Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

A m*rda vem de cima, e ainda tem muitos anos para cumprir no seu mandato, e todos os outros mandatos que queira.

O JJ tem de analisar a situação e sair. É um treinador de grande qualidade mas de uma irritante teimosia. É também incrível que todo este ciclo de fracassos tenha começado no rescaldo do título de 2009/2010, e todas as reacções que se seguiram, "pseudo-vedetismo", arrogância, e muitos pequenos conflitos.

É necessário limpar bem a casa. Apostar em jogadores que sintam o clube, e que se consiga construir um plantel unido.

Espero que não se aposte num treinador estrangeiro só por "ter nome". Gostava de ver o Rui Vitória no Benfica.

Mais um melro. Hoje lês-me o pensamento, homem! :compinchas:

O Rui Vitória é que não sei se teria perfil para isto.

Compartilhar este post

Link para o post

E o que que me interessa antes dos 4 anos? Vieste com o argumento não se esqueçam que o Porto em 2 anos tem 1 derrota para o campeonato....e? bastava termos ganha as 2 vezes em casa e eramos campeões das duas vezes. Fazem do Porto o bicho papão que só o é porque nós deixamos.

O Porto o bicho Papao? O Porto tem um estrutura e uma cultura de vitorias criada desde à 30 anos para cá, algo que o Benfica destes últimos 4 anos tem tentado acompanhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, alguém de cabeça fria que consiga descrever o jogo como foi? É que estive a trabalhar e só cheguei agora?

Só sei do Cardozo , diz-se que agrediu o JJ é verdade? Já vi , mas não considero uma agressão apenas um empurrão. Das duas umas ou Cardozo vai embora com esta atitude ou Jesus fica.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto o bicho Papao? O Porto tem um estrutura e uma cultura de vitorias criada desde à 30 anos para cá, algo que o Benfica destes últimos 4 anos tem tentado acompanhar.

Talvez porque quem la está gere aquilo como um clube e não como uma empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há que enganar. É este :

FC+Twente+v+Tottenham+Hotspur+UEFA+Champions+H2zhU4zRByWl.jpg

fosgasse com tanto português bom.

Deixa lá estar o Saint Michel, não quero que estrague a imagem dele.

Compartilhar este post

Link para o post

fosgasse com tanto português bom.

Deixa lá estar o Saint Michel, não quero que estrague a imagem dele.

É mau treinador?

Compartilhar este post

Link para o post

É mau treinador?

Não disse isso de forma alguma, mas daí a fazer uma boa carreira no Benfica vai uma grande distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei agora do Jamor. É uma enorme falta de respeito o que o Benfica fez nos segundos 45 minutos, a jogar para passar tempo não dá! O Benfica não sabe jogar assim, sempre que fazemos isto sofremos sempre golos. Quanto ao Jesus ele só pode sair, não tem controlo no plantel, a situação do Cardozo e do Enzo Perez (em Amesterdão, que quando sofremos o 2-1 foi na direcção do Jesus a ralhar com ele) são prova disso. Ele não é um treinador á altura do Benfica, ganhar um campeonato em 4 anos é muito mau, fosse outro treinador já tinha sido posto a andar. E com esta derrota não tem condições para continuar, a pressão que vai sofrer vai ser infernal e não vai aguentar (se o Mourinho não aguentou a pressão e quebrou), não tem o apoio dos adeptos, e pelos vistos no plantel também. Está na hora de mudança, o Benfica já existia antes do Jesus e vai continuar a existir depois da saída dele. A quem continua a defende-lo eu respeito essa opinião e invejo a paciência, mas eu quero TÍTULOS!

P.S.: se ofender alguém peço desculpa, não era a minha intenção, mas custou-me bastante perder mais um título e precisava de desabafar.

Editado por SRAlmeno

Compartilhar este post

Link para o post

já me andava a preocupar, não concordar contigo há já algum tempo icon_mrgreen.gif

Apesar das discordâncias que levam a essa tua afirmação, a minha preocupação é mesmo esta, será que ele ainda pode ter legitimidade para começar a próxima com este grupo.

