Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

el_capone.

Consegui meter a equipa a jogar com aquela táctica que coloquei. A cena é que a nível de golos ainda não está a 100%.

Mas em termos de defender, está muito bem. 3 jogos, 3 golos sofridos (foi o primeiro que sofri 3 golos porque meti mal algumas instruções) mas depois ajeitei e nada passa.

Compartilhar este post

Link para o post

é natural que assim o seja, pois realmente isto melhorou em algumas coisas mas piorou bastante noutras, eu tambem estou indignado, nao propriamente pelos erros em si, mas pelo facto de fazerem este jogo a nos e simplesmente parecer que se estao cagando, tem os bolsos cheios ja, nao tem um concorrente a altura e é o desleixo total, a impenssao que eu tenho é que eles nem testaram o jogo lançaram a beta e nos que testasse-mos, nao estariam certamente a espera é que o jogo estivesse com tantos erros nomeadamente a nivel tactico e agora é que andam a correr para tentar corrigir tudo, mas volto a dizer o problema disto é eles nao terem um concorrente a altura, é quase como numa equipa de futebol, um jogador que nao tenha um suplente para a sua posiçao a morder-lhe os calcanhares nao se esforça tanto pq sabe que tem o lugar garantido, salvo algumas excessoes, posso estar a ser injusto mas o que eu acho é que este ano houve um desleixo quase total, enfim tambem estou a mostrar a minha indignaçao, veremos entao se mudaram alguma coisa, é que ha coisas que realmente ainda agora acabei de sofrer um golo ao min 90 num livre lateral em que a barreira é feita ao lado em vez de ser em frente a quem vai chutar, entao para isso nem valia a pena fazer barreira, isto so demostra o quanto a SI teve atenta ao motor de jogo, é apenas a minha opiniao.

Capo sinceramente fiquei mt desiludido com este TC! Se era para o pessoal nao dar instrucçoes que nao tinham logica, sinceramente nao vejo onde isso esta...

Nao gosto! Para quem nunca jogou FM acredito que seja mais acessivel, mas para quem smp jogou parece me que regrediu!

O motor de jogo esta mais bonito, mas com enormes bugs!

Ainda nao consegui por um lateral ou um extremo meu a fazer cruzamentos recuados, coisa que as equipas adversarias fazem smp e esta quase smp um ou dois gajos sozinhos na entrada da area!

Pq raio nao posso proibir os meu laterais de centrar?....se tenho laterais fracos em cruzamentos, nao posso fazer nada! ou digo para os homens so defenderem, ou qd la vao fazem cruzamentos da caga!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, está na hora de começar um novo save e depois de um fim de semana de muitas indecisões, já tenho equipa!

Verifiquei que há pessoal interessado em replicar o 3-4-1-2 do Liverpool e aí está o que irei fazer, ou pelo menos tentar!

Para quem estiver interessado tem aqui uma boa base para trabalhar:

Premier League Official SIte - Talking tactics: Rodgers' all new winning formula - Análise táctica realizada pelos senhores da Premier League, está muito bom!

Liverpool FC Guide for FM14 - Aqui têm um bom resumo sobre a actual equipa do Liverpool

How to create a successful tactic on Football Manager

12 Step Guide for FM14

Estes 2 últimos são muito parecidos. Todos estes artigos são da autoria de quem os escreveu (poderão verificar o autor nas respectivas páginas), apenas estou a partilhar conhecimento de alguns senhores que percebem bem mais disto do que eu. :wink:

Vou pôr mãos à obra e trabalhar nesta táctica, vou colocando Updates sobre o caso... Se acharem melhor criamos um tópico só para este sistema de jogo.

Bons jogos pessoal! :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, o que disse em privado ao Capone repito aqui para todos, parece-me do mais básico senso comum que saibam.

Tenho tido umas conversas muito interessantes [censurado]. O que tem dado para perceber, é que eles perceberam que meteram os pés pelas mãos:

a) de início os laterais tinham um problema de serem sobre-avaliados nos jogos, corrigiram e fizeram m*rda porque os jogadores passaram a ter classificações da treta. Agora parece que já conseguiram um meio-termo mas ainda não estão contentes (o problema está a ser tratado)

b) Distribuição dos GK: é um problema que eles já detectaram e trata-se de um bug a ser corrigido

c) Ponta de Lança vem perto nos lançamentos laterais: este é um bug que se arrastou do fm13 para o fm14, está agora detectado e vai ser corrigido;

d) Jogadores não pressionam: mais um bug detectado e sobre o qual estão a trabalhar para ser feita a correcção

e) Más traduções e descrições mais detalhadas: as traduções (para português, que é o que nos interessa) já foram corrigidas mas vão ficar a aguardar o novo patch. A SI entende que as descrições das instruções (as caixinhas que aparecem quando se põe o rato na instrução) precisam de melhorias.

