Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

A Hungria, nos últimos anos, também não é flor que se cheire.

verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, é oficial. Fomos oficialmente adquiridos pelo fundo suíço. E o COO já saltou do barco, nem um ano durou :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Ministra das Finanças: “Pior que pode acontecer a Portugal é precisar de outro resgate e não o ter”

A ministra das Finanças afirmou hoje à noite em Lisboa que "o pior" que pode acontecer ao país é não ter outro resgate se for necessário, considerando que esse cenário "não é totalmente inconcebível".

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou quinta-feira à noite em Lisboa que “o pior” que pode acontecer ao país é não ter outro resgate se for necessário, considerando que esse cenário “não é totalmente inconcebível”.

“Frequentemente, quando se coloca no debate público o tema das grandes ameaças e [se questiona sobre] qual é o pior cenário que nos pode acontecer, ouvimos que o pior que nos pode acontecer é termos um outro resgate. O pior que nos pode acontecer provavelmente é não termos um outro resgate se precisarmos”, disse a governante.

Para Maria Luís Albuquerque, que falava na abertura de um jantar-debate organizado hoje em Lisboa pelo Clube Português da Imprensa, pelo Grémio Literário e pelo Centro Nacional de Cultura, este é “um cenário que aparentemente é considerado inconcebível mas que não parece tão inconcebível assim”.

A ministra defendeu que, “se [Portugal] voltar a precisar de pedir ajuda, não deve assumir que essa ajuda estará sempre e necessariamente disponível”.

“Cabe-nos a todos garantir que esse cenário não se volta a colocar e, por isso, temos de refletir sobre aquilo que podemos fazer para evitar que o país volte a encontrar-se na situação em que se encontrou”, reiterou.

Durante a sua intervenção, que demorou cerca de meia hora, Maria Luís Albuquerque disse ter “uma enorme confiança” no país, mas alertou para os desafios que persistem e que têm de ser debatidos e atacados.

Entre os desafios apontados pela ministra das Finanças estão o envelhecimento do país, as competências e as qualificações da população e a “crónica falta de capital das empresas”, sejam elas grandes ou pequenas, públicas ou privadas.

A respeito da “subcapitalização” as empresas portuguesas, Maria Luís Albuquerque afirmou que os bancos, que agora estão capitalizados e que existem para conceder crédito ao setor não financeiro, enfrentam atualmente “um dilema impossível”.

“Ou emprestam às empresas que não têm capital e consomem o seu capital por terem mais risco ou não emprestam e consomem o seu capital por não terem rentabilidade”, resumiu a governante, defendendo que, “se não existir capital no país”, Portugal deve ir “buscar o capital lá fora”, sem ter “problemas ou complexos com isso”.

Maria Luís Albuquerque concluiu o seu discurso com uma nota positiva, respondendo às três perguntas que serviram de mote ao debate: “que moeda, que economia e que futuro?”.

“A moeda claramente o euro, a economia assente na iniciativa privada, nos setores transacionáveis, sem rendas e sem sustentar artificialmente aquilo que não tem viabilidade económica porque a prazo sai sempre mais caro. O futuro? Duro no imediato, mas sem nenhuma razão objetiva para que não possa ser melhor a médio prazo e o médio prazo chega num instante”, concluiu.

@Observador.pt

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Mal jogado. Um resgate para Portugal, só se acontecer algo de muito grave na Europa. E é claro que a ajuda estará disponível se acontecer, mas não é preciso lembrar que Portugal ainda está numa situação débil e dependente de factores externos, pode dar mau aspecto e visto que a independência financeira vai dependendo da especulação dos mercados...

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Foram encontrados 286 cadáveres de mulheres num bosque a 40-50 km de Donetsk. Aparentemente foram violadas e executadas com um tiro na cabeça não se sabe bem por quem. Desde que começou a guerra em Donetsk 400 mulheres já foram dadas como desaparecidas.

