Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

é uma questão de tempo. tudo o que vai ser feito (declaração de indepêndência, referendo, etc) são passos politicos sem impacto prático, mas que vão ser uma pressão constante até conseguirem o que querem. até acho que quanto mais anos a espanha deixar arrastar a situação, mais vão ter que ceder no final.

Compartilhar este post

Link para o post

TVI "O que é que vem aqui fazer?"

Pessoa idosa 1: "Não sei convidaram-me para vir aqui"

Pessoa idosa 2: "Disseram que era o nosso dever votar em não sei o quê"

TVI "Quem é que o convidou?"

Pessoa idosa 2: "A Junta, a Junta, quem nos convidou, a Junta"

Podiam ter informado as pessoas só para não fazer estas figurinhas :mrgreen:

Editado por sd_campeao

Compartilhar este post

Link para o post

A cereja no topo do bolo tinha sido a CUP ter mais deputados que o PP, esteve quase quase.

Ansioso para ver como amanhã a imprensa espanholista dá a volta aos números para fazer ver isto como uma vitória. É que mesmo sem contar com elementos do PSC a proporção está em 3 para 5 nos partidos favoraveis ao direito a decidir.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estava a ouvir na TV3, o gajo do PP estava sempre a bater na tecla que os "independentistas" venceram em nº de deputados mas não em votos

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tentam focar isso no imediatismo para desviar atenções mas a questão é que mais que a independência propriamente dita,esta votação mostrou que as pessoas querem ter o direito a decidir o seu futuro. Nessa questão houve goleada.

Nisso e em meter em xeque o governo central de Madrid , que há anos gere esta questão como um elefante numa loja de porcelanas. Basta ver que no inicio dos anos 2000 e até mesmo em 2010, quando começaram as grandes mobilizações independentistas, esse sentimento em geral não era assim tão grande, mas que em 10 anos ou menos chega à vontade para ganhar eleições cuja campanha teve esse como único tema. Continuem nisso, em tentar meter medo, em ameaçar com tribunais para tudo e mais alguma coisa, a darem a entender que haverá consequências militares, a falarem da saida inevitável da UE e daqui a 5, 10 anos, não haverá mesmo mais nada a que se possam agarrar. Quem construiu e mantém as massas do independentismo catalão está em Madrid.

E atenção, estas foram umas eleições com uma votação completamente record, com uma participação imensa daquilo a que a direita chamava, como aqui, maioria silenciosa que iria afundar o nacionalismo catalão, mas que mesmo assim se limitou apenas a fazer alguma mossa. Essa gente, que não costuma votar nunca, situa-se especialmente nos grandes centros urbanos, especialmente Barcelona., Se olharmos para a Catalunha como um todo é bem visivel a diferença entre o país "profundo" (ou real, como quiserem) e a cidade de Barcelona. É semelhante a quem fez ganhar o Não no referendo na Escócia, sendo que aí quando as coisas se normalizaram e os holofotes mediaticos se apagaram viu-se logo a seguir a reacção de quem representa a massa critica da sociedade, que é politicamente activa, com a coça que o SNP deu aos partidos britânicos. Ou seja, esta questão do aumento do nacionalismo a mim parece-me inevitável, a motivação está do lado de quem a defende e não vejo isso a inverter mesmo com as eleições nacionais à porta e o terramoto politico que poderão trazer.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tentam focar isso no imediatismo para desviar atenções mas a questão é que mais que a independência propriamente dita,esta votação mostrou que as pessoas querem ter o direito a decidir o seu futuro. Nessa questão houve goleada.

Nisso e em meter em xeque o governo central de Madrid , que há anos gere esta questão como um elefante numa loja de porcelanas. Basta ver que no inicio dos anos 2000 e até mesmo em 2010, quando começaram as grandes mobilizações independentistas, esse sentimento em geral não era assim tão grande, mas que em 10 anos ou menos chega à vontade para ganhar eleições cuja campanha teve esse como único tema. Continuem nisso, em tentar meter medo, em ameaçar com tribunais para tudo e mais alguma coisa, a darem a entender que haverá consequências militares, a falarem da saida inevitável da UE e daqui a 5, 10 anos, não haverá mesmo mais nada a que se possam agarrar. Quem construiu e mantém as massas do independentismo catalão está em Madrid.

E atenção, estas foram umas eleições com uma votação completamente record, com uma participação imensa daquilo a que a direita chamava, como aqui, maioria silenciosa que iria afundar o nacionalismo catalão, mas que mesmo assim se limitou apenas a fazer alguma mossa. Essa gente, que não costuma votar nunca, situa-se especialmente nos grandes centros urbanos, especialmente Barcelona., Se olharmos para a Catalunha como um todo é bem visivel a diferença entre o país "profundo" (ou real, como quiserem) e a cidade de Barcelona. É semelhante a quem fez ganhar o Não no referendo na Escócia, sendo que aí quando as coisas se normalizaram e os holofotes mediaticos se apagaram viu-se logo a seguir a reacção de quem representa a massa critica da sociedade, que é politicamente activa, com a coça que o SNP deu aos partidos britânicos. Ou seja, esta questão do aumento do nacionalismo a mim parece-me inevitável, a motivação está do lado de quem a defende e não vejo isso a inverter mesmo com as eleições nacionais à porta e o terramoto politico que poderão trazer.

