Ricardo Pinto Publicado 25 Julho 2014 rmmp Pegando um bocado naquilo que o Alex disse, e não te conhecendo vou dar a minha opinião, no entanto, volto a dizer, não te conheço especulo só qual será o teu perfil. Tens razão numa coisa tens que procurar arranjar qualificações e sobretudo interesse numa área de formação, porque como dizes te abre a porta para oportunidades de emprego não precário, ainda que não te garanta nada, como é óbvio, no entanto face à tua média, cursos disponívels nesse "range" e supondo que nem tu tens interesse que acabe por justificar um esforço financeiro e/ou os teus pais têm possibilidades de pagar um curso numa privada que efectivamente te seja uma mais valia, sugiro-te a colocares de lado a opção de um curso superior. Procura áreas de formação, investe em ti, mas sobretudo faz isso com cabeça, procura algo que gostes de fazer, porque o que me parece é que tu estás à procura de entrar num curso superior porque sim, porque achas que o tens de fazer e é o rumo que tens de seguir, mas não tens de o fazer, nem o facto de não o fazeres vai fazer de ti uma pior pessoa tendo em conta os padrões da sociedade, porque casos como o teu há bastantes, estou-te a ver entrar num curso superior e depois passado um ano veres que não tens paciência para aquilo, vocação ou algo qualquer. No entanto há outras maneiras de investires em ti, tens é de perder algum tempo a procurar e ser criativo. Em relação a uma privada fica fora de opção, eu gosto de ser muito independente, porém há claro as questões financeiras, e numa privada obrigaria os meus pais a pagaram mais que numa pública, sei que eles não se iriam importar, porém não é algo que eu queira. Em relação em fazer algo sem entrar na universidade, algo que eu gosto bastante é a area do comércio, principalmente porque conheço uma pessoa que começou no comércio muito pobre e agora tem algumas empresas e é milionário, ou seja, com muitas menos condições que eu, construiu uma vida profissional de grande sucesso. Porém para começar em algo assim, ou teria de pedir um empréstimo ao banco, o que não acredito que resultasse, ou aos meus pais, mas tal como na universidade privada, não é algo que eu queira fazer. Tendo eu esta minha paixão por comércio, empresas...penso que os cursos ideias para mim possam ser administração e/ou gestão de empresas, o maior receio é mesmo as disciplinas que irei ter. Em relação a dúvidas de poder ter ou não boas notas na universidade, eu se gostar nem preciso de estudar para tirar uma nota alta (isto no secundário, na universidade estou completamente ciente que tenho de estudar bastante), enquanto se não gostar tenho de estudar para fazer a disciplina. É por isso que eu tenho estas dúvidas, tenho receio de ir para um curso que não me atraía minimamente, isso irá fazer com que passe 3 anos um bocado secantes, em termos de curso e a ter maiores dificuldades que num curso que goste. Desistir não o faria, eu conheço me e sei que mesmo que não goste ou ache dificil, tento ir sempre até ao fim. A média não é alta, como é óbvio, 12.5 não é alto, isto porque não me esforcei durante os 3 anos, nunca fui muito ambicioso, e ao ter disciplinas que não gostava, tal como literatura que fui a exame como externo e apenas tive 9.5 e português que também fui a exame como externo e no ano passado tive 8.5, este ano, já estudei um pouco e deu para o 12. Para os outros exames não estudei, e tive notas razoaveis, tendo em conta a média nacional. Não ir para a universidade, neste momento está praticamente fora de questão, até porque foi algo para que me esforcei um pouco ultimamente, o objectivo era ir para relações públicas, porém a minha personalidade não é a melhor, pois para esse curso tem de se sentir bem a falar para um público e eu se for o "centro das atenções" costumo ficar um pouco intimidado. