Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

biologia....a cadeira se for como a minha e bem acessivel

Não sei, eu vou para bioquímica ou bioengenharia, são as arêas cientificas que mais me atraem, depois o emprego logo se vê. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Não sei se se lembram, mas eu estava com dúvidas em relação à continuidade no curso de Engenharia Informática que estou a frequentar (estou no 1º ano)... O que me está a levantar incertezas é o facto de estar com algumas dificuldade nas cadeiras de programação, principalmente por não gostar muito de programar, e além disso tendo em conta que gosto mais da parte "exterior" dos computadores, estava inclinado a mudar de curso, ficando na mesma numa engenharia e surgiu-me a ideia, por ser uma área muito idêntica, do MI de Eng. Electrotécnica e de Computadores.

Alguém me pode dizer em que consiste e quais são as semelhanças e diferenças entre ambos os cursos?

Obrigado

tenta ver as cadeiras que tem o curso e o plano de estudos de cada uma.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Electro também há uma grande componente de programação, dependendo da área que fores escolher depois. Mas é como já te disse, marca reuniões com coordenadores de curso e perguntas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu e outros que tenham esse conhecimento. É o curso que pretendo seguir mas até agora só tenho 3 hipóteses para pôr na candidatura.

1 - IST Alameda

2 - FCT

3- IST Tagus Park

4 - ??

5 - ??

6 - ??

Conhecem alguma outra universidade com um bom programa/ensino e condições? Isto em Lisboa.

fcul.

Eu ando na nova e é bacano. Já cá fiz licenciatura antes de ser mestrado integrado e agora comecei o mestrado. Mas não é em lisboa, é na margem sul.

electro e informática é parecido, sim electro tem menos programação mas continua a ter boa quantidade dela.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

fcul.

Eu ando na nova e é bacano. Já cá fiz licenciatura antes de ser mestrado integrado e agora comecei o mestrado. Mas não é em lisboa, é na margem sul.

electro e informática é parecido, sim electro tem menos programação mas continua a ter boa quantidade dela.

tás em informática aqui na fct?

Compartilhar este post

Link para o post

Devo tentar entrar em Engenharia de Telecomunicações e Informática no Taguspark. O ano passado a nota do último colocado foi de 120,3 mas como foi o primeiro ano do curso (se não me engano) o provável é que ela suba esta ano, certo?

Não, não foi o primeiro ano do curso. O que houve foi uma restruturação no curso e que levou à mudança de nome (antes era Redes e Comunicação). A razão dessa nota é que não preencheram as vagas.

No entanto, é provável que suba (pouco) porque a Vice-Presidente do IST Responsável pelo Taguspark tem um fetiche por esse curso e este ano apostou forte na divulgação do mesmo junto das escolas secundárias.

Algumas paginas que poderão interessar:

https://www.facebook.com/tecnicotaguspark

https://www.facebook.com/letinoisttaguspark

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/lerc

Boa sorte!

Tu e outros que tenham esse conhecimento. É o curso que pretendo seguir mas até agora só tenho 3 hipóteses para pôr na candidatura.

1 - IST Alameda

2 - FCT

3- IST Tagus Park

4 - ??

5 - ??

6 - ??

Conhecem alguma outra universidade com um bom programa/ensino e condições? Isto em Lisboa.

Só para esclarecer: O curso de Informática (Licenciatura) é EXACTAMENTE IGUAL quer no Taguspark quer na Alameda. Para o caso de não saberes ;)

Se por acaso quiseres mesmo ficar no Técnico recomendo que entres num curso parecido, Engenharia de Telecomunicações e Informática, e depois farias a mudança de curso no fim do 1º ano (facilmente)

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não foi o primeiro ano do curso. O que houve foi uma restruturação no curso e que levou à mudança de nome (antes era Redes e Comunicação). A razão dessa nota é que não preencheram as vagas.

No entanto, é provável que suba (pouco) porque a Vice-Presidente do IST Responsável pelo Taguspark tem um fetiche por esse curso e este ano apostou forte na divulgação do mesmo junto das escolas secundárias.

Algumas paginas que poderão interessar:

https://www.facebook.com/tecnicotaguspark

https://www.facebook.com/letinoisttaguspark

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/lerc

Boa sorte!

Só para esclarecer: O curso de Informática (Licenciatura) é EXACTAMENTE IGUAL quer no Taguspark quer na Alameda. Para o caso de não saberes ;)

Se por acaso quiseres mesmo ficar no Técnico recomendo que entres num curso parecido, Engenharia de Telecomunicações e Informática, e depois farias a mudança de curso no fim do 1º ano (facilmente)

Ah, desconhecia, muito obrigado pelas informações! Assim fiquei um pouco mais descansado, estava com medo que a média subisse muito, mas com um 137 então deve ser tranquilo entrar.. Um amigo meu com 124 também vai tentar, com ele é que estou mais preocupado que não entre, mas pode ser que seja suficiente.

