Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Universidade obriga alunos a usarem capacetes anti-copianço

Publicações recomendadas

Lá por não acreditares não quer dizer que não seja verdade. Estamos a falar de miúdos de 15/16 anos, é bom não esquecer isso e não julgar as coisas do alto de um pedestal de maturidade e intelectualidade. Há pessoas que não têm a mínima competência para certas áreas (mesmo aplicando-se), outras que são bastante boas a tudo. Além da simples falta de capacidade, pode-se alegar outras razões para o insucesso como a desmotivação e o desinteresse, que podem resultar do 1º factor ou até de outros. Além disso não é um 10 que garante competência ao que quer que seja. Porventura terás tido colegas que tenham tido positiva a Inglês, Português ou Matemática e que não sejam competentes nessa área.

Mas vamos dizer o quê? Estás a e tentar transformar as coisas porquê? O exemplo que dei foi de 2 miúdos, onde um deles tinha extremas dificuldades a uma disciplina e conseguiu passar à mesma a copiar. Nem sequer se colocava aqui a questão do achar útil ou não, nem foi o resultado de movimentos externos. Pois realmente o passar a uma disciplina por copiar nuns testes não diz nada acerca da sua inteligência, cultura ou competência. Então porquê todo esse complexo? E como já disse em cima, o ter positiva a uma disciplina não garante qualificação nenhuma. E ninguém fez disso uma brincadeira. Se houvesse mais brincadeira e menos obrigatoriedade no ensino, talvez os miúdos não se sentissem obrigados a passar e assim a recorrer a copianços e etc, e passassem realmente a divertirem-se com a aprendizagem e obterem conhecimento de forma mais eficaz e prazerosa.

E lá por tu dizeres que nao é verdade não significa que a realidade seja essa, podemos ficar aqui a jogar ping-pong o dia todo. Ah ok, como são miúdos de 15/16 anos vamos lá ter calma e meter as coisas em perspectiva que eles não têm noção das coisas. Isso de "não ter a mínima competência" tem muito que se lhe diga. Pode ter é mais dificuldade que outros colegas mas quando é assim, tem de haver trabalho extra. A desmotivação e o desinteresse não são desculpa para que se passe a uma disciplina sem que na realidade se aprenda alguma coisa. Senão acabava o secundário dizendo simplesmente "não passou a inglês mas também não precisa por isso pode concluí-lo" e não "Inglês: Aprovado". Um 10 não garante competência enquanto se continuarem a passar pessoas cujo 10 não representa minimamente os seus conhecimentos. Obviamente que um 10 é "só" um número, mas é uma escala que tem algum significado, mesmo que relativo. Porventura tive colegas que passaram sem saber como, claro que sim. E agora? Estás a ver-me a dizer que mereciam passar?

Quem está a tentar transformar as coisas não sou eu. Tu é que estás a pegar no facto de uma positiva ou negativa não serem uma representação exacta das capacidades de alguém. Eu só estou a dizer que a mentalidade de "ah não interessa e isto é complicado para mim, vou copiar e tá tudo bem" é errada. Tanta gente a queixar-se que não percebe das coisas mas em casa também não faz trabalho nenhum para mudar isso. Eu não tenho complexo nenhum, tenho é problemas com a falta de rigor. São mentalidades. Não me viste a defender os modelos de ensino em lugar nenhum, mas não me faças de estúpida dizendo que a melhorar maneira de os contornar é copiando.

Compartilhar este post

Link para o post

Cábulas nem é muito a minha cena, tirando em cadeiras que é mesmo só para encher o curso e que é só marranço e toda a gente faz o exame com uma mão na caneta e outra no smartphone :lol: Mas nessas até os professores sabem, tanto que mesmo que copies tudo igualzinho ninguém saca mais de 16.

E esse é o nível máximo da parvoíce a que se pode chegar sobre este assunto. Se um aluno estudar, trabalhar e fizer um exame que mereça 20, só tira 16 porque os professores pressupõem que ele copiou, o que faz deles não apenas incompetentes por as suas cadeiras serem "só marranço", como por permitirem que os seus alunos copiem, e finalmente por se estarem a cagar para os alunos e seu futuro que podem muito bem ver a sua média adulterada injustamente por gente que deveria ser impedida de exercer no Ensino.

