Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

Espaço Tiki-Taka

Publicações recomendadas

Deixa estar que eu também.

Eu gosto é de me sentar no sofá, com os mãos entre as pernas a coçá-los, a beber uma bela cerveja, e a chamar (censurado) ao árbitro e ao Wilson Eduardo.

/dream

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Chama-se controlar o "tempo" e o espaço...

Atrais a pressão, sobre povoas uma zona para quando descentrares, descentrares com o adversário desequilibrado e não com eles a ocuparem o espaço racionalmente...

Touché...

Parecia eu no PES6.

De 2006 a 2007 o meu estava a trabalhar o Algarve e eu vivia sozinho. Aos fds tinha sempre a casa cheia de amigos e passávamos a noites a jogar PES6 e eu jogava sempre futebol de passe, passe, passe, passe, passe à espera do erro do outro para meter uma bola lá dentro (Australia com Kewll, Emerton, Bresciano, Cahill e Grella no meio campo era a minha equipa preferida para tal). Depois recuperava a bola e fazia o mesmo. Eu achava muita piada aquilo e o resto da malta ficava toda f*dida.

Depois aparece o Barça do Pep e eu todo contente que alguém estava a usar aquela brilhante forma de jogar, ainda para mais um dos clubes que mais gostava no mundo. Afinal, se o adversário não tem a bola ele não pode marcar.

Pois, cheguei ao fim do ano e apercebi-me que afinal aquilo era o derradeiro anti-futebol, o futebol vindo das goelas do Inferno, o filho bastardo de Belzebu e o Capeta. Finalmente o anuncio da NIke do coliseu italiano fazia sentido.

:mrgreen:

Agora a sério, que o Tiki-Taka trás resultados é óbvio. Alias, a evolução da filosofia tem o tornado num dos estilos mais resultadistas da história.

True.

Compartilhar este post

Link para o post

Como já te disse, que cria desequilíbrios é óbvio. O que muda é a visão de como aproveitar esses desequilíbrios.

Na segunda imagem tens três jogadores sozinhos e capazes de progredir de imediato no terreno de forma a aproveitar o desequilibro criado. Para mim faz sentido abrir a bola para um deles e acelerar o jogo, aproveitando o desequilibro.

Para mim só faz sentido depois da pressão ser atraída, para realmente libertar quem vai receber fora do centro de pressão.

É que no lance do Bayern nem consigo sequer ver a tua filosofia a funcionar, vejo ela apenas a ser inconsequente. O que ali acontece é que o desequilibro é feito (tanto que o Lahm ganha mais espaço) mas ele não é aproveitado.

Os jogadores que se apresentavam capazes de fazer a progressão rápida e de usar o espaço livre ficaram a ver navios enquanto o resto dos colegas passaram a bola entre si, sem avançar no terreno e dando tempo ao adversário para se reorganizar.

Embora outras opções pudessem ser tomadas ali e eu não vi a continuação do lance, a realidade é que o jogador que por último fica com a bola fica com muito mais espaço para progredir/pensar do que aquele que tinha a bola em primeira instância e de repente foram arrastados jogadores para longe do portador da bola, tens a pressão acumulada numa zona e o jogador da bola tem, mais do que só a bola, espaço e tempo para tomar a melhor decisão, tirar da pressão COM QUALIDADE E FINALIDADE e atacar a baliza.

Eu vou dizer o que vejo ali da minha filosofia, mas primeiro vou outra vez deixar os meus principios básicos para que se perceba:

1.Jogo com bola

. 1.1 - Procura do golo

. 1.2 - Controlo do ritmo e do espaço

2.Recuperação da bola

O que eu vejo ali é:

Controlo do ritmo e do espaço: Através daquelas sucessivas trocas de bola dentro de uma zona de pressão libertaram o espaço necessário ao portador da bola para decidir à vontade. Mais. Ao acelerar o jogo naquela zona levaram os adversários a terem de decidir rápido e em função de contextos constantemente diferentes (os jogadores [uma das referências para a ocupação racional do espaço] nunca estão parados) e isso faz com que a decisão do adversário piore, erros aconteçam e por fim que o portador da bola tenha o tal tempo e espaço para decidir à vontade.

