Ir para conteúdo
Donnie

[Núcleo] Selecção Nacional

Publicações recomendadas

Por acaso eu posso exagerar, até quando dizia que o Wilson Eduardo podia dar em algo. Mas o caso do Nuno Reis é um caso que me faz mesmo muito impressão.

Só se o gajo estagnou por completo, não percebo. Mas também não é o defesa central mais vulgar do sítio.

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno Reis parece-me ter estagnado, não acho que dê para muito mais do que isto. Já tem 23 anos. Não o estou a chamar velho, mas vejo melhores valores a apareceram para a selecção a médio/longo prazo.

Nós temos aí boas gerações, agora falta saber se esses jogadores serão apostas sérias nos seus clubes, onde possam jogar regularmente e evoluírem para o próximo patamar.

Compartilhar este post

Link para o post

"era de esperar que pelo menos 3 ou 4 estivessem aí a bom nível".

só no teu texto referiste 7 de quem se esperava mais... eu não digo que fossem todos estrelas, longe disso, mas não te esqueças que dos campeões de 89 e 91 foi mais ou menos esse o número dos que chegaram ao top.

Mas nenhum daqueles 7 tem ou tinha um grande potencial, daqueles que permitem chegar a um nível internacional, como os de 89 e 91. São jogadores para terem boas carreiras por cá, não mais que isso.

Por acaso eu posso exagerar, até quando dizia que o Wilson Eduardo podia dar em algo. Mas o caso do Nuno Reis é um caso que me faz mesmo muito impressão.

Só se o gajo estagnou por completo, não percebo. Mas também não é o defesa central mais vulgar do sítio.

Não teve oportunidades, simples. Sem oportunidades, ninguém se transforma num craque. Por cá sempre serviu para fazer número no Sporting. Na Bélgica é e sempre foi titular, mas evoluir na Bélgica é muito diferente de evoluir por cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a adorar que ninguem se lembre do Horta e ande para aí a por Manés e Cavaleiros

A última "convocatória" antes do teu comentário foi minha e estive mesmo até à última para meter o Horta nos 23, até que depois me lembrei que o Vieirinha ainda tem 28 anos e, com isto, partirá à frente do Horta.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nem comentei pela tua foi mais pelo que tenho visto em todos até agora e faz me confusão ver malta a meter o Cavaleiro por ex à frente dele

Compartilhar este post

Link para o post

eu nem comentei pela tua foi mais pelo que tenho visto em todos até agora e faz me confusão ver malta a meter o Cavaleiro por ex à frente dele

Vais viver a tua vida toda nessa mágoa. Os jogadores em Portugal só têm reconhecimento quando vão para os grandes, até porque imensa gente em Portugal nem sabe quem é o Ricardo Horta. Mas, infelizmente para ti, mais ano, menos ano saberão, que o gajo acabará por ir para o Benfica, parece-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Vais viver a tua vida toda nessa mágoa. Os jogadores em Portugal só têm reconhecimento quando vão para os grandes, até porque imensa gente em Portugal nem sabe quem é o Ricardo Horta. Mas, infelizmente para ti, mais ano, menos ano saberão, que o gajo acabará por ir para o Benfica, parece-me.

Porque será que isso acontece.....

Compartilhar este post

Link para o post

Porque será que isso acontece.....

explica me ja agora

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido q o Toze tenha espaco na selecao nos proximos anos, ate 2020 nao sei se vai calçar.

O Joao Mario vai tar no Sporting esta epoca?

Gostava de ver o Castro na seleçao tb, podia ser uma boa alternativa ao William

Compartilhar este post

Link para o post

O IVAN É AVANÇADO!

o Horta também o pode ser e continua a ser melhor que ele..

Compartilhar este post

Link para o post

O Joao Mario vai tar no Sporting esta epoca?

Acho que isso já tá confirmado, e não me admirava nada que ganhasse a titularidade no clube já este ano e começasse a aparecer na selecção. Mas a maior parte dos outros jogadores desta fornada não me parece que estejam assim tão perto de dar o salto.

Compartilhar este post

Link para o post

explica me ja agora

Porque são os únicos clubes têm melhores condições ao nivel das infraestruturas e staff para o desenvolvimento do jogador, são os que mais depressa apresentam um plantel capaz de se debaterem com os melhores clubes europeus e num ano bom vencer uma competição e são os que forçosamente têm de apresentar resultados no fim de épocas.

Como é que posso reconhecer o mesmo mérito de um jogador do Porto com um do Setúbal se os niveis de exigência são claramente distintos?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque são os únicos clubes têm melhores condições ao nivel das infraestruturas e staff para o desenvolvimento do jogador, são os que mais depressa apresentam um plantel capaz de se debaterem com os melhores clubes europeus e num ano bom vencer uma competição e são os que forçosamente têm de apresentar resultados no fim de épocas.

Como é que posso reconhecer o mesmo mérito de um jogador do Porto com um do Setúbal se os niveis de exigência são claramente distintos?

Se um jogador num clube com menos condições ao nivel de infraestruturas e staff consegue apresentar um rendimento melhor do que jogadores que jogam nesses clubes, vai ainda a um torneio pela selecção nacional do seu escalão e é jogador revelação, como é que não lhe reconheces o mesmo ou mais mérito?

Compartilhar este post

Link para o post

Se um jogador num clube com menos condições ao nivel de infraestruturas e staff consegue apresentar um rendimento melhor do que jogadores que jogam nesses clubes, vai ainda a um torneio pela selecção nacional do seu escalão e é jogador revelação, como é que não lhe reconheces o mesmo ou mais mérito?

