Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

E essa posse anda muito por baixo

Ou o FC Porto :biggrin:

FC_Porto_Benfica_Geral_Vista_Geral_4.png

o ter sido 10 contra 10 (nós 80 minutos a jogar com 10, eles a segunda parte) é que estragou a percentagem de posse de bola.

O que importa realmente nestes jogos é fazer do benfica a nossa pu** de serviço :carinhoso: :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Há jogos do cacete :cadeirada: Desgraçados empatam-me o jogo no primeiro remate que fazem e nem foi cá a típica bola nas costas da defesa, nada disso, simplesmente o extremo segui pelo corredor, centrou e o avançado marca, os meus gajos todos a dormir. Então e depois fazê-los desmontar do cavalo ? Caraças!!!! Tive que tirar o regista e colocar mais um avançado, aumentar a intensidade e eliminar as sobreposições e depois, não fosse o diabo tecê-las, voltar ao mesmo esquema. Vai lá vai, há jogos que dão cá uma trabalheira :maluco:

P_Ferreira_FC_Porto_Geral_Vista_Geral_2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Há jogos do cacete :cadeirada: Desgraçados empatam-me o jogo no primeiro remate que fazem e nem foi cá a típica bola nas costas da defesa, nada disso, simplesmente o extremo segui pelo corredor, centrou e o avançado marca, os meus gajos todos a dormir. Então e depois fazê-los desmontar do cavalo ? Caraças!!!! Tive que tirar o regista e colocar mais um avançado, aumentar a intensidade e eliminar as sobreposições e depois, não fosse o diabo tecê-las, voltar ao mesmo esquema. Vai lá vai, há jogos que dão cá uma trabalheira :maluco:

P_Ferreira_FC_Porto_Geral_Vista_Geral_2.png

Vai ao gremio que aconteceu-me coisa parecida... Tinha 6 unidades do meio campo pra cima e nem assim os matrecos se abriram, porra

Editado por Sporting_23

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ao gremio que aconteceu-me coisa parecida... Tinha 6 unidades do meio campo pra cima e nem assim os matrecos se abriram, porra

Não é tão importante que sejam muitos, é mais importante é que saibas o que fazer com eles :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tão importante que sejam muitos, é mais importante é que saibas o que fazer com eles :-)

Baratas tontas :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Ja alguem observou o Liverpool a jogar esta epoca??? Parece me uma evolucao na posse do Barça! Ou seja é uma equipa que pressiona alto, alto ate demais para quem joga em Inglaterra onde ha mt futebol directo e bolas nas costas da defesa, faz uma grande pressao para recuparar a bola e qd tem a bola mantem posse! Mas dps tem uma coisa que agrada a mt, atraves do Sterling e do Suarez faz mtas vezes transiçoes rapidas!

Parece me ser um novo futebol total!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ja alguem observou o Liverpool a jogar esta epoca??? Parece me uma evolucao na posse do Barça! Ou seja é uma equipa que pressiona alto, alto ate demais para quem joga em Inglaterra onde ha mt futebol directo e bolas nas costas da defesa, faz uma grande pressao para recuparar a bola e qd tem a bola mantem posse! Mas dps tem uma coisa que agrada a mt, atraves do Sterling e do Suarez faz mtas vezes transiçoes rapidas!

É isto que tentamos replicar neste post nao é?

Confesso que ainda nao vi um jogo inteiro, partes. Mas no proximo jogo vou tentar reparar nisso!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é novo, é Brendan Rogers :wink: era o estilo que o Swansea utilizava quando ele era o treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

9f2c402dd5198a50182b868c62c4b4fc.png

Se o objetivo é ter posse... andei até aos 75 minutos sempre nos 65%. Mas estava a perder 0-1 e eles já tinham mandado mais duas bolas ao poste e eu tinha cortado uma em cima da linha. Ganhei com um golo de livre nos descontos. :roll:

Não estou minimamente satisfeito com estas táticas. Sinto que abro buracos enormes contra qualquer equipa. Qualquer mija na escada tem imensas oportunidades para marcar contra mim, e no meu ataque fazer golos parece que dá urticária. :(

Compartilhar este post

Link para o post

9f2c402dd5198a50182b868c62c4b4fc.png

Se o objetivo é ter posse... andei até aos 75 minutos sempre nos 65%. Mas estava a perder 0-1 e eles já tinham mandado mais duas bolas ao poste e eu tinha cortado uma em cima da linha. Ganhei com um golo de livre nos descontos. :roll:

Não estou minimamente satisfeito com estas táticas. Sinto que abro buracos enormes contra qualquer equipa. Qualquer mija na escada tem imensas oportunidades para marcar contra mim, e no meu ataque fazer golos parece que dá urticária. :(

Coloca ai as instruçoes mais as tarefas dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

8359f4553d6ac380fc8474ccd840a1a4.png

6871781a6357711f4999cf7e62bda7c2.png

Teach me masters! :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

[

Jogas com que estrategia?? Atacante??? E jogas em fluido???

