Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

estou a borrifar-me para ti.

Nota-se. Até foste buscar posts que aí tinhas guardados do princípio do mês. :lol:

Quanto ao futuro não é preciso esperar por nada, vê em que condições são contratados os estivadores da PORLIS e aí tens uma visão bastante clara do que vai acabar por chegar.

E escusas de andar a chorar por insultos que da minha parte não vais levar nenhuns. Se achas que quem tem a escolaridade mínima não pode ganhar 2000€, mais uma vez, só posso ter pena de ti.

A mim o que me revolta é que haja gente com empregos terríveis a ganhar o ordenado mínimo, isso é que me entristece. Haver 300 pessoas que trabalham a sério, que fazem valer os seus direitos até à última e que ganham mais do que eu são um caso que devia servir de exemplo para outras classes profissionais, nunca vão ser um alvo a abater e muito menos a ameaça do seu despedimento pode ser um motivo de congratulação.

Mas isso sou eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que salários mínimos e conferidos a mão-de-obra estrangeira podem ajudar a economia nacional? Só queria perceber isto.

É que se tivéssemos a falar de uma PME que já custa pagar salários de 700€ e só conseguia pagar 500... Agora, estamos a falar de empresas que facturam 300k por dia e este gajo ainda está preocupado com os salários que são pagos aos trabalhadores :lol: o problema são sempre os trabalhadores

O disparate é tanto que nem dá para entender o raciocínio...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Nota-se. Até foste buscar posts que aí tinhas guardados do princípio do mês. :lol:

Quanto ao futuro não é preciso esperar por nada, vê em que condições são contratados os estivadores da PORLIS e aí tens uma visão bastante clara do que vai acabar por chegar.

E escusas de andar a chorar por insultos que da minha parte não vais levar nenhuns. Se achas que quem tem a escolaridade mínima não pode ganhar 2000€, mais uma vez, só posso ter pena de ti.

A mim o que me revolta é que haja gente com empregos terríveis a ganhar o ordenado mínimo, isso é que me entristece. Haver 300 pessoas que trabalham a sério, que fazem valer os seus direitos até à última e que ganham mais do que eu são um caso que devia servir de exemplo para outras classes profissionais, nunca vão ser um alvo a abater e muito menos a ameaça do seu despedimento pode ser um motivo de congratulação.

Mas isso sou eu.

A mim entristece-me o mesmo. Mas também me entristece que tu fujas ao ponto principal do meu raciocínio para poderes levar a tua avante. Se o que justifica um estivador ganhar 3,4 ou 5 salários médios de um português é ter uma cunha e pertencer a determinado grupo, e não a sua formação, então são privilegiados. E se esses privilégios são um entrave a que mais pessoas possam ter emprego e a que os nossos portos não possam competir a nivel internacional, então que se acabe com isso. Se em vez de estarmos a falar de estivadores, estivéssemos a falar de funcionários públicos, estarias a defender o mesmo que eu.

E temos definições daquilo que é fazer valer os nossos direitos. Se aquilo é fazer valer os seus direitos, já nem toco no facto de serem merecidos ou não, então sou eu que tenho pena de ti. Pena e medo, porque se fossemos todos assim, estaríamos a viver numa república das bananas ainda maior do que aquela em que vivemos.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim entristece-me o mesmo. Mas também me entristece que tu fujas ao ponto principal do meu raciocínio para poderes levar a tua avante. Se o que justifica um estivador ganhar 3,4 ou 5 salários médios de um português é ter uma cunha e pertencer a determinado grupo, e não a sua formação, então são privilegiados. E se esses privilégios são um entrave a que mais pessoas possam ter emprego e a que os nossos portos não possam competir a nivel internacional, então que se acabe com isso. Se em vez de estarmos a falar de estivadores, estivéssemos a falar de funcionários públicos, estarias a defender o mesmo que eu.

E temos definições daquilo que é fazer valer os nossos direitos. Se aquilo é fazer valer os seus direitos, já nem toco no facto de serem merecidos ou não, então sou eu que tenho pena de ti. Pena e medo, porque se fossemos todos assim, estaríamos a viver numa república das bananas ainda maior do que aquela em que vivemos.

Acreditas mesmo que se os estivadores ganhassem menos havia mais pessoas com emprego?

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto de ver quem consiga concordar que quem faz greve às horas extraordinárias seja despedido com o argumento que não há trabalho que chegue para todos.

Viva a democracia, vivam os direitos dos trabalhadores

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acreditas mesmo que se os estivadores ganhassem menos havia mais pessoas com emprego?

Acredito, ou achas que os estivadores são obrigados a fazer horas extraordinárias porque é giro? E se a contratação de mais trabalhadores não dependesse do sindicato mas sim das empresas para os quais eles trabalham, isso também geraria mais emprego.

Gosto de ver quem consiga concordar que quem faz greve às horas extraordinárias seja despedido com o argumento que não há trabalho que chegue para todos.

Viva a democracia, vivam os direitos dos trabalhadores

Sim, tem sido exactamente isso que tenho defendido.