Qual é o papel que o CUP e o movimento no qual está inserido o Podemos podem ter nesta negociação que vai ser iniciada pela generalitat? Achas que a CUP vai colaborar com o Mas ou podem deixar cair a possibilidade de independência por não se identificarem com o mesmo partido.

Compartilhar este post

Link para o post

A CUP dificilmente entra numa coligação, digo eu, não faz sentido, é um partido anti-sistema sem grande paralelo que me consiga lembrar noutros países. É um verdadeiro partido da base, da rua. Ainda por cima são muito críticos do maior partido da coligação que ganhou e do presidente Mas em virtude não só da politica mas muito por causa dos casos de corrupção actuais e passados. Coligarem-se sem mais nem menos não faria sentido, mas é sempre difícil prever estas coisas quando questões emocionais como a independência toldam a visão de pessoas que cresceram a sonhar com isso.

O que eu vejo a acontecer é a CUP apoiar todas as iniciativas que vão ser tomadas no caminho para a independência, quer no parlamento que na constituição dos muitos grupos de estudo que estão prometidos, sobre a criação de um banco central, relações externas, bacia hidrográfica, etc, etc.

No parlamento, a menos que a oposição decida boicotar tudo e mais alguma coisa a coligação tem partidos bem mais próximos com quem se pode entender sobre o resto dos assuntos. O PSC por exemplo, que foi um dos maiores vencedores de ontem apenas e só por não ter ruido por completo e mesmo o "Podemos".

Estes últimos são uma incógnita, são dos derrotados de ontem ,sem duvida, a expectativa que criaram não teve resultados nas urnas, e depois da derrota nas autonómicas Andaluzas, deve deixar o partido nacional bem preocupado. Ainda assim, é um partido com sede de governar, daí que ache que a solução governativa possa vir deles, ainda para mais são do campo político do município de Barcelona daí que estejam destinados a entender-se com o governo.

A grande questão aqui no meio é que o partido do Artur Mas não é um partido de esquerda, é um partido de centro-direita, que se encontra neste momento nas mãos da esquerda, quer em virtude da coligação com a Esquerra Republicana, quer olhando às alternativas no parlamento que possam viabilizar uma legislatura. Isso irá dar muito que pensar, muita tinta irá correr... É que a independência que a direita catalã, apoiada pelos grandes industriais e as grandes familias querem, não é bem a mesma que a que a esquerda deseja. Isto num cenário pessimista até poderá travar e adiar as aspirações independentistas, com a direita a tentar primeiro consolidar-se e sacar votos aos Ciutadans, o maior vencedor que sem duvida serviu como grande depositário do voto útil nestas eleições.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Um facto interessante é na votação do fórum o partido com mais votos ser o BE.

Eu nunca tive grande simpatia pelo BE, nem pelo anterior líder, mas estou a gostar da Catarina nestas legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

E, dos partidos com assento parlamentar, o PS é que tem menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca tive grande simpatia pelo BE, nem pelo anterior líder, mas estou a gostar da Catarina nestas legislativas.

Governo de esquerda CMPT. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

havia um doc interno do bloco que circulava por aí (há 3 ou 4 anos?) que era a defesa da "politica de protesto" que explicava a evolução dos votantes ao longo das faixas etárias. Nos que votam pela 1a vez o BE sempre teve bons resultados, penso que na segunda eleição do socas se votassem só os da 1a vez ganhavam as eleições. Depois o número/percentagem ia descendo e nas pessoas que votam pela 4a ou 5a vez os resutados já eram residuais, abaixo do 1%.

há várias explicações possíveis

- as pessoas começavam a cruzar discursos e propostas e o BE começava a pagar o preço da incoerência própria de um partido do género

- ao fim de uns anos as pessoas têm um projecto de vida, bens, familia e o bicho papão do desconhecido tirava votos

- os eleitores começavam a desmotivar-se e a achar que era mais um partido igual aos outros porque queriam resultados / leis / impacto nas suas vidas

mas esse estudo dizia uma coisa ainda mais curiosa, e que vai contra a m*rda que as tvs nos tentam impingir: quanto mais baixa a faixa etária do eleitorado, mais baixa a abstenção. penso que os números da altura eram 25% abstenção nos eleitores com menos de 30 anos, e por exemplo, acima dos 70% nos eleitores com mais de 50 anos.

btw, para quem gosta deste tipo de análises um artigo de hoje que observador que está bem escrito, é minimamente isento / factual e está fora da análise política normal (3 novidades no observador :mrgreen: )

http://observador.pt/opiniao/um-guia-para-os-perplexos/

Compartilhar este post

Link para o post

Acham que a ideia do Bloco de se poder votar a partir dos 16 anos faz sentido?

