Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Fiquei proibido de postar comentários no facebook do clube. :lol:

Mais alguém está impedido?

O que é que fizeste? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Mikel LOL Ainda por cima entrou para o lugar do Kelvin. De resto, tudo igual.

Compartilhar este post

Link para o post
Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (g.r.); Danilo, Maicon, Quaresma, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Mangala, Alex Sandro, Defour e Mikel.

Eu nem sei como é que fico surpreendido. :lol: Enfim. Mikel. Mikel!

Compartilhar este post

Link para o post

O Pedro Moreira gosta mesmo muito do Porto para ver este tipo de situação e ter continuado cá :lol: Que no Verão vá para um clube que o valorize,ele merece.O Tozé para a mesma situação caminha

Compartilhar este post

Link para o post

O Pedro Moreira gosta mesmo muito do Porto para ver este tipo de situação e ter continuado cá :lol: Que no Verão vá para um clube que o valorize,ele merece.O Tozé para a mesma situação caminha

o clube ja o devia ter libertado ha imenso tempo, tenho muita pena pq gosto muito da entrega e do carinho dele pelo clube, mas não tem qualidade para ser jogador da equipa A

Compartilhar este post

Link para o post

Pois. Não tem qualidade para ser opção, em contrapartida convoca-se o Mikel. Isso é que me faz uma confusão brutal. É que mesmo por ser capitão da equipa B podia merecer uma chamada, à frente dos restantes. Mas não, é o Mikel! O MIKEL MEU!

Compartilhar este post

Link para o post

bonito...

Como o prometido é devido aqui fica a minha interpretação sobre a situação atual da gestão na SAD e as relações entre os principais intervenientes .

Tentarei apenas aqui expor uma visão da atualidade do clube , sem estar a referir casos concretos que poderia tornar este texto demasiado focado em situações particulares .

O que pretendo é apenas partilhar alguma informação que contribua para uma reflexão sobre o presente e o futuro do clube .

Os factos que eu e outros users temos divulgado em diversas áreas do fórum, não serão aqui repetidos , embora vos diga que sempre os suportei com nomes , números e datas.

Considerandos :

1) Sou um adepto de 47 anos, “doente” pelo clube ,com 31 anos de sócio ,acionista ,sponsor , assíduo nos estádios e sem nenhuma ligação a qualquer dos intervenientes que irei comentar.

2) Nunca tive , não tenho e nunca terei qualquer interesse em fazer parte de qualquer cargo de dirigente desportivo no Porto , ou em qualquer outro clube.

3) Não procuro notoriedade em fóruns de “bola” ou em quaisquer outros , já a tenho devido á minha atividade em locais como D Económico , Expresso , TV`s , Exame …

4) Tenho experiência de gestão como responsável de um grupo de empresas com um orçamento quase idêntico ao do nosso clube .

5) As minhas opiniões baseiam-se em factos relatados direta ou indiretamente por elementos do grupo de trabalho, empresários de futebol, dirigentes, jornalistas e muitos amigos portistas .

É minha convicção que na Indústria do Futebol ( assim como em outras ) sempre existiu e vai continuar a existir corrupção e benefícios individuais ilícitos . Portanto sempre admiti com alguma naturalidade que o NGP e outros tivessem tido ao longo dos anos alguns proveitos próprios em algumas transferências e noutros negócios paralelos ao Clube e á SAD . Sempre fui um dos milhares de portistas que dizia “ enquanto o Porto for ganhando não me importo de saber para onde vai o dinheiro …” . O que mudou então ?

O que mudou claramente, é que começa-se a inverter a ordem natural do principal objetivo que é ter a melhor equipa e ganhar . Ou seja : Enquanto a prática antiga era identificar o jogador a comprar ou a vender, e no negócio existia uma comissão que podia ter alguns destinatários ( normalmente só na venda) , no modelo atual muitas vezes deixa-se de comprar ou vender o jogador que interessa em 1º lugar devido ao agente/intermediário do negócio , para se optar por alternativas com menos qualidade e com custos superiores, mas com o empresário certo.