Tudo isto e mais uma série de problemas / bugs estão a ser trabalhados / corrigidos para um novo patch update que por agora ainda não tem data de lançamento. Neste contexto, o que este gajo acabou por confessar (inadvertidamente ou não, já não sei) é que o motor do jogo está a ser reformulado para lançamento no tal novo patch.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso aqui até me queixo porque estes gajo só fazem 1 cruzamento por mês.

Compartilhar este post

Link para o post

Capo consegues por a equipa a jogar em transicoes rapidas?

Que instruçoes das?

atacante fluido correr para cima da defesa, e jogar com intensidade, estas no meu ver sao as principais, o resto depois vai depender do estilo de cada um

Compartilhar este post

Link para o post

atacante fluido correr para cima da defesa, e jogar com intensidade, estas no meu ver sao as principais, o resto depois vai depender do estilo de cada um

Que diferenças notas em jogar com intensidade, com o ritmo mt mais rapido?

Compartilhar este post

Link para o post

el_capone.

Consegui meter a equipa a jogar com aquela táctica que coloquei. A cena é que a nível de golos ainda não está a 100%.

Mas em termos de defender, está muito bem. 3 jogos, 3 golos sofridos (foi o primeiro que sofri 3 golos porque meti mal algumas instruções) mas depois ajeitei e nada passa.

tens a estrategia a controlar ne? nao notas que os Pls tao sempre bem marcados? a sensaçao que tenho é que quando se demora um bocado mais a construir jogo é dificil desposionar a defesa e os nossos jogadores ficam bem marcados

Capo sinceramente fiquei mt desiludido com este TC! Se era para o pessoal nao dar instrucçoes que nao tinham logica, sinceramente nao vejo onde isso esta...

Nao gosto! Para quem nunca jogou FM acredito que seja mais acessivel, mas para quem smp jogou parece me que regrediu!

O motor de jogo esta mais bonito, mas com enormes bugs!

Ainda nao consegui por um lateral ou um extremo meu a fazer cruzamentos recuados, coisa que as equipas adversarias fazem smp e esta quase smp um ou dois gajos sozinhos na entrada da area!

Pq raio nao posso proibir os meu laterais de centrar?....se tenho laterais fracos em cruzamentos, nao posso fazer nada! ou digo para os homens so defenderem, ou qd la vao fazem cruzamentos da caga!

é verdade mas segundo se consta eles tao a trabalhar para melhorar isso tudo

o muito mais rapido parece-me uma situaçao de desespero de querer meter logo a bola na frente em todo o costo, da-me a sensaçao que é uma especie de sobrecarregar e arriscar mais é assim que tens a bola olhar la para a frente e meter logo a bola em que tiver mais desmarcado, mas para ser sincero ainda nao testei

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado a testar o que sera melhor se extremos se avançados interiores!!

Sinceramente para transiçoes rapidas, parece me que com extremos corre mt melhor...parece me que os avançados interiores param mt o jogo!

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado a testar o que sera melhor se extremos se avançados interiores!!

Sinceramente para transiçoes rapidas, parece me que com extremos corre mt melhor...parece me que os avançados interiores param mt o jogo!

tambem ja reparei nisso, tem que se dar a opçao fintar mais senao eles nao correm com bola lol

Compartilhar este post

Link para o post

tambem ja reparei nisso, tem que se dar a opçao fintar mais senao eles nao correm com bola lol

das a opçao de fintar tb aos extremos?

Compartilhar este post

Link para o post

das a opçao de fintar tb aos extremos?

nao, mas os avançados interiores costumo dar, os extremos ate agora do que tenho visto tem corrido bem com a bola

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso o que noto é que com maior intensidade os jogadores da nossa equipa pressionam melhor, se o ritmo é mais baixo há logo aquele problema de não pressionarem,

tens a estrategia a controlar ne? nao notas que os Pls tao sempre bem marcados? a sensaçao que tenho é que quando se demora um bocado mais a construir jogo é dificil desposionar a defesa e os nossos jogadores ficam bem marcados

é verdade mas segundo se consta eles tao a trabalhar para melhorar isso tudo

o muito mais rapido parece-me uma situaçao de desespero de querer meter logo a bola na frente em todo o costo, da-me a sensaçao que é uma especie de sobrecarregar e arriscar mais é assim que tens a bola olhar la para a frente e meter logo a bola em que tiver mais desmarcado, mas para ser sincero ainda nao testei