Tu é que ditas a velocidade a que se joga e se por um lado rodando logo o ritmo baixava e o tempo e qualidade de decisão do adversário aumentavam, por outro se acelerares naquela zona, ainda que possa parecer inconsequente, aumentas a rotação, o desequilibrio espacial e a probabilidade de erro na decisão do defesa.

Não te sei dizer se em seguida assumiram a procura do golo ou se estavam bem organizados para a recuperação defensiva, porque não tenho vista do resto do campo nem da sucessão da jogada.

Deixando o gif de parte, é tudo uma questão de visão. Se bem percebi, tu acreditas numas progressão por norma lenta e\ou apoiada, sempre em superioridade numérica e abrindo espaços através da troca de bola de forma a aproveitar o momento certo para criar o perigo e finalizar. Também detestas perder a bola para o adversário porque nesses momentos tu não estás no controlo e (independentemente da pressão que faças) é o adversário que toma as decisões e cria os desiquilibrios. És um atirador furtivo.

Tudo certo.

Embora eu não ache que a progressão tenha de ser lenta ou rápida. A progressão tem de ser ao ritmo que o contexto pede e depende sempre do momento do jogo em que me encontre.

Se assumir a fase do meu jogo com bola em que a minha equipa procura o golo posso querer uma progressão mais eficiente (melhor solução no menor espaço de tempo), embora por vezes para que isso aconteça tenha de gerir o ritmo de tal forma que consiga aumentar as minhas probabilidades de sucesso e/ou gerir o espaço para criar as oportunidades e isso, às vezes, leva mais tempo e a progressão torna-se mais lenta.

Mas se estiver satisfeito com o jogo ou em determinados momentos a equipa sentir que precisa de baixar o ritmo para descansar e poder manter uma intensidade geral de excelência, então aí o principio de relevo passa a ser controlo do ritmo e do espaço e a progressão mais lenta (a menos que haja clara hipótese de fazer golo claro). Aquilo que se trata por "a posse pela posse", que permite aos jogadores descansarem de forma activa, baixando o seu ritmo, mas mantendo a intensidade sobre o adversário e continuando no controle do contexto de jogo.

Eu posso não ser treinador e até perceber zero disto mas sei o que gosto de ver e para mim a forma de futebol que mais me agrada é a de transição veloz, forçando o adversário ao erro indo para cima dele, independentemente da superioridade numérica ser do adversário e trocar a bola com o menor numero de toques de forma a atingir a área adversária da forma mais rápida possível para que a defesa adversária nem tenha tempo de se posicionar ou trocando-lhe as voltas. A ideia de perder a bola não me assusta, até pode ser uma excelente oportunidade. Eu sou um tanque veloz.

Volto a dizer, por muito pouco que me agrade a tua filosofia ou o Tiki-Taka, eu acho que ela é perfeitamente funcional e claramente uma das que melhores resultados traz.

É apenas e só uma questão de estilo porque o que interessa é encontrar aquele que funciona no contexto da equipa e\ou do jogo.

A única semelhança entre existe entre nós é mesmo na prevalência do jogo pelo chão (apesar de eu achar que o passe longo aéreo pode ser útil no momento certo) e a pressão alta, logo na saída de bola do adversário.

Tu és mais um AVB\VP e eu um Jesus. Eu serei mais Jupp e tu mais Pep.

O passe longo tem uma utilidade tremenda, até no meu modelo, porque permite aos jogadores virarem directamente o corredor (variarem mais rapidamente o centro de jogo) o que como é óbvio traz mais frutos do que ir circulando, porque aproveita melhor o desequilibrio do adversário. Daí que eu dê, naquele exercicio, possibilidade a uma das equipas de finalizar em balizas de cinco nos cantos.

