Ticampos Publicado 23 Setembro 2015 (editado) Salvo erro, creio que o Costa disse que seria impensável sentar-se à mesa com o PSD. Claro que nunca fiando na palavra de um político. Ele teria então de escolher entre 2 coisas, ou fazer essa coligação, ou sujeitar-se a novas eleições (pois não teria maioria no parlamento), e ao sujeitar-se a novas eleições, a coligação usaria o argumento de que ele não tinha interesse em ajudar o país a ser governado, logo a PAF ganharia uma vantagem decisiva. Editado 23 Setembro 2015 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 23 Setembro 2015 Ok, não fazia ideia. ;) Mas as medidas mais importantes vão todas, certo? Até que ponto poderia um governo de coligação governar se o PS, Bloco e CDU em conjunto tivessem uma maioria absoluta, ainda que não se coligassem? Claro que partindo do princípio que o PS diria não a tudo. Está a falar-se da possibilidade de uma coligação à esquerda mas nunca o PS se coligaria em termos nacionais com a CDU. Em relação a essa questão, existem matérias específicas que só podem ser legisladas pela AR, pe:regime do estado síito e emergência, aquisição perda da cidadania portuguesa, bases do sistema de ensino, bases do sistema de defesa nacional, criação extinção e modificação de autarquias, regime de forças de segurança, finanças das regiões autónomas e mais umas quantas. E depois existem uns quantas leis que podem também ser legisladas na AR, isso está a partir do art 161 da constituição. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 23 Setembro 2015 Vejo 4 cenários bastante possíveis sem maiorias isoladas. 1ºPS ganha as eleições por 1,2 ou 3%, coliga-se à Esquerda, se todos estiverem em mútuo acordo. 2ºPS ganha as eleições por 1,2 ou 3%, em caso de falha de acordo com a esquerda, forma um bloco central. 3ºColigação ganha as eleições por 1,2 ou 3% e toma posse, o PS sem qualquer outro acordo com partidos de esquerda chumba as propostas da coligação, a coligação usa o velho argumento do Cavaco em novas eleições, e a população dá a maioria à Coligação. 4ºColigação ganha as eleições 1,2, ou 3 % e toma posse, o PS já com acordo com os outros partidos, afirma que deve ser ele a governar, e o Cavaco não tem alternativa senão dar o governo à esquerda, com o risco de verificar manifestações nas ruas, ou com o 3º caso a repetir-se, mas desta vez com a população ao lado da esquerda, o PS fica a governar numa coligação. Falta o cenário do PS ganhar com minoria e aliar-se ao PP. Coisa que não me admiraria. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Setembro 2015 Quer dizer que o Cavaco a poucos meses de sair de cena para sempre, espero, pode ter que tomar uma das decisões mais importantes. Deve ser por isso que vai falar no dia 3 e pedir por favor não me façam isso. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 23 Setembro 2015 Já tinha noção "que éramos um fórum de esquerda", não sabia que era por tantos. Toda a postura do fórum é de esquerda. A luta contra a futilidade e picarda, a ânsia por esgrimir argumentos e debater até as coisas mais irrisórias. A camaradagem em todas e quaisquer situações, até por assuntos pessoais. Este fórum é muito à frente. 8) Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 23 Setembro 2015 Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa. Eu também gostava que alguém falasse sobre isso, mas vais ter de esperar sentado. A mim parece-me que a maior parte dos votos é por medo e basicamente tem sido essa a cantiga da coligação. Quando és governo e fazes uma campanha negativa em vez de mostrares com orgulho o trabalho feito, está tudo dito. Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 23 Setembro 2015 Como vou votar venho cá falar disso. Mas vão mesmo ter de esperar até mais para o final da semana, porque implica perder uma boa hora para justificar o meu voto. Mas fá-lo-ei assim que tiver tempo. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 23 Setembro 2015 (editado) Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa. Tu queres perceber como é que as pessoas escolhem mal o partido para ganhar as eleições, quando tu próprio votas num partido que não as pode ganhar. São escolhas. Mas não conseguir derrotar um governo destes nas urnas é como tentar dar um tiro numa vaca num corredor e falhar... Parto do princípio que quem vota na coligação (ou pela mesma lógica, no PS) costuma ir votar para decidir quem é o PM, tem poucas ou nenhumas definições ideológicas e dá mais importância à preparação e nível técnico do candidato. Neste campo, o PPC costuma explicar muito bem todas as más ideias que tem. O AC explica tão mal o que quer fazer, que as pessoas assumem que é um aventureiro. Além da parcela do centrão que é beata, conservadora e politicamente correcta, e que não lhe perdoa o que fez ao Seguro. O que parece das sondagens é que a coligação não vai fugir muito dos 1,9-2 milhões de votos que costuma ter PSD+PP, o PS é que não conseguiu motivar os habituais abstencionistas. Aliás, deve vir aí record de abstenção. Em cima disto acho que há mesmo o perigo de maioria para a coligação, se andarem na frente das sondagens mais uns dias, muita gente da esquerda que ia fazer "voto útil" no PS pode pensar "safoda, se é para isto voto em quem gosto mesmo" e aí... Falta o cenário do PS ganhar com minoria e aliar-se ao PP. Coisa que não me admiraria. Também falta o cenário de a coligação ficar à beira da maioria, governar sozinha e daqui a 1 ano forçar uma crise como em 87. Quer dizer que o Cavaco a poucos meses de sair de cena para sempre, espero, pode ter que tomar uma das decisões mais importantes. Deve ser por isso que vai falar no dia 3 e pedir por favor não me façam isso. :mrgreen: Editado 23 Setembro 2015 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 23 Setembro 2015 Como vou votar venho cá falar disso. Mas vão mesmo ter de esperar até mais para o final da semana, porque implica perder uma boa hora para justificar o meu voto. Mas fá-lo-ei assim que tiver tempo. Deixa-me só dizer que eu não quero condicionar ninguém, assim como também não acho que alguém tenha que justificar o seu voto perante a minha pessoa. Sou só um cidadão e um democrata que pensa (e vota) de maneira diferente. Peço desculpa se dei a entender o contrário. O meu post foi mesmo numa óptica de desabafo. E disse isto agora porque já o devia ter dito antes... Porque já sabia que vinha aí posts deste género: Tu queres perceber como é que as pessoas escolhem mal o partido para ganhar as eleições, quando tu próprio votas num partido que não as pode ganhar. São escolhas. Mas não conseguir derrotar um governo destes nas urnas é como tentar dar um tiro numa vaca num corredor e falhar... Parto do princípio que quem vota na coligação (ou pela mesma lógica, no PS) costuma ir votar para decidir quem é o PM, tem poucas ou nenhumas definições ideológicas e dá mais importância à preparação e nível técnico do candidato. Neste campo, o PPC costuma explicar muito bem todas as más ideias que tem. O AC explica tão mal o que quer fazer, que as pessoas assumem que é um aventureiro. Além da parcela do centrão que é beata, conservadora e politicamente correcta, e que não lhe perdoa o que fez ao Seguro. O que parece das sondagens é que a coligação não vai fugir muito dos 1,9-2 milhões de votos que costuma ter PSD+PP, o PS é que não conseguiu motivar os habituais abstencionistas. Aliás, deve vir aí record de abstenção. Em cima disto acho que há mesmo o perigo de maioria para a coligação, se andarem na frente das sondagens mais uns dias, muita gente da esquerda que ia fazer "voto útil" no PS pode pensar "safoda, se é para isto voto em quem gosto mesmo" e aí... Eu sei que são escolhas. Cada um escolhe o que quer, só queria entender as motivações por trás de uma opção destas. Não quero condicionar ninguém ou achar que me devem dar explicações. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 23 Setembro 2015 Já eu vou cumprir o meu costume: CDU. Depois de ler todos os programas e ter estado a um niquinho de votar BE, pelo ativismo e pela postura coerente ao longo do tempo (a novidade... :lol:) devem levar a minha cruzinha. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Setembro 2015 Apaixonei-me pelo tempo de antena do MRPP. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 23 Setembro 2015 (editado) Deixa-me só dizer que eu não quero condicionar ninguém, assim como também não acho que alguém tenha que justificar o seu voto perante a minha pessoa. Sou só um cidadão e um democrata que pensa (e vota) de maneira diferente. Peço desculpa se dei a entender o contrário. O meu post foi mesmo numa óptica de desabafo. E disse isto agora porque já o devia ter dito antes... Porque já sabia que vinha aí posts deste género: Eu sei que são escolhas. Cada um escolhe o que quer, só queria entender as motivações por trás de uma opção destas. Não quero condicionar ninguém ou achar que me devem dar explicações. Parto do princípio que quem vota na coligação (ou pela mesma lógica, no PS) costuma ir votar para decidir quem é o PM, tem poucas ou nenhumas definições ideológicas e dá mais importância à preparação e nível técnico do candidato. Neste campo, o PPC costuma explicar muito bem todas as más ideias que tem. O AC explica tão mal o que quer fazer, que as pessoas assumem que é um aventureiro. Além da parcela do centrão que é beata, conservadora e politicamente correcta, e que não lhe perdoa o que fez ao Seguro. Haverá mais motivações, (o ter teimado no "inevitável 2º resgate", na impossibilidade da saída limpa, na espiral recessiva, etc) mas estas devem ser as mais relevantes. e não percebi o "posts deste género" ;) edit: ah, e eu voto em branco :mrgreen: Editado 23 Setembro 2015 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 23 Setembro 2015 (editado) Já eu vou cumprir o meu costume: CDU. Depois de ler todos os programas e ter estado a um niquinho de votar BE, pelo ativismo e pela postura coerente ao longo do tempo (a novidade... :lol:) devem levar a minha cruzinha. Se os membros do Pan lêem isto vão imediatamente lembrar-se do slogan do PCTP/MRPP. Editado 23 Setembro 2015 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 23 Setembro 2015 Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa. Deverei votar neles porque, dentro dos possíveis, considero que o mandato foi positivo. Se quiseres mais esclarecimentos deixo para amanhã. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 23 Setembro 2015 Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa. Por algum motivo, uma das principais formas de uma ditadura se perpetuar é o medo. As campanhas de medo têm uma forte tendência a funcionar. O padrão de respostas que oiço quando falo com pessoas que vão votar PAF tem-me confirmado isso. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 23 Setembro 2015 (editado) :prayer: Editado 23 Setembro 2015 por JackBauerPT Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 23 Setembro 2015 https://en.wikipedia.org/wiki/Free_Arabian_Legion Compartilhar este post Link para o post
Arrow Publicado 24 Setembro 2015 Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Setembro 2015 (editado) Estou muito indeciso. Sei alguns em que não voto de certeza... :mrgreen: No Sócrates :mrgreen:. Ricciardi na SIC Noticías. Sabes se há algum local online para voltar a ver a entrevista? Eu só gostava de compreender os votos na coligação...Tentar perceber os argumentos, sei lá. As motivações... Qualquer coisa. Eles podem fazer o mesmo e pedir-te para justificar o voto na CDU. Se há coisa que me habituei foi a não perguntar as "motivações" que estão por de trás dos votos políticos, às vezes é melhor ficar na ignorância e respeitar as escolhas de cada um. Editado 24 Setembro 2015 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 24 Setembro 2015 Sabes se há algum local online para voltar a ver a entrevista? No site da SIC Notícias apenas tens vídeos curtos dessa entrevista. A entrevista toda é só para utilizadores premium. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Setembro 2015 Por algum motivo, uma das principais formas de uma ditadura se perpetuar é o medo. As campanhas de medo têm uma forte tendência a funcionar. O padrão de respostas que oiço quando falo com pessoas que vão votar PAF tem-me confirmado isso. Faz sentido. Um dos poucos motivos que eu teria para votar PAF, o que não vou fazer, seria mesmo o medo. O medo de ter o António Costa como PM. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Setembro 2015 No site da SIC Notícias apenas tens vídeos curtos dessa entrevista. A entrevista toda é só para utilizadores premium. Obrigado :) Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 24 Setembro 2015 Vai haver debate entre os novos partidos, agora na Antena 1. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 24 Setembro 2015 A Joana Amaral Dias é uma mete nojo. Que feitiozinho. Compartilhar este post Link para o post