Editado por Adryan

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Não sei se se lembram, mas eu estava com dúvidas em relação à continuidade no curso de Engenharia Informática que estou a frequentar (estou no 1º ano)... O que me está a levantar incertezas é o facto de estar com algumas dificuldade nas cadeiras de programação, principalmente por não gostar muito de programar, e além disso tendo em conta que gosto mais da parte "exterior" dos computadores, estava inclinado a mudar de curso, ficando na mesma numa engenharia e surgiu-me a ideia, por ser uma área muito idêntica, do MI de Eng. Electrotécnica e de Computadores.

Alguém me pode dizer em que consiste e quais são as semelhanças e diferenças entre ambos os cursos?

Obrigado

O ideal seria veres o plano de estudos da tua faculdade para teres uma ideia. Quando as semelhanças e diferenças, costuma-se dizer que um Eng. Eletrotécnico pode ser um Eng. Informático mas o contrário já não se verifica. Não sei se é ou não, mas a verdade é que muito provavelmente vais ter que programar em todos os anos do teu curso, e claro vais ter a parte elétrica, processamento de sinal, etc etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei, é mesma pela questão regional, não queria ir para o Taguspark. Eu acho que devo conseguir entrar na 1ª opção mas nunca se sabe.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já vi os planos de estudos de ambos os cursos... eu queria é que alguém daqui que estivesse na área me pudesse dar umas luzes do que consistem as cadeiras e o que fazem os engenheiros de ambos cursos no mercado de trabalho.

Obrigado pelas respostas

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já vi os planos de estudos de ambos os cursos... eu queria é que alguém daqui que estivesse na área me pudesse dar umas luzes do que consistem as cadeiras e o que fazem os engenheiros de ambos cursos no mercado de trabalho.

Obrigado pelas respostas

Se estás um bocado à toa sobre que curso fazer (já te vi aqui a perguntar vários cursos), honestamente, acho que devias tirar um ano fora da faculdade. Tinhas um ano para pensares bem no que queres e também para te informares melhor. Entretanto podias arranjar um part-time só para não ficares parado o ano todo, e assim ficavas com algum dinheiro de bolso para ajudar nas propinas da faculdade.

Para mim neste momento, parece que queres fazer um curso só por fazer e não por gostares do que vais fazer.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou explicar as minhas dúvidas desde o inicio... Eu desde +/- o 5º ano que queria entrar para engenharia informatica, pq sempre quis conseguir fazer aqueles programas e jogos que usava no dia-a-dia ou perceber como é que os SO funcionam ( por exemplo, o que acontece lá dentro para o computador abrir uma pasta quando clicamos duas vezes nela... etc), mas nao sei pq nunca me deu o bichinho para aprender por mim proprio antes do curso (talvez por ser um bocado preguiçoso :mrgreen: ). Para verem como eu estava focado neste curso ( se calhar de forma até exagerada) nos exames só trabalhei para o do matemática que era o que interessava (fiz asneira eu sei...).

O meu problema é que só consegui entrar na 2ª fase e isso atrasou-me um pouco e quando cheguei lá fiquei um bocado assustado com as cadeiras, pq já tinham comecado a dar a materia e eu não sabia nada. As de matemática lá consegui acompanhar bem, mas programacão que nem é dificil, eu nunca atinei... No 1º semestre só deixei programação (python). Achei até normal visto que nunca tinha programado... Entretanto começou o 2 semestre... mais uma vez as de matemática passei facilmente, mas as duas de programação voltaram a causar dificuladades. A cadeira de C estava tudo bem até começarem ponteiros e listas... não percebi muito bem aquilo ( além disso a prof nao era grande coisa) e voltei a nao passar. A outra cadeira que até desisti a meio era de programacao em Assembly usando MIPS ( devem saber do que estou a falar, espero eu), foi um completo descalabro... não entendi nadinha daquilo...

Vendo isto a acontecer desanimei e comecei a pensar se realmente aquilo seria o curso certo para mim. então comecei a fazer perguntas sobre outros cursos que à priori poderiam-me interessar e com as vossas opiniões e de outros colegas meus decidir de forma certa de vez...