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 26 Julho 2014 Há uns anos atras queria direito, porém ainda nem vi as médias, mas acredito que não dê, mas também perdi o interesse, pois o objectivo seria ser advogado ou juiz, mas a minha personalidade não é melhor (alias é o oposto) à que é necessário para essas profissões. Já pensei em Relações públicas e em relações internacionais, porém surge o mesmo problema anterior. Depois há gestão e administração, é algo que acredito que gosto, mas tenho receio que não esteja preparado para tal, pois já vi as disciplinas e tem matemática, matemática financeira, economia, tudo disciplinas que não tenho desde o 9º ano (e já lá vão uns anos), apesar de ter sido bom aluno a matemática, neste momento sei pouco e claro há o caso da saída profissional, não sei até que ponto a taxa de empregabilidade seja alta. Sinceramente não faço a minima ideia do que escolher. Turismo, talvez? Agarras nos crustáceos e vais para o Estoril que é onde a malta fixe estuda. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 26 Julho 2014 naitch fazes ai um resumito de IT neste teu 1º ano? fala mais de uma abordagem positiva sff, como se tivesses a convencer um gajo a ir para IT e não GLAT, p.e se conseguisses fazer isso era optimo sff, um primo meu ta com ideias de ir para aí e a mãe dele pediu-me para eu o convencer a ir para a eshte Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 26 Julho 2014 Sim, Boo é tranquilo. IT... IT não é fácil, confesso. As pessoas ás vezes enganam-se e pensam que IT é exclusivamente para formar guias turísticos. Mentira. Apesar de ser um curso muito (principalmente no 1º ano) virado para isso, tens a oportunidade de ter excelentes professores (Cristina Carvalho, principalmente, não sei se a apanhaste) que te guiam para a segunda vertente de IT que é a criação e promoção de itinerários turísticos. Saberes "ler" uma cidade e tentar perceber quais são as atracções principais consoante o grupo de turistas que pede o teu serviço. É algo fascinante, para mim e sem dúvida uma área a explorar mais tarde. Quanto ao plano de estudos, o 1º ano é o menos bom. Não digo pior para não assustar ninguém mas a quantidade de história de portugal que precisas de saber na ponta da língua é assustadora. Não é NADA comparado com aquela treta que se dá no 9º ano. E quem diz História de Portugal diz outra qualquer. Para teres uma hipótese em IT precisas de estudar. Não é à toa que somos chamados ratos de biblioteca porque enquanto toda a gente se está a divertir, nós estamos a marrar 800 anos detalhados de Cultura Portuguesa para a frequência que só vai acontecer dali a 3 semanas. Por isso é preciso gostar muito daquilo. Ao chegar, como qualquer curso da eshte, escolhes duas linguas. Um IT tem que optar por Inglês. É das poucas disciplinas onde toda a gente que lá está diz com toda a certeza que aprende. A Cristina Carvalho que eu mencionei antes é quem dá a disciplina no 2º semestre e é das melhores que eu já lá tive. Impecável mesmo. Explica de uma maneira que tu percebes logo à primeira e, se ele chegar a entrar em IT, vai ouvir muita coisa para assustar sobre ela. Ele que não acredite em nada. A mulher é um anjo. Faz é umas caras às vezes que só te apetece enterrares-te vivo a ti mesmo :lol: Quanto à segunda língua, existe Espanhol, Francês, Alemanha e Italiano por onde escolher. São todas de iniciação portanto é uma questão de escolha. O 2º semestre é praticamente uma continuação do primeiro. No final, realizas logo um estágio de 5, 6 ou 8 semanas. A escola é que te trata disso, não tens que te preocupar com nada. A não ser que queiras ser tu a arranjar por ti onde, claro, eles lavam as mãos e mandam-te à tua vida. Depois é como tudo. Podes ter sorte e arranjares um sítio awesome onde estagiar ou um sítio onde és praticamente escravo deles. É uma questão de ires pedindo opiniões ao pessoal de outros anos. Já adiantando-me um pouco no percurso, tens uma enorme vantagem. Duas grandes viagens. Uma, a meio do 2º ano, sensivelmente uma semana no Sul do País com tudo pago onde o objetivo é conhecer aquela região de Portugal. Não é só divertimento. Vais