Não é novo, é Brendan Rogers :wink: era o estilo que o Swansea utilizava quando ele era o treinador.

Eu via o Swansea e parecia me mais uma imitaçao barata do Barça!! LOLOLOLL

Acho que B. Rogers evoluiu agora no Liverpool, qd aplica tb as transiçoes rapidas!

Compartilhar este post

Link para o post

Nada disso! A campanha que fizeste com o frigg, apesar de secalhar nunca ter comentado, foi sempre seguida com atençao, e ate me deste vontade de experimentar alguma coisa nesses paises!

Agora esse sistema é que esta um pouco confuso :b

Quando o pivo defensivo desce, o central da direita desce ainda mais e tens o outro central a fazer buraco a esquerda pois vai seguir no terreno.. vai criar problemas defensivamente pois o ala vai estar mais afastado desse eixo defensivo. E em termos ofensivos, tens dois avançados interiores que apoiam e um falso 9, ou seja nao vais ter ninguem fisicamente presente la (se me faço entender) e por ai, a meu ver ja sao 2 problemas :p

Pá mas de master nao tenho nada, apenas sao um entusiasta nestas discussoes taticas. E acredita que isso te vai fazer crescer a nivel tatico!! Falo por experiencia propria, nunca ganhei tantos titulos como neste fm! e este é deveras o mais dificil, é preciso ser um AUTENTICO psicologo para os meninos -.- '

Diz so a mentalidade e fluidez que jogas :smilie_cmpt:

Eu via o Swansea e parecia me mais uma imitaçao barata do Barça!! LOLOLOLL

Acho que B. Rogers evoluiu agora no Liverpool, qd aplica tb as transiçoes rapidas!

Secalhar a qualidade dos jogadores do swansea nao o deixavam praticar o futebol que ele, agora com o plantel que tem, esta a conseguir por em pratica!!

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento tenho controlar e fluido, sim.

Os centrais eu alterei recentemente. Antes tinha os dois como Central com bola e Defender.

Entretanto...

750a97218a6c0d20ca4b97add412cdcb.png

Mas mais uma vez, 3 ocasiões flagrantes para eles... que nervos!

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento tenho controlar e fluido, sim.

Os centrais eu alterei recentemente. Antes tinha os dois como Central com bola e Defender.

Entretanto...

Mas mais uma vez, 3 ocasiões flagrantes para eles... que nervos!

Tenta jogar com os dois centrais central com bola/defender e faz 2 ou 3 jogos e ve quantas oportunidades o adversario cria ou tenta ver por ti mesmo durante o jogo, se notas diferença.

E nos alas poe a opçao encurtar linhas + conduzir para zona aberta.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em estrategia e mentalidade! Eu tb usava controlar e fluido usava um 4-3-3 que me deu bons resultados, mas penso que se usares rigido ou mt rigido teras mt melhores resultados!

Falando do desenho tactico! Em minha opiniao eu que tb começei com dois centrais com bola, nao me agradou..jogas fluido e os gajos inventam mt! Gosto de centrais que nao inventem! O F9 pode resultar, mas teras que treinar movimentos! O treino de movimentos é mt importante! Ainda para mais qd jogas em fluido!

Qt ás instrucçoes! Penso que deverias usar o "sair a jogar a partir da defesa"! Tu queres posse de bola mas dizes para os rapazes irem para cima dos defesas! " Enfrentar defesa" parece m que ai esta mais! Usas dois avançados interiores em apoio e pedes sobreposiçoes, acho que eles te vao parar mt o jogo! Os teus alas vao fazer sobreposiçoes na mesma e os avançados nao param tanto o jogo!

Instrucçoes defensivas, eu sou apologista de qd usas uma defesa mt subida usares o "importunar adversario" e " marcaçao apertada" , para nao dares tempo ao adversario pensar com bola! Podes abrir buracos e por norma o lado contrario onde esta a bola esta smp aberto ao adversario, mas sao riscos que corres! E deverias usar defesa em linha!

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, assim já se percebe que a culpa não é do FM :biggrin:

Para já se usas uma linha defensiva muito alta, devias usar linha de fora de jogo; equipas que baixam as linhas é que não usam fora de jogo. É uma questão de coerência e lógica. Qual é a alternativa ? Para teres muita posse, precisas de ocupar espaços e reduzi-los ao adversário, logo, precisas dos jogadores mais perto uns dos outros, o que significa que um dos aspectos essenciais é juntares mais os defesas ao meio-campo, portanto, terias que usar dois centrais com a tarefa de bloquear. Aqui a desvantagem é que os dois centrais ao fazer bastante pressão, também vão abrir um espaço atrás deles, mas ao mesmo tempo estás a compactar mais o adversário, portanto desde que tenhas bons centrais na antecipação e minimamente rápidos o risco é mais reduzido.