Pessoal, claramente estou em minoria aqui. Como até agora ninguém foi capaz de pegar nos meus argumentos e debatê-los ao invés de distorcer os meus posts, então sou claramente eu que estou deslocado. Podem servir-se do tópico à vontade, e achar que sou eu que sou um alucinado. Felizmente não preciso de ridicularizar outras pessoas para me sentir auto-valorizado.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a ridicularizar ninguem. Nem disse se acho que os estivadores têm razão ou não. Mas que avancar com um processo de despedimento colectivo numa situaçºao destas cheira muito mal, ai isso cheira. Cheira a retaliação, cheira a atropelamento da lei.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu não estou a ridicularizar ninguem. Nem disse se acho que os estivadores têm razão ou não. Mas que avancar com um processo de despedimento colectivo numa situaçºao destas cheira muito mal, ai isso cheira. Cheira a retaliação, cheira a atropelamento da lei.

Claro que é retaliação, os portos estão praticamente parados enquanto a situação se mantiver, mesmo já tendo cedido à uma das grandes reinvindicações deles! Mas se eles prejudicam a entidade empregadora de forma deliberada e intimidam quem se apresentasse ao serviço, não é normal que se avance para uma rescisão colectiva se houver fundamentos legais para isso? Eu não estou aqui a argumentar contra o direito à greve, estive sempre a argumentar contra os abusos que têm sido cometidos por uma classe disfarçada de greve. Estou numa posição ingrata, que é o de ter de defender empresas contra os trabalhadores. Mas não consigo ter outra opinião sobre este caso em particular por todos os motivos que já referi.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Mas também me entristece que tu fujas ao ponto principal do meu raciocínio para poderes levar a tua avante. Se o que justifica um estivador ganhar 3,4 ou 5 salários médios de um português é ter uma cunha e pertencer a determinado grupo, e não a sua formação, então são privilegiados.

São privilegiados porque vivem num país de ordenados miseráveis que deviam envergonhar qualquer português. E recebem o que recebem porque assinaram um contrato que assim o determina, não caíram lá de pára-quedas nem com certeza sequestraram os patrões para os obrigar a contratar por aqueles valores.

Não estamos a falar de uma empresa em dificuldades, estamos a falar de uma empresa de milhões com funcionários obrigados a fazer horas extraordinárias que por querer voltar 150 anos atrás e contratar empregados à jorna vai até às últimas consequências e ameaça com despedimentos colectivos.

Porque é que o pessoal da PORLIS não foi contratado ao abrigo do contrato colectivo de trabalho existente? Deve ser outro mistério, como o das horas extraordinárias.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando os argumentos não existem e são, esses sim, retaliados pela maioria das pessoas...começa a vitimização. Desta vez começou mais cedo que o costume.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito, ou achas que os estivadores são obrigados a fazer horas extraordinárias porque é giro? E se a contratação de mais trabalhadores não dependesse do sindicato mas sim das empresas para os quais eles trabalham, isso também geraria mais emprego.

Acho que existem horas extraordinárias pq há picos de trabalho e é preferível resolver com horas extra que com mais contratados.

Se dependesse só das empresas que contratam, iriam contrato o mínimo possível de pessoas, pelo menor salário possível, para obter o maior lucro possível (sendo que é esse o objetivo).

Só se acreditares que as empresa são responsáveis socialmente, definem o máximo de lucro necessário, e a partir daí dividem com o factor trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Por muito que condene a greve "enguia" que mesmo que se aceite as condições elas continuam a mudar para não serem aceites, e que veja a manipulação política óbvia, a verdade é que o TA não decretou serviços mínimos em Lisboa. Faz-me confusão passar à requisição civil quando o sindicato (com motivações certas ou erradas) está a cumprir a lei...

Não estamos a falar de uma empresa em dificuldades, estamos a falar de uma empresa de milhões

Não conheço exactamente a definição "empresa de milhões" mas não é o caso.

com funcionários obrigados a fazer horas extraordinárias que por querer voltar 150 anos atrás e contratar empregados à jorna vai até às últimas consequências e ameaça com despedimentos colectivos.

Basicamente querem contratar mão de obra especializada ao dia, e pagar 700€ por mês. Como é óbvio, ou uma coisa ou outra.

Porque é que o pessoal da PORLIS não foi contratado ao abrigo do contrato colectivo de trabalho existente? Deve ser outro mistério, como o das horas extraordinárias.

Mais importante esclarecer parece-me o mistério de eles terem começado a criar um sindicato, e depois de criado foi extinto. Esse sim dava um livro do Simenon 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Os serviços mínimos não foram os transportes para as ilhas e os bens perecíveis?

Quando uma empresa é vendida por 275 milhões na minha cabeça estamos a falar de um negócio de milhões, especialmente tendo em conta a nossa realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Os serviços mínimos não foram os transportes para as ilhas e os bens perecíveis?

Não aplicável ao porto de Lisboa, essas cargas (pereciveis alimentares) foram desviadas.

