Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Por acaso nessa do microondas tinha tudo na calculadora. O que me lixou a cabeça foi a da energia de ligação e quebra. Não estava mesmo a ver a minha cabeça deu grande nó. Depois se não aceitarem regras de tres simples vou ter a primeira de 15 pontos mal. De resto foi na boa, não estava à espera que saisse o som ou as titulações mas safei-me bastante bem. É esperar para ver os critérios.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nessa do microondas tinha tudo na calculadora. O que me lixou a cabeça foi a da energia de ligação e quebra. Não estava mesmo a ver a minha cabeça deu grande nó. Depois se não aceitarem regras de tres simples vou ter a primeira de 15 pontos mal. De resto foi na boa, não estava à espera que saisse o som ou as titulações mas safei-me bastante bem. É esperar para ver os critérios.

do microondas podias ter tudo, que não saiu. :mrgreen:

claro que aceitam regras de 3 simples, se não estou f*dido.

Compartilhar este post

Link para o post

Na do microfone também me espalhei, bem me avisaram para meter tudo na calculadora mas armado em urso achei que não ia sair e não meti.

Compartilhar este post

Link para o post

do microondas podias ter tudo, que não saiu. :mrgreen:

claro que aceitam regras de 3 simples, se não estou f*dido.

:lol: quis dizer microfone obviamente. A questão na regra de tres simles foi que eu nem usei a formula da energia que está no formulário. Pus apenas que se 1kg está para 3 e qq coisa então xkg estão para 9 e qq coisa. Depois com essa massa subtrai à do gelo (0,4kg) e voilá.

Não sei se me fiz entender mas foi isto :mrgreen:

Editado por FCPFORCE

Compartilhar este post

Link para o post

A do microfone foi copiar o que estava na calculadora. Já tinha saído num exame anterior e a prof disse para meter a resposta do exame na máquina... saiu outra vez e foi só copiar mesmo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta de História, deixo já aqui a mensagem de boa sorte para amanhã. Que seja um exame fácil e que tenhamos todos de 15 para cima :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta de História, deixo já aqui a mensagem de boa sorte para amanhã. Que seja um exame fácil e que tenhamos todos de 15 para cima :mrgreen:

Obrigado e que tiremos mesmo, boa sorte para ti também :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Deus te oiça :laugh:

Pus me a estudar mais a matéria de 10 e 11 porque era a mais esquecida e agora estou só a passar os olhos em 12.. Espero que não dê bronca

Compartilhar este post

Link para o post

Deus te oiça :laugh:

Pus me a estudar mais a matéria de 10 e 11 porque era a mais esquecida e agora estou só a passar os olhos em 12.. Espero que não dê bronca

eu fiz o contrário...

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus resumos serviram ao pessoal ou nem por isso?

Eu do que li gostei, mais logo à noite vou voltar a pegar neles

Compartilhar este post

Link para o post

lolfalhei o do cloro, pensei que era Cl- pois é o ião que normalmente forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Costumam sair às 18h.

Boa sorte para quem amanhã vai fazer o exame de história, ficam aqui os conteúdos estruturantes para quem se quiser organizar melhor

Módulo 3 (destaque para os pontos 2, 3.2 e 4):

-reconhecer o papel de vanguarda dos portugueses na abertura europeia ao mundo e a sua contribuição para a síntese renascentista;

-identificar no urbanismo, na arquitectura e na pintura a expressão de uma nova concepção do espaço, de carácter antropocêntrico;

-interpretar as reformas – protestante e católica – como um movimento de humanização e individualização das crenças e de rejuvenescimento do Cristianismo, não obstante a violência das manifestações de antagonismo religioso durante a época moderna;

-compreender a modernidade como um fenómeno global que se manifesta nas ideias e nos comportamentos e encontra nos centros urbanos mais dinâmicos da Europa um espaço privilegiado de criação e de irradiação;

Módulo 4 (destaque para os pontos 2.1,3 e 4.2):

-compreender os fundamentos da organização político-social do Antigo Regime e as expressões que a mesma assumiu;

-compreender a importância da afirmação de parlamentos numa Europa de Estados absolutos;

-compreender que o equilíbrio político dos Estados no sistema internacional dos séculos XVII e XVIII se articula com o domínio de espaços coloniais;

-reconhecer, nas práticas mercantilistas, modos de afirmação das economias nacionais;

-relacionar a formação de um mercado nacional e o arranque industrial ocorridos em Inglaterra com a transformação irreversível das estruturas económicas;

-compreender a influência das relações internacionais nas políticas económicas portuguesas e na definição do papel de Portugal no espaço europeu e atlântico;

-valorizar o contributo dos progressos do conhecimento e da afirmação da filosofia das Luzes para a construção da modernidade europeia.

