Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Lindo peixeirada do Marinho com o Rui Tavares.Bom nível agora, trazendo Miguel Portas à conversa.

O Marinho Pinto gosta muito de papaguear, a questão do Miguel Portas é mesmo baixo nível.

Todavia, gostei da dica que ele mandou sobre "as escolhas" dos cabeças de lista do Livre. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa.

Eu sou da Lourinhã, local que foi visitado no último Domingo por Pedro Passos Coelho. Participei no jantar, é uma oportunidade de ouvir tudo o que têm dizer e não apenas os que as televisões escolhem.

Um dos principais motivos pelo qual voto na coligação é o modelo económico que têm seguido nos últimos 4 anos, baseado no crescimento das exportações e conseguiram resultados significativos, pela primeira vez em muito tempo Portugal exportou mais do que importou. Se Portugal quer reduzir a divida tem que ter o saldo da balança comercial positivo porque somos um país de pequena dimensão, consumo interno não chega. Se esta tendência for consolidada o desemprego vai continuar a baixar.

Pedro Passos Coelho apesar de tantos obstáculos e dificuldades ao longo do mandato nunca desistiu, teve diversas oportunidades para o fazer. Mostrou estar empenhado em resolver um dos problemas mais críticos a nível financeiro e social, a Segurança Social, mesmo em caso de derrota está disponível para colaborar.

Apesar de ter um problema complicado a nível familiar, tem a sua mulher com um doença grave, cancro, continua disponível para governar. É uma forte mensagem que coloca os interesses de Portugal em primeiro lugar. Ninguém o criticava se ele não se candidata-se com a justificação de querer estar mais perto da família neste momento tão complicado.

Alguém que tem esta atitude, concordando ou não com tudo o que ele fez, merece o meu respeito... e também o meu apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, e respeitando por completo a situação familiar dele, não acho que isso possa ser argumento a favor dele. Nem contra, obviamente. Simplesmente não acho que seja argumento para coisas nenhuma

---------------

O senhor do PURP voltou a falar sobre o que o Marinho Pinto disse ao Rui Tavares. O que foi ao certo?

Editado por Stromp

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, e respeitando por completo a situação familiar dele, não acho que isso possa ser argumento a favor dele. Nem contra, obviamente. Simplesmente não acho que seja argumento para coisas nenhuma---------------O senhor do PURP voltou a falar sobre o que o Marinho Pinto disse ao Rui Tavares. O que foi ao certo?

A discussão começou porque o Marinho Pinto disse que achava estranhas "as escolhas" dos cabeças de lista do LIVRE para Lisboa e Porto que eram, curiosamente, o Rui Tavares e a Ana Drago para Lisboa, e o José Sá Fernandes para o Porto. Penso que isso se deve ao processo como se escolhem os cabeças de lista no LIVRE, mas não estou certo.

Depois, o Marinho Pinto puxou de um assunto relacionado com o Miguel Portas, não me recordo ao certo o quê e as coisas começaram a aquecer.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso queria ouvir a peixeirada, alguém sabe onde é que posso arranjar isso ou onde/quando vai ser repetido?

E deixem lá a esposa do Passos sossegada, era só o que faltava trazer-se a doença da senhora para justificar o que quer que fosse eleitoralmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é simples:

- Pensando em termos de candidatos a Primeiro-Ministro, seria completamente incapaz de votar PAF ou PS;

- Pensando em termos de círculo eleitoral, Portalegre só mete 2 deputados (portanto só contam PAF e PS, e com muita boa vontade CDU), e não reconheço nenhum dos cabeças-de-lista como mais sério que a concorrência (alguns nem nasceram nem vivem no distrito...)

- Resultado: branco ou nulo. Mas se fossem eleitos 3 deputados provavelmente votaria BE.

Editado por kaRam

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou da Lourinhã, local que foi visitado no último Domingo por Pedro Passos Coelho. Participei no jantar, é uma oportunidade de ouvir tudo o que têm dizer e não apenas os que as televisões escolhem.

Um dos principais motivos pelo qual voto na coligação é o modelo económico que têm seguido nos últimos 4 anos, baseado no crescimento das exportações e conseguiram resultados significativos, pela primeira vez em muito tempo Portugal exportou mais do que importou. Se Portugal quer reduzir a divida tem que ter o saldo da balança comercial positivo porque somos um país de pequena dimensão, consumo interno não chega. Se esta tendência for consolidada o desemprego vai continuar a baixar.

