Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

Eu sou praxista e tenho uma opinião bem definida sobre a praxe: é uma opção e mais nada. Se eu não estivesse em praxe também tinha amigos e tal, mas escolhi estar em praxe e estou bem. Agora se aparecem marmanjos com apareceram na FDUP a dizer a caloiros para não irem à praxe, isso é que é cobardia e frustração. Se não gostam, não têm que gostar. Só não julguem uma actividade pelos erros que apenas alguns cometem ao fazê-la.

Nós doutores não obrigamos ninguém a estar lá, só queremos é dar a conhecer esta vida que já existe há muitas décadas a miúdos que acabaram de vir para uma realidade nova e não sabem o que fazer nem com quem falar. E volto a dizer: não gostam, não têm que gostar. Uma expressão utilizada muito em praxe é mesmo "só faz falta quem cá está".

Esses marmanjos da FDUP são todos ricas personagens: põem os miúdos alinhados e tudo para falar com eles. Ridículos e pequenos. Têm usado os putos como meros peões numa vingança contra a instituição que é praxe apenas porque não se dão bem com grande parte dos praxistas de lá.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, a praxe é uma opção que as pessoas têm, tal como muitas outras ao longo da vida. quem quer, entra. quem não quer, não entra. agora, estarem a generalizar uma coisa sem antes terem passado por ela

Parei aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Esses marmanjos da FDUP são todos ricas personagens: põem os miúdos alinhados e tudo para falar com eles. Ridículos e pequenos. Têm usado os putos como meros peões numa vingança contra a instituição que é praxe apenas porque não se dão bem com grande parte dos praxistas de lá.

Pois, e segundo me disseram (sabes bem quem foi :mrgreen: ), o "líder" desses gajos foi o gajo que quis que deixasse de haver apoio financeiro para os estudantes universitários porque estes precisam de aprender a ser auto-sustentáveis :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Pois, e segundo me disseram (sabes bem quem foi :mrgreen: ), o "líder" desses gajos foi o gajo que quis que deixasse de haver apoio financeiro para os estudantes universitários porque estes precisam de aprender a ser auto-sustentáveis :lol:

É o MV, certo?

Na quinta vi isso pela primeira vez, todos reunidos na entrada, ri-me tanto :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Meh, lá no ISCTE abriu apenas uma vaga. Estou mesmo à rasca, embora tenha média superior à nota de entrada do ano passado na 2º fase, mas uma vaga é uma vaga. Vamos lá ver se mais alguém também decide mudar de curso agora na segunda fase para abrir mais vagas lá...

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem o Vuk cumprimentou-me no VR. Não te vi Filas, estranho.

Estava lá. Não era um bocado gorda a tua?

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim as praxes não significaram submissão e estar ali feito boneco no meio de veteranos carregados de frustrações a querer descarregar em caloiros acabadinhos de chegar. Com as praxes, além de fazer novos amigos, fiz coisas que nunca pensei fazer, consegui ficar mais desinibido e tudo. Conheci muitos veteranos e nenhum deles, tratou-me de maneira diferente, nenhum rebaixou-me. Se calhar o ISEG é uma Universidade à parte, não conheço as outras nem entrei noutra Universidade.

Mas pronto para alguns ser praxado é apenas ser rebaixado e ser um boneco nas mãos dos veteranos e graúdos.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha praxe, haviam lá dois ou três que claramente usavam aquilo para lhes subir qualquer bocado de auto-estima que lhes faltava no resto do ano. Mantive-me mais longe desses e pronto, caguei e andei.

E é como o sinik diz. Esta semana fiz coisas que antes pensava que não iria fazer, conheci gente brutal (tanto caloiros como veteranos), levei tudo na boa e a semana passou-se. Não acho que tenha sido humilhado nem rebaixado. Muito pelo contrário. Sinto-me orgulhoso desta semana e daquilo que fiz. Sinto-me orgulhoso por ter feito parte daquilo e de toda a simbologia (sim, porque tem, não venham com coisas) que vem com a praxe. Ouvir a balada do estudante na praia deve ter sido das coisas que mais me tocou esta semana.

Mas pronto, quem gosta, gosta. Quem não gosta mete à borda do prato.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim as praxes não significaram submissão e estar ali feito boneco no meio de veteranos carregados de frustrações a querer descarregar em caloiros acabadinhos de chegar. Com as praxes, além de fazer novos amigos, fiz coisas que nunca pensei fazer, consegui ficar mais desinibido e tudo. Conheci muitos veteranos e nenhum deles, tratou-me de maneira diferente, nenhum rebaixou-me. Se calhar o ISEG é uma Universidade à parte, não conheço as outras nem entrei noutra Universidade.

Mas pronto para alguns ser praxado é apenas ser rebaixado e ser um boneco nas mãos dos veteranos e graúdos.

A praxe em Lisboa é completamente diferente da praxe no Porto.

Editado por Perdigas

Compartilhar este post

Link para o post

Quem terá sido? :mrgreen:

Exactamente. E também queria que houvesse aulas na semana de queima, se reduzisse a época de exames... Para além disso foi o gajo que uma vez chegou à minha beira do nada e a dizer que me conhecia do facebook, que sabia que (na altura) era do 1º ano, a tentar criar cúnfias, etc. É grande bicha fds :lol:

É o MV, certo?

Na quinta vi isso pela primeira vez, todos reunidos na entrada, ri-me tanto :lol:

Quem mais poderia ser?

A praxe em Lisboa é completamente diferente da praxe no Porto.

Confere.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui praxado o ano passado na FDL e devo dizer que adorei. Pena ser praticamente só uma semana. Completamente a favor, desde que não haja abusos.

Compartilhar este post

Link para o post

A praxe em Lisboa nem um mês dura? Que meninos! 8-)

Mas vá, que tenham aproveitado isso ao máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

A praxe em Lisboa nem um mês dura? Que meninos! 8-)

Mas vá, que tenham aproveitado isso ao máximo.

A praxe é para a vida toda.

Mas as semanas do caloiro estão a acabar, apesar de ainda haver eventos relacionados com a praxe

Compartilhar este post

Link para o post

A praxe é para a vida toda.

Mas as semanas do caloiro estão a acabar, apesar de ainda haver eventos relacionados com a praxe

Calma rapaz, não é preciso tanto ;)

quando me referi à praxe era exactamente a isso, às semanas do caloiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Praxe é para integrar.

Quem não gosta depois não se queixe que chumba a análise matemática.

Compartilhar este post

Link para o post

o exp(t) foi a praxe para se integrar, mas ficou na mesma icon_sad.gif

Editado por Filas_fcp

Compartilhar este post

Link para o post

Ele também se tentou diferenciar dos demais, mas toda a gente vê que nem assim ele muda :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...