O que também se nota é que a posição 9, qualquer que seja a função dada ao jogador, precisa de uma grande revisão, os jogadores nessa posição mal fazem um passe, mal fintam, apenas participam no jogo com finalizações de cruzamentos ou bolas perdidas na área e muito raramente lá fazem um passe a rasgar para um avançado interior.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu jogo com Ponta de lança e nao me posso queixar! Vejo varias vezes o homem a pegar na bola e partir para cima dos defesas e ja o vi varias vezes a fazer passes a isolar os extremos

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu jogo com Ponta de lança e nao me posso queixar! Vejo varias vezes o homem a pegar na bola e partir para cima dos defesas e ja o vi varias vezes a fazer passes a isolar os extremos

Tenho que lhe dar mais apoios e envolver mais os laterais. Eu neste momento, depois da pré-época e 3 jogos no campeonato tenho posse de bola entre 65 e 70% (nas 1ªas partes anda pelos 75%) remates anda entre os 20 e 30, excepto agora em casa contra o Estoril que foram 15 e tive o melhor resultado (3-0), os meus construtores (recuado e avançado) andam a fazer entre 100 e 150 passes por jogo. Apenas sinto falta de mais envolvência dos laterais, tenho-os a apoiar porque com uma filosofia muito fluída achava que não era preciso mais... parece que é, só que assim já não posso ter o médio defensivo a apoiar e colocar-se ao lado do CJR para libertar o CJA para zonas mais avançadas, tenho que por o médio defensivo com função de defender (não tenho gostado do regista, baixa muito, sobe muito, é muito excitado no campo para o meu gosto, o MD enquadra-se melhor nesta filosofia). O PL é que ainda não sei se o tenha mais avançado e o faça vir mais atrás, ou se o tenha mais atrás e avance em apoio com os restantes jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim noto mas também pode ser por não serem de qualidade absoluta os meus avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho que lhe dar mais apoios e envolver mais os laterais. Eu neste momento, depois da pré-época e 3 jogos no campeonato tenho posse de bola entre 65 e 70% (nas 1ªas partes anda pelos 75%) remates anda entre os 20 e 30, excepto agora em casa contra o Estoril que foram 15 e tive o melhor resultado (3-0), os meus construtores (recuado e avançado) andam a fazer entre 100 e 150 passes por jogo. Apenas sinto falta de mais envolvência dos laterais, tenho-os a apoiar porque com uma filosofia muito fluída achava que não era preciso mais... parece que é, só que assim já não posso ter o médio defensivo a apoiar e colocar-se ao lado do CJR para libertar o CJA para zonas mais avançadas, tenho que por o médio defensivo com função de defender (não tenho gostado do regista, baixa muito, sobe muito, é muito excitado no campo para o meu gosto, o MD enquadra-se melhor nesta filosofia). O PL é que ainda não sei se o tenha mais avançado e o faça vir mais atrás, ou se o tenha mais atrás e avance em apoio com os restantes jogadores.

Porque não experimentas o pivô defensivo?

Com alas a atacar e a apoiar bastante e visto que tens um CJR (vem buscar o jogo mais atrás) o pivô defensivo apoia bem os médios á sua frente e junto com os DC cria uma zona de 3 defesas o que é ideal para quem quer os alas a apoiar o ataque.

Para isso aconselho os alas completos com a instrução "chegar ainda mais longe" selecionada

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso o que noto é que com maior intensidade os jogadores da nossa equipa pressionam melhor, se o ritmo é mais baixo há logo aquele problema de não pressionarem,

Mesmo usando as instruções da linha defensiva mais subida e com as instruções ao adversário?

Por acaso tenho tido alguns problemas com a defesa subida, se calhar vou ter de baixar um pouco mas depois tenho medo que os gajos sejam muito mansos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim noto mas também pode ser por não serem de qualidade absoluta os meus avançados.

nao creio mas...acho que a estrategias mais de controle dao sempre tempo ao adversario para marcar bem os PLs, acho que este FM esta mais para tranciçoes rapidas apanhar o adversario com pouca gente la atras e surpreender, ams tenho a certeza que isso sera corrigido em breve

Mesmo usando as instruções da linha defensiva mais subida e com as instruções ao adversário?

Por acaso tenho tido alguns problemas com a defesa subida, se calhar vou ter de baixar um pouco mas depois tenho medo que os gajos sejam muito mansos

nao mete chegar muito a frente senao os defesas ficam quase na linha de meio campo, mete pressionar mais a frente que a defesa fica media alta, isso corria bem neste FM mas se as equipas pressionassem bem, como por enquanto nao é o caso, usar uma defesa muito alta nestas condiçoes é um suicidio

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não experimentas o pivô defensivo?