Compartilhar este post

Link para o post

acho que faz.

podes trabalhar e pagar impostos, mesmo que de forma minimalista, e depois não tens o direito de dar opinião como devem ser gastos? serão imaturos, mas também são poucos, e há muitos imaturos bem mais velhos.

mas a verdade é que o bloco defende isso por interesse ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Eu não conheço muitas pessoas adultas com opiniões minimamente fundamentadas que votem com base nalguma coisa que faça um mínimo de sentido, quanto mais pessoas ainda em formação/desenvolvimento intelectual. Não que não existam pessoas com 16 anos inteligentes e interessadas, mas tem de haver um limite a algum ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

O limite tem de ser estabelecido em algum ponto, certo, mas porquê aos 18 e não aos 16 ou aos 21?

Editado por BlackHawk

Compartilhar este post

Link para o post

É arbitrário mas o ponto em que mais-coisa-menos-coisa uma pessoa termina o ensino secundário, que é a formação prescrita pelo estado, e é forçada a lutar pela vida como adulta indo ou para o ensino superior ou tomando qualquer outra opção fundamental para o seu rumo de vida, parece-me o ponto mais lógico. Penso também que andará lá perto do ponto em que uma pessoa deixa de modificar pontos chave da sua personalidade (e por arrastamento, ideologias) com o crescimento, mas isso só alguém de sociologia/psicologia/neurologia poderá comentar melhor.

Andar a mudar agora para os 16 é obviamente só porque é conveniente para o partido que propõe.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

mas esse estudo dizia uma coisa ainda mais curiosa, e que vai contra a m*rda que as tvs nos tentam impingir: quanto mais baixa a faixa etária do eleitorado, mais baixa a abstenção. penso que os números da altura eram 25% abstenção nos eleitores com menos de 30 anos, e por exemplo, acima dos 70% nos eleitores com mais de 50 anos.

Duvido imenso desse facto, por experiência própria.

Compartilhar este post

Link para o post

A CUP dificilmente entra numa coligação, digo eu, não faz sentido, é um partido anti-sistema sem grande paralelo que me consiga lembrar noutros países. É um verdadeiro partido da base, da rua. Ainda por cima são muito críticos do maior partido da coligação que ganhou e do presidente Mas em virtude não só da politica mas muito por causa dos casos de corrupção actuais e passados. Coligarem-se sem mais nem menos não faria sentido, mas é sempre difícil prever estas coisas quando questões emocionais como a independência toldam a visão de pessoas que cresceram a sonhar com isso.

O que eu vejo a acontecer é a CUP apoiar todas as iniciativas que vão ser tomadas no caminho para a independência, quer no parlamento que na constituição dos muitos grupos de estudo que estão prometidos, sobre a criação de um banco central, relações externas, bacia hidrográfica, etc, etc.

No parlamento, a menos que a oposição decida boicotar tudo e mais alguma coisa a coligação tem partidos bem mais próximos com quem se pode entender sobre o resto dos assuntos. O PSC por exemplo, que foi um dos maiores vencedores de ontem apenas e só por não ter ruido por completo e mesmo o "Podemos".

Estes últimos são uma incógnita, são dos derrotados de ontem ,sem duvida, a expectativa que criaram não teve resultados nas urnas, e depois da derrota nas autonómicas Andaluzas, deve deixar o partido nacional bem preocupado. Ainda assim, é um partido com sede de governar, daí que ache que a solução governativa possa vir deles, ainda para mais são do campo político do município de Barcelona daí que estejam destinados a entender-se com o governo.

A grande questão aqui no meio é que o partido do Artur Mas não é um partido de esquerda, é um partido de centro-direita, que se encontra neste momento nas mãos da esquerda, quer em virtude da coligação com a Esquerra Republicana, quer olhando às alternativas no parlamento que possam viabilizar uma legislatura. Isso irá dar muito que pensar, muita tinta irá correr... É que a independência que a direita catalã, apoiada pelos grandes industriais e as grandes familias querem, não é bem a mesma que a que a esquerda deseja. Isto num cenário pessimista até poderá travar e adiar as aspirações independentistas, com a direita a tentar primeiro consolidar-se e sacar votos aos Ciutadans, o maior vencedor que sem duvida serviu como grande depositário do voto útil nestas eleições.

Mas não concordas que a coligação onde está inserido o podemos e tudo o mais, apesar de não ser abertamente pró independência tem um número considerável de apoiantes pró independência? Por exemplo eles têm lá um partido que é a United and Alternative left que creio que são mesmo pró independência

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje aprendi com um vídeo de uma jotinha laranja, que a Segurança Social pertence às câmaras. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece, diz-se que o Pedro Nuno Santos da ala mais à esquerda do Partido, está a preparar-se para saltar à liderança do PS caso o Costa perca.

Para quem não conhece.

em relação ao adversário fala-se que o Assis está a pensar outra vez no assunto.

De qualquer forma, ainda acredito que o PS ganhe

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

rio-me sempre quando leio "ala esquerda do PS"

agora é que é!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...