Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Durão Barroso vai ser condecorado, por volta das 12 horas, por Cavaco Silva.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho de fazer um trabalho para uma cadeira que tenho (Ideologias Políticas, leccionada pelo Sousa Lara) e o tema que eu escolhi, dentro de 3 hipóteses à escolha, foi o da "Ascensão da Extrema Direita na Europa Ocidental". No caso particular, decidi focar-me na Suíça. Já tenho uns quantos artigos selecionados e um livro ou outro pensado, no entanto, escrevo aqui para ver se alguém sabe de; documentários, livros, artigos, crónicas, etc... Que me possam vir a ser úteis quer no âmbito da ascensão da extrema direita em geral, como do caso Suíço em particular. Sugestões?

Também vou deixar no tópico do ensino superior. Agradecido!

Escolheste bem o tema. Só espero que a tua visão dessa subida seja positiva.

Boo, não foi o rinka que foi aluno do Pinto Coelho? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Boo, não foi o rinka que foi aluno do Pinto Coelho? :lol:

foi, pelo que me lembro o rinka não gostava nada do gajo.

Compartilhar este post

Link para o post

EXERCÍCIO I: A ENCENAÇÃO DO PODER / O PODER DA ENCENAÇÃO

Desde sempre o poder se encenou, sobretudo o poder político. Em todos os sistemas ao longo da História, com a ajuda de técnicas próximas das do teatro, têm sido ensaiadas diferentes formas de encenação, em função da estrutura das sociedades e da especificidade da conjuntura histórica.

Como é que os sistemas políticos se apresentam? Que instrumentos e meios de comunicação utilizam os detentores de poder político e os grupos de interesses para influenciarem a opinião pública relativamente aos seus objetivos? Todos os sistemas desenvolvem as suas próprias iconografias, as revoluções também. As ditaduras do século XX constituem claros exemplos de encenação política com o objetivo de manipular a opinião pública.

Atualmente a legitimidade da política passa cada vez mais por processos de comunicação, pelo que a política se torna cada vez mais suscetível de encenação, levando à marginalização da realidade fora dos media. Mesmo em democracia, é o poder das imagens que impera, não o dos cidadãos.

Margarida Gouveia Fernandes

(Programadora dos Encontros Garrett)

com Eduardo Lourenço (Escritor e Ensaísta) e Francisco Seixas da Costa (Embaixador)

moderador António José Teixeira (Diretor da SIC Notícias)

4 NOV 2014

SALÃO NOBRE | ENTRADA LIVRE (TEATRO NACIONAL DONA MARIA II)

19h

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

fdx, cadeira dada pelo Sousa Lara lol um dos mais reaccionários (e ressabiados) que existem em Portugal

f*da-se, a quem o dizes. Ele já me f*deu em aula por ter uma opinião contrária à dele. Não curto nada dele.

Escolheste bem o tema. Só espero que a tua visão dessa subida seja positiva.

Não sei se foste irónico, mas é um tema que me interessa bastante tratar. Ver as consequências, as causas, a correlação com outras extremas direitas na Europa, etc.

Obviamente que não sou a favor, mas não sei o que isso tem a ver com a escolha do tema...

Compartilhar este post

Link para o post

não dês opinião contrária ao Sousa Lara. Ele marca-te e não passas à cadeira.

A melhor dele foi numa 1ª aula: "que levante a mão quem é de esquerda" sff

alguns pato-bravos puseram a mão no ar, e esse gajo "ok, só para avisar que para o ano nos vamos ver novamente" :lol: que fascista

Compartilhar este post

Link para o post

não dês opinião contrária ao Sousa Lara. Ele marca-te e não passas à cadeira.

A melhor dele foi numa 1ª aula: "que levante a mão quem é de esquerda" sff

alguns pato-bravos puseram a mão no ar, e esse gajo "ok, só para avisar que para o ano nos vamos ver novamente" :lol: que fascista

Também ouvi uma m*rda qualquer quando estava no 1º ano! Isso e uma professora no ISCSP que na primeira aula diz que quer ver quem vai passar e que, para isso, precisa de ver os cartões de sócio do Benfica :lol: . Isto a sério.

De qualquer das formas, vou ter algumas dificuldades a fazer este trabalho, porque sei que ele não tem a mesma opinião que eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei se foste irónico, mas é um tema que me interessa bastante tratar. Ver as consequências, as causas, a correlação com outras extremas direitas na Europa, etc.

Obviamente que não sou a favor, mas não sei o que isso tem a ver com a escolha do tema...

Tem a ver que com um monárquico reaccionário como ele está visto como é que isso vai acabar.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Tem a ver que com um monárquico reaccionário como ele está visto como é que isso vai acabar.

Mesmo.

Muito boa sorte com isso e fundamenta (muito) bem o teu trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei nisso, mas no outro tema que me interessava, Genocídio no Médio Oriente, ele também tinha uma opinião contrária à minha.

No entanto, já me disseram que é a assistente/auxiliar dele que corrige, espero que assim seja.

Mesmo.

Muito boa sorte com isso e fundamenta (muito) bem o teu trabalho.

Obrigado, bem preciso!

Não têm mesmo sugestões de livros, artigos e etc?

Compartilhar este post

Link para o post

como é que alunos deixam um gajo desses passar impune é que é impressionante. Mexam-se, pá. Não deixem um gajo desses condicionar o ensino de muitos.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Picardia, é o Sousa Lara, basta falar mais alto que o reitor borra-se todo. E isto não acontece só agora lol já é há bue

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Eu percebo o que o pica quer dizer. Mas é a tal coisa: um gajo paga e não é pouco para ter o canudo (e os conhecimentos, já agora), é normal que tenham medo de fazerem frente a um gajo desses. O mais certo é a coisa correr mal e terem de repetir cadeiras e ficarem marcados o resto do curso todo.

Tive um prof que disse, numa aula, que o Álvaro Cunhal era fascista e um facínora do pior que já houve em Portugal. Teve azar de estar a dar aula a uma familiar do Cunhal. Ela respondeu-lhe (e bem) e ficou sempre marcada nas aulas seguintes. Não sei se passou ou se chumbou, mas viu-se que ele não achou muita piada a ter sido confrontado por ela em frente a uma turma de 50 pessoas e de vez em quando mandava umas boquinhas

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: Picardia, é o Sousa Lara, basta falar mais alto que o reitor borra-se todo. E isto não acontece só agora lol já é há bue

Ele mando no ISCSP. Desde há muito, muito tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

O tribunal constitucional do estado Espanhol proibiu hoje a realização da consulta de Domingo sobre a independência da Catalunha, que se realizará na mesma como acto simbólico.

Na Catalunha para mostrar indignação reage-se assim à decisão: bater em panelas às 22 horas todos os dias até Domingo

http://www.youtube.com/watch?v=zWExBNjRDFU

http://www.youtube.com/watch?v=5DifTqYMD_o

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

mete-lhe uma batata no escape.

Qualquer coisa. Acho que se fizerem as coisas em grupo e inclusive com ex-alunos, talvez façam algo. Podem até gravar conversas dele. Acho é que deviam fazer qualquer coisa. Gente imunda dessa é que só faz falta a escavar buracos num desterro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...