Conclusão : desviamo-nos do objetivo principal , invertendo as prioridades do clube com os interesses pessoais de determinados dirigentes .

Outra das práticas atuais que não posso aceitar é o pagamento de comissões de intermediação escandalosas por compra de determinados jogadores , ou muitas vezes o empolamento do preço original na origem , gerando depois comissões invisíveis e não declaradas no relatório de contas . Existem alguns casos destes nos últimos 2/3 anos. Tenho dado vários exemplos com nomes , datas e números destes negócios sujos que vamos fazendo .

Por último os fundos , nada tenho contra fundos até porque sou participante em alguns ( não de futebol) ,desde que sejam bem utilizados para beneficio do clube e não em beneficio próprio.

Aqui o problema é algumas percentagens que vão ficando , e que depois dão origem a compras e recompras que normalmente geram maus negócios para o clube sem haver o mínimo risco para os detentores dos referidos fundos . Outro problema grave é quem são realmente os detentores dos fundos , havendo em algum deles ligações muito diretas a alguns dos atores principais deste filme .

Esta politica muito estruturada e profissional de criar uma rede de empresários/intermediários para controlar o máximo possível dos ativos , leva depois a várias situações de conflito com jogadores que não querem, e resistem á mudança exigida . Temos vários casos já muito falados como Iturbe , Rolando , A Pereira , Atsu etc … Em alguns destes casos os jogadores foram sujeitos a várias torturas dignas de um excelente filme de suspense sempre com final pouco digno para os jogadores e com prejuízo com o clube . Nesta altura existe uma rede de três empresários que fazem mais de 80% das transferências/intermediações com o nosso clube.

Por outro lado nos últimos 2 ou 3 anos foi sendo montada uma teia complexa ,com a colocação de várias pessoas em determinados lugares chave do clube e da SAD, em que tudo é controlado de uma forma organizada e pré estabelecida com a finalidade de cada vez mais ir controlando todos os mecanismos que contribuem para a gestão do dia a dia. Quem quer manter alguma independência própria como V Baia ou outros , pura e simplesmente são atirados para fora da carruagem , muitas vezes por esvaziamento das funções .Que mal temos tratado os nossos símbolos ….

Um dos maiores exemplos é toda a formação , onde hoje em dia passam-se situações verdadeiramente escandalosas (algumas delas relatadas aqui por vários users).Luís Castro é o pião certo neste jogo.

Não posso deixar de salientar algumas transferências e vencimentos escandalosos na equipa B , que vão contra o que deve ser uma verdadeira estratégia de formação que suporte o futuro.

Outro dado importante é que ao longo deste período vários diretores que tinham um papel muito ativo no clube foram sendo afastados dos centros de decisão ,sendo nesta altura quase meras figuras de decoração e entretenimento .

Está então na altura de introduzir a principal questão : Como permite o NGP que tudo isto aconteça ? Porque não muda os gestores que contribuem para esta situação ?

Tudo começa com o processo apito dourado onde o NGP sofre claramente uma exposição mediática muito negativa , ficando a partir dai muito condicionado a tratar de muitos dos assuntos mais sigilosos e determinantes que existem na gestão de um clube profissional de futebol . Esta ocorrência originou que nos anos seguintes a 2004 PDC começasse a delegar grande parte desses assuntos em três dirigentes ; Adelino Caldeira , Fernando Gomes e Antero Henriques que em 2005 é nomeado Diretor Geral do Futebol . Embora fossem ocorrendo durante esses anos ( 2005-2009) alguns poucos episódios já preocupantes , as coisas foram correndo bem e Antero Henriques foi ganhando protagonismo muito por culpa da suas reconhecidas capacidades de gerir o grupo de trabalho e tudo o rodeia.

Com uma notável sobriedade e eficácia foi tratando cada vez mais dos dossiers mais complicados como arbitragem ,transferências e dia a dia da equipa de futebol.

Adelino Caldeira com as vitórias jurídicas alcançadas foi ganhando “peso” junto de PDC e tornou-se joker em várias transferências , meio onde ele sempre se movimentou bem fruto da grande proximidade que teve até determinada altura com o empresário JM.