Não sou o Ibra, mas também tenho um nariz grande e digo-te já que o JJ perdeu todas as condições que tinha. Por esta altura, todas as decisões duvidosas, que nós discutimos aqui e que os jogadores também vêem, já minaram toda e qualquer confiança que o plantel nele pudesse ter. É que uma coisa é tu tomares decisões de risco e que acabam por compensar, outra é quando são essas mesmas decisões que colocam em causa todo um trabalho de meses. Depois disso, que condições haveria para se continuar na liderança de um projeto? Nenhumas, pois claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não disse isso de forma alguma, mas daí a fazer uma boa carreira no Benfica vai uma grande distância.

Mas o que te leva a pensar que não poderá fazer? É um simbolo do clube, iria ter todo o apoio da massa associativa, é um homem que conhece o clube e poderá passar a verdadeira mistica e mentalidade aos jogadores e a sua carreira como treinador tem vindo a ser acompanhada de títulos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jesus não tem condições para continuar. Todos estão completamente desgastados e o melhor mesmo é mudar de ares.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como treinador de futebol sinto-me magoado com esta história toda.

Primeiro porque acontece com o meu clube e aquele que represento profissionalmente e depois porque a mentalidade presente nestes momentos deixa-me triste.

O treinador não pode ser o bode expiatório de um clube!

Qualquer empresa de sucesso e respectivos responsáveis sabem e dirão que 3/4 anos num projecto é curto/médio prazo. E os projectos de sucesso são aqueles que enfrentam obstáculos e descobrem o progresso no colo da pressão e das dificuldades.

São os projectos a LONGO PRAZO!

O treinador, numa equipa de futebol, é a analogia do modelo empresarial. É o epíteto da estratégia do clube no seu percurso para o sucesso.

E todos os grandes homens de sucesso também sabem que o progresso advém das pequenas vitórias ("small-chunking") e que reestruturar, recuperar e construir a partir de uma plataforma de insucesso e erros graves e sucessivos de gestão é trabalhoso, vai ter tombos e dificuldades (afinal, é um desafio!) e no fundo: É MOROSO!

O Jorge Jesus no plano da minha analogia é uma estratégia competente para o sucesso. Estruturalmente o equilíbrio vem sendo feito e é visível!

O Benfica de Jorge Jesus é um Benfica ambicioso, que rentabiliza o seu produto que cresceu na execução das suas metas. Um Benfica que lutou 4 anos pelo campeonato nacional até ao fim, venceu um, encontrando competência do seu principal rival nestes 4 anos e a "empresa" mais experiente que vem num plano de sucesso continuado saiu vitoriosa noutros 3. Mas importa saber que este Benfica é neste momento o concorrente sério e em crescimento.

Além do mais os 2 anos posteriores ao campeonato vencido foram de clara reestruturação do modelo de jogo da equipa e consequentemente a procura de formula tem um empirismo vincado apesar de ser um processo lógico.

O futebol que jogámos e a filosofia desse futebol, na primeira época, é crasso, é diferente daquele que fomos jogando daí para a frente.

Não havia executantes para cumprir o modelo de jogo. A saída do Di Maria e do Ramires foram fulcrais para que fosse necessária uma mudança.

Se por um lado o Di Maria, apesar das suas qualidades, é, nas suas características, um elemento relativamente comum no mercado, já um jogador como o Ramires que era basilar no modelo, nem por isso.

E o facto de perdermos um dos melhores médios de equilíbrio do mundo determinou o fim de um futebol altamente ofensivo, com grande envolvimento dos laterais no ataque, com um médio como o Aimar a ser fulcral no ataque organizado e próprio lançamento das transições ofensivas, deixando um Javi mais solitário cá atrás, porque havia o monstro que era o Ramires para a transição defensiva.

Assim na época seguinte passou-se por um período de reformulação de uma ideia de sucesso com os passos comuns que ocorreriam em qualquer empresa. Se eu vendo e tenho sucesso com "X" procuro esse "X" na minha próxima abordagem. É clássico e chama-se "auto-seguidismo".

Começou assim e percebeu-se que sem Ramires era complicado, o Javi não chegava para o equilíbrio do processo e acabou por ser uma época de empirismo e evolução de uma filosofia. Ainda para mais houve super-Porto, um que estava equilibrado e oleado e é normal e aceitável o decorrer desta segunda época.