E haverão sempre momentos do jogo de inferioridade numérica e o que distingue as melhores equipas é exactamente ter executantes que criem o seu próprio espaço (Iniesta, Messi, Neymar, Robben, Ribéry, etc...) e eu também promovo e estimulo isso às equipas em inferioridade, por isso é que lhes dou 4 balizas grandes naquele exercicio, por exemplo.

E sim, é sabido que sou fã do AVB e do VP. O Pep é uma ótima referência também.

Mas consigo gostar ao mesmo tempo do Jesus, embora existam coisas que me aborreçam imenso no seu modelo, mas por exemplo, adoro a forma como as equipas dele pressionam a saída de jogo do adversário ou como algumas equipas dele progrediam com uma dinâmica assombrosa, atacando o espaço central com combinações directas e indirectas e referências no meio da pressão (vide Benfica da sua 1ª época).

O Bielsa junta um pouco das duas coisas. Vertigem e controlo. Obsessão pela bola, mas sede de baliza... É o meio termo se calhar... E também gosto muito. As equipas dele pressionam como poucas, embora ela assuma uma postura relativamente ao controlo do espaço que eu não concorde em absoluto. Ela manda jogadores dele jogarem literalmente à apanhada com o adversário (homem a homem puro) e eu não curto muito disso e acho que é dar muito controle ao adversário, porque no fundo se quem estiver a ser perseguido for inteligente consegue sempre criar espaço através disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim só faz sentido depois da pressão ser atraída, para realmente libertar quem vai receber fora do centro de pressão.

Embora outras opções pudessem ser tomadas ali e eu não vi a continuação do lance, a realidade é que o jogador que por último fica com a bola fica com muito mais espaço para progredir/pensar do que aquele que tinha a bola em primeira instância e de repente foram arrastados jogadores para longe do portador da bola, tens a pressão acumulada numa zona e o jogador da bola tem, mais do que só a bola, espaço e tempo para tomar a melhor decisão, tirar da pressão COM QUALIDADE E FINALIDADE e atacar a baliza.

Eu vou dizer o que vejo ali da minha filosofia, mas primeiro vou outra vez deixar os meus principios básicos para que se perceba:

1.Jogo com bola

. 1.1 - Procura do golo

. 1.2 - Controlo do ritmo e do espaço

2.Recuperação da bola

O que eu vejo ali é:

Controlo do ritmo e do espaço: Através daquelas sucessivas trocas de bola dentro de uma zona de pressão libertaram o espaço necessário ao portador da bola para decidir à vontade. Mais. Ao acelerar o jogo naquela zona levaram os adversários a terem de decidir rápido e em função de contextos constantemente diferentes (os jogadores [uma das referências para a ocupação racional do espaço] nunca estão parados) e isso faz com que a decisão do adversário piore, erros aconteçam e por fim que o portador da bola tenha o tal tempo e espaço para decidir à vontade.

Tu é que ditas a velocidade a que se joga e se por um lado rodando logo o ritmo baixava e o tempo e qualidade de decisão do adversário aumentavam, por outro se acelerares naquela zona, ainda que possa parecer inconsequente, aumentas a rotação, o desequilibrio espacial e a probabilidade de erro na decisão do defesa.

Não te sei dizer se em seguida assumiram a procura do golo ou se estavam bem organizados para a recuperação defensiva, porque não tenho vista do resto do campo nem da sucessão da jogada.

Tudo certo.

Embora eu não ache que a progressão tenha de ser lenta ou rápida. A progressão tem de ser ao ritmo que o contexto pede e depende sempre do momento do jogo em que me encontre.

Se assumir a fase do meu jogo com bola em que a minha equipa procura o golo posso querer uma progressão mais eficiente (melhor solução no menor espaço de tempo), embora por vezes para que isso aconteça tenha de gerir o ritmo de tal forma que consiga aumentar as minhas probabilidades de sucesso e/ou gerir o espaço para criar as oportunidades e isso, às vezes, leva mais tempo e a progressão torna-se mais lenta.

