Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Como faço para saber o nº do meu processo? Tenho de ir pedir à secretaria ou há maneira de ver isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Fui agora á secretaria e a mulher de lá disse para eu lá terça-feira, preencher uma ficha, e pagar 50cents. Depois ela perguntou: "Tens tudo feito?" - e eu todo suado nem ouvi o que ela tinha dito e disse: "Sim". Depois quando saí lembrei-me, "fdx, vou ter de ir á 2ª fase de MACS e não lhe disse :lol:" o que faço agora? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudem-me a ajudar alguém, sff.

Tenho uma amiga que vai concorrer este ano à ESTC. Ele fez um exame nacional o ano passado e concorreu este ano pensando usar esse exame.

No entanto disseram-lhe que ela este ano precisa de 2 exames para se poder candidatar.

Isto é verdade? E se a lei mudou também afecta os que fizeram exames o ano passado ou em 2013?

Eu já procurei na net mas não encontro nada sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma amiga que vai concorrer este ano à ESTC. Ele fez um exame nacional o ano passado e concorreu este ano pensando usar esse exame.

No entanto disseram-lhe que ela este ano precisa de 2 exames para se poder candidatar.

Isto é verdade? E se a lei mudou também afecta os que fizeram exames o ano passado ou em 2013?

Talvez agora requeiram duas provas de ingresso. Será isso?

Eu para o curso que queria não estava a contar com isso, por tamanha burrice minha. Estava só a fazer contas com o exame de PT e agora vejo que o exame de História também conta a par do de PT. Ou seja, fudi-me porque o de História é abaixo da nota mínima por três pontos. 97. fml

Compartilhar este post

Link para o post

É capaz de ser isso, sim.

Eu acho estranho porque o acesso à ESTC é feito por concurso. Ou seja não entras pela nota do exame + média mais nãos sei o quê. E também acho estranho que se a lei mudou nunca afectaria os anos transactos.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que pode usar o exame. penso que tem 3 anos para o utilizar como prova de ingresso (o ano em que ela fez o exame mais dois anos).

quem é que lhe disse isso?

edit: esquece, já vi q não é isso :mrgreen:

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é assim. Basta ver que há cursos que só tem uma opção de ingresso. Relaxa.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa-me ligar-lhe já te digo :mrgreen:

EDIT: Então ela diz que a mãe foi à escola (ela está de férias no estrangeiro) para pedir a ficha enes por ela e que a senhora da secretaria não conseguia inserir os dados e a justificação que deu foi essa de que ela precisava de duas provas de ingresso para lhe poder atribuir a ficha enes.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje falei com a responsável dos ingressos da Universidade Fernando Pessoa e ela só me falou no de português. Portanto isso pode ser um requisito do ESTC apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda hoje falei com a responsável dos ingressos da Universidade Fernando Pessoa e ela só me falou no de português. Portanto isso pode ser um requisito do ESTC apenas.

Não foi na ESTC que lhe pediram isso.

Editei em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Provas de ingresso :

Português

Matemática

Filosofia

Economia

Física Química

Biologia e Geologia

Geometria Descritiva

Ela no seu percurso académico tem de ter duas destas feitas. Pelo menos é isso que eu percebo disso. Uma vez que são obrigatórios para concluir o secundário, ela tem de ter isso feito. A mãe pode ter percebido mal...

Compartilhar este post

Link para o post

O ano passado ela só fez um exame porque só lhe era pedido um. Ela obteve a ficha enes o ano passado só com esse exame.

Acho que ela vem dos profissionais. Será por causa disso? E a mulher estava a meter errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Quase de certeza é devido a isso. A mãe pode ter percebido mal ou explicado mal.. Não sei, ela que veja isso com mais atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. Vou-lhe dizer para não stressar muito que deve ter sido um erro.

Compartilhar este post

Link para o post

As candidaturas começam amanhã mas ainda não tenho a ficha enes apesar de já a ter pedido mas o queria saber é se há prazo para a ir buscar à escola ou temos tempo até ao fim do prazo de inscrição?

Compartilhar este post

Link para o post

As candidaturas começam amanhã mas ainda não tenho a ficha enes apesar de já a ter pedido mas o queria saber é se há prazo para a ir buscar à escola ou temos tempo até ao fim do prazo de inscrição?

deves puder até ao fim do prazo, mas não tenho a certeza. é melhor telefonares à secretaria da tua escola ou assim.

a minha cena são as bolsas de estudo. para candidatar à bolsa é só meter o nº identificação fiscal e o nº de telemóvel na candidatura online ou é preciso mais "papelada"?

E a candidatura tem de ser mesmo online?

Compartilhar este post

Link para o post

deves puder até ao fim do prazo, mas não tenho a certeza. é melhor telefonares à secretaria da tua escola ou assim.

a minha cena são as bolsas de estudo. para candidatar à bolsa é só meter o nº identificação fiscal e o nº de telemóvel na candidatura online ou é preciso mais "papelada"?

E a candidatura tem de ser mesmo online?

É preciso mais papelada e acho que tem de ser fazer online, mas sem certezas. Eu no ano passado tive que meter 20 e tal papéis, mas acho que foi mais como prova de certas coisas, não é norma. Agora não está lá a opção para colocar os documentos, pelo menos no meu.

Compartilhar este post

Link para o post

A candidatura à bolsa surge aquando da candidatura ao ensino superior ou pode ser realizada posteriormente?

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso mais papelada e acho que tem de ser fazer online, mas sem certezas. Eu no ano passado tive que meter 20 e tal papéis, mas acho que foi mais como prova de certas coisas, não é norma. Agora não está lá a opção para colocar os documentos, pelo menos no meu.

No simulador não aparece a opção para meter os documentos, por isso é q perguntei :mrgreen:

A candidatura à bolsa surge aquando da candidatura ao ensino superior ou pode ser realizada posteriormente?

acho q é aquando da candidadura ao ensino superior. não sei se te podes candidatar à bolsa mais tarde.

edit: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas/EnsinoSuperiorPublico/PrazodeCandidatura/prazos.htm

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Então o que é que é preciso? Apenas meter o NIF?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte aos que vão tentar ingressar no ensino superior :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...