Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

O Rui, aluno do 12 o ano e adepto de rituais maçónicos, na sua viagem de finalistas adquiriu 10 portas-chaves para oferecer aos seus amigos. Dos 10 porta-chaves 5 eram pirâmides, 3 eram Olhos de Horus e 2 eram Obeliscos. De quantas formas diferentes, o Rui consegue dispor os porta-chaves, sobre uma mesa, por forma a que os Olhos de Horus não fiquem Juntos?

Quanto é que isto dá maltinha? Não tenho soluções e não tenho bem a certeza do resultado. Vi isto noutro fórum e o resultado é completamente diferente do meu lol.

Ah, aquela altura em que o exame se aproxima e começas a ficar burro :heart:

Editado por Rafa_18

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal alguem me consegue explicar como se resolve aqueles exercicios que aparecem sempre na EM e que esta relacionado com um grafico e depois no enunciado diz por exemplo, quais sao os zeros de f''(x)

Compartilhar este post

Link para o post

O Rui, aluno do 12 o ano e adepto de rituais maçónicos, na sua viagem de finalistas adquiriu 10 portas-chaves para oferecer aos seus amigos. Dos 10 porta-chaves 5 eram pirâmides, 3 eram Olhos de Horus e 2 eram Obeliscos. De quantas formas diferentes, o Rui consegue dispor os porta-chaves, sobre uma mesa, por forma a que os Olhos de Horus não fiquem Juntos?

Quanto é que isto dá maltinha? Não tenho soluções e não tenho bem a certeza do resultado. Vi isto noutro fórum e o resultado é completamente diferente do meu lol.

Quanto é que dá ? Já agora..

Compartilhar este post

Link para o post

Dá 14/15???

Eu fui pela negação

Casos favoráveis de ficarem juntos= 3!x8x7! que é equivalente a 3!x8!

Casos possiveis= 10!

Então a probabilidade de não ficarem juntos é igual a 1 menos a probabilidade de ficarem juntos = 1 - (3!x8!)/10! = 14/15

Editado por Nanas

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal alguem me consegue explicar como se resolve aqueles exercicios que aparecem sempre na EM e que esta relacionado com um grafico e depois no enunciado diz por exemplo, quais sao os zeros de f''(x)

O zeros de f''(x) são os pontos de inflexão na função original.

Ja agora, quando saem as notas da primeira fase?

Disseram-me que era dia 10

Editado por speedfire

Compartilhar este post

Link para o post

Dá 14/15???

Eu fui pela negação

Casos favoráveis de ficarem juntos= 3!x8x7! que é equivalente a 3!x8!

Casos possiveis= 10!

Então a probabilidade de não ficarem juntos é igual a 1 menos a probabilidade de ficarem juntos = 1 - (3!x8!)/10! = 14/15

Acho que isto não mete probabilidades ao barulho Nanas.. eles apenas pedem de quantas maneiras não a probabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isto não mete probabilidades ao barulho Nanas.. eles apenas pedem de quantas maneiras não a probabilidade.

Esqueci-me! Então aos casos possiveis retira-se os casos de ficarem juntos. Acho que irá dar e mesma coisa.

10! - 3!X8! = 2286880. É isto?

Já calculo as probabilidades de forma automática :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me! Então aos casos possiveis retira-se os casos de ficarem juntos. Acho que irá dar e mesma coisa.

10! - 3!X8! = 2286880. É isto?

Já calculo as probabilidades de forma automática :lol:

Eu também fui pela negação mas depois tinha feito por arranjos.. mas estava me a dar números estranhos.

o teu 3! corresponde aos lugares para os olhos certo ? e o 8! para os restantes correcto ?

Eu a isso multipliquei o 2! para os "grupos" trocarem de lugar

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também fui pela negação mas depois tinha feito por arranjos.. mas estava me a dar números estranhos.

o teu 3! corresponde aos lugares para os olhos certo ? e o 8! para os restantes correcto ?

Eu a isso multipliquei o 2! para os "grupos" trocarem de lugar

o 3! corresponde ao número de lugares dos olhos. Depois ao 3! multipliquei 8 porque podem ocupar 8 posições todos juntos. Depois multipliquei 7! para os outros porta-chaves.

Nº de casos de ficarem juntos = 3!x8x7! = 3!x8! (pois 8x7!=8!)

Compartilhar este post

Link para o post

o 3! corresponde ao número de lugares dos olhos. Depois ao 3! multipliquei 8 porque podem ocupar 8 posições todos juntos. Depois multipliquei 7! para os outros porta-chaves.

Nº de casos de ficarem juntos = 3!x8x7! = 3!x8! (pois 8x7!=8!)

Já percebi Nanas. Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também fiz e deu-me como o Nanas.

Compartilhar este post

Link para o post

Voces meteram algo na calculadora para amanha?

Sempre que fazia um teste metia a matéria nova no notefolio e agora não precisei de passar nada porque fui completando os apontamentos e assim.

Para além disto tenho a fórmula resolvente e mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a distribuição binominal, as fórmulas da soma, diferença e multiplicação das fórmulas trignométricas, derivadas e desvio-padrão (fórmula)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho nada. A meter alguma coisa, só as fórmulas trigonométricas que não estão no formulário. O resto ou sabes ou não sabes, não vai ser a máquina que te vai salvar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tenho alguns programas na calculadora..

Compartilhar este post

Link para o post

Há algumas fórmulas que dão jeito. Até se não se souber fazer o exercício, dá jeito meter lá umas fórmulas que sempre se deve ter alguns pontos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais? Oh pá, não estou a ver grandes fórmulas para além do que já está no formulário, mas posso não me estar a lembrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Há algumas fórmulas que dão jeito. Até se não se souber fazer o exercício, dá jeito meter lá umas fórmulas que sempre se deve ter alguns pontos.

Nas probabilidades se tu escreveres o que está no enunciado recebes imensos pontos :lol:

Quais? Oh pá, não estou a ver grandes fórmulas para além do que já está no formulário, mas posso não me estar a lembrar.

Tenho o programa para confirmar a derivada, ruffini ( já do ano passado ), equações trig e a tabela com o cos sen etc etc

Compartilhar este post

Link para o post

Eu hoje à tarde vou fazer as segundas fases de 2008 e 2009 e, se tiver tempo, dar uma vista de olhos aos dois do ano passado. Sinto-me preparado mas tenho medo de aparecerem lá coisas que não esteja a contar e depois bloqueie. Se fosse do nível do último intermédio era bem bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu hoje à tarde vou fazer as segundas fases de 2008 e 2009 e, se tiver tempo, dar uma vista de olhos aos dois do ano passado. Sinto-me preparado mas tenho medo de aparecerem lá coisas que não esteja a contar e depois bloqueie. Se fosse do nível do último intermédio era bem bom.

Exacto. Se for como o 1º é que já torço o nariz :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que tive 14 nesse, acho que me dava para entrar onde queria na mesma, mas quero sacar uma boa nota e entrar em férias descansado, sem ter preocupações com isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...