Mas se estiver satisfeito com o jogo ou em determinados momentos a equipa sentir que precisa de baixar o ritmo para descansar e poder manter uma intensidade geral de excelência, então aí o principio de relevo passa a ser controlo do ritmo e do espaço e a progressão mais lenta (a menos que haja clara hipótese de fazer golo claro). Aquilo que se trata por "a posse pela posse", que permite aos jogadores descansarem de forma activa, baixando o seu ritmo, mas mantendo a intensidade sobre o adversário e continuando no controle do contexto de jogo.

O passe longo tem uma utilidade tremenda, até no meu modelo, porque permite aos jogadores virarem directamente o corredor (variarem mais rapidamente o centro de jogo) o que como é óbvio traz mais frutos do que ir circulando, porque aproveita melhor o desequilibrio do adversário. Daí que eu dê, naquele exercicio, possibilidade a uma das equipas de finalizar em balizas de cinco nos cantos.

E haverão sempre momentos do jogo de inferioridade numérica e o que distingue as melhores equipas é exactamente ter executantes que criem o seu próprio espaço (Iniesta, Messi, Neymar, Robben, Ribéry, etc...) e eu também promovo e estimulo isso às equipas em inferioridade, por isso é que lhes dou 4 balizas grandes naquele exercicio, por exemplo.

E sim, é sabido que sou fã do AVB e do VP. O Pep é uma ótima referência também.

Mas consigo gostar ao mesmo tempo do Jesus, embora existam coisas que me aborreçam imenso no seu modelo, mas por exemplo, adoro a forma como as equipas dele pressionam a saída de jogo do adversário ou como algumas equipas dele progrediam com uma dinâmica assombrosa, atacando o espaço central com combinações directas e indirectas e referências no meio da pressão (vide Benfica da sua 1ª época).

O Bielsa junta um pouco das duas coisas. Vertigem e controlo. Obsessão pela bola, mas sede de baliza... É o meio termo se calhar... E também gosto muito. As equipas dele pressionam como poucas, embora ela assuma uma postura relativamente ao controlo do espaço que eu não concorde em absoluto. Ela manda jogadores dele jogarem literalmente à apanhada com o adversário (homem a homem puro) e eu não curto muito disso e acho que é dar muito controle ao adversário, porque no fundo se quem estiver a ser perseguido for inteligente consegue sempre criar espaço através disso.

Não discordo de nada, nem podia. Se calhar estás mais no ponto de equilíbrio que me agrada do que poderia me parecer.

Mesmo preferindo uma alta rotação, claro que há momentos do jogo em que se tem de baixar o ritmo e manter a posse. A equipa do Jupp fazia-o muito depois de enfiar umas batatas na baliza adversário.

O que já não gosto é de ver uma equipa a o fazer repetidamente, recusando-se mesmo a aproveitar as oportunidades que tem para acelerar o jogo. E é isso que vejo naquele gif.

Mais uma vez, eu nesta conversa não discuto a qualidade e os resultados do Tiki-Taka ou de um modelo que privilegia a posse, o que eu discuto é o que vejo ali.

O resto é apenas da responsabilidade do meu gosto pela vertigem da velocidade. Faz-me muita confusão ter a oportunidade de ali passar a alguém que torne a jogada mais vertical e decide não o fazer para passar novamente para a mesma zona de terreno.

Sobre o Bielsa, eu também o acho excelente e tem um futebol mais próximo de me agradar mas nunca o quereria exactamente pelas fragilidades defensivas das equipas dele e apesar do modelo que defendo poder indicar o contrário, eu dou primazia à consistência defensiva. Exactamente por solidificar a equipa primariamente pela defesa é que perder a bola não é algo que me preocupe.

O sistema do Bielsa até me lembra um pouco o que o Pep tem implementado no Bayern. Uma equipa de posse mas mais veloz, mais vertical e que arrisca mais.

O problema é que este Bayern tem apresentado os mesmos defeitos que as equipas do Bielsa: a equipa é deficitária no processo defensivo, posiciona-se mal e tem sobrevivido em muitos momentos à conta da qualidade individual dos seus defesas e GR.