Muito triste, isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensamento random: há algo que impeça canais tipo RTP Açores, RTP Madeira, RTP África e RTP Internacional de serem disponibilizados na TDT? Já nem falo da RTP Informação, mas pelo menos os outros deviam estar.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

A RTP Internacional tem conteúdos que não podem passar cá (jogos de futebol dos 3 grandes em directo, por exemplo), não querendo dizer um disparate, acho que com o TDT não conseguiam bloquear o sinal como fazem na tv por cabo/satélite.

As outras dos Açores e Madeira, julgava que funcionavam no TDT de lá.

Btw, por falar em Madeira... há 6 candidatos do PSD à sucessão do Jardim :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pensamento random: há algo que impeça canais tipo RTP Açores, RTP Madeira, RTP África e RTP Internacional de serem disponibilizados na TDT? Já nem falo da RTP Informação, mas pelo menos os outros deviam estar.

Acho que o Poiares Maduro queria fazer uma coisa semelhante.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que só faz sentido. Afinal de contas, todos pagamos para esses canais, certo? E mesmo a RTP Informação devia ser, mas esse canal já é algo diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

A TDT nos Açores inclui como é obvio a RTP Açores.

Compartilhar este post

Link para o post

O Podemos aparece em 1º lugar nas intenções de voto numa nova sondagem do El Pais

1414865510_731502_1414881567_sumario_normal.png

Muita gente hoje já não dorme :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Que é isso do Podemos?

É um partido de esquerda Espanhol, fundado essencialmente por professores de ciência política cuja figura mais mediática e apresentado pelos media como "líder" do partido é um tipo chamado Pablo Iglesias, tambem ciêntista politico e jornalista, mas famoso por ser apresentador de televisão num programa de análise politica chamado La Tuerka, era uma figura já muito respeitada da esquerda não-partidaria e é um muito bom orador.

O partido na verdade ainda nem um ano tem e já elegeu 5 euro-deputados nas unicas eleições em que participou e tornou-se no segundo partido em termos de membros (!!).

Basicamente é um partido que quer quebrar com a forma tradicional de fazer politica dando-lhe uma componente mais assembleária e referendária. Mas tudo ainda está em construção, no fim de semana passado reuniram-se para decidir a forma de organização interna e o programa politico que é tradicionalmente de esquerda, ou alguns até dirão de extrema-esquerda, em economia têm propostas do género: rendimento minimo cidadão, auditoria da divida, nacionalização de empresas estratégicas, etc.

Nas sondagens e no crescimento de popularidade tem subido devido à descrença total de muitos espanhois nos outros partidos politicos, alimentado pelos escândalos diários de corrupção ao mais alto nivel.

Mas pronto, simplificando bastante a coisa pode-se dizer que o Podemos é o herdeiro politico do movimento do Indignados em Espanha.

B1GzD2WCYAAnNZr.jpg

Pablo-Iglesias-Monedero-candidato-Madrid_EDIIMA20141024_0583_13.jpg

(Pablo Iglesias no meio)

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

10616234_296672773876994_3279984401115282683_n.jpg?oh=72a595abd0e9d8a9356507e69cd53733&oe=54F1D704&__gda__=1425529906_0201965aed4454dc46de9d34e6f00693

Eleições em Donetsk com uma participação bastante elevada

Compartilhar este post

Link para o post

A cara não me é estranha, de facto, mas não o conheço pelo nome nem me lembro de ter lido nada dele. Seja como for, se é algo habitual o problema é ainda maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho de fazer um trabalho para uma cadeira que tenho (Ideologias Políticas, leccionada pelo Sousa Lara) e o tema que eu escolhi, dentro de 3 hipóteses à escolha, foi o da "Ascensão da Extrema Direita na Europa Ocidental". No caso particular, decidi focar-me na Suíça. Já tenho uns quantos artigos selecionados e um livro ou outro pensado, no entanto, escrevo aqui para ver se alguém sabe de; documentários, livros, artigos, crónicas, etc... Que me possam vir a ser úteis quer no âmbito da ascensão da extrema direita em geral, como do caso Suíço em particular. Sugestões?

Também vou deixar no tópico do ensino superior. Agradecido!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...