Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

Espaço Tiki-Taka

Publicações recomendadas

Tiki Taka só rulla quando sou eu a jogar FIFA. De resto sucka.

Deves ser daqueles que me apetece enforcar, que quando se vêem a ganhar 1-0, é só trocar bola na defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.youtube.com/watch?v=UhjcfgPbBcY

Desposiciona, desconcentra e desgasta o adversário. No momento certo, profundidade e oportunidade de golo. Controlo do jogo e do adversário, qualidade técnica, inteligência e classe. Está lá tudo, isto é jogar futebol a um nível estratosférico. Táctica defensiva? A sério? A bola está mesmo ali, vão lá buscá-la...

Dí María :lol:

O Abidal só faltou cagar-lhe em cima da cabeça a sair a jogar. Saudades dessa máquina...E eu que não o podia ver à frente no primeiro ano do Guardiola.

Compartilhar este post

Link para o post

Sete ou oito anos. Mudou o sistema para acomodar melhor o Fàbregas.

Por volta de 2008 (2009 também?) ainda jogava em 4-4-2.

Van Persie - Adebayor

Rosicky - Flamini - Fabregas - Hleb

Isto quando estava toda a gente disponível, o que era raríssimo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.youtube.com/watch?v=UhjcfgPbBcY

Desposiciona, desconcentra e desgasta o adversário. No momento certo, profundidade e oportunidade de golo. Controlo do jogo e do adversário, qualidade técnica, inteligência e classe. Está lá tudo, isto é jogar futebol a um nível estratosférico. Táctica defensiva? A sério? A bola está mesmo ali, vão lá buscá-la...

Esse primeiro vídeo desmonta totalmente a posse pela posse. O próprio gif que o Doce meteu no 1º post o faz.

E o melhor é que é um tipo de jogo que não está ao alcance de qualquer conjunto de jogadores. Também concordo que seja futebol para dormir, contudo. É de ir buscar a almofadinha e deitar ali no 1º lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também concordo que seja futebol para dormir, contudo. É de ir buscar a almofadinha e deitar ali no 1º lugar.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Este homem já foi considerado o melhor do planeta, pelo Guardiola. Tem um futebol que me agrada imenso, é um tiki-taka mais vertical, agressivo, vertiginoso. Tem 58 anos e ainda não pegou numa equipa digna do seu talento. Teve um Bilbao acima da média e foi a uma final europeia e à final da Copa, o que é um feito de algum relevo.

Quando li aquela notícia de ele poder ir para o Manchester United fiquei todo feliz, mesmo que seja um gossip. Acredito que ele, com aquela matéria prima à disposição poderá operar maravilhas.

Rendi-me ao seu talento, por acaso, na eliminatória do Bilbao contra o United na LE. Aquela segunda mão foi um banho de bola imenso por parte dos bascos.

Este e o Vitinho, fdç. Que desperdício.. .

Compartilhar este post

Link para o post

Só vale pela banda sonora 8)

Sempre gostei bastante do Bielsa, aquela equipa do Bilbao que levou à final da LE ((censurado) :cadeirada: ) era um regalo. Mas sempre tive a ideia de que a equipa pecava muito defensivamente, posso estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa pecava pela falta de opçoes, tanto que pagou caro na final mesmo depois de ter abdicado da europa no campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Pressão a campo inteiro, elevada intensidade sob forma a obrigar o adversário a errar.

Por exemplo, no caso do Bilbao as alternativas não são as melhores e com um sistema fisicamente tão exigente é natural que hajam quebras.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em Vítor Pereira, este artigo do blog "lateral esquerdo" exemplifica bem o que era o Porto de Vítor Pereira.

Quando sou eu a dizer que o Porto era umas das melhores equipas da Europa e que pressionava como ninguém sou um visionário :(

Podem até nem ter saído do mesmo sítio mas não perderam a posse face à pressão que o adversário exercia sobre o portador.

Outro exemplo:

Se o Benfica fizesse isto ejaculava-me todo.

Estou quase lá... Só mais uns aninhos...

Não perderam a posse nem passaram ao desgraçado do Lahm que estava no meio sozinho pronto para fazer progressão com bola no pé ou passar ao colega que tinha na sua frente ou ao colega que estava na direita.

Este tipo de lances (como diria o meu avô) da-me cá um abalo ao pifaro que nem me aguento.

Se o objectivo era meter a bola no logo oposto à pressão, podiam-no ter feito bem mais rápido, não era preciso esses rendilhados todos.