Pedro Passos Coelho apesar de tantos obstáculos e dificuldades ao longo do mandato nunca desistiu, teve diversas oportunidades para o fazer. Mostrou estar empenhado em resolver um dos problemas mais críticos a nível financeiro e social, a Segurança Social, mesmo em caso de derrota está disponível para colaborar.

Apesar de ter um problema complicado a nível familiar, tem a sua mulher com um doença grave, cancro, continua disponível para governar. É uma forte mensagem que coloca os interesses de Portugal em primeiro lugar. Ninguém o criticava se ele não se candidata-se com a justificação de querer estar mais perto da família neste momento tão complicado.

Alguém que tem esta atitude, concordando ou não com tudo o que ele fez, merece o meu respeito... e também o meu apoio.

Só uma ressalva: o trabalho ao nível das exportaçõesfoi bem feito. Se há coisa em que este governo esteve bem, foi nisso. Mas ainda há muito por onde melhorar. Já no que concerne às importações, e com excepção de alguns apoios à produção agrícola que possam substituir importações, não houve trabalho nenhum. As importações diminuiram porque o poder de compra e a actividade económica diminuiram e, assim, compraram-se menos carros, menos tecnologia, consumiu-se menos energia e combustíveis, etc. E é por isso que as importações diminuiram. mas já estão a aumentar outra vez. O tuga burro já anda a comprar carros à fartazana outra vez. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O tuga burro já anda a comprar carros à fartazana outra vez. :lol:

Hans, qual a tua opinião sobre isso e sobre o crescimento dos empréstimos bancários, seja para a compra de casa ou outros?

Compartilhar este post

Link para o post

Hans, qual a tua opinião sobre isso e sobre o crescimento dos empréstimos bancários, seja para a compra de casa ou outros?

Eu tenho uma teoria sobre os carros, muito própria, que é a seguinte: um carro só dá despesa. Manter um carro custa um balúrdio todos os anos. Claro que é útil. Claro que é importante. Nada contra o pessoal ter carro. Eu também tenho. O problema é que há imenso pessoal que troca de carro, porque sim. Para mais, é deitar dinheiro ao lixo. O carro desvaloriza, ninguém ganha dinheiro com ele e, se temos um que cumpre com as obrigações, em termos de fiabilidade segurança, trocar para quê? Mas em Portugal, havendo um mínimo de dinheiro, o pessoal vai logo trocar de carro. É algo que me baralha profundamente...

Quantos aos empréstimos bancários, à habitação, fico satisfeito. Muito satisfeito. E porquê? Porque parece que estamos a voltar a racionalidade. Depois de anos a emprestar a qualquer um, com spreads miseráveis, passamos para anos sem emprestar a ninguém e com spreads absurdos, parece-me que finalmente estamos a chegar a um equilíbrio, racional.

Quanto ao crédito ao consumo, sou radicalmente contra. Pá, fui educado no sentido de quem não tem dinheiro, não tem vícios. E andar a pedir empréstimos para comprar telemóveis, férias e coisas do género. Pá, eu adorava vender o meu Yaris e comprar um carro que não me rebentasse com as costas quando faço viagens de mais de uma hora, e faço bastantes. Eu gostava de ter um portátil topo de gama e trocá-lo todos os anos. Eu adorava ir à Austrália. Gostava de ter um Samsung S6. Gostava de mobilar a minha casa com móveis a sério e não andar a juntar trocos para ir comprando dois ou três móveis por ano e ter de andar com a moília mais barata que há no Ikea. Mas, fdx, estou longe de ser rico, tenho uma casa para pagar. Não vou meter a corda ao pescoço. E as pessoas têm de entender que ao contraírem um crédito ao consumo, estão a ser chuladas. Aceito que haja malta que olha para aquilo como uma última esperança de pagar outras dívidas, de vitar ficar sem casa, etc. E não sou ninguém para opinar sobre o desespero dessas pessoas. Mas o crédito ao consumo, regra geral, é estupidez.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma teoria sobre os carros, muito própria, que é a seguinte: um carro só dá despesa. Manter um carro custa um balúrdio todos os anos. Claro que é útil. Claro que é importante. Nada contra o pessoal ter carro. Eu também tenho. O problema é que há imenso pessoal que troca de carro, porque sim. Para mais, é deitar dinheiro ao lixo. O carro desvaloriza, ninguém ganha dinheiro com ele e, se temos um que cumpre com as obrigações, em termos de fiabilidade segurança, trocar para quê? Mas em Portugal, havendo um mínimo de dinheiro, o pessoal vai logo trocar de carro. É algo que me baralha profundamente...