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste tudo. Felizmente os meus pais nunca foram assim. Sempre me disseram " Na vida nós não fazemos tudo o que queremos/gostamos. Eu e o teu pai também nos levantamos todos os dias para ir trabalhar quando preferíamos estar em casa a descansar " lol. E isso sempre me foi incentivando para estudar para aquilo que não gosto por exemplo, faz parte da aprendizagem, porque sou um menino nestas coisas e fico a pensar no dinheiro e sacrifícios que os meus pais já fizeram para me educar, o que me dava animo extra.

Felizmente? Gostas que os teus pais te incentivem a fazer coisas que tu não gostas ou queres? lol

Se a felicidade é estudares uma coisa que não gostas é contigo, mas acho isso ridículo.

Compartilhar este post

Link para o post

Felizmente? Gostas que os teus pais te incentivem a fazer coisas que tu não gostas ou queres? lol

Se a felicidade é estudares uma coisa que não gostas é contigo, mas acho isso ridículo.

Não. A felicidade é aprender e conseguirmos, mesmo tendo que estudar algumas coisa que não gostamos, chegarmos ao fim da caminhada e sabermos que temos as capacidades necessárias para sermos bons profissionais. Eu não gosto de estudar algumas matérias, por outro lado gosto de aprender seja qual for a matéria.

E a vida não é só fazer o que queremos ou gostamos, lamento informar-te :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

O teu erro é pensares que a escola (toda a escola, desde o Infantário à Universidade) serve para ensinar uma profissão, quando não é (pelo menos não é só isso, nem a maior parte serve para isso).

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Ia-te responder mas o Pan voltou a dizer tudo, sacana :mrgreen:

Os meus pais são meus pais e com isso quero dizer que conhecem-me melhor que ninguém. Se eles vêm que tenho capacidade ou para tal ou é necessário fazer isto ou aquilo porque efectivamente é o melhor para mim, acho que devo de fazer. Se há alguém que queira o meu bem acima de tudo são eles.

Eu nunca disse que a felicidade era estudar o que não gosto. Na altura posso não gostar desta ou daquela e dou-te já um exemplo, odiava filosofia, nem percebia o sentido que aquilo tinha na altura com 15 anos, mas tive de estudar para aquilo e os meus pais mesmo sabendo que eu não gostava mostraram a importância que tinha para a formação como pessoa. E a verdade é que hoje em dia, tenho a noção que muitas as coisas que lá dei e falámos deram um maior arcabouço e uma maneira de ver as coisas até diferente por vezes. Acabei com 15 e para além disso foi uma das várias disciplinas que permitiram hoje em dia estar no curso e faculdade que quis e não numa 2º/3º escolha.

E deixo duas quotes que resumem tão bem o que penso.

O teu erro é pensares que a escola (toda a escola, desde o Infantário à Universidade) serve para ensinar uma profissão, quando não é (pelo menos não é só isso, nem a maior parte serve para isso).

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Não. A felicidade é aprender e conseguirmos, mesmo tendo que estudar algumas coisa que não gostamos, chegarmos ao fim da caminhada e sabermos que temos as capacidades necessárias para sermos bons profissionais. Eu não gosto de estudar algumas matérias, por outro lado gosto de aprender seja qual for a matéria.

Não sou nenhuma pessoa de 13 anos para me dizeres isso, estamos a falar de cursos e universidade, ora eu se não quero ir para um curso que os meus pais me mandam ir onde está a felicidade nisso?

Vou-te dar o meu exemplo, os meus pais obrigaram-me a ir para engenharia numa universidade ranhosa daqui da zona e eu disse desde o primeiro dia que não era aquilo que queria ou que me ia dar bem pois tem muito cálculo e etc. Mas eles continuaram a insistir e lá entrei ao fim de 5 meses desisti porque estava super infeliz lá e só havia uma disciplina que gostasse e que era fácil para mim que era o inglês lol. Por isso sim, há certas escolhas que és tu que tens de fazer e não os teus pais ou tios whatever que te dizem para tu fazeres.