Não vais dizer o Ricardo Horta pois não? É que se vais, há n exemplos de jogadores em origem em clubes pequenos e mostraram pouco andamento para um nivel de seleção, que vai de encontro ao meu ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Estávamos a falar do horta nao percebi a surpresa.. Eu questionei o facto de andarem a meter cavaleiros à frente dele..

Se estávamos a falar dele n percebo a surpresa. Eu questionei o facto de andarem a meter.cavaleiros a frente dele. Cálculo q assim q ele assine por Benfica/Porto/Sporting ja passe a ser selecionável

Edit: ja para n falar que este alem de números tem qualidade e potencial.

Editado por Shark

Compartilhar este post

Link para o post

Estávamos a falar do horta nao percebi a surpresa.. Eu questionei o facto de andarem a meter cavaleiros à frente dele..

Se estávamos a falar dele n percebo a surpresa. Eu questionei o facto de andarem a meter.cavaleiros a frente dele. Cálculo q assim q ele assine por Benfica/Porto/Sporting ja passe a ser selecionável

Edit: ja para n falar que este alem de números tem qualidade e potencial.

Se provar qualidade ai, que acho que é um passo natural a acontecer , que é dar um salto para um sitio com mais possibilidades de desenvolvimento, e acho muito bem que seja selecionavel . Agora ter uns numeros razoáveis pelo Setubal, no meio de uma equipa banal tem muito que se lhe diga.

Compartilhar este post

Link para o post

Se provar qualidade ai, que acho que é um passo natural a acontecer , que é dar um salto para um sitio com mais possibilidades de desenvolvimento, e acho muito bem que seja selecionavel . Agora ter uns numeros razoáveis pelo Setubal, no meio de uma equipa banal tem muito que se lhe diga.

Apesar de todo o potencial que lhe possam ver, a verdade é esta

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que eu acho que o Horta é um dos grandes talentos próximos para a seleção. O que não invalida que o Ivan só possa contar para avançado.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de todo o potencial que lhe possam ver, a verdade é esta

é uma verdade errada na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa leitura.

Permite-me refletir sobre alguns aspectos interessantes.

Eu defendo que a condição física e o próprio desenvolvimento físico do atleta deva existir em complementariedade com o treino, através da sua rotina, alimentação, atividades de complemento ao treino, etc.

Sou ultra-apologista da recuperação ativa em tempo real, por assim dizer. Quando estamos a falar de alto rendimento, enquanto uns fazem alguma coisa "produtiva", os outros recuperam ativamente e depois troca-se.

No futebol de alto rendimento ao contrário da formação o grupo tem uma necessidade de homogeneidade no seu nível qualitativo muito vincada. Isto porque se perder um jogador, ou se precisar de mexer, quero que o nível de todos seja equilibrado para não perder qualidade globalizada e enquanto com jovens o treino poderá ser mais dividido nos seus objectivos, tendo várias estações diferentes, para grupos de nível diferentes dentro do grupo, com séniores e em alto rendimento, quero que todos passem por experiências semelhantes ao nível da compreensão do modelo e dos princípios do ou dos vários sistemas. Não quero com isto dizer que o treino é igual para todos. Pelo contrário. A aquisição daquilo que compreende o meu modelo de jogo é que deve ser semelhante a toda a linha. Depois o estímulo de factores como a capacidade de decisão, a criatividade, a imprevisibilidade, etc, é que fazem a diferença e geram a dinâmica dentro do modelo que torna posteriormente um sistema de jogo em algo vivo. E é nisso que me foco particularmente claro. No desenvolvimento da individualidade do atleta. Isto é. Se todos decidirem bem, o conjunto funcionará de forma otimizada como é óbvio.

Agora, sendo isto uma realidade para mim, quanto ao futebol de alto rendimento, também me parece óbvio que não existindo a necessidade e sendo para mim ideal que os jogadores do grupo de 20 ou de 23 ou seja o que for, passem todos por determinadas experiências e que exista essa homogeneidade, então, posso perfeitamente aproveitar da melhor forma o espaço de treino e o número de elementos que tenho para estar sempre a recuperar, digamos. Enquanto se faz "A" de um lado, os outros recuperam, depois troca-se. Claro, que mediante necessidades temporais, objetivos específicos, etc, o treino pode ser mais focado na aquisição na sua globalidade e ter depois um treino mais dedicado somente à recuperação, mas prefiro trabalhar da primeira forma. Economiza-me tempo a longo prazo e promove melhor rendimento não só físico como psicológico, visto que a nossa capacidade de concentração é limitada e os momentos em que se recupera, descarregam também carga emocional, para que o exercício seguinte seja de novo à máxima intensidade a todos os níveis.

Outra coisa que considero importante é que se crie uma habituação generalizada a um ambiente de intensidade elevada a toda a linha do treino. Quando é para beber água por exemplo, não se vai a passo, vai-se em corrida lenta. Nunca perder a ativação é importante para que o corpo a médio/longo prazo se adapte a maiores períodos de fadiga. Os momentos de relaxe devem ser integrados no treino na forma de recuperação, para que sejam na mesma envolvidos de processos psico-fisiológicos que beneficiem o atleta. Para que nunca se pare a evolução.

E depois sim, no resto do tempo é tudo complementar. Ginásios, trabalho de desenvolvimento físico específico, uma coisa que eu considero muito importante e ninguém faz, que é o desenvolvimento e apuramento de características psico-fisiológicas específicas que mexem com o binómio reação/decisão, como o tempo cronométrico mental, a rotina do jogador, o acondicionamento ambiental do mesmo, a alimentação, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...