Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

A ideia é chegar à Liga Inglesa ou de Espanha através do Barreirense :biggrin:

Desejo-te a melhor das sortes :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok ok Michael, vou tirar e pô-los a treinar, gere ritmo de jogo e joga curto e simples ..

Eu marcava bastantes golos com os avançados interiores a receberam a bola nas costas das defesas com o passe do avançado ou do medio ofensivo. Se eu usar Construtor de jogo avançado nas alas, perco isso ?

Isso não depende apenas de uma mera alteração da função do jogador, depende também de como essa nova função se adapta ao jogador e à própria equipa; depende de haver espaço nas costas das defesas para meter a bola: o jogo que está a dar, Real Madrid - Bayern, é um bom exemplo. Quantas bolas nas costas da defesa do Real Madrid, o Bayern mete ? Não mete ! Nâo é essa a ideia de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não depende apenas de uma mera alteração da função do jogador, depende também de como essa nova função se adapta ao jogador e à própria equipa; depende de haver espaço nas costas das defesas para meter a bola: o jogo que está a dar, Real Madrid - Bayern, é um bom exemplo. Quantas bolas nas costas da defesa do Real Madrid, o Bayern mete ? Não mete ! Nâo é essa a ideia de jogo.

Quando disse bolas nas costas, queria dizer desmarcações ... Aquelas rupturas tipicas ..

Compartilhar este post

Link para o post

Quando disse bolas nas costas, queria dizer desmarcações ... Aquelas rupturas tipicas ..

Uses avançados interiores a apoiar ou construtores, são funções que procuram sempre muito o passe no espaço vazio: é uma questão de perceberes se é isto que queres.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok ok Michael, vou tirar e pô-los a treinar, gere ritmo de jogo e joga curto e simples ..

Eu marcava bastantes golos com os avançados interiores a receberam a bola nas costas das defesas com o passe do avançado ou do medio ofensivo. Se eu usar Construtor de jogo avançado nas alas, perco isso ?

Hey Michael, queres por o Stoke City a jogar o tiki taka ? Heheeh

Bem hoje viu-se que posse de bola, sem intensidade, corre muito mal !!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Hey Michael, queres por o Stoke City a jogar o tiki taka ? Heheeh

Bem hoje viu-se que posse de bola, sem intensidade, corre muito mal !!! ;)

Andas a treinar o Stoke ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

cá está sistema que falei em cima, não garante 70% de posse mas garante acima dos 60 que axas Michael ?

M0IX1mI.jpg

Editado por bluebird

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre a entrarem bolas nas costas do lateral, ou entre o lateral e o central. De nada vale o encurtar linhas...

Oh Very ha coisas que sao uma coisa e outras sao outra coisa!! LOLOOLOLLL

Eu tb cria por o meu Vitoria a jogar em posse e fluido! A 1a epoca correu mt bem, mas a segunda nem por isso! Temos que ver as equipas e os jogadores que temos! Com o Luisao a jogar com uma linha defensiva mt subida é um enorme risco pq o rapaz é mt lento!

Tive que me render a outras ideias, ou seja, abandonei o sistema fluido para mt rigido e melhorou algo, mas ter uma equipa como o Vitoria a jogar em posse!???? A minha nova ideia, é ter um sistema atacante sim, que possa ter posse mas qd nao tem posse, tenha transiçoes! Perco posse sim é verdade....é mt raro passar dos 63\65% de posse, mas é a realidade! Com equipas mais fracas que a minha domino e crio oportunidades, contra equipas mais fortes nao domino mas tenho na mesma oportunidades!

È normal que ao Michael no FCP corra bem, tem os jogadores com as caracteristicas que ele pertende!

Isto é uma discussao que ja vem desde o FM do ano passado,,,,nao basta termos a tactica! ja nao ha tacticas perfeitas! O FM hj em dia faz depender de mtas variaveis o sistema de jogo que queremos ter e acima de tudo da qualidade e caracteristicas dos nossos jogadores!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Mas porquê isso ??? :estrelas:

Gostas de oferecer as alas ao adversário ? :biggrin:

A melhor tática que fiz no FM2013 tinha 3 centrais e as alas ficavam entregues ao RM e LM, tal como nessa tática.

@passonov: o Luisão tem 10 de velocidade, não é assim tão lento, em comparação com a média dos centrais do jogo (é raro ver-se centrais com 15+ de velocidade...)

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor tática que fiz no FM2013 tinha 3 centrais e as alas ficavam entregues ao RM e LM, tal como nessa tática.

@passonov: o Luisão tem 10 de velocidade, não é assim tão lento, em comparação com a média dos centrais do jogo (é raro ver-se centrais com 15+ de velocidade...)

Entao ve os centrais do FCP, Mangala e Reis! Em minha opiniao um central pa jogar numa defesa subida no minimo tem que ter 12\13 de velocidade e em equipas grandes o que nao falta sao centrais rapidos! O Sporting por exemplo tem o Rojo e o Mauricio qq um com mais de 12 em velocidade! Ate eu no meu Vitoria jogo com o Venancio que tem 14 e vou buscar smp outro central com mais de 12 de velocidade!