nessa viagem mas quem vai apresentar os monumentos é a turma. Precisas de ir com a lição estudada. Mas não deixa de ser uma viagem pela qual estou ansioso. A outra é no 3º ano e é, naturalmente, ao Norte de Portugal dentro dos mesmos critérios. Quanto aos professores que dão as aulas... Existem lá umas personagens engraçadas. Desde uma possível apreciadora de vinhos ao pequeno almoço, a um que despe as mulheres com os olhos, o que dá as aulas a olhar para o tecto, a professora que vai sempre de verde e ainda outro que as aulas dele são palco das conversas mais random que já vais ter na vida (para teres uma ideia, ele interrompeu a meio a explicação sobre arte sumeria começou a explicar como é que a avó dele fazia o arroz doce :lol: ). Tens um pouco de tudo. Falando abertamente de dois aspectos positivos; Um deles é sem dúvida a ENORME bagagem cultural com que sais do curso. Aprendes de tudo. Ficas a dominar o território português de Norte a Sul, a conhecer a sua história, os seus monumentos, figuras históricas, caminhos, atalhos, tudo! Então Lisboa ficas a conhecer melhor do que a tua própria casa. O melhor disso é que, ao mesmo tempo que estás a aprender estás a fazê-lo com gosto. O outro aspecto positivo é o ambiente. Normalmente, as turmas de IT têm um núcleo forte. Não somos todos unidos, existem sempre uns que preferem estar mais com os outros e vice-versa mas mesmo dentro desses grupos o espírito de união e entre-ajuda é enorme. Tanto o pessoal do 2º ano (do ponto de vista de alguém a entrar no próximo ano) como do 3º ano são 5 estrelas e garanto-te que ajudam no que puderem. Parece que só estou a falar mal do curso mas não. Ainda agora acabei o 1º ano mas estou a escrever isto com um sorriso nos lábios porque todo aquele trabalho duro acabou por compensar no estágio (dentro da área, obviamente) onde estou hoje e com hipótese de ficar um dia mais tarde cá a título definitivo. Qualquer coisa manda-me MP que eu falo directamente com ele ;) Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 26 Julho 2014 Até acredito que a FMH pela localização seja a melhor do país em muitos aspectos, não no Futebol por motivos culturais e históricos. De facto é a melhor em muita coisa. Na lentidão dos serviços académicos, na incompetência e prepotência da maioria dos profs e nos tachos que para lá andam. De resto, não sei no que pode a FMH ser melhor que a FADEUP. Só nome. E até isso já tá a perder Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 27 Julho 2014 Naitvch, mt obrigado grande ajuda! ;) Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 27 Julho 2014 Pelo que vou ouvindo, a FADEUP, neste momento, é superior à FMH. A FMH, quanto a mim, vale-se da reputação que foi amealhando ao longo dos anos, mas isso não dura para sempre. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 27 Julho 2014 Naitvch, mt obrigado grande ajuda! ;) Se ele precisar de alguma coisa mais específica, let me know ;) Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 28 Julho 2014 Depois de ter chumbado por 0,45V e 0,7V por testes e exame, respectivamente, saíram hoje asnotas da época especial de sólidos II. Tive 15,0 :happy: . Está feita a licenciatura, venha o mestrado(integrado). Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 28 Julho 2014 (editado) Depois de ter chumbado por 0,45V e 0,7V por testes e exame, respectivamente, saíram hoje asnotas da época especial de sólidos II. Tive 15,0 :happy: . Está feita a licenciatura, venha o mestrado(integrado). Parabens :compinchas: sorte..eu ando ca a espera que as colocaçoes saiam :mrgreen: Editado 28 Julho 2014 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 28 Julho 2014 Depois de ter chumbado por 0,45V e 0,7V por testes e exame, respectivamente, saíram hoje asnotas da época especial de sólidos II. Tive 15,0 :happy: . Está feita a licenciatura, venha o mestrado(integrado). Parabéns! :compinchas: Parabens :compinchas: sorte..eu ando ca a espera que as colocaçoes saiam :mrgreen: Boa sorte. Eu soube à bocado que estou colocado para o mestrado que quero :) Compartilhar este post Link para o post