Chama-se controlar o "tempo" e o espaço...

Atrais a pressão, sobre povoas uma zona para quando descentrares, descentrares com o adversário desequilibrado e não com eles a ocuparem o espaço racionalmente...

Compartilhar este post

Link para o post

Tiki Taka só rulla quando sou eu a jogar FIFA. De resto sucka.

Parecia eu no PES6.

De 2006 a 2007 o meu estava a trabalhar o Algarve e eu vivia sozinho. Aos fds tinha sempre a casa cheia de amigos e passávamos a noites a jogar PES6 e eu jogava sempre futebol de passe, passe, passe, passe, passe à espera do erro do outro para meter uma bola lá dentro (Australia com Kewll, Emerton, Bresciano, Cahill e Grella no meio campo era a minha equipa preferida para tal). Depois recuperava a bola e fazia o mesmo. Eu achava muita piada aquilo e o resto da malta ficava toda f*dida.

Depois aparece o Barça do Pep e eu todo contente que alguém estava a usar aquela brilhante forma de jogar, ainda para mais um dos clubes que mais gostava no mundo. Afinal, se o adversário não tem a bola ele não pode marcar.

Pois, cheguei ao fim do ano e apercebi-me que afinal aquilo era o derradeiro anti-futebol, o futebol vindo das goelas do Inferno, o filho bastardo de Belzebu e o Capeta. Finalmente o anuncio da NIke do coliseu italiano fazia sentido.

Para piorar ainda houve o Chelsea-Barça e depois da suprema arrogância dos adeptos do melhor futebol do mundo perante aquele jogo contra o Real no fim do campeonato decidi que ia passar o resto da minha vida na valorosa e justa luta contra o futebol de nome infantil que acima de tudo vive do medo de perder a bola e de não saber o que fazer quando a perde!

Agora a sério, que o Tiki-Taka trás resultados é óbvio. Alias, a evolução da filosofia tem o tornado num dos estilos mais resultadistas da história.

O meu problema portanto não é com os resultados, é com a forma como os atinge que vai contra a minha visão do futebol.

É uma forma demasiado lenta e conservadora de atingir o desequilibro e não raras vezes acaba por tornar a equipa que o pratica dormente e incapaz de experimentar uma solução diferente.

Eu não consigo ver a posse como objectivo máximo porque perder a bola é demasiado perigoso. Eu vejo a posse como o sobre-produto de uma pressão alta e vontade constante (ou pelo menos regular) de criar situações de golo.

Mas como eu acho que qualquer sistema e filosofia é válida desde que atinja o resultado pretendido, eu só tenho mesmo esta batalha porque a soberba de muitos defensores deste sistema que o encaram como a dádiva de Deus ao futebol e a única forma certa de o jogar é deveras aborrecida.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Chama-se controlar o "tempo" e o espaço...

Atrais a pressão, sobre povoas uma zona para quando descentrares, descentrares com o adversário desequilibrado e não com eles a ocuparem o espaço racionalmente...

É uma forma de atingir o desequilíbrio. O problema daquele lance é que acabaram por ficar por ali sem qualquer progressão e sem aproveitar o desequilibro criado.

Compartilhar este post

Link para o post
Parecia eu no PES6.

De 2006 a 2007 o meu estava a trabalhar o Algarve e eu vivia sozinho. Aos fds tinha sempre a casa cheia de amigos e passávamos a noites a jogar PES6 e eu jogava sempre futebol de passe, passe, passe, passe, passe à espera do erro do outro para meter uma bola lá dentro (Australia com Kewll, Emerton, Bresciano, Cahill e Grella no meio campo era a minha equipa preferida para tal). Depois recuperava a bola e fazia o mesmo. Eu achava muita piada aquilo e o resto da malta ficava toda f*dida.

LOL

Por acaso a Austrália era a melhor selecção daquela zona. Mas a melhor de todas a era a Costa do Marfim :heart: Tinham um pretinho anão com 95 de velocidade e fintava tudo e todos com ele :lol:

Devo dizer que tu com esse estilo vias-te f*dido comigo. :cool:

Mas sim, tiki-taka é m*rda.

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post

Traz de trazer SAS :mrgreen:

Deves pensar que eu não almoço

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca dei o meu dinheiro por tão mal gasto em futebol quanto os 12€ que paguei na época passada para ir ver o Barcelona trocar a bola na Luz. Nunca assisti a jogo mais chato em toda a minha vida. Deveria ter sido reembolsado.

