Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Aparentemente será incompatibilidade da placa gráfica. Tenta fazer ctrl+alt+f1, insere os teus dados e depois faz sudo apt-get install fglrx

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Irei experimentar! No entanto, como tinha cenas para fazer, instalei o Linux Mint. Mas no f-d-s volto a instalar o ubuntu e experimento isso.

Obrigado Mica!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar o SteamOS nativamente numa máquina que aqui tenho com um Core 2 Duo e 8GB de RAM. Quero ver o comportamento do Sistema Operativo num sistema tradicional de teclado e rato e também o desempenho em jogos. Tenho uma AMD por isso vai ser um desafio interessante.

EDIT: Mantenham-se longe disto :lol:

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Os controlos fazem lembrar o PES4 no PC só que piores :lol:

Tens de dar 5 cliques no rato para abrir alguma cena, fdx, f*deram o Debian todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Mica! :D

Tens experimentado mais alguma coisa?

Eu no Mint tenho estado impecável. Não o desligo sei lá desde quando e isto parece estrada de alcatrão, não dá solavancos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui um HP mini 110-4100

Isto tem o windows 7 instalado mas eu queria meter algo mais leve e rápido (se é que ainda há diferença) porque isto é incrivelmente lento. Isto não serve para quase nada por isso ter o menos possível mas que me permitisse aceder rapidamente quando preciso era óptimo.

Acham que vale a pena instalar o linux ou o ubunto (ou outro qualquer que tenha aparecido) ou isto é tão m*rdoso que não faria diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Mete-lhe o Lubuntu! Isso fica logo a bombar.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Mica! :D

Tens experimentado mais alguma coisa?

Eu no Mint tenho estado impecável. Não o desligo sei lá desde quando e isto parece estrada de alcatrão, não dá solavancos.

Não tenho experimentado nada de mais, continuo com as mesmas recomendações. Ultimamente até tenho usado mais o Windows 10, depende sempre daquilo que tenho para fazer. No geral, sinto-me satisfeito com o Mint 17.2, Ubuntu 14.04 e Windows 10, sinto que são três sistemas operativos muito competentes.

Tenho aqui um HP mini 110-4100

Isto tem o windows 7 instalado mas eu queria meter algo mais leve e rápido (se é que ainda há diferença) porque isto é incrivelmente lento. Isto não serve para quase nada por isso ter o menos possível mas que me permitisse aceder rapidamente quando preciso era óptimo.

Acham que vale a pena instalar o linux ou o ubunto (ou outro qualquer que tenha aparecido) ou isto é tão m*rdoso que não faria diferença?

Lubuntu 14.04 de 32 bits.

Compartilhar este post

Link para o post

elementaryOS 0.3 "Freya" - Guia

Antes de mais, quero reforçar que muitos dos programas que vou indicar são de gosto pessoal e provavelmente existem melhores soluções no mercado, tanto conhecidas por vocês como não. Também não me responsabilizo se alguma coisa der para o torto, mas vou até ao fim para vos ajudar se alguma coisa de errado acontecer.

Bem, vou fazer um pequeno guia sobre instalação e personalização do elementaryOS 0.3, para que fique num nível que faça esquecer o Windows com bastante facilidade.

1. Análise do estado de arte do PC

O mais importante de tudo é saber em que estado se encontra o PC, assim como as suas caraterísticas. Para uma experiência ótima com o elementaryOS, recomendo:

Se o vosso computador não atinge esses requisitos, recomendo a instalação do Lubuntu, versão 32 bits preferencialmente.

Uma vez definidos os requisitos, convém saber em que estado está o nosso computador. É preciso saber responder às seguintes perguntas: (para quem não tem Windows e quer formatar todo o disco, pode passar à frente)

> Quantas partições tem o meu disco?

> Qual partição não me importaria de perder?

> Não queria perder nenhuma partição, mas e então como vou instalar o elementaryOS ao lado do Windows?

Se não te importas de perder uma partição em particular, desde que tenha pelo menos 40GB, então instalamos o elementaryOS aí. Se precisas de todas elas, mas há uma que podes "emagrecer", ie. que tem algum espaço disponível que podes usar para o Linux, então podes usar um utilitário do Windows chamado "diskmgmt.msc". Para tal, vais a Iniciar>Executar, digitas diskmgmt.msc e entretanto abrirá uma janela com informações sobre os teus discos. Clicas com o botão direito sobre a partição que pretendes emagrecer e de seguida clicas em "Reduzir Volume...", ou "Shrink Volume". Introduzes a quantidade de espaço a reduzir (recomendo 40000MB no mínimo) e voilá, tens uma nova partição no disco que podes usar para o teu Linux. Está na hora de:

> Fazer o download da imagem do elementaryOS 0.3 de 64 bits (a não ser que tenhas menos de 2GB de memória, aí recomendo a de 32 bits);

> O Rufus ou outro utilitário para colocar a imagem do elementaryOS numa pendrive

> ...ou então gravar a imagem num DVD.