Nao podes comparar o Luisao com os restantes centrais, tens é que ver que com um sistema de defesa mt alta, o teu adversario vai procurar smp as costas da tua defesa por isso em minha opiniao o Luisao esta fora de questao para jogar nesse tipo de defesa!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, sobre a outra tática... testei-a num jogo:

4d28e83946da0d08280dbc16e1a1f777.png

O adversário não é certamente o mais adequado para avaliar, mas pelo menos deu para ver que, ao contrário do que eu pensava, não é uma tática de muita posse. :mrgreen: Mas ao menos foi seguríssima!

EDIT: mas btw, os dois golos foram de bola parada :(

Editado por verY

Compartilhar este post

Link para o post

Tem alguma lógica usar avançados interiores a tentar passes mais directos numa tática de posse? :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Andas a treinar o Stoke ? :biggrin:

Enganei-me no quote, hehe. :mrgreen:

Como li que querias dar o salto do Barreirense para as terras de sua majestade, presumi que querias meter o Stoke a jogar futebol "rendilhado" ! Hehehe

Eu comecei no Liverpool, que é a minha equipa favorita a seguir ao Sporting, estou a tentar emular o sistema do Rodgers e estou a gostar. Dps posto aí screens, mas é parecido com o outro (agr não largo o muito rígido :biggrin: ) apenas com algumas funções diferentes !! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Isto assim começa a dar para fazer umas sestas durante os jogos :biggrin:

E logo a seguir convidam-me para uma entrevista de trabalho :lolada:

FC_Porto_Napoli_Geral_Vista_Geral_2.png

Tem alguma lógica usar avançados interiores a tentar passes mais directos numa tática de posse? :-|

é uma táctica de posse, ou seja, muita circulação de bola para desposicionar e cansar o adversário.

Enganei-me no quote, hehe. :mrgreen:

Como li que querias dar o salto do Barreirense para as terras de sua majestade, presumi que querias meter o Stoke a jogar futebol "rendilhado" ! Hehehe

Eu comecei no Liverpool, que é a minha equipa favorita a seguir ao Sporting, estou a tentar emular o sistema do Rodgers e estou a gostar. Dps posto aí screens, mas é parecido com o outro (agr não largo o muito rígido :biggrin: ) apenas com algumas funções diferentes !! ;)

Naaaa já no fm13 consegui ir para o Everton e teve que ser uma ideia de jogo diferente, mas neste se conseguir um lugarzinho numa equipa de topo levam logo com os rendilhados :-)

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

2267e01723f2437a92fb40497520a545.png

Agora um jogo mais a sério, embora o Sporting esteja a fazer uma péssima época.

Ainda assim, novo golo de bola parada.

btw, os únicos remates do Sporting:

a5103e209e15410bf8926eaf01cf2ac7.png

Ainda ninguém conseguiu entrar na minha área com perigo, nesta tática. :mrgreen: Agora só falta sermos mais objetivos na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora um jogo mais a sério, embora o Sporting esteja a fazer uma péssima época.

Ainda assim, novo golo de bola parada.

btw, os únicos remates do Sporting:

Ainda ninguém conseguiu entrar na minha área com perigo, nesta tática. :mrgreen: Agora só falta sermos mais objetivos na frente.

off - topic :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é porque eu gostava de conseguir tornar a tática mais controladora da posse. :mrgreen: Queria tentar estabilizar, pelo menos, nos 60%.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é porque eu gostava de conseguir tornar a tática mais controladora da posse. :mrgreen: Queria tentar estabilizar, pelo menos, nos 60%.

Mas ter 60% de posse não tem nada a ver com uma filosofia de jogo de posse de bola :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, sobre a outra tática... testei-a num jogo:

O adversário não é certamente o mais adequado para avaliar, mas pelo menos deu para ver que, ao contrário do que eu pensava, não é uma tática de muita posse. :mrgreen: Mas ao menos foi seguríssima!

EDIT: mas btw, os dois golos foram de bola parada :(

E entao, com que instruçoes estas a jogar? a equipa defende bem, agora falta so por a equipa a faturar!

Entao ve os centrais do FCP, Mangala e Reis! Em minha opiniao um central pa jogar numa defesa subida no minimo tem que ter 12\13 de velocidade e em equipas grandes o que nao falta sao centrais rapidos! O Sporting por exemplo tem o Rojo e o Mauricio qq um com mais de 12 em velocidade! Ate eu no meu Vitoria jogo com o Venancio que tem 14 e vou buscar smp outro central com mais de 12 de velocidade!

Nao podes comparar o Luisao com os restantes centrais, tens é que ver que com um sistema de defesa mt alta, o teu adversario vai procurar smp as costas da tua defesa por isso em minha opiniao o Luisao esta fora de questao para jogar nesse tipo de defesa!