Depois devias usar a instrução Jogar a Partir da Defesa: a construção de jogo começa logo de trás (incluindo GR), senão os teus centrais vão tentar passes mais longos. Enfrentar Defesa também não faz sentido, tu não queres os jogadores em correrias com a bola, queres que façam a bola correr (são coisas diferentes)

Compartilhar este post

Link para o post

Já sabia que ias pegar por aí, Michael :) Eu tinha a defesa em linha, retirei só antes desse jogo quando coloquei os centrais assim. Quando os tinha iguais, como voltei a ter agora, voltei a pôr a defesa em linha.

A instrução de jogar a partir da defesa tinha a ideia que estava ativa... foi mesmo lapso.

Compartilhar este post

Link para o post

Fantástico...

:funny:

Enfrentar a defesa também não está com nada

E esse Pivô causa-te mais problemas do que soluções, abre-te imenso espaço entre a posição dele e os médios, precisas de um jogador mais posicional que feche espaços e não que os abra.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que pivô seria a posição ideal para o Fejsa. Posso pôr lá o Amorim e jogar como Regista (aliás, tenho essa função automaticamente atribuída ao Amorim quando joga a CDM). E foi mesmo o Amorim que jogou neste jogo com o Dortmund (onde a tática já tinhas as alterações que sugeriram...).

Convem também dizer que a barra da tática já está no máximo...

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que pivô seria a posição ideal para o Fejsa. Posso pôr lá o Amorim e jogar como Regista (aliás, tenho essa função automaticamente atribuída ao Amorim quando joga a CDM). E foi mesmo o Amorim que jogou neste jogo com o Dortmund (onde a tática já tinhas as alterações que sugeriram...).

Convem também dizer que a barra da tática já está no máximo...

O que deu para concluir deste tópico foi que jogar com fluidez funciona pior. Se calhar até faz sentido, pois se esperamos que os jogadores executem determinadas instruções e sejam fiéis à função que escolhemos para eles, então a opção terá que ser por Muito Rígido ou Rígido.

Compartilhar este post

Link para o post

O que deu para concluir deste tópico foi que jogar com fluidez funciona pior. Se calhar até faz sentido, pois se esperamos que os jogadores executem determinadas instruções e sejam fiéis à função que escolhemos para eles, então a opção terá que ser por Muito Rígido ou Rígido.

eu nao creio que seja tanto assim...mas tambem vai depender muito da equipa que estas a treinar, mas acho que o truque esta mesmo em mexeres nas coisas durante o jogo conforme as coisas estao a acontecer, por exemplo podes começar um jogo com muita fluidez em que estas a domnar e com uma intensidade alta e espetas dois ou 3 ai a equipa começa a ficar complacente se mantiveres a mesma a mesma ideia de jogo é provavel que nao va correr bem pq imagina um jogador complacente que lhe estas a dar fluidez, entao ele vai subir mas secalhar ja nao vai descer ou as marcaçoes ja nao vao ser tao bem feitas, ou seja ou mudas as coisas ou tiras o gajo, outra coisa que tenho notado é que normalmente sao sempre os nervosos frutrados ou complacentes que enterram lol outra expriencia que fiz e ate agora tem resultado é dizer em agressivo que quero coisas boas ao jogador que vai entrar

Compartilhar este post

Link para o post

312e35fea35965195755513922a83853.png

Estou a ficar FARTINHO disto... fazer golos é mentira e saber defender também.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao creio que seja tanto assim...mas tambem vai depender muito da equipa que estas a treinar, mas acho que o truque esta mesmo em mexeres nas coisas durante o jogo conforme as coisas estao a acontecer, por exemplo podes começar um jogo com muita fluidez em que estas a domnar e com uma intensidade alta e espetas dois ou 3 ai a equipa começa a ficar complacente se mantiveres a mesma a mesma ideia de jogo é provavel que nao va correr bem pq imagina um jogador complacente que lhe estas a dar fluidez, entao ele vai subir mas secalhar ja nao vai descer ou as marcaçoes ja nao vao ser tao bem feitas, ou seja ou mudas as coisas ou tiras o gajo, outra coisa que tenho notado é que normalmente sao sempre os nervosos frutrados ou complacentes que enterram lol outra expriencia que fiz e ate agora tem resultado é dizer em agressivo que quero coisas boas ao jogador que vai entrar

Excepcionalmente há nuances que são alteradas, depende daquilo que o jogo está a pedir e da leitura que se faz. Ali na outra página deixei o exemplo do jogo com o Paços de Ferreira, em que foram necessárias algumas alterações para desbloquear o empate. Mas não significa que a filosofia de jogo do treinador seja alterada: manipular intensidades, a forma como os jogadores se estendem no campo não afectam a forma como o treinador pensa futebol. A fluidez sim, é uma alteração estrutural à ideia de jogo: uma coisa é pretenderes que um jogador execute fielmente determinadas instruções; outra é dizeres ao jogador "quero que defendas, apoies e ataques" e em cima disto o jogador ainda tem toda a liberdade de decisão para quando o fazer: é provável que algumas, senão muitas, decida mal. Se queres ter posse é absolutamente vital que os teus jogadores cumpram rigorosamente com uma forte pressão e não serem eles a decidir se devem ou não pressionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...