Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Eu não sei quase nada de Frei Luis de Sousa :lol:

Só sei a ideia do Sebastianismo, sei a razão pela qual incendiaram o palácio... pouco mais :mrgreen:

Frei Luís de Sousa não é muito complicado. Ora, tens de saber definir Maria, uma rapariga curiosa, perspicaz e muito inteligente para a sua idade (13).

Depois tens a relação de Telmo e Maria, onde no início Telmo odiava-a pois era fruto da relação de D. Madalena e Manuel Sousa Coutinho, já que Telmo acredita no regresso de D. João de Portugal (D. João disse que dava noticias vivo ou morto). Ao longo do tempo torna-se uma relação de grande cumplicidade.

Depois, D. Madalena nunca vive inteiramente feliz, tem momentos de grande felicidade como momentos de grande tristeza, pois não sabe se D. João está realmente morto.

Aquando da chegada do romeiro (D. João), Telmo não o reconhece logo, só o reconhece quando o romeiro diz que não é ninguém e aponta para o retrato de D. João.

Telmo vê -se num dilema, já que não quer causar problemas a Maria, já que ser reconhecida como filha bastarda era algo bastante grave na época. Por outro lado, quer dar a notícia do regresso de D. João.

A título de curiosidade, tens a relação do número 13, Maria tem 13 anos e D. João vai para Alcácer Quibir numa sexta-feira 13 e regressa numa sexta-feira 13.

Espero que isto te ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

Keef <3 que deus te pague!

Fds estou mesmo desconfiante mas estudei tudo menos os Maias que vi por alto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta alguem me sabe responder a isto:

Este ano e preciso ir á primeira fase para podermos realizar exame na segunda?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Memorial do Convento (Scarlatti) e um poema da Sophia de Mello Breyner. Lol. É gozar com as pessoas que estudaram tudo e não saiu nada. Andei eu a estudar português e não estudar matemática (onde vou como externo) para isto.

Apesar de tudo, acho que correu bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Sophia de Mello Breyner? wut? Isso dá-se no 10º ano sequer?

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Era um poema sobre música, mas o Pessoa também escreveu muitos.

Compartilhar este post

Link para o post

O grupo I era uma bosta autêntica, espero que não me lixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso até me correu bem. As perguntas sobre o Memorial eram de caca, só a terceira é que era um pouco mais difícil. O poema era mais lixado sim. Já o grupo ll também não era muito difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que me acabei de f*der. No grupo III era para falar sobre estímulos sensoriais e acabei por me levar pela parte em que falava da publicidade. :/ :/ :/

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que me acabei de f*der. No grupo III era para falar sobre estímulos sensoriais e acabei por me levar pela parte em que falava da publicidade. :/ :/ :/

Eu fiz o mesmo, mas os estímulos sensoriais estão na publicidade, acho. A intenção da publicidade é captá-los, pelo menos. Mas também fiquei na dúvida.

Só não percebi o "quer no espaço público, quer no espaço privado..."

Editado por Hidden

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também desenvolvi a parte da publicidade. Isso do espaço privado acho que é mais aquilo que tu captas através da tv e da net por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Devo ser o único que estava mesmo à espera que saísse Sophia. Não pensava que vinha um poema dela deste carácter, mas já estava à espera de algo dela.

Editado por TreinadorB

Compartilhar este post

Link para o post

Fds pqp Sophia? Nao percebi um crl daquele poema, mandei so texto pas respostas com sorte saco um bocadinho de ponto

Ainda bem que continuei a estudar matematica e caguei pa portugues, dá para o 10 e chega

Compartilhar este post

Link para o post

o grupo B lixou-me bastante e a 1º pergunta depois das de escolha múltipla distraí-me e meti uma m*rda mesmo random não faço ideia porquê.

Compartilhar este post

Link para o post

E usaram o acordo ortográfico? Acho que a penalização pode chegar aos 5 valores.

Compartilhar este post

Link para o post

a que horas saem os critérios?

Compartilhar este post

Link para o post

O exame era estranhamente fácil, espero não me f*der. Na composição relacionei a publicidade com o facto de ser positivo ou não, era o que lá pedia basicamente. Ainda assim, lembrem-se que este ano eles vão ser mais flexíveis nos critérios, e para além disso, é a composição. A opinião de cada um, desde que esteja bem escrita, estruturada e argumentada, dá para tirar nota boa lá.

Quanto ao resto, foi mesmo ao meu jeito. Ty Baltasar e Blimunda. Ontém à noite rezei para que saísse isto e nada da Mensagem e dos Lusíadas :lol:

Os critérios devem sair ao final da tarde.

Editado por Reigns

Compartilhar este post

Link para o post

Porque e que demoram tanto tempo? Passado no maximo uma hora os criterios ja deviam tar no site

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que me lembro os critérios saiam sempre no final da tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...