O problema é que eu gosto mesmo muito da área de informática e queria trabalhar no futuro nesta área de preferencia a fazer o que disse logo no inicio, daí que ande com muitas duvidas sobre o que fazer, pq não sei se consigo acabar o curso sem perder muitos anos e dinheiro, mas ao mudar tenho quase a certeza que me vou arrepender

Desculpem lá o texto longo

Compartilhar este post

Link para o post

Se é mesmo isso que queres é questão de deixares de seres preguiçoso e passares a estudar/programar em casa

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, até pq daqui para a frente só fica mais dificil... Vou-me esforçar mais e lutar pelo que quero... se vir que não está a resultar, tenho mesmo de pensar noutra coisa, mas vou fazer tudo para que isso não aconteça.

Ego Sum, és eng. informatico ou estudante ou trabalhas na area? Se sim podes me indicar sitios ou livros que expliquem mesmo bem programção e de pref. com exemplos? (C, Pythin e assembly principalmente)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, até pq daqui para a frente só fica mais dificil... Vou-me esforçar mais e lutar pelo que quero... se vir que não está a resultar, tenho mesmo de pensar noutra coisa, mas vou fazer tudo para que isso não aconteça.

Ego Sum, és eng. informatico ou estudante ou trabalhas na area? Se sim podes me indicar sitios ou livros que expliquem mesmo bem programção e de pref. com exemplos? (C, Pythin e assembly principalmente)

o Ego Sum é de Economia, mas não falta aqui no fórum pessoal da área. Acho que o melhor sítio que te posso recomendar é o Code Academy. Depois, se tiveres dúvidas podes passar por aqui ou pelo tópico da programação (lá em baixo) que tentamos sempre explicar coisas e podemos sempre consultar as bibliografias da nossa universidade para te indicar alguns livros.

Compartilhar este post

Link para o post

o Ego Sum é de Economia, mas não falta aqui no fórum pessoal da área. Acho que o melhor sítio que te posso recomendar é o Code Academy. Depois, se tiveres dúvidas podes passar por aqui ou pelo tópico da programação (lá em baixo) que tentamos sempre explicar coisas e podemos sempre consultar as bibliografias da nossa universidade para te indicar alguns livros.

Obrigado pela ajuda :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal gostava, caso fosse possivel, que me ajudassem numa coisa:

Eu por segurança reservei o lugar numa universidade privada, mas caso consiga entrar no ensino publico como faço para anular a matricula? Sabem se tenho que pagar o valor anual das propinas ou simplesmente perco o valor que paguei para assegurar a vaga?

Desde já muito obrigado pela ajuda :compinchas:

Editado por EmanuelDias

Compartilhar este post

Link para o post

Bons livros para programação:

C

Pythin

Tenho o primeiro, já ouvi falar muito bem do segundo. De resto é como já te disseram, tens que praticar muito em casa, experimentar novas variantes do código e fazer fluxogramas caso tenhas dificuldade em perceber a lógica do teu código. E comentários. Muitos comentários no teu código. Parecendo que não, ajuda imenso a perceber o que é que faz o quê.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas trabalho na área de tecnologia e com engenheiros informáticos.

Mesmo sendo formado em Economia já estive num workshop de Java e em trabalho já tive de tentar perceber o que está por trás de algumas linhas de código por motivos funcionais.

O conselho que dei aplica-se a todas as áreas. Seja a programar essas linguagens, seja SQL, seja contabilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Começa com Python, é a melhor linguagem para se aprender, é simples e tem uma curva de aprendizagem boa. Ah, e obriga-te a identar, o que dá jeito se ganhares esse hábito, podes ir aprendendo no codeacademy como já aí sugeriram.

Mas se tiveres tempo/paciência, aconselhava-te era um bom livro para te preparar mais a cabeça para programação, eu gosto dos livros do Head First, tem uma abordagem diferente do habitual e explicam bem.

Tenta o Head First Programming (arranjas facilmente pela net, mas eu não disse nada) para começar, onde até usam Python. E aquilo tem problemas interessantes para resolver a meio do livro (pelo menos os outros Head First têm sempre).

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal gostava, caso fosse possivel, que me ajudassem numa coisa:Eu por segurança reservei o lugar numa universidade privada, mas caso consiga entrar no ensino publico como faço para anular a matricula? Sabem se tenho que pagar o valor anual das propinas ou simplesmente perco o valor que paguei para assegurar a vaga?Desde já muito obrigado pela ajuda :compinchas:

É melhor perguntares isso na universidade em causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Último exame do semestre feito. Espero que dê para passar e assim terminar a licenciatura, só deixei 1 valor em branco e correu-me bem por isso estou minimamente confiante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, eu vou para bioquímica ou bioengenharia, são as arêas cientificas que mais me atraem, depois o emprego logo se vê. :mrgreen:

Não pensaste em Engenharia Biomédica?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...