Se fizeres a tua vida partindo do que as pessoas te dizem, pergunto-me onde estás tu e as tuas escolhas no meio disso tudo? Claro que tens de ouvir opiniões mas és tu o último a decidir e mais ninguém.

Estou-me a referir a este tipo de escolhas tipo cursos de universidade e não em relação a tudo, eu sei muito bem que não podemos fazer tudo o que gostamos como por exemplo eu odeio ajudar a minha mae a limpar a casa mas tem de ser mesmo que não goste. :mrgreen:

Editado por Notsel Ken Vucciria

Compartilhar este post

Link para o post

Então percebeste mal, porque os meus pais nunca me fizeram isso que os teus te fizeram nem parecido. Quando chegou à altura de escolher o curso a seguir, eles apenas me ajudaram na escolha, mas eu é que tive a última palavra, nem nunca se quiseram intrometer nisso.

E casos como o teu conheço muitos, infelizmente. Tenho um amigo que está louco para vir para o meu curso no próximo ano. Mas a mãe dele acha que isto não tem muita saída lol, e que o filho devia de ir para Engenharia Informática. E ele não quer, mas a mãe insiste mais por status do que por outra coisa.

E tenho outro que a mãe insiste que o rapaz vá para a faculdade também, porque os amigos tb foram e ele ficou a fazer o 12º, e os pais andavam com ideia de ele ir fazer o tal ano 0, o que ele não queria muito. Eu disse - lhe para ele estar quietinho e fazer a disciplina que tem em atraso e trabalhar e logo se via, que era o que ele sempre quis fazer e é o que está a fazer agr, um bocado contra vontade dos pais.

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo com quem faz cabulas constantemente.

Mas não critico tem pontualmente as faz. Alias nem considero que quem pontualmente as faz venha a ser um profissional menos capaz que aquele que nunca as faz.

Dito isto, sim já copiei em frequências e exames, fi-lo com o objectivo de tirar melhor nota e pensando em mim. Se durante um teste me perguntarem algo na fase final em que ja fiz o que tinha a fazer e eu for a bola com a pessoa não tenho problemas em dizer, caso contrario não ajudo. Detesto estar a fazer a frequência e ser interrompido.

Também já fiz cabulas, há coisas que se estuda 30 vezes mas que não querem mesmo entrar. Mas sobre as cabulas duas coisas, a primeira é que ao fazer cabulas metade fica apreendido, a segunda é que só pelo stress de puder ser apanhado evito fazer.

Por fim dizer que actualmente cada vez mais se estimula e bem o raciocínio lógico e de resolução de problemas, as cabulas e a forma como ja vi algumas revelam da parte dos estudantes uma enorme capacidade criativa e dito isto há por ai gajos com arte para a coisa.

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post

Então percebeste mal, porque os meus pais nunca me fizeram isso que os teus te fizeram nem parecido. Quando chegou à altura de escolher o curso a seguir, eles apenas me ajudaram na escolha, mas eu é que tive a última palavra, nem nunca se quiseram intrometer nisso.

E casos como o teu conheço muitos, infelizmente. Tenho um amigo que está louco para vir para o meu curso no próximo ano. Mas a mãe dele acha que isto não tem muita saída lol, e que o filho devia de ir para Engenharia Informática. E ele não quer, mas a mãe insiste mais por status do que por outra coisa.

Mas o que tu disseste deu a entender isso, se assim for ainda bem. Se há coisa que me chateia é quem comanda a vida dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que tu disseste deu a entender isso, se assim for ainda bem. Se há coisa que me chateia é quem comanda a vida dos outros.

Já somos dois. E se não for indiscrição, mudaste para uma coisa parecida com engenharia ou totalmente diferente ?

Editado por Badjoras

Compartilhar este post

Link para o post

Muito isto. Mas cada vez mais se promove este pensamento do só estudar e interessar pelo que gostamos. E muitas vezes vem dos pais. Quantas vezes não ouço "Ah, ele só estuda história. Só gosta daquilo". "Só me interessa que ele perceba de matemática, para economia é o que interessa". Depois acabamos por ter uma geração de adolescentes que não sabe conversar sobre nenhum tema, não gosta de estar informado nem em quem podemos confiar para assumir as responsabilidades que podiam assumir melhor do que ninguém. E são os pais do futuro.