Posto isto, vamos para a instalação:

2. Instalação

A instalação é super simples, ainda mais do que a instalação do Windows, mas vamos complicar um bocado as coisas porque o que vos vou recomendar pode muito bem vos salvar os dados e facilitar a vida no futuro.

Primeiro, vão-se deparar com um ecrã para escolher a língua. Quando eu tinha a mania que era geek punha sempre Inglês mas fdx, sou Português portanto quero o Sistema Operativo no meu idioma, Após isso é recomendado que se liguem à internet para fazer o download de updates enquanto instalam. Recomendo também que instalem software de terceiros para poderem reproduzir músicas e isso, assim já ficam com os codecs.

E agora, a parte mais importante: a formatação do disco ou escolha da partição. Neste ecrã recomendo que optem pela opção "Mais uma coisa". Aqui serão listados todos as partições que a vossa máquina tem, vejam bem quais são as partições em que podem mexer e quais não podem mexer, se tẽm dúvidas cancelem, voltem ao Windows e vejam o tamanho da partições que não querem mexer.

Ok, já identificaram a partição que querem usar para o Linux? Então está na hora de a dividir em 3:

> Uma partição para o swap, convém que seja do mesmo tamanho da vossa memória RAM, ou seja, se têm 1GB de RAM, escolham 1024MB como espaço para esta partição, se têm 4GB, escolham 4096, e por aí fora. Eu aqui vou escolher 2048MB. Esta pic é do Ubuntu mas no elementaryOS o ecrã é igual, se não for avisem-me por favor.

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_23_35_14.png

> De seguida vem a partição da /, que é a partição onde os ficheiros do sistema vão estar. Só com alguma imaginação é que conseguem ocupar mais de 50 ou 60GB nesta partição, por isso dêem um pouco menos a esta partição e um pouco mais à partição /home que vou falar de seguida. Sei lá, imaginando que vocês têm uma partição de 100GB, eu diria 2GB para a swap (se tiverem 2GB de RAM), 30GB para a / e 68GB para /home. E usem o sistema de ficheiros EXT4! O sistema de ficheiros ReiserFS prometia ser o melhor mas o criador matou a mulher e foi para a prisão, ou seja o desenvolvimento ficou comprometido. True story.

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_23_41_13.png

> Agora a seguinte partição é a /home, que se faz exatamente como a anterior mas em vez de escolherem "/", escolhem "/home". Usem, portanto, o espaço que faltava gastar para esta.

Em baixo diz "Dispositivo para a instalação do gestor de arranque". Deixem estar como está! se aquilo está a dizer tipo /dev/sda e depois aparece o nome do vosso disco e o tamanho real do vosso disco (não da partição, mas do disco todo), entáo é porque está certo. Em 99,9% dos casos o Ubuntu/elementaryOS escolhe o local certo para o boot, por isso é algo que não devem mexer. É só clicar em "Instalar Agora" e esperar até que o processo conclua.

Porquê criar duas partições, uma /home e outra /? Porque se um dia o vosso Linux for com o crl e tiverem de reinstalar de raiz, basta formatar a partição com ponto de montagem /, que é onde está o Sistema Operativo, o que significa que os vossos dados (Documentos, Imagens, etc), que estavam na /home estão salvaguardados. Hell, até ficheiros de configuração dos vossos programas e isso, normalmente vai tudo para a home por isso tecnicamente não perdem grande coisa se der para o torto.

3. Personalização

O elementaryOS, tal como vem, não traz grande funcionalidade. O reprodutor de vídeos é bonito e até funcional, mas há bem melhor. O mesmo digo do reprodutor de música, do cliente de email e sobretudo, do browser.

Fica aqui a minha lista de coisas a fazer após instalar o elementaryOS:

1 -> Atualizar o sistema

É a primeira coisa a fazer sempre que se instala um SO, seja Linux, Windows ou MacOS. Abram uma linha de comandos (terminal) com a tecla Windows+T ou pesquisando em "Aplicações" e digitem:

Quando acabar:

ou

ou

(diz ao init para desencadear o conjunto de comandos/processos que fazem o sistema reiniciar. sudo significa Super User Do, é auto-explicativo)

2 -> Instalar o Firefox

É ao gosto pessoal, se preferirem o Chrome podem ir à página da Google sacá-lo, eu acho que o Firefox é superior e no Linux é ainda mais.