Fernando Gomes começou a discordar da politica de contratações deste duo e em 2010 bateu com a porta sendo o seu lugar ocupado pelo regressado Angelino Ferreira a pedido expresso de PDC.

Ou seja , PDC começou cada vez menos a tratar de dossiers muito importantes do dia a dia e distribuiu cada vez mais competências ao DG e AC , ficando o DG com as partes mais interessantes de gerir.

A partir de 2010 -2011 com a época de enorme sucesso desportivo, começou verdadeiramente a existir uma politica de contratações em muitos casos ruinosa para o clube conforme atrás explicado , e PDC tem cada vez menos intervenção nos processos de transferências de jogadores dando aprovação aos mesmos sem conhecer em muitos os pormenores mais picantes.

Claro que confia plenamente no DG e não deixa de ser o responsável máximo pelo clube , mantendo unicamente Presidencial a escolha do treinador.

A partir do inicio da época 2011-2012 começam-se claramente a formar duas fações dentro do clube , os que fazem parte da teia montada e os que estão contra essa forma de gerir o clube.

Este último grupo cada vez mais numeroso , mas ao mesmo tempo silencioso e com medo das constantes represálias de que é alvo . Esta é uma “ guerra” em surdina na qual muitas vezes as duas partes tem de se aguentar uma á outra mantendo uma ideia de união para fora como aliás se exige em qualquer sociedade cotada em bolsa .

A escolha de treinador é claramente um fator importante neste jogo de poder , e VP era claramente um ” yes man “ apesar de nas últimas semanas se ter zangado com o DG .

Isto porque tinha descoberto que o mesmo DG já tinha apalavrado Lj . PDC tratou então pessoalmente de contratar PF para tentar manter alguma independência …

O problema é que cada vez PDC está cada vez mais ausente ( por vários motivos que não vão mudar) , e o DG com toda a sua inteligência e persuasão falando como responsável da SAD no seio do grupo , vai cada vez mais manietando e condicionando algumas opções logo no inicio da época. Atendendo á proximidade que vão tendo no dia a dia ( estágio inicio época , estágios jogos , treinos , jogos etc…),é com alguma naturalidade que algumas coisas foram acontecendo, como por exemplo lista de dispensas e Champions ,diferentes das primeiras do próprio PF. ( alguns users falaram nisso).

Interessa também aqui focar o papel de APDC – Depois de vários anos de zanga familiar pai e filho voltam a conviver e logo de uma forma quase diária e muito intensa .

APDC acaba por rapidamente se juntar aos diretores mais antigos que em silêncio contestam esta atuação da SAD á já algum tempo , só que ao ter conhecimento de vários destes negócios começa a relatá-los ao pai provocando uma nova fase de todo este relacionamento ( esta fase começou á cerca de 1 ano ) ;

A fase do “ toda a gente desconfia de toda a gente e cada um tenta fazer os seus negócios á custa do clube “

A partir daqui PDC começa a questionar algumas contratações , ou a fazê-las diretamente ele com os clubes em questão ou a dar mandatos á empresa do filho para as fazer .

É importante aqui referir que apesar de nestas contratações as comissões serem normais , discordo completamente de isto acontecer e acentua que os motivos de toda esta guerra sejam em grande parte os milhões que se movem no mundo do futebol . Aqui tenho uma opinião um pouco dura com PDC , pois acho que ele se julga em tal patamar de inquestionável , que não se importa que o clube faça negócios com o filho ás claras de todos .

Outra leitura ,é que isto também pode não ser inocente , dado que ele sabe o que isso ia provocar em parte da SAD ….

Esta última fase tem sido penosa em termos de relações entre pessoas e cada vez mais existe um contar de espingardas . Acho que PDC vai gerindo com muita mestria este saco de gatos sem que saia cá para fora grandes questões , e acima de tudo mantendo uma tradição de vitórias . E ai desculpem , mas se os dois últimos títulos não tivessem caído do céu não sei se PDC não teria escrito pelo menos mais um capitulo no livro .