Módulo 6 (destaque para os pontos 1.3, 2.2, 4 e 5):

-relacionar os desfasamentos cronológicos da industrialização com as relações de domínio ou de dependência estabelecidas a nível mundial

-relacionar o papel da burguesia, como nova classe dirigente, com a expansão da indústria, do comércio e da banca;

-identificar as oportunidades oferecidas pelo capitalismo oitocentista à formação de uma nova classe média;

-reconhecer, nas formas que o movimento operário assumiu, a resposta à questão social do capitalismo industrial

-integrar o processo de industrialização portuguesa no contexto geral, identificando os factores que a limitaram;

-compreender as condições em que ocorreu o esgotamento do liberalismo monárquico e o fortalecimento do projecto republicano de transformação social e política;

-caracterizar o movimento de renovação no pensamento e nas artes de finais de século;

Módulo 7 (destaque para os pontos 1.1, 1.2, 1.4, 1.5, 2.2, 2.3 e 2.5):

-compreender o corte que se opera na mentalidade confiante e racionalista da sociedade burguesa de início do século XX, devido ao choque da Primeira Guerra Mundial, às crises subsequentes e à evolução técnica do mundo industrial;

-reconhecer como principais vectores da mudança cultural, no limiar do século, a emergência do relativismo científico, a influência da psicanálise e a ruptura com os cânones clássicos da arte europeia;

-compreender a expansão de regimes autoritários como reflexo do problema do enquadramento das massas na vida política, em países em que a democracia representativa não se consolidara;

-avaliar o impacto exercido pelo modelo soviético nos movimentos sociais e nas opções de política interna e externa dos Estados

demoliberais;

-relacionar os períodos de crise gerados pelo capitalismo liberal com a expansão de novas ideologias e com a inflexão intervenci

onista dos Estados democráticos;

-caracterizar a ideologia fascista, distinguindo particularismos e influências mútuas;

-compreender os condicionalismos internos e externos que, em Portugal, conduziram à falência do projecto político e social da 1ª República e que favoreceram a ascensão de forças conservadoras e a implantação de um regime autoritário;

-reconhecer que, no Estado Novo, a defesa da estabilidade e da autarcia se apoiou na adopção de mecanismos repressivos e impediu a modernização económica e social do país;

Módulo 8 (destaque para os pontos 1.2, 2.1 e 2.2):

-compreender que, após a 2ª Guerra Mundial, a vida internacional foi determinada pelo confronto entre as duas superpotências defensoras de ideologias e de modelos político-económicos antagónicos;

-caracterizar as políticas económicas e sociais das democracias ocidentais, no 2º pós-guerra

-relacionar a fragilidade da tentativa liberalizadora e de modernização económica do marcelismo com o anacronismo da sua solução para o problema colonial;

-perspectivar o sucesso da Revolução de 74 no contexto da evolução interna do país e no quadro internacional;

-reconhecer a modernização da sociedade portuguesa nas décadas de 60 e 70, nos comportamentos demográficos, na modificação de estrutura da população activa e na relativa aproximação dos portugueses a padrões de comportamento europeus;

-identificar na Constituição de 1976 e na Revisão de 1982 a evolução do projecto de sociedade para Portugal emergente da Revolução de Abril;

Módulo 9 (destaque para os pontos 1.2, 2.1 e 3):

-caracterizar pólos de desenvolvimento económico uniformizados pela economia de mercado e diferenciados pelas áreas culturais de pertença;

- analisar as dinâmicas de transformação da Europa, identificando a sua importância no sistema mundial e perspectivando nesse processo a situação de Portugal;

-reconhecer a crise das sociedades do “Terceiro Mundo” e o papel da Guerra Fria e do seu desfecho na persistência de tensões pluriétnicas ou nacionalistas em regiões periféricas;

- analisar elementos definidores do tempo presente – fenómeno da massificação; hegemonia da cultura urbana; triunfo da electrónica; ideologia dos direitos humanos; consciência ecológica;

-valorizar uma nova cidadania de envolvimento em causas universais de dimensão ética.

Compartilhar este post

Link para o post

lolfalhei o do cloro, pensei que era Cl- pois é o ião que normalmente forma.

Como é que aquilo forma Cl+ ??

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, preciso de um resumo acerca dos Totalitarismos - as características e afins. É a única cena que me falta. Alguém tem algo para mim?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, preciso de um resumo acerca dos Totalitarismos - as características e afins. É a única cena que me falta. Alguém tem algo para mim?

Acho que tenho. Já confirmo. Isso é de que módulo?

Editado por TreinadorB

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um sobre "Opções totalitárias de direita: os fascismos"

Editado por TreinadorB

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que aquilo forma Cl+ ??

Também pensei que fosse Cl- (nem pensei muito sequer lol), mas agora que reli reparei que na pergunta diz que é a "energia de remoção mínima", por isso tinha de ser Cl+

Houve 2 ou 3 escolhas multiplas que fui mesmo burro :facepalm:

Mesmo assim, pensei que me ia correr muito, mas muito mal, mas afinal devo tirar por volta do 13 :mrgreen:

na 2.1 do Grupo IV calculei o número de moléculas... :cadeirada:

Editado por Reddish Ruse

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um sobre "Opções totalitárias de direita: os fascismos"

Manda isso, mete aqui em spoiler ou manda pm

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...