Encontrámos o rumo para uma nova forma de jogar, mais pragmática, menos "rolo-compressor", onde obrigatoriamente o equilíbrio teria de passar muito mais pelo colectivo do que na acção individual de determinados jogadores. Mas a perda do Coentrão é mais uma vez aqui fulcral!

Foi um contínuo da reestruturação da época transacta e mostramos progresso, O adversário esteve mais uma vez muito bem (só uma derrota), mas mostrámos progresso e adivinhava-se que corrigindo determinados erros de gestão o caminho seria positivo.

E foi!

Esta época demonstrou um futebol de grande qualidade, que foi o atar das pontas soltas dos dois anos anteriores e porque existiam soluções a pensar neste novo jogar conseguimos progredir e abrir caminho a um campeonato quase imaculado (atenção que o Porto é campeão invicto!), a uma final europeia e à final da taça interna.

O que se passou neste campeonato eu já discuti e em suma se perdemos campeonato e Liga Europa e porque só há um vencedor, porque fomos dignos e meritórios durante ambas as competições. Faltou plantel. É complicado ter só 12/13 jogadores ao nível para uma época inteira.

Agora naquilo que diz respeito ao Jesus que é o futebol e progresso da equipa, a equipa evoluiu, soube corresponder aos obstáculos do processo e o facto de hoje jogarmos de forma muito diferente do que jogávamos à 4 anos atrás só prova a capacidade de resposta do nosso treinador aos problemas e desafios propostos.

O Jesus não é menos treinador por perder uma final da Taça que até surge por erros individuais. E se hoje não demos mais foi porque certamente não houve folgo, porque por certo toda a equipa queria e queria muito. Não acredito em falta de atitude neste caso.

O jogo foi morno e mal jogado dos dois lados aliás... Reflexo de um final de época pesado.

Agora, o que eu quero realmente dizer é o seguinte:

O Jesus tem de ficar! Porque é competente e porque o clube segue em progresso continuo com ele. É o homem certo!

Eu vou pegar num cliché para demonstrar um exemplo de uma mentalidade e gestão correcta, mas é um caso claro portanto serve aqui o propósito da situação.

O Man. Utd. e Alex Ferguson.

O Ferguson entra para o Manchester e no seu primeiro ano completo termina 2º. Nas Taças nada de assinalável.

Aqui em Portugal, para um equipa que não vinha muito bem, pensar-se-ia:

"Ok. Trabalho competente! Agora para o ano é para ganhar!"

Pois...

Esse próximo ano, o seu 2º completo foi desastroso. 11º lugar (!) e eliminações madrugadoras das taças.

Seguiu-se um 13º lugar só salvo com a vitória da Taça de Inglaterra (que na realidade não salva grande coisa...)

E se um treinador nosso ficasse dois anos seguidos em lugares daquela estirpe é fácil pensar no que lhe acontecia não era?

E aqui começou, no seu 4º ano completo a viragem.

Um 6º lugar no campeonato não foi ótimo, mas mostrou progresso e a final perdida da Taça da Liga mostrou o mesmo progresso na competição, mas para quem tinha ganho a Taça de Inglaterra no ano anterior seria de esperar pelo menos uma vitória interna... Não aconteceu. Em sentido contrário veio e como que a abrir a porta para o que aí vinha, a vitória da Taça dos Vencedores das Taças (Taça das Taças). Um triunfo europeu caiu bem.

Ainda assim não creio que salvasse a pele do treinador aqui em Portugal.

Ok. 5ª época completa e veio finalmente o regresso ao pódio. Mas já sabemos nós que o 2º é o primeiro dos últimos, assim se pensa aqui em Portugal...

Recuperou Taça da Liga que lhe escapara no ano transacto e apesar da vitória da Supertaça Europeia, a fraca campanha na Taça das Taças após a vitória no ano anterior não parecia satisfatória.

Importante retirar no meio disto que em 5 anos e meio o homem NÃO ganhou nenhum campeonato e venceu umas meras duas Taças internas, salvando-se a Taça das Taças.

Mas é também importante retirar, meus amigos, que se fazia um trabalho em sentido ascendente, de reestruturação de um clube e de uma identidade e isso demora tempo.