Agora isto até nem me preocupa por ai além porque acho o Pep imensamente mais inteligente que o Bielsa e dificilmente ele encontraria melhor clube e plantel para fazer evoluir o seu sistema de forma a tornar menos aborrecido para mim.

Já desde o inicio da época que digo que quando o Pep encontrar o ponto de equilíbrio e defensivamente a equipa for menos premeavel, tendo menor receio de perder a bola, vamos provavelmente ter o futebol mais consistente da história do futebol moderno.

Vai continuar a não me fascinar como me fascinou o do Jupp mas melhores resultados mais ninguém vai ter. Por isso mesmo eu posso andar nos tópicos do Bayern aborrecido com o que vejo mas tenho a certeza que o Pep é o homem certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não discordo de nada, nem podia. Se calhar estás mais no ponto de equilíbrio que me agrada do que poderia me parecer.

Mesmo preferindo uma alta rotação, claro que há momentos do jogo em que se tem de baixar o ritmo e manter a posse. A equipa do Jupp fazia-o muito depois de enfiar umas batatas na baliza adversário.

O que já não gosto é de ver uma equipa a o fazer repetidamente, recusando-se mesmo a aproveitar as oportunidades que tem para acelerar o jogo. E é isso que vejo naquele gif.

Mais uma vez, eu nesta conversa não discuto a qualidade e os resultados do Tiki-Taka ou de um modelo que privilegia a posse, o que eu discuto é o que vejo ali.

O resto é apenas da responsabilidade do meu gosto pela vertigem da velocidade. Faz-me muita confusão ter a oportunidade de ali passar a alguém que torne a jogada mais vertical e decide não o fazer para passar novamente para a mesma zona de terreno.

Sobre o Bielsa, eu também o acho excelente e tem um futebol mais próximo de me agradar mas nunca o quereria exactamente pelas fragilidades defensivas das equipas dele e apesar do modelo que defendo poder indicar o contrário, eu dou primazia à consistência defensiva. Exactamente por solidificar a equipa primariamente pela defesa é que perder a bola não é algo que me preocupe.

O sistema do Bielsa até me lembra um pouco o que o Pep tem implementado no Bayern. Uma equipa de posse mas mais veloz, mais vertical e que arrisca mais.

O problema é que este Bayern tem apresentado os mesmos defeitos que as equipas do Bielsa: a equipa é deficitária no processo defensivo, posiciona-se mal e tem sobrevivido em muitos momentos à conta da qualidade individual dos seus defesas e GR.

Agora isto até nem me preocupa por ai além porque acho o Pep imensamente mais inteligente que o Bielsa e dificilmente ele encontraria melhor clube e plantel para fazer evoluir o seu sistema de forma a tornar menos aborrecido para mim.

Já desde o inicio da época que digo que quando o Pep encontrar o ponto de equilíbrio e defensivamente a equipa for menos premeavel, tendo menor receio de perder a bola, vamos provavelmente ter o futebol mais consistente da história do futebol moderno.

Vai continuar a não me fascinar como me fascinou o do Jupp mas melhores resultados mais ninguém vai ter. Por isso mesmo eu posso andar nos tópicos do Bayern aborrecido com o que vejo mas tenho a certeza que o Pep é o homem certo.

34b7ab5b651e36d27c41d3c898b237aa.png :larilas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida. Aliás, eu penso que muitas das falhas defensivas do modelo dele decorrem dessa marcação HxH pura. Ele confia em demasia na capacidade individual de cada jogador para ganhar esses duelos, e quando eles os perdem com maior frequência, a equipa fica muito descompensada e tem de passar grande parte do tempo a ajustar-se para compensar uma falha, em vez de procurar ter uma atitude mais agressiva e organizada na recuperação da bola.

De resto, não peças licença a ninguém para continuar a postar coisas como tens feito neste tópico, porque são posts desses que fazem valer a pena andar por cá todos os dias.

