Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Bem, criei um 4-2-3-1 que ofensivamente está claramente a bombar. O meu problema está a ser claramente defensivo, e nem é pelos laterais, esses andam a cortar tudo. O meu problema está nos centrais, estão completamente aos papeis. Ou deixam o atacante passar sem pressionar, ou entao pressionam quando tem 0% de possibilidades de cortar a bola, deixando espaço nas costas onde a bola entra sempre sempre sempre.

Quanto aos centrais, algumas dicas por aqui ?

E uma duvida ofensiva, passes para o espaço vazio, conseguem? Não me estou a referir à instrução, mas sim a terem os jogadores a meter alguma bola nas costas da defesa, quando possivel. É a única coisa que me falta :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas

Tenho 2 taticas mas simplesmente nao consigo criar oportunidades , e o adversario domina completamente o jogo com 3,4 oportunidades de golo por jogo ,acabei de perder 5-2 e 1-0 com o zenit e o shakhtar respetivamente , simplesmente nao percebo , a equipa nao joga nada , é completamente encostada ás cordas pelo adversario , ate perdi 3-0 com rio ave.

Deixo aqui as taticas para que alguem me possa ajudar e dizer o que esta a fazer com que a tatica nao funcione

desde ja obrigado

Para começar é preciso dar consistência a esse meio-campo, um MC com função de ataque não é a melhor opção, é uma função de jogador vagabundo, portanto muito frequentemente em vez de teres 3 médios, só vais ter 2. Experimenta antes com função de apoiar, um CJA ou um box-to-box. Um pinheiro no centro da área também não é a melhor opção quando se usa avançados interiores, precisas antes de um jogador que arraste os laterais e abra espaço para as entradas dos interiores, mas se queres jogar com o pinheiro então seria melhor usar extremos ou pelo menos um extremo.

Bem, criei um 4-2-3-1 que ofensivamente está claramente a bombar. O meu problema está a ser claramente defensivo, e nem é pelos laterais, esses andam a cortar tudo. O meu problema está nos centrais, estão completamente aos papeis. Ou deixam o atacante passar sem pressionar, ou entao pressionam quando tem 0% de possibilidades de cortar a bola, deixando espaço nas costas onde a bola entra sempre sempre sempre.

E uma duvida ofensiva, passes para o espaço vazio, conseguem? Não me estou a referir à instrução, mas sim a terem os jogadores a meter alguma bola nas costas da defesa, quando possivel. É a única coisa que me falta :cadeirada:

Para meteres bolas nas costas da defesa tens que obrigar a defesa do adversário a subir. Se vais jogar a pressioná-los muito e a encostá-los à área deles, onde é que há espaço para colocar a bola nas costas ???

Compartilhar este post

Link para o post

Para começar é preciso dar consistência a esse meio-campo, um MC com função de ataque não é a melhor opção, é uma função de jogador vagabundo, portanto muito frequentemente em vez de teres 3 médios, só vais ter 2. Experimenta antes com função de apoiar, um CJA ou um box-to-box. Um pinheiro no centro da área também não é a melhor opção quando se usa avançados interiores, precisas antes de um jogador que arraste os laterais e abra espaço para as entradas dos interiores, mas se queres jogar com o pinheiro então seria melhor usar extremos ou pelo menos um extremo.

Para meteres bolas nas costas da defesa tens que obrigar a defesa do adversário a subir. Se vais jogar a pressioná-los muito e a encostá-los à área deles, onde é que há espaço para colocar a bola nas costas ???

Ok vou colocar entao um cja , mas o pl inicialmente estava em av mas como ele nao estava a marcar muitos golos e a funçao ponta de lança fixo era a preferida dele eu metio a fixo.

entao será algo assim

IeDF5I6.jpg

Mas achas que sofro alguns ricos em colocar o alex sandro a ala com a funçao atacar ?,

Compartilhar este post

Link para o post

para mim é o melhor sistema para jogar neste FM o 4-2-3-1, exprimenta passar para um sistema mais rigido e disciplinado, eu fiz isso e vi a equipa a pressionar muito mais, quanto aos passes para o espaço vazio tambem nao vejo a equipa a fazer grandes passes em profundidade, uma vez por outra apenas, é quase como o trocar de posiçao vejo-os a trocar so as vezes, outras vezes da-me a sensaçao que nem trocam

Boas

Tenho 2 taticas mas simplesmente nao consigo criar oportunidades , e o adversario domina completamente o jogo com 3,4 oportunidades de golo por jogo ,acabei de perder 5-2 e 1-0 com o zenit e o shakhtar respetivamente , simplesmente nao percebo , a equipa nao joga nada , é completamente encostada ás cordas pelo adversario , ate perdi 3-0 com rio ave.