Com alas a atacar e a apoiar bastante e visto que tens um CJR (vem buscar o jogo mais atrás) o pivô defensivo apoia bem os médios á sua frente e junto com os DC cria uma zona de 3 defesas o que é ideal para quem quer os alas a apoiar o ataque.

Para isso aconselho os alas completos com a instrução "chegar ainda mais longe" selecionada

Já testei e também não gosto, baixa imenso e não tem a verticalidade dupla do regista. O pivô defensivo não serve como apoio aos médios, mas sim como apoio aos centrais acabando por funcionar como um esquema de 3 centrais e liberta-te os laterais para funcionar como alas. Parece-me que foi uma hipótese testada pelo Guardiola no Barça quando jogava com o Puyol / Piqué e o Mascherano à frente. De qualquer modo, o pivô defensivo abre-me muito espaço para os dois médios ou, quanto muito, o CJR fica desapoiado. Por agora, ou dou uma função de apoio ao médio defensivo chegando mais à frente, ou dou-lhe a função de defender, isto em função dos adversários.

Eu avisei :-) quando for assim tens que ter atenção se o adversário está a usar passes mais longos para as costas da tua defesa: ou baixas a linha defensiva ou então mantens mas tens que apertar a marcação, experimenta marcar os laterais h*h

Compartilhar este post

Link para o post

Eu avisei :-) quando for assim tens que ter atenção se o adversário está a usar passes mais longos para as costas da tua defesa: ou baixas a linha defensiva ou então mantens mas tens que apertar a marcação, experimenta marcar os laterais h*h

Não costumam ser passes muito longos, o que tenho reparado é que as vezes os centrais vem pressionar e abrem espaço nas costas e o extremo explora esse espaço. Em condições normais os meus defesas conseguem acompanha-lo mas as vezes são capazes de tar 2 á volta de um e nenhum é capaz de por o pé, e isto com com desarme duro.

E achas que pondo pressionar mais a frente, mas continuando a usar as instruções ao adversário elas não vão anular a instrução de pressionar mais frente, ficando a linha def. no máximo?

Compartilhar este post

Link para o post

Não costumam ser passes muito longos, o que tenho reparado é que as vezes os centrais vem pressionar e abrem espaço nas costas e o extremo explora esse espaço. Em condições normais os meus defesas conseguem acompanha-lo mas as vezes são capazes de tar 2 á volta de um e nenhum é capaz de por o pé, e isto com com desarme duro.

E achas que pondo pressionar mais a frente, mas continuando a usar as instruções ao adversário elas não vão anular a instrução de pressionar mais frente, ficando a linha def. no máximo?

Não esquecer que há um bug por resolver quanto ao pressing que os jogadores fazem.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida, nas instruções ao adversário, se colocar o que pretendo nas instruções posicionais fica sempre assim? É que excusava de meter em todos os jogos a mesma coisa para cada jogador...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida, nas instruções ao adversário, se colocar o que pretendo nas instruções posicionais fica sempre assim? É que excusava de meter em todos os jogos a mesma coisa para cada jogador...

nao, tens que meter sempre, a unica maneira de ficar gravado é gravares a tactica no decorrer do jogo mas se por acaso na tactica a seguir o adversario usar uma posiçao que nao usou o adversario com quem estavas a jogar quando gravaste a tactica entao nessa posiçao vais ter que voltar a dar as instruçoes ao adversario outra vez

EDIT: isto deve-se ao facto da SI por defeito ter implantado as instruçoes ao adversraio para se usar consuante os atributos do adversario e nao da posiçao, ou seja a ideia seria, vou usar esta instruçao no MAE do adversario pq ele tem X e Y atributo, mas no MAD do adversario ja vou utilizar antes esta instruçao pq ele tem K e Z atributo, mas nos por norma metemos sempre igual nas posiçoes ou seja queremos que façam isto e isto aos extremos e aquilo e aquilo aos PLS e por ai a fora, quando na realidade nao devia ser assim, mas se vamos andar a ver cada jogador a jogador os seus atributos so para começar um jogo demoramos 15 min :biggrin:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a ficar cansado deste FM.

Já fiz 3 saves com equipas diferentes Vitoria de Guimarães, Debrecen e Arsenal.

E em todos pratiquei futebol de posse.

Mas em todos os jogos ou quase todos tenho mais de 60% de posse, remates fica normalmente quando jogo com equipas iguais ou menores uns 40-5 e perco quase semppre 1-0.

A beta andava a correr bem, mas isto é muito estupido, fico sempre com umas 5 opurtunidades flagrantes, algumas de baliza aberta a irem sempre ao lado ou aos postes.

Alguém aconselha uma forma tática de resolver isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...