Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Fui enganado a vida inteira. Nunca fiz a equação reduzida da recta tangente a um gráfico num ponto porque não sabia como era. Agora descubro que o m é o f'(x) e o b o f(x). A sério? A sério? Epá, há anos que eu não faço exercícios destes nos testes porque não sabia, e é só esta m*rda? angry.gif

O b não é o f(x), atenção.

Tens de calcular o f(x), sendo x o ponto da recta tangente e fazer isto: f(x)=mx+b. Tendo tudo menos o b, resolves em ordem a isso e tens a equação reduzida da recta.

Compartilhar este post

Link para o post

O b não é o f(x), atenção.

Tens de calcular o f(x), sendo x o ponto da recta tangente e fazer isto: f(x)=mx+b. Tendo tudo menos o b, resolves em ordem a isso e tens a equação reduzida da recta.

Então neste caso:

m=2

f(x)=0=y

0=2x+b

Como é? Isto já me está é a atrofiar todo.

LOL CA BURRO, o x é 0, eles dão isso. eu às vezes só à cabeçada nas paredes. :lol:

Editado por Tikz

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Sorte amanhã pessoal. Vou para a caminha :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Sorte a todo o pessoal que vai fazer "o exame" amanhã.

Eu cá espero que a História não me atraiçoe.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tempo é que existe para concluir o exame de matemática?

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se.

Epá, pqp. A sério. O dos complexos desatinei logo com aquela porcaria mas avancei muito - pode ser que dê qq coisa. No 2.1 espero ter bem, no 2.2 não consegui acabar mas avancei muito também - e aqui só não cheguei mesmo à conclusão daquilo, no 3 espero ter bem. Mas f*da-se, tocou para as 3h estava eu a fazer o gráfico do 4.3, daí para a frente ainda nem tinha visto com atenção o que pediam. :|

O que fiz, correu bem. O problema foi o resto.

Compartilhar este post

Link para o post

m*rda m*rda m*rda m*rda

Não podia ter sido pior

isto, preparei.me imenso e fui a exame com 15, vou tirar nota de caca

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei com a impressão que me correu bem. Logo com a correcção já fico com uma melhor noção.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bocado como o exame de FQ. Não era muito difícil mas era bastante grande. Eu a pensar que ia ter a tolerância para rever as coisas com calma :lol: ainda assim acho que tudo o que fiz está certo, mais ponto menos ponto.

Editado por Apple

Compartilhar este post

Link para o post

Estimo que o GAVE se f*da bem grande.

Da 2.1 do 2º Grupo para a frente não há a p*ta de um exercício que seja óbvio como havia nos outros exames. De todos os exercícios que saíram tiveram de ir buscar os exemplos mais complexos e que custa mais a todos desenvolverem e está muito acima do nível do que se dá nas aulas.

O 2.2 foi igual ao do 1º intermédio e mais fudido e não consegui resolver. O 3 não consegui chegar ao p(A) mesmo desenvolvendo aquilo tudo e nem com os bonecos consegui chegar a alguma conclusão. O 4.1 não deu assintotas verticais e nessa altura fiquei em estado de pânico.

Já não me lembro do resto mas havia uma de monotonia que era fácil, acho.

Agora é assim eu se tenho nota final de 15 e vou a exame tirar pouco mais de 10 quanto esperam que alunos de 18/20 tirem e aqueles alunos que são puramente razoáveis? nojo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na 4.1, ao calcular os limites laterais, tive que usar a Regra de L'Hopital para o

lim x . ln(x)

x ->0+

Tentei mudança de variável, antes de usar a regra, e acho que até fiz bem, mas depois não me lembrei que ln(1/y) = -ln(y). :facepalm:

Espero que o corrector não desconte por ter usado a Regra de L'Hopital.

Compartilhar este post

Link para o post

Estimo que o GAVE se f*da bem grande.Da 2.1 do 2º Grupo para a frente não há a p*ta de um exercício que seja óbvio como havia nos outros exames. De todos os exercícios que saíram tiveram de ir buscar os exemplos mais complexos e que custa mais a todos desenvolverem e está muito acima do nível do que se dá nas aulas.O 2.2 foi igual ao do 1º intermédio e mais fudido e não consegui resolver. O 3 não consegui chegar ao p(A) mesmo desenvolvendo aquilo tudo e nem com os bonecos consegui chegar a alguma conclusão. O 4.1 não deu assintotas verticais e nessa altura fiquei em estado de pânico. Já não me lembro do resto mas havia uma de monotonia que era fácil, acho.Agora é assim eu se tenho nota final de 15 e vou a exame tirar pouco mais de 10 quanto esperam que alunos de 18/20 tirem e aqueles alunos que são puramente razoáveis? nojo.

Eu cheguei ao P(A), entre outras coisas - mas a última "fórmula" que usei foi esta -, com P(A)=P(AintersB)+P(AintersBcontrário). Só ontem é que meti isto na máquina, foi um colega meu que me disse.

P(AintersB) = 1-P(AintersB)contrário, espero eu. :lol:

Nas assimptotas também não me deu nada lol, um colega meu cá fora disse que tinha de mudar a variável em ambas.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou para ver para o ano :medinho:

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Era f*dido. Bem vou à praia para refrescar a minha cabeça e para afogar as mágoas

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que foi o exame mais f*dido que me lembro. Mas acho que dá para tirar boa nota.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem acredito que caí na 3 da escolha múltipla lol

Exame muito difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

f*deeeeeeeeeeeeu. pqp aquela m*rda era gigante, usei 3 folhas de teste e acabei todo suado. E mesmo assim não deu para acabar o das assíntotas verticais e o penúltimo. Enfim, espero bem que não façam a mesma coisa na 2ª fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gastei 15 páginas e não risquei praticamente nada... Era exame de 3h30.

Compartilhar este post

Link para o post

Na 4.1, ao calcular os limites laterais, tive que usar a Regra de L'Hopital para o

lim x . ln(x)

x ->0+

Tentei mudança de variável, antes de usar a regra, e acho que até fiz bem, mas depois não me lembrei que ln(1/y) = -ln(y). :facepalm:

Espero que o corrector não desconte por ter usado a Regra de L'Hopital.

Tens 0. Essa indeterminação era 0 x Infinito e essa regra só se aplica em 0/0 e Infinito/infinito. Deixa que não foste o único, pelo menos na minha escola muito pessoal usou isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim, estou mesmo desiludido. A minha máquina não mostrava dois gráficos ao mesmo tempo, pelo que não consegui fazer a 4.2. Pedi uma máquina à escola, deram-me uma Casio (eu uso Texas) e levaram a minha. Assinei o acordo a pensar que ia ficar com as duas em cima da mesa, mas levaram a minha. Ainda perguntei se era possível darem-me a máquina de volta, mas disseram que era contra o protocolo :lol: com isto, não consegui calcular a intersecção dos dois gráficos e não consegui resolver os complexos porque precisava de passar da forma trigonométrica para a algébrica e não conseguia converter as dízimas em fração irredutível. Concluindo, por causa da máquina, não acabei 3 exercícios. Estou mesmo desiludido e muito triste, lá vou ter que ir à segunda fase.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens 0. Essa indeterminação era 0 x Infinito e essa regra só se aplica em 0/0 e Infinito/infinito. Deixa que não foste o único, pelo menos na minha escola muito pessoal usou isso.

Não :mrgreen:

Eu fiz primeiro que x . ln(x) = ln(x) / x^-1 e assim já é infinito sobre infinito. Só depois é que usei a regra de L'Hopital.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...