Deixo aqui as taticas para que alguem me possa ajudar e dizer o que esta a fazer com que a tatica nao funcione

desde ja obrigado

posso estar enganado mas pelo que ja vi a estrategia controlar neste FM fica muito a quem, a minha ultima cartada para tentar jogar a controlar vai ser cm um sistema regido e disciplinado, se mesmo assim nao funcionar deixo de lado a estrategia controlar

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Capone que diferenças é que tens notado entre o fluido e o rígido? Não sentes que ficas com pouco apoio e não se torna um jogo um pouco previsível devido à pouca liberdade criativa?

Compartilhar este post

Link para o post

posso estar enganado mas pelo que ja vi a estrategia controlar neste FM fica muito a quem, a minha ultima cartada para tentar jogar a controlar vai ser cm um sistema regido e disciplinado, se mesmo assim nao funcionar deixo de lado a estrategia controlar

aconselhas atacar e muito fluido ?

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

Capone que diferenças é que tens notado entre o fluido e o rígido? Não sentes que ficas com pouco apoio e não se torna um jogo um pouco previsível devido à pouca liberdade criativa?

nem por isso, ate tou a gostar bastante, sinto que a equipa faz mais aquilo que eu quero...mas so uso esse sistema em jogos dificeis, e apoio por acaso ate tenho bastante, pq os jogadores fazem exactamente o que lhes pedes ou seja os CJA OU CJR jogam mesmo nas posiçoes deles nem mais atras nem mais a frente, isto quando é a atacar claro, e dao mais apoio na troca de bola, os defesas so atacam quando nao ha perigoso e dao bastante consestencia defensiva, e a equipa parece pressionar mais e melhor e desarma mais o adversario

Compartilhar este post

Link para o post

aconselhas atacar e muito fluido ?

atacar sem duvida, e um sistema fluido para jogos em que sejas o favorito e outro mais rigido para jogos mais dificeis

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem referi isso, mas já sabes como é que eu jogo ahah :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

nem por isso, ate tou a gostar bastante, sinto que a equipa faz mais aquilo que eu quero...mas so uso esse sistema em jogos dificeis, e apoio por acaso ate tenho bastante, pq os jogadores fazem exactamente o que lhes pedes ou seja os CJA OU CJR jogam mesmo nas posiçoes deles nem mais atras nem mais a frente, isto quando é a atacar claro, e dao mais apoio na troca de bola, os defesas so atacam quando nao ha perigoso e dao bastante consestencia defensiva, e a equipa parece pressionar mais e melhor e desarma mais o adversario

Parece ser interessante, talvez experimente aqui no glorioso( :carinhoso: ), tb vou experimentar um atacar/equilibrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece ser interessante, talvez experimente aqui no glorioso( :carinhoso: ), tb vou experimentar um atacar/equilibrado.

por exemplo no meu sistema rigido e disciplinado tenho 2 laterais automaticos, pensava que eu iam ficar os dois atras, errado, se estao automaticos e se a estrategia é atacar entao eles atacam so que como é um sistema mais rigido entao sobe aquele do lado onde a equipa esta a atacar e o outro fica atras, se por acaso trocarem a bola de flanco e começarem a atacar pelo outro lado entao esse recua e sobe o outro que tinha ficado recuado

Compartilhar este post

Link para o post

b271387d8ed77d3f643aaadf8f1ea703.png

Expliquem-me pf que mais posso eu fazer para que o meu PL não pegue na bola no meio campo, dê três passos e remate a 30 metros da baliza...

Compartilhar este post

Link para o post

se queres jogar com um falso 9 que corra com a bola ate la a frente tens que por na equipa a instruçao correr para cima da defesa

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tambem está... O que eu queria era que ele segurasse a bola para permitir a subida da equipa e depois a entregasse a um médio. A opção de rematar menos é mesmo para evitar os remates de longe disparatados...