Edit: sobre os contentores que já lá estavam, não faço ideia ;)

Quando uma empresa é vendida por 275 milhões na minha cabeça estamos a falar de um negócio de milhões, especialmente tendo em conta a nossa realidade.

Queres que faça uma lista de bancos falidos ou empresas com a corda na garganta vendidos por valores semelhantes?

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post
Queres que faça uma lista de bancos falidos ou empresas com a corda na garganta vendidos por valores semelhantes?

Mas não é esse o caso da Yildirim, pois não?

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, tal e qual como eu estava à espera. Pelo menos assim quem vier ler as últimas páginas com vontade de saber mais ou rebater argumentos, já sabe com quem o fazer.

Eu é que já estava à espera.

Quem tiver vontade de saber mais, desde logo, pergunta. E depois, evita ler o chorrilho de disparates que estás aqui a escrever.

Compartilhar este post

Link para o post

Os turcos é que foram vendidos por 275M?

Não, foram os que compraram.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, foram os que compraram.

tinha escrito agora um post tão fixe mas o forum foi abaixo outra vez :)

mas resumidamente:

se os turcos pagaram 275 por uma empresa que vale bem mais, é porque ela não é tão rentável como parece

a ideia é mesmo fechá-la e até acabar com o porto

há muita gente interessada em voltar aos planos antigos e construir um complexo imobiliário, dá bem mais dinheiro que contentores

Compartilhar este post

Link para o post

tinha escrito agora um post tão fixe mas o forum foi abaixo outra vez :)

mas resumidamente:

se os turcos pagaram 275 por uma empresa que vale bem mais, é porque ela não é tão rentável como parece

a ideia é mesmo fechá-la e até acabar com o porto

há muita gente interessada em voltar aos planos antigos e construir um complexo imobiliário, dá bem mais dinheiro que contentores

Pensava que a ideia era a fusão dos Portos de Lisboa e Setúbal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensava que a ideia era a fusão dos Portos de Lisboa e Setúbal.

Oficialmente sim. Oficiosamente é nivelar os salários por baixo. Mas eu gosto de teorias da conspiração e a "forma" como a maioria das notícias têm sido escritas...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a dizer que a leitura das últimas 2 páginas foi bastante frustrante.

Era um tema que não faço puto de ideia e que gostava saber mais, no entanto é o Elliot a dizer o que acha (seja válido/verdadeiro ou não) e a contra-argumentação é dizer que está a falar do que não sabe, insultar, etc.

Mas somos adultos ou quê? Fds. Se ele está errado contra-argumentem e digam o que está bem.

Quem vê de fora e não tem opinião formada vê um lado a dar argumentos e parece que o outro pouco ou nada tem a dizer a não ser o "porque sim"

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Quem quer saber mais fica impossibilitado de o fazer devido a esta situação.

O pessoal já devia ter maturidade suficiente para argumentar e contra-argumentar sem recorrer, por exemplo, a bocas foleiras e de muito mau gosto.

PS: Ego Sum, uma das coisas que vi hoje nas notícias (RTP3) e que desconhecia, é que os estivadores fazem contratos de trabalho diários, chegando a assinar, por exemplo, três contratos de trabalho por dia. Isto é de uma precariedade enorme.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda tu não tiveste o azar de ler alguns (ou algum) dos posts que a moderação teve a presença de espírito de ocultar.

Mas adiante, a questão dos estivadores, verdade seja dita, é meramente ideológica e as reacções do governo e dos partidos que o apoiam é reflexo disso mesmo. a Ministra diz que a Economia vale mais que os direitos de 300 trabalhadores e o PC e o BE dizem que ameaças de despedimento colectivo e querer voltar com o trabalho à jorna são inaceitáveis.

Infelizmente os estivadores, como outras classes que são frequentemente apelidadas de privilegiadas. os motoristas do Metro de Lisboa e os controladores aéreos, por exemplo, são uma excepção à regra na forma como a classe está organizada e mobilizada para defender os direitos que conquistaram.

Uns acham absurdo que eles não sejam tão pobres como os restantes cidadãos em circunstâncias semelhantes, outros acham que eles são a excepção que deve servir de exemplo e não o exemplo que deve ser corrigido.

Compartilhar este post

Link para o post

Era um tema que não faço puto de ideia e que gostava saber mais, no entanto é o Elliot a dizer o que acha (seja válido/verdadeiro ou não) e a contra-argumentação é dizer que está a falar do que não sabe, insultar, etc.

Mas somos adultos ou quê? Fds. Se ele está errado contra-argumentem e digam o que está bem.

Quem vê de fora e não tem opinião formada vê um lado a dar argumentos e parece que o outro pouco ou nada tem a dizer a não ser o "porque sim"

Exato. Quem quer saber mais fica impossibilitado de o fazer devido a esta situação.

O pessoal já devia ter maturidade suficiente para argumentar e contra-argumentar sem recorrer, por exemplo, a bocas foleiras e de muito mau gosto.

Se não viram isso é porque estão, de todo, a ver mal.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...