3 -> Instalar suite de produtividade

O elementaryOS traz de origem um processador de texto muito simples (Scratch), precisamos de algo mais decente, como o LibreOffice, que em termos de funcionalidade é praticamente tão bom como o Microsoft Office e tem uma curva de aprendizagem pequena.

4 -> Instalar drivers proprietários

De origem o elementaryOS só traz ativos drivers open-source, mas muitas vezes os proprietários oferecem uma melhor performance, como os da placa gráfica. Para os ativarem, vão a "Aplicações", escrevam "Software & Updates", entrem aí e no separador Additional Drivers ativem os drivers proprietários, se é que tem algum. No caso de aparecer mais do que um, ativem o recomendado (normalmente diz, no meu caso não diz).

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_23_56_22.png

5 -> Ubuntu restricted extras

Isto contém alguns pacotes que vos facilitam a vida, seja leitor de PDFs online, Flash Player, tipos de letra da Microsoft, etc. É altamente recomendado:

(nota: para copiarem os comandos, selecionem o comando com o rato (só selecionar, mesmo) e no Terminal cliquem com o botão do meio do rato. Muito porreiro o copy paste do Linux, não? :)

6 -> Elementary Tweaks

Uma ferramenta que vos permite personalizar algumas coisas no elementaryOS, como a disposição dos botões das janelas, o formato e posição da dock, o facto de poderem entrar nas pastas não clicando uma vez mas sim duas, etc.

(depois têm de ir a Definições do Sistema e clicar em Tweaks)

7 -> VLC

Para mim o VLC é o melhor reprodutor de vídeos que há, se não o quiserem instalar é convosco, se quiserem é só digitar o seguinte num terminal:

8 -> Cliente de torrents

O nome diz tudo. O transmission é um uTorrent mas melhor, porque além de mais simples é ainda mais rápido.

9 -> Cliente de emails

Eu uso o Thunderbird, mas se quiserem dar uma oportunidade ao Geary, que já está instalado, força! :)

10 -> Dropbox

Mais uma vez, depende das necessidades de cada um...

(notem que podem instalar muitos destes programas através do Software Center, mas por vezes as versões mais atualizadas não se encontram lá, é por isso que recomendo que o façam pela linha de comandos)

11 -> Popcorn Time

Para ver uns filmes e tal...

O programa em si não é warez nem faz nada de ilegal, o conteúdo que através dele podem aceder é que pode ser (ou não), ilegal. Estão por vossa conta e risco, fica também a informação para os moderadores que não estou a incentivar o uso de warez no fórum.

12 -> Steam

É só ir ao site da Steam e baixar o cliente de lá.

13 -> Wine

Windows Emulator. Permite correr quase todas as aplicações que foram originalmente desenhadas para correr no Windows. Dar-vos-á jeito quase de certeza.

14 -> Spotify

É só seguir as instruções nesta página.

15 -> Conky Manager

Para pores um relógio e dados do sistema todos catitas no ambiente de trabalho, tipo o Object Dock.

16 -> GRUB Customizer

Se usas o Windows também, e queres que seja a primeira opção no boot, instala o GRUB (GRand Unified Bootloader) Customizer. Dêem uma olhada neste artigo do Pplware, é antigo mas ainda funciona uma vez que o elementaryOS também usa o GRUB 2.

That's it!

Mais umas dicas...

(Antes de experimentares isto, lembra-te sempre do Ctrl+Alt+F7, é o comando que te vai tirar do mundo a preto e branco).

O ambiente de trabalho crashou completamente? Não consegues mexer o rato nem nada? Faz Ctrl+Alt+F1, insere o teu login e password e depois faz

Ah, Ctrl+Alt+F1 também não funciona? Faz Alt+SysRQ+O (para encerrar o sistema) ou Alt+SysRq+B para reiniciar. Isto é o chamado truque do martelo, mas com classe. O SysRq está na tecla do Print Screen, significa System Request e podes ler algumas das suas funcionalidades aqui. É um comando que normalmente funciona mesmo quando o Linux parece ter crashado de vez, é caso para dizer que aqui um soldado depois de morto ainda faz 10 flexões.

Queres desligar um processo em particular que te está a crashar o PC por completo, e nem o System Monitor (sudo apt-get install gnome-system-monitor) abre? Faz Ctrl+Alt+F1, insere os teus dados, de seguida digita

...e vê qual o id que está associado a ele. Para o terminar é só fazer

O "-9" é para forçar o encerramento do programa. Quando estiver concluído façam Ctrl+Alt+F7 para voltar ao ambiente gráfico.