dekap Publicado 28 Julho 2014 Bgdão maltinha :carinhoso: , agora são só mais 2 anitos e tá feito Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 28 Julho 2014 Pelo que vou ouvindo, a FADEUP, neste momento, é superior à FMH. A FMH, quanto a mim, vale-se da reputação que foi amealhando ao longo dos anos, mas isso não dura para sempre. Sem qualquer duvida. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Julho 2014 Hoje concluí a tarefa de seleccionar uns 20-30 abstracts de 220 que tinha pré-seleccionado para servirem de base de referência para a tese. Trabalhar por deadlines é o melhor, se eu e o meu co-orientador não tivessemos apontado para Julho como o deadline desta parte estou mesmo a ver que nem em Novembro lhe pegava... :lol: Próxima meta: até ao final de Agosto ler os que ficarem finais, que ainda aguardo resposta dele aos últimos que enviei, apesar de já me ter elogiado pelos que mandei há uns dias para ver se gostava da minha metodologia, e percebê-los bem para criar umas tabelas e uma base para a introdução teórica da coisa... E isto tudo para uma panelei*ice em que levamos todos de 15 para cima e não serve p um crl lol Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 29 Julho 2014 Hoje concluí a tarefa de seleccionar uns 20-30 abstracts de 220 que tinha pré-seleccionado para servirem de base de referência para a tese. Trabalhar por deadlines é o melhor, se eu e o meu co-orientador não tivessemos apontado para Julho como o deadline desta parte estou mesmo a ver que nem em Novembro lhe pegava... :lol: Próxima meta: até ao final de Agosto ler os que ficarem finais, que ainda aguardo resposta dele aos últimos que enviei, apesar de já me ter elogiado pelos que mandei há uns dias para ver se gostava da minha metodologia, e percebê-los bem para criar umas tabelas e uma base para a introdução teórica da coisa... E isto tudo para uma panelei*ice em que levamos todos de 15 para cima e não serve p um crl lol True Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 29 Julho 2014 Hoje concluí a tarefa de seleccionar uns 20-30 abstracts de 220 que tinha pré-seleccionado para servirem de base de referência para a tese. Trabalhar por deadlines é o melhor, se eu e o meu co-orientador não tivessemos apontado para Julho como o deadline desta parte estou mesmo a ver que nem em Novembro lhe pegava... :lol:Próxima meta: até ao final de Agosto ler os que ficarem finais, que ainda aguardo resposta dele aos últimos que enviei, apesar de já me ter elogiado pelos que mandei há uns dias para ver se gostava da minha metodologia, e percebê-los bem para criar umas tabelas e uma base para a introdução teórica da coisa... E isto tudo para uma panelei*ice em que levamos todos de 15 para cima e não serve p um crl lol Deixa lá, eu acabei, na semana passada, um levantamento de mais de 2000 abstracts, dos quais selecionei 120 para integrar uma revisão sistemática da literatura. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 29 Julho 2014 Alguém do ISEP aqui? Tenho lá conhecidos. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 30 Julho 2014 Porra acabei de me aperceber que neste último semestre fiz uma cadeira que já tinha feito :estrelas: Pqp as transições de planos de estudo... Compartilhar este post Link para o post
J8G Publicado 30 Julho 2014 Pessoal, vou entrar este ano na universidade mas estou com algumas dúvidas em relação aos cursos. Qual acham que é a melhor maneira para ter uma ideia das profissões e tipos de trabalho que se pode ter a partir de cada curso? Eu vejo os planos curriculares mas fico um pouco à nora. Tinha em mente Ciências Biomédica, Bioquímica ou Bioengenharia, mas queria mesmo ter umas luzes em relação ao futuro para decidir. Alguém que possa ajudar? Tks :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 30 Julho 2014 Alguém do ISEP aqui? o Varela. Compartilhar este post Link para o post