Não fui ao jogo precisamente por isso, já sabia o que ia acontecer, nunca darei dinheiro para estar 90 minutos a ver isto, nem na tv...

Compartilhar este post

Link para o post

Deves ser daqueles que me apetece enforcar, que quando se vêem a ganhar 1-0, é só trocar bola na defesa.

Nem por isso, jogo sempre da mesma maneira, quando estou a ganhar ou a perder, só uso muito futebol de posse porque não sei fintar lol. Claro que se recuperar a bola numa transição do adversário, tento logo o ataque rápido, mas é preciso não estar em grande inferioridade numérica para o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem por isso, jogo sempre da mesma maneira, quando estou a ganhar ou a perder, só uso muito futebol de posse porque não sei fintar lol. Claro que se recuperar a bola numa transição do adversário, tento logo o ataque rápido, mas é preciso não estar em grande inferioridade numérica para o fazer.

brincadeirinha <3

Eu também jogo mais em posse, mas quando tenho determinados jogadores, é magia em acção.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas fizeste-me aqueles gajos que já apanhei 2 ou 3 vezes que quando fazem 1-0 contra mim e depois passam a bola para o GR e ficam lá parados à espera que fosse la pressionar, depois passam para um defesa ao pé da linha de fundo, etc. até acabar o jogo, é que nem trocavam a bola, simplesmente ficavam parados para os meus jogadores se cansarem a ir lá :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas fizeste-me aqueles gajos que já apanhei 2 ou 3 vezes que quando fazem 1-0 contra mim e depois passam a bola para o GR e ficam lá parados à espera que fosse la pressionar, depois passam para um defesa ao pé da linha de fundo, etc. até acabar o jogo, é que nem trocavam a bola, simplesmente ficavam parados para os meus jogadores se cansarem a ir lá :estrelas:

Já perdi anos de vida à conta dessa gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar uma ideia.

Vou assumir que estou a jogar contra um 4x3x3 clássico e que pressionam que carraças para dar um dos piores cenários possíveis. Esta é a minha organização base para a saída de jogo:

saidadejogo.jpg

A bola entra no Central Direito, por exemplo:

saidadejogo2.jpg

Agora digam-me, primeiro, como é que eles contrariam a sobre-povoação que eu crio na zona da bola?

É impossível a menos que desequilibrem... Para já dúvido que sejam mais rápidos a gerar o equilibrio que os meus jogadores a oferecerem linhas de passe. Mas assumindo que o sejam ter sempre dois jogadores em largura coloca imediatamente em sentido a organização contrária. E é vdd que eles têm centrais, mas vão pressionar com os centrais 15/20/25 m dentro do meu meio campo e perder o controlo da profundida?

De repente é uma questão de gestão... Vamos não permitir que eles virem o corredor e oferecer a frente ou não oferecer a frente e permitir que eles virem o corredor?

De qlq maneira estão fdds...

Os meus jogadores vão entrar numa dinâmica espacial que visa o controlo do espaço naquele momento e oferta de linhas de passe que permitam fazer 4/5/6 passes ali e de um momento para o outro virar o corredor, ou directo ou com o GR, ou até se eles não forem competentes aproveitando o espaço central e depois é ter 4 jogadores (os 2 que lá estão e dois que juntam a atacar a metade direita do campo e 4 a atacar a metade esquerda e a defesa borra logo a cueca...

Na zona da bola tenho sempre potencialmente situações de 4x1, 4x2, 4x3, 5x2, 5x3, 5x4, etc. Nunca estou em inferioridade. Isto é controlar o espaço! E depois controlar o "tempo" ou o ritmo é fazer os tais 4, 5, 6 passes ali, aproveitando o espaço que criei e atrair o máximo de adversários possíveis para procurar o golo da forma mais eficaz possível.

Os meus principios aqui são básicos. Controlar a largura com dois jogadores bem abertos, controlar a profundidade (criando um espaço de atração para os centrais [ruptura da linha defensiva]), sobrepovoar a zona da bola criando superioridade numérica e ter sempre linhas de passe dentro da pressão para ajudar à circulação, com combinações directas e indirectas...

Como é que eu trabalho isto?

Vou dar um exemplo para a saída de jogo, circulação de bola, controlo do espaço e variação de centro de jogo:

Uma das coisas que gosto de fazer é e já explico a seguir à imagem, porque tem mais do que aquilo que está na imagem:

exercicio.jpg

8 contra 6 num meio campo. Equipa de 8 tem dois Guarda Redes, um em cada baliza grande à disposição para circular e marca em 7 balizas pequenas. Equipa de 6 defende as sete balizas pequenas e marca nas duas com Guarda-Redes (livre) ou nas duas de 5 nos cantos SÓ SE o remate/passe for diagonal (de uma metade do campo para lá).