A listagem é tipo isto:

Ou seja o ID do Firefox é 4335. Para o "matar" é só meter kill 4335, se for teimoso e não encerrar, kill -9 4335.

Queres que o PC se desligue numa determinada altura?

Sendo que 04:00 representa 4 da manhã.

Ah, mais uma coisa igualmente importante: mantenham o kernel atualizado ao nível do Ubuntu LTS, isto pode ser especialmente útil para a máquina ter melhor desempenho, pois versões mais recentes normalmente melhoram o desempenho do hardware e resolvem problemas de compatibilidade.

Reiniciem, e depois façam:

Em princípio deve estar a versão 3.16, que é a mais recente que está a ser utilizada no Ubuntu 14.04. Em breve vai sair o Ubuntu Vivid Vervet com o kernel 3.19, nessa altura eu venho cá atualizar o comando.

Qualquer coisa que esteja em falta ou não esteja claro, perguntem :)

EDIT: Learn to love open source

É um excelente documentário, 85 minutos bem gastos. Um pouco antigo mas passa bem a ideia.

Isto, é só seguir os passos. Mesmo sendo um sistema diferente.

No youtube também arranjas um facilmente. Eu sugeri este do Mica porque ele faz referência ao cuidado que devemos ter ao mexer nas partições.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Se a questão das partições levantar muitas duvidas, podes passar à frente. Dá jeito mas não é estritamente necessário.

Na altura desse tutorial estava completamente in love com o elementary, mas depois apareceram os problemas e desisti.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Ao usar o rufus o gajo diz, quando faço iniciar, Erro: Não é possível aceder ao dispositivo. :doubt:

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

Esse diz-me que o ficheiro está corrompido :lol:

Já voltei a fazer o download, já reiniciei o pc, já formatei a pen e procurei por erros, já troquei de dispositivo...

Edit: Já está! :p

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer: :prayer:

Isso deu-me o Arch Linux e o Apricity OS.

Vou já começar a ver reviews para ver se vale a pena meter um dos dois. Sinceramente já ando há uns tempos a pensar largar o windows, porque para além de já não jogar muito, para programar/estudar tenho de utilizar um sistema linux. E de resto é só andar pela net. Só que tenho sempre medo que haja qualquer coisa que precise de fazer que requeira windows e por isso é que não largo o dual boot :mrgreen:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Ao tempo que ando para instalar ou o Arch Linux ou o Gentoo, agora que aquele PC está destinado para testes desta vez vai o Arch.

Corro o risco de não querer outra coisa, sempre fui fã do bleeding edge. O Archwiki é fenomenal, também. Tem guias para tudo o que precisam de instalar, pqp.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só não largo o windows porque de vez em quando preciso de flashar uns telemoveis, e é mais "facil" via windows, porque existe sempre muito mais informação sobre como dar a volta ao sistema através dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente será incompatibilidade da placa gráfica. Tenta fazer ctrl+alt+f1, insere os teus dados e depois faz sudo apt-get install fglrx

Experimentei isso e não deu. O ecrã ficou preto, reiniciei o pc e ficou na mesma.

Hoje, tive a meter o mint para a pen para o instalar, quando ao reiniciar o pc, sem querer, carrego na opção para entrar no ubuntu no grub.

Assim que me aparece o login pensei: "Deixa lá ver se isto dá...", e deu mesmo!!! Estou a escrever-te do ubuntu!!!!

Que cena estranha... Ontem andei a instalar drivers mas não foram da placa gráfica. Foi uma do rato e outra que não me lembro. Provavelmente foi disso.

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Em /var/log consegues ver tudo o que se passou e as razões para isso ter acontecido, mas 9 a cada 10 vezes é o xserver que não consegue arrancar por causa da gráfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Já consegui instalar o Acestream!!!! Já agora, que comandos recomendam que execute regularmente?

Tipo sudo apt-get update/upgrade e etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Ubuntu?

Vamos por partes, numa fase inicial eu não recomendo comando nenhum. O apt-get update e apt-get upgrade e apt-get dist-upgrade são executados diariamente pelo próprio Ubuntu e portanto podes instalar as atualizações pelo ambiente gráfico.

Quando precisares de instalar uma aplicação .deb, executa no terminal sudo dpkg -i <nomedaapp>

http://howtoubuntu.org/things-to-do-after-installing-ubuntu-14-04-trusty-tahr

Aqui podes encontrar algumas coisas que gostes, também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...