Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Até estou mais ou menos confiante. Não sei nada a 100%, mas devo-me safar!

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não estudei nada Português, só mesmo matemática :lol: mas amanhã vai ter de ser todo o dia a dar-lhe! O que recomendam estudar assim um bocado mais aprofundado?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não estudei nada Português, só mesmo matemática :lol: mas amanhã vai ter de ser todo o dia a dar-lhe! O que recomendam estudar assim um bocado mais aprofundado?

Ortónimo + heterónimos, Lusíadas/Mensagem, Cesário Verde

Compartilhar este post

Link para o post

:fixe:

E fui ver as minhas notas e descobri que vou com 11 de nota interna para o exame de matemática, tinha mesmo ideia que só ia mesmo com 10 :lol: esta m*rda já me fez o dia! :)

Já agora deixo aí o resto das notas:

Matemática A - 9 (CIF - 11);

Português - 15 (CIF - 15);

Economia C - 16 (aquela otária bem que me podia ter dado um 17 :roll: )

Inglês - 19

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo cada vez mais "putos" com grandes notas a inglês e a matematica contrariamente vai por ai abaixo. Isto é facil de explicar porque há conteudos atraentes ao ponto de forçar a malta jovem a aprender inglês (jogos, series, etc) deviam tambem tornar a matematica mais atraente, explorar os pontos fortes e a utilidade e não torna-la algo secante que se tem de fazer por obrigação.

Editado por explosive

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo cada vez mais "putos" com grandes notas a inglês e a matematica contrariamente vai por ai abaixo. Isto é facil de explicar porque há conteudos atraentes ao ponto de forçar a malta jovem a aprender inglês (jogos, series, etc) deviam tambem tornar a matematica mais atraente, explorar os pontos fortes e a utilidade e não torna-la algo secante que se tem de fazer por obrigação.

Também é o meu caso, tiro facilmente 19 a Inglês mas matemática nem vê-la á frente quero.. longe

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fui ver as minhas notas.... média 18,2 8-) Fds, estou mesmo contente !

Vamos lá ver agora com os exames... Biologia e FQ.

Editado por EnzoPérez35

Compartilhar este post

Link para o post

Passa também por haver cada vez mais pessoas que têm Inglês fora da escola para ter o certificados de Cambridge, p.e., sem falar que o Inglês de 12º é uma piada :mrgreen: .

Quanto à Matemática, acho especialmente preocupante em Sócio-Económicas haver notas tão baixas, e já na minha turma era assim, quando grande parte dos cursos superiores desta área têm quase obrigatoriamente bases de Matemática

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho média de 12, aproximadamente. Não é grande coisa, mas até é mais daquilo que pensava ter. :mrgreen:

Hoje já despachei o Frei Luís de Sousa, Os Lusíadas e a Mensagem. De importante, falta Camões lírico, Cesário Verde e o FHL. O Memorial sei mais ou menos, mas ainda devo dar uma vista de olhos.

Supostamente ainda vou fazer melhoria a Economia. Tenho 1 semana para estudar dois livros. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive explicações com o meu prof e foi isto mesmo que ele disse para apostarmos forte. Nos heterônimos deu especial atenção a Alberto Caeiro, já que pensa que vem CV e podem muito bem pedir uma comparação entre ambos. Também disse que o grupo 3 poderá haver com a "descoberta".

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive explicações com o meu prof e foi isto mesmo que ele disse para apostarmos forte. Nos heterônimos deu especial atenção a Alberto Caeiro, já que pensa que vem CV e podem muito bem pedir uma comparação entre ambos. Também disse que o grupo 3 poderá haver com a "descoberta".

como assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha uma explicação muito plausível, já que ouviu uns zunzuns entre professores, mas poderá haver com a descoberta interior, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas o que é isso?

Ah ja percebi, o tema da composicao, sry

Editado por familia2

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso, a mim disseram-me o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Caeiro é fácil analisar, mas decorar as temáticas é complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

o Álvaro de Campos mete-me tolo fds

Compartilhar este post

Link para o post

Alberto caeiro até é o mais simples, dos tres estarolas

Tudo menos cesário verde pff

Compartilhar este post

Link para o post

ainda nem estudei nada de Cesário Verde fds

Compartilhar este post

Link para o post

sa f*da o portugues eu quero e a matematica

mas sim tbm vou dar uma olhadela em Cesario. Eu ate nem considero F. Pessoa muito dificil (ortonimo e heteronimos)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que já só estudo para ter a consciência tranquila, tou farto de ler as mesmas m*rda :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O que precisamos de saber sobre o Sermão?

Eu estudei isso hoje por isso posso-te dar uma ajuda:

Aquilo em termos de estrutura divide-se em 6 capítulos:

1ª Capitulo - Neste capitulo o autor elogia Santo António e desenvolve a ideia do "Vós sois o sal da terra": O sal é uma metáfora para os pregadores pois assim como o sal impede que os alimentos se estraguem, os pregadores impedem a corrupção. O autor nesta fase afirma que a Terra(homens) está corrupta e coloca a questão de quem será a culpa. Ai diz que ou é dos pregadores (não ensinam a verdadeira doutrina, dizem uma coisa e fazem outra,pregam-se a si e não a Cristo) ou é dos homens ( não querem ouvir, querem antes imitar o que os pregadores fazem e não o que dizem, servem os seus apetites em vez de Cristo). Este capitulo termina com uma espécie de invocação a Maria.

2ª Capitulo - Aqui o autor louva os peixes em geral. Louvores: Obediência, respeito e devoção ao ouvirem a palavra de Cristo.

3ª Capitulo - Louvor aos peixes em Particular:

Tobias - cura a cegueira, liberta a alma do mal.

Rémora - tem muita força.

Torpedo - dá descargas eléctricas quando o tentam apanhar.

4 Olhos - Certamente os dois pares de olhos seriam mais úteis para o homem, pois podia olhar para cima sabendo que existe céu e para baixo sabendo que existe inferno.

4ª Capitulo - Repreensão aos peixes em geral. Repreensões: Ignorância; Cegueira; Comem-se uns aos outros ( os grandes comem os pequenos)

5ª Capitulo - Repreensão aos peixes em particular:

Roncador - autopromovem-se ( grunhem como se fossem porcos ) mas valem pouco.

Pegador - parasita ( se os tubarões morrem eles também morrem ).

Voador - ambicioso, querem se transformar naquilo que não são.

Polvo - dissimulado

6º Capitulo - A ideia é de apreciação dos peixes pois o autor diz: "Ah que quase estou por dizer que me fora melhor ser como vós.

Basicamente, esta obra é uma verdadeira metáfora que o Padre António Vieira usa para criticar os homens. ( por exemplo as ciriticas em particular aos peixes podem ser exemplos de criticas ao homem: parasita, ambição desmedida, dissimulação, autopromoção.

Espero ter ajudado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...