Ao fim de 5 anos e meio, que foi o que demorou o sucesso neste caso, começou um período de inegável hegemonia do United e de Ferguson, com 13 campeonatos em 20 anos (sim, não se pode ganhar sempre), 4 segundos e 3 terceiros lugares. Várias Taças internas vencidas, várias finais perdidas também, como é óbvio, mas é preciso lá estar na final para perder!

E nestes 20 anos de sucesso ainda se conseguiram 2 Ligas dos Campeões (a primeira com 12 anos de casa para o Ferguson) e outras duas finais perdidas, mais duas semi-finais. Porque mais uma vez NÃO SE PODE GANHAR SEMPRE!!!!

O que eu quero dizer com isto é:

Que a direcção confie no seu treinador e que o proteja! É um homem que sabe o que faz! É o HOMEM CERTO!

O caminho para o sucesso é longo, mas estamos na rota certa.

Eu estou com o Jesus! E não sejamos cegos, porque foi bem visível que apesar do incidente do Cardozo, que tem de ser severamente punido (começa aqui a blindagem e o trabalho da direcção perante o treinador), muitos jogadores confortaram e falaram positivamente com o mesmo Jesus.

O Jesus não perdeu balneário coisa nenhuma. O Cardozo não é um tipo correcto isso é problema dele e dele só. Não é o Cardozo a imagem do balneário. Não acreditem nisso nem por um segundo!

FORÇA BENFICA! FORÇA JESUS! A CAMINHO DO SUCESSO!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como treinador de futebol sinto-me magoado com esta história toda.

Primeiro porque acontece com o meu clube e aquele que represento profissionalmente e depois porque a mentalidade presente nestes momentos deixa-me triste.

O treinador não pode ser o bode expiatório de um clube!

Qualquer empresa de sucesso e respectivos responsáveis sabem e dirão que 3/4 anos num projecto é curto/médio prazo. E os projectos de sucesso são aqueles que enfrentam obstáculos e descobrem o progresso no colo da pressão e das dificuldades.

São os projectos a LONGO PRAZO!

O treinador, numa equipa de futebol, é a analogia do modelo empresarial. É o epíteto da estratégia do clube no seu percurso para o sucesso.

E todos os grandes homens de sucesso também sabem que o progresso advém das pequenas vitórias ("small-chunking") e que reestruturar, recuperar e construir a partir de uma plataforma de insucesso e erros graves e sucessivos de gestão é trabalhoso, vai ter tombos e dificuldades (afinal, é um desafio!) e no fundo: É MOROSO!

O Jorge Jesus no plano da minha analogia é uma estratégia competente para o sucesso. Estruturalmente o equilíbrio vem sendo feito e é visível!

O Benfica de Jorge Jesus é um Benfica ambicioso, que rentabiliza o seu produto que cresceu na execução das suas metas. Um Benfica que lutou 4 anos pelo campeonato nacional até ao fim, venceu um, encontrando competência do seu principal rival nestes 4 anos e a "empresa" mais experiente que vem num plano de sucesso continuado saiu vitoriosa noutros 3. Mas importa saber que este Benfica é neste momento o concorrente sério e em crescimento.

Além do mais os 2 anos posteriores ao campeonato vencido foram de clara reestruturação do modelo de jogo da equipa e consequentemente a procura de formula tem um empirismo vincado apesar de ser um processo lógico.

O futebol que jogámos e a filosofia desse futebol, na primeira época, é crasso, é diferente daquele que fomos jogando daí para a frente.

Não havia executantes para cumprir o modelo de jogo. A saída do Di Maria e do Ramires foram fulcrais para que fosse necessária uma mudança.

Se por um lado o Di Maria, apesar das suas qualidades, é, nas suas características, um elemento relativamente comum no mercado, já um jogador como o Ramires que era basilar no modelo, nem por isso.

E o facto de perdermos um dos melhores médios de equilíbrio do mundo determinou o fim de um futebol altamente ofensivo, com grande envolvimento dos laterais no ataque, com um médio como o Aimar a ser fulcral no ataque organizado e próprio lançamento das transições ofensivas, deixando um Javi mais solitário cá atrás, porque havia o monstro que era o Ramires para a transição defensiva.