Quantos aos empréstimos bancários, à habitação, fico satisfeito. Muito satisfeito. E porquê? Porque parece que estamos a voltar a racionalidade. Depois de anos a emprestar a qualquer um, com spreads miseráveis, passamos para anos sem emprestar a ninguém e com spreads absurdos, parece-me que finalmente estamos a chegar a um equilíbrio, racional.

Quanto ao crédito ao consumo, sou radicalmente contra. Pá, fui educado no sentido de quem não tem dinheiro, não tem vícios. E andar a pedir empréstimos para comprar telemóveis, férias e coisas do género. Pá, eu adorava vender o meu Yaris e comprar um carro que não me rebentasse com as costas quando faço viagens de mais de uma hora, e faço bastantes. Eu gostava de ter um portátil topo de gama e trocá-lo todos os anos. Eu adorava ir à Austrália. Gostava de ter um Samsung S6. Gostava de mobilar a minha casa com móveis a sério e não andar a juntar trocos para ir comprando dois ou três móveis por ano e ter de andar com a moília mais barata que há no Ikea. Mas, fdx, estou longe de ser rico, tenho uma casa para pagar. Não vou meter a corda ao pescoço. E as pessoas têm de entender que ao contraírem um crédito ao consumo, estão a ser chuladas. Aceito que haja malta que olha para aquilo como uma última esperança de pagar outras dívidas, de vitar ficar sem casa, etc. E não sou ninguém para opinar sobre o desespero dessas pessoas. Mas o crédito ao consumo, regra geral, é estupidez.

fazes-me lembrar quando eu andei anos e anos a sonhar com uma viagem ao méxico, e quando tive dinheiro... paguei o carro :)

Só uma ressalva: o trabalho ao nível das exportaçõesfoi bem feito. Se há coisa em que este governo esteve bem, foi nisso. Mas ainda há muito por onde melhorar. Já no que concerne às importações, e com excepção de alguns apoios à produção agrícola que possam substituir importações, não houve trabalho nenhum. As importações diminuiram porque o poder de compra e a actividade económica diminuiram e, assim, compraram-se menos carros, menos tecnologia, consumiu-se menos energia e combustíveis, etc. E é por isso que as importações diminuiram. mas já estão a aumentar outra vez. O tuga burro já anda a comprar carros à fartazana outra vez. :lol:

o trabalho das esportações (que também reconheço ter sido bom) tem algumas "nuances":

- foi conseguido em parte apoiado na subida do IVA. se comprares algo em portugal por 100€ e venderes em espanha por 80€ ainda ganhas 3€.

- a balança comercial está positiva pelo 3º ano consecutivo, algo que eu achava impossível conseguir sequer 1 ano, mas está ainda sustentada nos serviços que é uma "economia" menos estável. na parte dos bens transaccionáveis ainda somos deficitários

- as importações também desceram (embora menos do que se pensa) simplesmente porque as pessoas tinham menos dinheiro, e o mercado interno impludiu

só para dizer que o verdadeiro trabalho começa agora.

btw, alguém sabia que a itália é dos poucos G7 que tem balança comercial positiva? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, o gajo que está na calha para substituir o Passos na liderança do PSD consegue ser 30 vezes mais nojento.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Fds, o gajo que está na calha para substituir o Passos na liderança do PSD consegue ser 30 vezes mais nojento.

O Montenegro? Tmb não gosto do dude.

Compartilhar este post

Link para o post

O Montenegro? Conseguiu em 10 minutos dar-me vontade de votar no Costa (não vai acontecer, mas fiquei mesmo tentado). Mentiroso, arrogante... O que vale é que não deve ter sorte tão cedo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Mais cocky seria impossível.

do partido de onde vem, esse perfil costuma ser sinal de forte candidato... aos calabouços :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Lotterer.

Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa.

ninguém o faz e quem o faz tem muita paciencia, se houver um infeliz que diz que vota PSD até é comido vivo e ridicularizado pelos restantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou votar e CDU, para meter lá em Lisboa o camarada Manuel Rocha, que é dos melhores tipos que conheço e que já faz grande trabalho na Assembleia Municipal. Por acaso conheces, Boo?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...