Numa situação, mais simples, o campo estará igual do lado oposto e tens 2 jogadores atrás das 7 balizas a tentar receber (após um número de passes, ou sem condicionantes). Só é golo se a bola for recebida por um desses jogadores atrás de uma das balizas.

Após o golo os 6 que defendiam juntam-se aos 8 que atacavam e dos 8 que atacavam 6 vêem defender. O jogador que recebeu toca num dos GR do lado oposto e começa tudo de novo do lado contrário.

Os jogadores em espera no lado oposto se existir uma limitação de passes estarão a fazer trabalho de recuperação activa, se não, estarão em busca constante de linhas de passe atrás das 7 balizas pequenas. Os GR em espera vão trabalhando com o Treinador de GR. (Se o campo tiver dimensão para isso ou as instalações assim o permitirem o resto do plantel está a trabalhar outra coisa com outro treinador até virem para o exercicio). Caso contrário encurta-se o espaço para criar espaço para outro exercicio que poderá até passar pela recuperação activa daquilo que foi feito durante o treino (isto é um exercício mais de fim de treino...) ou não se aplica a transição para o outro espaço e faz-se 8x6 só num espaço com golos em vez de passes para as balizas pequenas.

Existe inicialmente uma divisão do espaço a meio para que estejam sempre 5 dos 8 pelo menos num lado do campo. É regra!

Mais tarde, com os jogadores mais familiarizados com o exercicio essa divisão deixa de existir porque passa a ser natural.

As 8 balizas pequenas obrigam a defesa a responder a variação do centro de jogo com mais qualidade, porque têm que responder directamente a um espaço próximo e têm que lidar com decisões complexas a nível espacial de forma organizada e colectiva. Dá também um leque de opções aos atacantes que lhes permite e incita à constante variação do centro de jogo em procura do melhor espaço.

As duas balizas grandes existem para os jogadores que recuperarem a bola terem motivação para pressionar e poderem rapidamente fintar ou combinar para tentar chegar ao golo da forma mais rápida possível após a recuperação da bola (incitação à criação do seu próprio espaço, imprevisibilidade, tecnica individual, etc...) e as 2 de 5 diagonais para que se acrescente a opção de quando recuperarem terem em mente sempre uma possível variação rápida do centro de jogo, pois contra boas equipas a pressão vai ser rápida e intensa e convém conseguir, por vezes, descentrar rápido para um jogador que dê largura. Incita também a olhar, a responder tecnicamente a uma ação complexa sobre pressão, etc...

A transição existe para que os jogadores se apercebam e interiorizem uma noção de caos organizado. Para que tenham sempre em mente que o principio é o controlo do espaço e a resposta ao contexto do momento e não a mecânica de uma estrutura. Os defesas de repente têm de rapidamente oferecer soluções e passar de um pensamento de constrangimento do espaço para um de criação do mesmo (apelo à velocidade de decisão, compreensão e leitura do espaço, etc..) e os atacantes o contrário.

Poderei mais tarde acrescentar defesas conforme ao longo dos treinos os jogadores forem ficando familiarizados com o exercício porque na prática é 12x6, no inicio e provavelmente condicionando os atacantes a passarem um "x" de vezes antes de poder atacar as 7 balizas pequenas. Depois posso acrescentar 1 ou 2 defesas no outro espaço a incomodar os 2 que recebem ou até colocar os atacantes em inferioridade no outro espaço se eles realmente já forem muito bons a oferecer a solução. Posso colocar 8x8 no meio que será 12x8 no geral, muita coisa...

Posso fazer a transição deste exercicio para um que visa a ruptura no espaço de golo (aquele onde eu quero que a minha equipa crie as suas oportunidades) através do controlo da profundidade, etc...

No fundo, este futebol é o amor :heart:

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Para dar uma ideia.

Vou assumir que estou a jogar contra um 4x3x3 clássico e que pressionam que carraças para dar um dos piores cenários possíveis. Esta é a minha organização base para a saída de jogo:

http://s23.postimg.org/c1jrr5p63/saidadejogo.jpg

A bola entra no Central Direito, por exemplo:

]http://s27.postimg.org/jxyjqu5dv/saidadejogo2.jpg

Agora digam-me, primeiro, como é que eles contrariam a sobre-povoação que eu crio na zona da bola?