Assim na época seguinte passou-se por um período de reformulação de uma ideia de sucesso com os passos comuns que ocorreriam em qualquer empresa. Se eu vendo e tenho sucesso com "X" procuro esse "X" na minha próxima abordagem. É clássico e chama-se "auto-seguidismo".

Começou assim e percebeu-se que sem Ramires era complicado, o Javi não chegava para o equilíbrio do processo e acabou por ser uma época de empirismo e evolução de uma filosofia. Ainda para mais houve super-Porto, um que estava equilibrado e oleado e é normal e aceitável o decorrer desta segunda época.

Encontrámos o rumo para uma nova forma de jogar, mais pragmática, menos "rolo-compressor", onde obrigatoriamente o equilíbrio teria de passar muito mais pelo colectivo do que na acção individual de determinados jogadores. Mas a perda do Coentrão é mais uma vez aqui fulcral!

Foi um contínuo da reestruturação da época transacta e mostramos progresso, O adversário esteve mais uma vez muito bem (só uma derrota), mas mostrámos progresso e adivinhava-se que corrigindo determinados erros de gestão o caminho seria positivo.

E foi!

Esta época demonstrou um futebol de grande qualidade, que foi o atar das pontas soltas dos dois anos anteriores e porque existiam soluções a pensar neste novo jogar conseguimos progredir e abrir caminho a um campeonato quase imaculado (atenção que o Porto é campeão invicto!), a uma final europeia e à final da taça interna.

O que se passou neste campeonato eu já discuti e em suma se perdemos campeonato e Liga Europa e porque só há um vencedor, porque fomos dignos e meritórios durante ambas as competições. Faltou plantel. É complicado ter só 12/13 jogadores ao nível para uma época inteira.

Agora naquilo que diz respeito ao Jesus que é o futebol e progresso da equipa, a equipa evoluiu, soube corresponder aos obstáculos do processo e o facto de hoje jogarmos de forma muito diferente do que jogávamos à 4 anos atrás só prova a capacidade de resposta do nosso treinador aos problemas e desafios propostos.

O Jesus não é menos treinador por perder uma final da Taça que até surge por erros individuais. E se hoje não demos mais foi porque certamente não houve folgo, porque por certo toda a equipa queria e queria muito. Não acredito em falta de atitude neste caso.

O jogo foi morno e mal jogado dos dois lados aliás... Reflexo de um final de época pesado.

Agora, o que eu quero realmente dizer é o seguinte:

O Jesus tem de ficar! Porque é competente e porque o clube segue em progresso continuo com ele. É o homem certo!

Eu vou pegar num cliché para demonstrar um exemplo de uma mentalidade e gestão correcta, mas é um caso claro portanto serve aqui o propósito da situação.

O Man. Utd. e Alex Ferguson.

O Ferguson entra para o Manchester e no seu primeiro ano completo termina 2º. Nas Taças nada de assinalável.

Aqui em Portugal, para um equipa que não vinha muito bem, pensar-se-ia:

"Ok. Trabalho competente! Agora para o ano é para ganhar!"

Pois...

Esse próximo ano, o seu 2º completo foi desastroso. 11º lugar (!) e eliminações madrugadoras das taças.

Seguiu-se um 13º lugar só salvo com a vitória da Taça de Inglaterra (que na realidade não salva grande coisa...)

E se um treinador nosso ficasse dois anos seguidos em lugares daquela estirpe é fácil pensar no que lhe acontecia não era?

E aqui começou, no seu 4º ano completo a viragem.

Um 6º lugar no campeonato não foi ótimo, mas mostrou progresso e a final perdida da Taça da Liga mostrou o mesmo progresso na competição, mas para quem tinha ganho a Taça de Inglaterra no ano anterior seria de esperar pelo menos uma vitória interna... Não aconteceu. Em sentido contrário veio e como que a abrir a porta para o que aí vinha, a vitória da Taça dos Vencedores das Taças (Taça das Taças). Um triunfo europeu caiu bem.

Ainda assim não creio que salvasse a pele do treinador aqui em Portugal.

Ok. 5ª época completa e veio finalmente o regresso ao pódio. Mas já sabemos nós que o 2º é o primeiro dos últimos, assim se pensa aqui em Portugal...