Conclusão da resposta á pergunta principal :

Em nenhuma sociedade se pode pura e simplesmente despedir , ou dispensar um diretor( ou vários) que tenha tido conhecimento dos dossiers sigilosos e principais durante vários anos . Não é assim que se faz.

Se alguma dia isso acontecer , vai ser com acordos milionários de confidencialidade e de uma forma a não deixar a imagem das pessoas em causa prejudicadas.

Nunca se poderia passar para o mercado a ideia que somos um clube mal gerido e com problemas de legalidade que prejudicam os acionistas e o próprio clube.

Para além disso imaginam o que cada um sabe de podres dos outros destes anos todos com apitos pelo meio ! Devem conseguir imaginar .

Portanto esta é uma questão que não vai ser fácil de resolver , até porque no fundo ninguém quer largar o osso . Todos vão convivendo entre eles enquanto a galinha der ovos para todos ….

O que mais me preocupa ?

Claramente a falta de disponibilidade física do NGP e que começa a limitar bastante as suas ações . Mais do que nunca precisava de estar no pleno das suas capacidades para por ordem na casa .

Só não sei como , mas tenho a certeza que ele não vai querer deixar o clube em alguém que ponha os interesses pessoais acima dos do clube . Isso ele nunca fez .

Apesar de tudo é sempre o máximo responsável por tudo o que tem acontecido e foi ele que escolheu diretamente as pessoas que lá estão . Percebo que mesmo ele não pode acertar em tudo, e em algumas dessas pessoas a partir de determinada altura falhou.

A ideia atual mais importante a reter é que o NGP é claramente nesta altura o elo de sustentação do pouco equilíbrio que existe em toda a estrutura ( SAD e Clube)

O meu desejo é que o NGP tenha saúde por mais uns anos e tente retomar coletivamente uma politica de ; primeiro o Porto , depois o Porto e só depois o Porto .

Não me vou alongar mais , apenas peço desculpa por alguma imprecisão em alguma data , pois todo o texto foi feito recorrendo em exclusivo á minha memória.

Volto a reafirmar que não tenho qualquer objetivo que não seja o melhor para o “nosso Porto” e que nada me move pessoalmente contra nenhuma das personalidades aqui referidas .

Optei por aqui não repetir os factos que sustentam toda esta opinião , para que este texto sirva para um debate não centralizado neste ou naquele negócio .

Tento assim contribuir de forma construtiva para o esclarecimento de muitas perguntas que por aqui legitimamente tem sido feitas.

Quero aqui resguardar de toda esta confusão um portista e dirigente exemplar ; Angelino Ferreira .

Espero que mesmo que discordem do que aqui escrevo , não entrem no insulto e na falta de respeito como várias vezes tem acontecido, e que contribuam explicando onde faço uma leitura errada da situação e dando exemplos se for caso disso . Respeito todas as opiniões , mesmo as com que não concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é o Mikel? O que fez de mal? Qual é a posição?

Medio defensivo nigeriano, não fez nada de mal mas não é nenhum fora de série e muito menos melhor que os restantes jogadores da equipa B q mereciam a chamada

onde? não vi...

no topic das transferencias

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me quer explicar, sem entrar em grandes detalhes, o que se passa com o Otamendi?

Disseram no tópico das transferências que já é jogador do Valência.

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente está vendido/emprestado ao Valencia, mas não foi para lá pq os tipos não libertaram nenhuma vaga de extra-comunitários.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me quer explicar, sem entrar em grandes detalhes, o que se passa com o Otamendi?

vai entrar no ultimo ano de contracto na proxima época, e não deve haver vontade de renovar das duas partes

pelas informações conseguidas em meios duvidosos ele vai ser mesmo jogador do Valencia, mas até lá vai ser emprestado para a Russia ou Turquia

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, obrigado. Isso levanta-me algumas questões, como:

- sendo vendido, duvido que tenha sido por valores baixos, logo não deveria ser comunicado à CMVM?

- sendo emprestado, porque raio iriam vocês emprestar um jogador titular ou que, se não o é, joga muitas vezes?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...