Compartilhar este post

Link para o post

A novidade neste FM, ao contrário de qualquer outra edição, é que as táctica têm apenas a ver com dois aspectos, ou seja, enquanto que no fm13 o pessoal via aquelas barrinhas todas giras e mexia naquilo tudo (mesmo que não soubesse o que estava a fazer), agora há dois elementos que são preponderantes:

a) instruções de banco

b) funções dos jogadores

Quer isto dizer que cada função passou a estar submetida a uma determinada lógica (isto é, instruções), portanto se querem alterar as funções, só podem alterar as que estão disponíveis. Neste contexto há desde logo um aspecto que salta à vista: há instruções que não se percebe se estão ou não disponíveis ou se são instruções por defeito face à função do jogador. É um assunto que tem sido de alguma forma debatido e que merecia mais esclarecimento por parte da SI, pois a informação que temos é que a instrução está indisponível para a posição e função do jogador.

Michael o que me parece é que cada posiçao ja tem as suas funçoes\movimentos naturais predefinidos, pondo a SI á nossa disposiçao as opçoes onde podemos acrescentar algo ou cortar algo....isto nao é assim tao basico, mas parece me a maneira mais facil de entender!

Por exemplo se escolhes um avançado interior ele ja faz o movimento de cortar para dentro sem lhe dares instruçoes, dps a SI da nos as opçoes de escolhar no passe, em rematar mais ou menos em fintar..sao so alguns exemplos! Se escolhes um extremo é igual, este por predefiniçao vai jogar colado á linha!

Se me disserem se acho isto bem, nao acho!! Mas para o negocio da SI é mt melhor pq agora qq um consegue pegar no FM e minimamente criar uma tactica jogavel!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tambem está... O que eu queria era que ele segurasse a bola para permitir a subida da equipa e depois a entregasse a um médio. A opção de rematar menos é mesmo para evitar os remates de longe disparatados...

mete fintar menos que ele assim segura a bola e mete mais passes de risco que assim que ele mete passes em profundidade para os extremos

fds o peixoto fintou-me a equipa quase toda e quase marcava :lol:

jogas com estrategia controlar?

Compartilhar este post

Link para o post

jogas com estrategia controlar?

Mudei nesse jogo para atacante por causa do que tinhas dito :laugh:

Mas a equipa tá melhor desde que deixei de mudar sempre de tatica.

Compartilhar este post

Link para o post

Mudei nesse jogo para atacante por causa do que tinhas dito :laugh:

Mas a equipa tá melhor desde que deixei de mudar sempre de tatica.

se vires que a equipa pressiona pouco e nao desarma bem, mete rigido e disciplinado, podes jogar em controlar, eu ja percebi onde esta o erro, nao esta na estrategia mas sim na filosofia e na liberdade creativa, rigido e mais disciplinado os jogadores fazem mais aquilo que tu queres

Compartilhar este post

Link para o post

A defesa já não mexo mais, não vá o diabo tecelas. :mrgreen:

O que me ta a chatear é que o avançado não marca os golos que queria.

Compartilhar este post

Link para o post

A defesa já não mexo mais, não vá o diabo tecelas. :mrgreen:

O que me ta a chatear é que o avançado não marca os golos que queria.

exprimenta meter o avançado a jogar na posiçao que se sente mais confortavel e deixa por defeito as instruçoes dele, eu tenho usado assim e tenho me dado bem, mas o meu PL é o Cardozo talvez isso faça uma grande diferença :biggrin: bem vou-me pirar, ate amanha :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aqui está um ponto importante que o Capone referiu: se vocês definem uma função para um jogador e depois dão-lhe 5 ou 6 ou mais instruções, então é porque estão a escolher mal a função e mais vale optar por outra que implique menos instruções, isto é, outra função que já tenha por defeito as instruções que queriam dar. "E não vai dar ao mesmo ???" perguntam vocês. Claro que não vai, porque cada função tem uma mentalidade e uma liberdade criativa implícita.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que li nas últimas páginas. Parece que o mais importante é montar a táctica e definir os papeis dos jogadores, e nas instruções da equipa definir o estilo de jogo pretendido. Depois nos jogadores apenas se definem pequenos ajustes... é isso???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...