Mais a ver com a velocidade, a aceleraçao é tambem um fator muito importante! Que importa teres um central com 15 de velocidade se de aceleraçao tem 10 e secalhar so atinge esse 'pico' de velocidade quando o adversario ja esta a por a redondinha la dentro! :compinchas:

Mas ter 60% de posse não tem nada a ver com uma filosofia de jogo de posse de bola :funny:

Realmente é verdade, e eu nao passo dos 65... estou rendido a ti :handclap:

Editado por Sporting_23

Compartilhar este post

Link para o post

E entao, com que instruçoes estas a jogar? a equipa defende bem, agora falta so por a equipa a faturar!

Mais a ver com a velocidade, a aceleraçao é tambem um fator muito importante! Que importa teres um central com 15 de velocidade se de aceleraçao tem 10 e secalhar so atinge esse 'pico' de velocidade quando o adversario ja esta a por a redondinha la dentro! :compinchas:

Realmente é verdade, e eu nao passo dos 65... estou rendido a ti :handclap:

Isto já só dá pica por causa do Barreirense :biggrin: já agora a ver se com o Porto se consegue atingir a linda marca de 100 jogos sem perder no campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes explicar?

btw vou passar a discussão desta nova tática para o grémio, porque já vi que não é bem-vinda aqui... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Podes explicar?

btw vou passar a discussão desta nova tática para o grémio, porque já vi que não é bem-vinda aqui... :)

Podes ter 60% de posse de bola seja lá qual for a tua ideia de jogo, mas uma idea de jogo em posse obedece a um determinada ideia, é uma forma concreta de pensar o jogo tal como o é jogar em contra-ataque ou jogar com transições ofensivas rápidas. A maior referência actual de um estilo de posse é o Guardiola (outros também se enquadram como o já referido Bredan Ro(d)gers), que foi beber as suas ideias ao futebol total holandês dos anos 70 e aperfeiçou-as ainda com o Bielsa, a nível nacional tiveste o FC Porto do Vítor Pereira (conhecido em Espanha como o Barcelona de Portugal na circulação de bola e Ossasuna de Portugal pelas deficiências na concretização): pressão alta e forte, ocupação / sobrelotação da zona central do campo de forma a obrigar o adversário a aliviar a bola para a periferia (laterais), circulação de bola paciente para cansar o adversário mental e fisicamente, portanto tens aqui alguns aspectos fundamentais do estilo a que se refere o tópico.

Claro que depois há nuances que variam de acordo com a equipa que se treina: se por um lado, o Bayern é uma cópia fiel do que era o Barcelona, por outro lado, foi necessário adaptar o esquema táctico aos jogadores disponíveis. O Bayern não tem nenhum avançado com as características do Messi, fez mais sentido ao Guardiola jogar em 4231 com um ponta de lança em vez de utilizar um Falso 9.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes ter 60% de posse de bola seja lá qual for a tua ideia de jogo, mas uma idea de jogo em posse obedece a um determinada ideia, é uma forma concreta de pensar o jogo tal como o é jogar em contra-ataque ou jogar com transições ofensivas rápidas. A maior referência actual de um estilo de posse é o Guardiola (outros também se enquadram como o já referido Bredan Ro(d)gers), que foi beber as suas ideias ao futebol total holandês dos anos 70 e aperfeiçou-as ainda com o Bielsa, a nível nacional tiveste o FC Porto do Vítor Pereira (conhecido em Espanha como o Barcelona de Portugal na circulação de bola e Ossasuna de Portugal pelas deficiências na concretização): pressão alta e forte, ocupação / sobrelotação da zona central do campo de forma a obrigar o adversário a aliviar a bola para a periferia (laterais), circulação de bola paciente para cansar o adversário mental e fisicamente, portanto tens aqui alguns aspectos fundamentais do estilo a que se refere o tópico.

Claro que depois há nuances que variam de acordo com a equipa que se treina: se por um lado, o Bayern é uma cópia fiel do que era o Barcelona, por outro lado, foi necessário adaptar o esquema táctico aos jogadores disponíveis. O Bayern não tem nenhum avançado com as características do Messi, fez mais sentido ao Guardiola jogar em 4231 com um ponta de lança em vez de utilizar um Falso 9.

Exacto, uma coisa é ter posse de bola passiva, no meio campo defensivo, outra é ter posse de bola activa, no meio campo ofensivo, com a equipa muito subida no terreno, se tens 60/65% de posse de bola, no meio campo ofensivo, ves a equipa a pressionar muito alto (esquece as bolas nas costas, pressão alta pressupõe muito mais risco :cool: ), então estás a jogar segundo os conceitos da posse de bola.

Claro que convém estar atento aos sinais do jogo, como ontem vimos o Bayern com uma posse esmagadora, no meio campo ofensivo, mas sem intensidade para desposicionar as "peças" do Real Madrid.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto já só dá pica por causa do Barreirense :biggrin: já agora a ver se com o Porto se consegue atingir a linda marca de 100 jogos sem perder no campeonato.

Esta batido este fm... xD

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...