, que é retratado quase como o Santo Graal. Vários temas são abordados: a paranoia em relação aos Soviéticos, questão ética sobre as experiências médicas em humanos, a exploração e subjugação dos povos de países subdesenvolvidos, a corrupção, quase transversal, da sociedade...

A crítica ao capitalismo é patente: Londres, a capital, cidade onde uma enormidade de dinheiro circula, mas ao mesmo tempo onde a desigualdade entre classes é mais acentuada e evidente, ao ponto de uma mulher se suicidar por mal conseguir alimentar, calçar, sustentar as suas filhas; em contraste, a comunidade rural, religiosamente devota, dá-se ao "luxo" de oferecer um excesso alimentar a Deus.

A cena do professor que se suicida e leva consigo o assistente do Sir James deu-me um riso. Não se chama ambulância nem polícia, 15 segundos de silêncio para o professor e o assistente é substituído sem uma palavra. Dava para um 'sketch' de Monty Python.

Realmente o filme é longo, mas não me entediou, muito porque raramente se prolonga em cenas monótonas e o Travis estar constantemente a ser "atirado" para novos e diversos cenários. Cria-se um sentimento de antecipação por saber o que lhe vai acontecer de seguida e onde ele irá parar.

P.S.: O sorriso do McDowell é contagiante.

P.P.S.:

Compartilhar este post

Link para o post

ok, vai um filme todo lamechas,engraçadito e que muita gente já deve ter visto:

Dear Frankie

dear_frankie.jpg

RT

IMDB

metacritic

Estive para escolher o the station agent ou o troll 2 mas fiquei-me por este.

Compartilhar este post

Link para o post

O Lucky Man!

Uma verdadeira ode ao Reino Unido dos anos 70. Muitas aventuras e desventuras, alguns acontecimentos estranhos e um crescimento intelectual do protagonista à medida que a história avança.

Gosto muito deste tipo de filmes, ritmados e sempre surpreendentes. O Malcolm McDowell é um actor muito expressivo e adequou-se perfeitamente à personagem. Helen Mirren jovem :heart: As quase 3 horas passaram-se muito bem.

9/10

Compartilhar este post

Link para o post

Não custa muito aguardar por amanhã, são menos de quatro horas... Podes sempre guardar o post num documento .txt.

Compartilhar este post

Link para o post

Dear Frankie: 5/10

O enredo é estranho, mas o pior é a ação e os personagens soarem tão forçados.

Por exemplo: o miúdo sabe que o tipo não era o pai dele, mas nem após a morte do verdadeiro pai, ele confronta a mãe ou procura saber o quer que seja sobre o seu passado... ele reage assim porque foi escrito como o filhote perfeito... apesar da surdez... mas o culpado disso é o pai! Afinal a audiência tem de ter uma razão para não gostar desse personagem e sentir empatia pela mãe... Por amor de Deus! Ele quase os matou! E de alguma forma esse evento resultou na surdez do miúdo, mas nenhuma outra mácula, muito menos psicológica. Está escrito no guião.

Outro exemplo: a irmã do pai não parece estar minimamente interessada em ver o sobrinho ou saber como está. Dá a entender que se não fosse pela doença do irmão não os ia tentar encontrar.

Não apreciei o filme, mas não é tão 'lame' e 'cheesy' como o trailer dá a entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Dear Frankie

Não sei se é por não fazer bem o meu estilo, mas o filme não me agarrou muito. Na minha opinião havia capacidade para fazer algo mais tocante, o que acabou por não acontecer. Também não percebi muito bem porque não foi revelado, numa dada parte do filme, o que o pai fez de mal a ela e ao miúdo.

De resto, achei que a realização, planos, interpretações e banda sonora estavam num bom nível.

6,5/10

Compartilhar este post

Link para o post

Dear Frankie

Não achei grande piada ao filme. Há parte da história que não foram aprofundadas e todo o desenrolar é muito superficial. Fiquei triste por depois o fake pai e mãe não pinarem. :-|

Compartilhar este post

Link para o post

então vai para o peplin.

Btw, isto no início era só tesão do mijo :lol:/>

cmpt style haha

no tópico era só tudo de pila na mão. ainda vieram para aqui todos dispostos a participar.

no fim, cagou tudo. acho que assustei tudo com o 1º filme. Devia ter escolhido o Chochanque.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:/>

Quando foi a minha vez, estava decidido em escolher um filme de animação. Estava indeciso entre quatro: três animes e esse (entretanto já o vi). Depois mudei de ideias e procurei algo que, de alguma forma, se ligasse ao filme anterior (Coffee and Cigarettes) e cruzei-me com 'O Lucky Man!', que acabei por escolher. Mas, em retrospectiva, o "triplettes" até faz ligação, devido ao "setting", com o segmento Champagne e o seu brinde a Paris e Nova Iorque.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto deste. E consegui arranjá-lo portanto vou opinar desta vez.

Compartilhar este post

Link para o post

cmpt style haha

no tópico era só tudo de pila na mão. ainda vieram para aqui todos dispostos a participar.

no fim, cagou tudo. acho que assustei tudo com o 1º filme. Devia ter escolhido o Chochanque.

Por acaso foi um bocado isso. Ainda por cima o teu comentário ao filme foi bué coninhas e todo snob. NO ME GUSTA!

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso foi um bocado isso. Ainda por cima o teu comentário ao filme foi bué coninhas e todo snob. NO ME GUSTA!

mas o objectivo é lerem opiniões e darem a vossa própria opinião, sem medos, sem receios de ricochete algum.

haverá discussão em torno do filme, o que torna a ideia do tópico muito boa. poder-se discutir só num tema e sem problemas alguns. e discutir-se mais a sério, mesmo sendo num tom mais descontraído.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...