É impossível a menos que desequilibrem... Para já dúvido que sejam mais rápidos a gerar o equilibrio que os meus jogadores a oferecerem linhas de passe. Mas assumindo que o sejam ter sempre dois jogadores em largura coloca imediatamente em sentido a organização contrária. E é vdd que eles têm centrais, mas vão pressionar com os centrais 15/20/25 m dentro do meu meio campo e perder o controlo da profundida?

De repente é uma questão de gestão... Vamos não permitir que eles virem o corredor e oferecer a frente ou não oferecer a frente e permitir que eles virem o corredor?

De qlq maneira estão fdds...

Os meus jogadores vão entrar numa dinâmica espacial que visa o controlo do espaço naquele momento e oferta de linhas de passe que permitam fazer 4/5/6 passes ali e de um momento para o outro virar o corredor, ou directo ou com o GR, ou até se eles não forem competentes aproveitando o espaço central e depois é ter 4 jogadores (os 2 que lá estão e dois que juntam a atacar a metade direita do campo e 4 a atacar a metade esquerda e a defesa borra logo a cueca...

Na zona da bola tenho sempre potencialmente situações de 4x1, 4x2, 4x3, 5x2, 5x3, 5x4, etc. Nunca estou em inferioridade. Isto é controlar o espaço! E depois controlar o "tempo" ou o ritmo é fazer os tais 4, 5, 6 passes ali, aproveitando o espaço que criei e atrair o máximo de adversários possíveis para procurar o golo da forma mais eficaz possível.

Os meus principios aqui são básicos. Controlar a largura com dois jogadores bem abertos, controlar a profundidade (criando um espaço de atração para os centrais [ruptura da linha defensiva]), sobrepovoar a zona da bola criando superioridade numérica e ter sempre linhas de passe dentro da pressão para ajudar à circulação, com combinações directas e indirectas...

Como já te disse, que cria desequilíbrios é óbvio. O que muda é a visão de como aproveitar esses desequilíbrios.

Na segunda imagem tens três jogadores sozinhos e capazes de progredir de imediato no terreno de forma a aproveitar o desequilibro criado. Para mim faz sentido abrir a bola para um deles e acelerar o jogo, aproveitando o desequilibro.

É que no lance do Bayern nem consigo sequer ver a tua filosofia a funcionar, vejo ela apenas a ser inconsequente. O que ali acontece é que o desequilibro é feito (tanto que o Lahm ganha mais espaço) mas ele não é aproveitado.

Os jogadores que se apresentavam capazes de fazer a progressão rápida e de usar o espaço livre ficaram a ver navios enquanto o resto dos colegas passaram a bola entre si, sem avançar no terreno e dando tempo ao adversário para se reorganizar.

Deixando o gif de parte, é tudo uma questão de visão. Se bem percebi, tu acreditas numas progressão por norma lenta e\ou apoiada, sempre em superioridade numérica e abrindo espaços através da troca de bola de forma a aproveitar o momento certo para criar o perigo e finalizar. Também detestas perder a bola para o adversário porque nesses momentos tu não estás no controlo e (independentemente da pressão que faças) é o adversário que toma as decisões e cria os desiquilibrios. És um atirador furtivo.

Eu posso não ser treinador e até perceber zero disto mas sei o que gosto de ver e para mim a forma de futebol que mais me agrada é a de transição veloz, forçando o adversário ao erro indo para cima dele, independentemente da superioridade numérica ser do adversário e trocar a bola com o menor numero de toques de forma a atingir a área adversária da forma mais rápida possível para que a defesa adversária nem tenha tempo de se posicionar ou trocando-lhe as voltas. A ideia de perder a bola não me assusta, até pode ser uma excelente oportunidade. Eu sou um tanque veloz.

Volto a dizer, por muito pouco que me agrade a tua filosofia ou o Tiki-Taka, eu acho que ela é perfeitamente funcional e claramente uma das que melhores resultados traz.

É apenas e só uma questão de estilo porque o que interessa é encontrar aquele que funciona no contexto da equipa e\ou do jogo.

A única semelhança entre existe entre nós é mesmo na prevalência do jogo pelo chão (apesar de eu achar que o passe longo aéreo pode ser útil no momento certo) e a pressão alta, logo na saída de bola do adversário.

Tu és mais um AVB\VP e eu um Jesus. Eu serei mais Jupp e tu mais Pep.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Eu serei mais um treinador de bancada.

Deixa estar que eu também.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...