Agora ando com pouco tempo, mas vou ver se por estes dias consigo deixar aqui uma análise a mais um homem que também partilha, em parte, dos princípios e da filosofia de jogo do "Tiki-Taka", e que dá pelo nome de Jorge Sampaoli.

Compartilhar este post

Link para o post

Já descobri porque é que o Bayern peca defensivamente oh SAS!

É que o Bayern passa 70% do tempo com a bola e o gajo há ali exercícios que em vez de dar uma referência defensiva à equipa que ataca, colocando balizas/portas/wtv para eles terem de defender caso a equipa adversária recupere, não, dá a referência só aos jogadores sem bola.

Ora os jogadores assim terão dificuldades depois em jogo em equilibrar corretamente o espaço com bola...

Estamos sempre a falar de jogadores de topo que compreendem o jogo e tal, mas há ali exercícios que podiam ser evoluídos...

Outras coisas que ele faz eu gosto bastante, como as rabias ou as várias balizas...

E isso é muito pouco do que é um treino do Guardiola porque 90% dos videos é trabalho de coordenação, potência, etc...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Benfica fizesse isto ejaculava-me todo.

Soube-te bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Soube-te bem?

Estava no café e foi constrangedor. :lol: Deu logo origem ao segundo golo, foi um regalo!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande tópico, tem aqui posts de imensa qualidade(sobretudo os do infinito).

Sem dúvida. Aliás, eu penso que muitas das falhas defensivas do modelo dele decorrem dessa marcação HxH pura. Ele confia em demasia na capacidade individual de cada jogador para ganhar esses duelos, e quando eles os perdem com maior frequência, a equipa fica muito descompensada e tem de passar grande parte do tempo a ajustar-se para compensar uma falha, em vez de procurar ter uma atitude mais agressiva e organizada na recuperação da bola.

De resto, não peças licença a ninguém para continuar a postar coisas como tens feito neste tópico, porque são posts desses que fazem valer a pena andar por cá todos os dias.

Agora ando com pouco tempo, mas vou ver se por estes dias consigo deixar aqui uma análise a mais um homem que também partilha, em parte, dos princípios e da filosofia de jogo do "Tiki-Taka", e que dá pelo nome de Jorge Sampaoli.

Vai ser a surpresa do Mundial, já gostei do trabalho dele na Univ. Chile, e na seleção tem estado muito bem também.

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica não precisa de mastigar o jogo quando pode fazer isto:

Lima1.gif

Acho o Tiki-taka chato, prefiro a forma como o Real Madrid joga.

[media]http://www.youtube.c...h?v=89GZzPaZJpI[/meia]

Isso do Real também tem muito que ver com os seus executantes, naturalmente que sai algo deslumbrante em cada jogada. Quanto ao gif, por muito bom que tenha sido o golo, eu adorei claro, mas o Benfica é ainda algo adinâmico, se assim se pode dizer, no que toca à posse de bola. O Jesus prefere dar a bola ao adversário, roubá-la e ir no contra-golpe e marcar. Eu preferia ter a bola e trocá-la.

Compartilhar este post

Link para o post

Era impressionante a facilidade dos contra-ataques dessa equipa do Real Madrid. E o Ozil, que qualidade :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Um contra-ataque bem feito é sempre bonito de se ver, mas digam lá se isto não é melhor 8)

Compartilhar este post

Link para o post

E o que é que essas jogadas têm a ver com o Tiki-taka? São jogadas com 2 ou 3 trocas de bola sempre em progressão, jogadas de ataque que equipas com enormes jogadores se "arriscam" a fazer. Não são propriamente demonstrativas da filosofia "tiki-taka".

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta ao gajo que fez o vídeo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que ele meteu os vídeos como que a dizer "isso é muito bonito mas o tiki taka é melhor", a questão é que aquilo não é demonstrativo do tiki taka. Se fosse para isso tinha de meter uma daquelas jogadas com 50 passes antes de marcarem golo e aí sim, a resposta a "digam lá se isto não é melhor" é "obviamente que não".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...