Não concordo.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que se mata a estudar e não sabe conversar sobre nenhum tema.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que se mata a estudar e sabe conversar sobre vários temas.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que não estuda e não sabe conversar sobre nenhum tema.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que não estuda e sabe conversar sobre vários temas.

E no primeiro caso, é o contrário do caso que tu estás a dizer. Gente que marra o dia todo, todos os dias e depois não têm a mínima habilidade de comunicação e parecem uns zombies quando tentam falar com alguém porque passam os dias todos a marrar. Está certo, trabalhar para o futuro é necessário, bla bla mas não me parece que seja o caminho correto.

Um aluno estudar para saber o como é feito o transporte da seiva elaborada e um que não estude para isso, que diferença faz? Esse tema surge muitas vezes em conversas? Não me parece.

E se as pessoas só falam da matéria que aprenderam nas aulas num contexto inserido fora do tempo escolar, duvido que suscitem interesse em muitas pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que se mata a estudar e não sabe conversar sobre nenhum tema.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que se mata a estudar e sabe conversar sobre vários temas.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que não estuda e não sabe conversar sobre nenhum tema.

Já encontrei e continuo a encontrar gente que não estuda e sabe conversar sobre vários temas.

E no primeiro caso, é o contrário do caso que tu estás a dizer. Gente que marra o dia todo, todos os dias e depois não têm a mínima habilidade de comunicação e parecem uns zombies quando tentam falar com alguém porque passam os dias todos a marrar. Está certo, trabalhar para o futuro é necessário, bla bla mas não me parece que seja o caminho correto.

Um aluno estudar para saber o como é feito o transporte da seiva elaborada e um que não estude para isso, que diferença faz? Esse tema surge muitas vezes em conversas? Não me parece.

E se as pessoas só falam da matéria que aprenderam nas aulas num contexto inserido fora do tempo escolar, duvido que suscitem interesse em muitas pessoas.

queres portanto dizer com isso que isto nunca surge em conversa entre amigos? :mrgreen:

vqag.png

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estudava matemática e afins (Electrónica Automação e Comando) e não percebia rigorosamente nada daquilo. Esforçava-me imenso e não conseguia bons resultados. E para não ficar para trás copiava forte e feio. Odiava aquilo.

Decidi desistir.

Mudei para uma área onde me sentia mais apto e hoje tenho excelentes perspectivas de futuro.

A minha decisão não fez de mim um gajo mais burro, nem me levou a servir Big Mac's.

E acho que é isto que faz falta. Mas infelizmente os professores não são flexíveis ao ponto de compreender que um aluno pode ser melhor a letras e não tanto a matemática e que um 13 a Matemática possa ser tão bom como um 18 a Português. E depois vem a estúpida pergunta: "Porquê que tu não te esforças tanto à minha disciplina como te esforças nas outras?"

E outra coisa que tenho reparado bastante é na competitividade entre alunos ao ponto de um 14 ser uma boa nota desde que seja a maior de turma. :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo.

Ele estava a falar de forma abstracta.

Compartilhar este post

Link para o post

Está certo, trabalhar para o futuro é necessário, bla bla mas não me parece que seja o caminho correto.

:mrgreen:

Anyway, é a tal perspectiva que falta a muita gente. A escola serve para engolir matéria num dia e vomitar no outro. Não serve para mais nada. Depois não percebem para que servem as disciplinas "palha". Pudera...

A minha decisão não fez de mim um gajo mais burro, nem me levou a servir Big Mac's.

Ou seja, não percebias um pintelho do que estudavas e por isso copiavas. E depois mudaste de curso. Em que é que copiar te ajudou mesmo?

Editado por freudianslip

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

Anyway, é a tal perspectiva que falta a muita gente. A escola serve para engolir matéria num dia e vomitar no outro. Não serve para mais nada. Depois não percebem para que servem as disciplinas "palha". Pudera...

Ou seja, não percebias um pintelho do que estudavas e por isso copiavas. E depois mudaste de curso. Em que é que copiar te ajudou mesmo?

O que eu disse é que não é o caminho correto apenas estudar. Isso eu sei que é necessário para o futuro.

E alguma dessa matéria é bastante inútil.

Editado por LgD

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...