Recuperou Taça da Liga que lhe escapara no ano transacto e apesar da vitória da Supertaça Europeia, a fraca campanha na Taça das Taças após a vitória no ano anterior não parecia satisfatória.

Importante retirar no meio disto que em 5 anos e meio o homem NÃO ganhou nenhum campeonato e venceu umas meras duas Taças internas, salvando-se a Taça das Taças.

Mas é também importante retirar, meus amigos, que se fazia um trabalho em sentido ascendente, de reestruturação de um clube e de uma identidade e isso demora tempo.

Ao fim de 5 anos e meio, que foi o que demorou o sucesso neste caso, começou um período de inegável hegemonia do United e de Ferguson, com 13 campeonatos em 20 anos (sim, não se pode ganhar sempre), 4 segundos e 3 terceiros lugares. Várias Taças internas vencidas, várias finais perdidas também, como é óbvio, mas é preciso lá estar na final para perder!

E nestes 20 anos de sucesso ainda se conseguiram 2 Ligas dos Campeões (a primeira com 12 anos de casa para o Ferguson) e outras duas finais perdidas, mais duas semi-finais. Porque mais uma vez NÃO SE PODE GANHAR SEMPRE!!!!

O que eu quero dizer com isto é:

Que a direcção confie no seu treinador e que o proteja! É um homem que sabe o que faz! É o HOMEM CERTO!

O caminho para o sucesso é longo, mas estamos na rota certa.

Eu estou com o Jesus! E não sejamos cegos, porque foi bem visível que apesar do incidente do Cardozo, que tem de ser severamente punido (começa aqui a blindagem e o trabalho da direcção perante o treinador), muitos jogadores confortaram e falaram positivamente com o mesmo Jesus.

O Jesus não perdeu balneário coisa nenhuma. O Cardozo não é um tipo correcto isso é problema dele e dele só. Não é o Cardozo a imagem do balneário. Não acreditem nisso nem por um segundo!

FORÇA BENFICA! FORÇA JESUS! A CAMINHO DO SUCESSO!

Excelente :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais me doeu hoje foi a atitude do Cardozo. Mais que perder uma Taça. Ele é um dos capitães do Benfica! O Jorge Jesus que sempre o apoiou quando era mais criticado pelos adeptos, que sempre esteve do lado dele... Compreendo que esteja farto de perder, mas devia tê-lo demonstrado de outra maneira. Quero mão pesada para ele. Aquilo não é o Benfica.

Depois do que se passou hoje, o Jesus não tem condições para continuar no Benfica. Sempre fui um dos que o defendeu ao máximo, mas não dá mais. Hoje chegou ao limite. O nosso grau de exigência aumentou com ele. Na teoria, o Benfica tinha que entrar para ganhar em todas as partidas, mas na prática não era o que se verificava. Ele quebrou essa barreira.

Obrigado por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

já agora o 9º classificado ganhou ao 2º...9º2º :o

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, quando o enzo se atirou ao jj não houve metade do barulho do que agora esta a haver pelo que o cardozo fez, o argentino que ja teve problemas connosco o ano passado e ninguem falou em saida, o cardozo que sempre deu tudo por nos é logo correr com ele :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também gostava que as coisas tivessem corrido melhor ao Jesus, mas não correram. E nem vão correr. Isto só tem tendência a piorar, com a pressão a aumentar e a incompetência estratégica a aumentar.

Este ano correu como se sabe por um motivo muito simples: não houve equilíbrio no plantel. E este é um problema que já vem de há mais de 10 anos e que a chegada do JJ apenas disfarçou.

Se ninguém for à Luz apertar os tomates ao Vieira eu perco a esperança. Porque é este sujeitinho o grande culpado deste nosso sofrimento. Contudo, o JJ tem é que seguir viagem, a bem das falsas esperanças.

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquecer que com o JJ o Benfica teve investimentos como nunca antes

Compartilhar este post

Link para o post

já agora o 9º classificado ganhou ao 2º...9º2º :o

fds :lol: só pode ser coincidência a mais

Compartilhar este post

Link para o post

e também teve vendas como nunca antes...

Compartilhar este post

Link para o post

Investimentos e melhores retornos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...