Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 53 minutos:

TAEG 4.8~5.5% dependendo das opções

btw o Activobank não deixa sequer escolher taxa fixa, apenas variável e mista. Isto é só por ser uma simulação ou os bancos podem fazer isto?

Nem todos tem taxa fixa para o contrato todo.

Quem faz taxa fixa com prazo máximo ( 30 anos ) é a cgd 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Montero, há 29 minutos:

Nem todos tem taxa fixa para o contrato todo.

Quem faz taxa fixa com prazo máximo ( 30 anos ) é a cgd 

O BPI também, foi o que fiz em 2019.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 8 minutos:

O BPI também, foi o que fiz em 2019.

Olha, não sabia 

Obrigado 

Compartilhar este post

Link para o post

Tou no meu apartamento há 9 meses e ainda não mexi uma palha para começar a decorar o espaço como deve ser, mas já tenho algumas ideias agora.

Queria meter algum tipo de quadro/pintura abstrata atrás do sofá, para dar cor e vida ao espaço. De preferência uma peça única e não aos vários quadrados. Só que percebo tanto de arte como um pinguim de física quântica. Onde é que consigo arranjar isto, e que não me custe centenas de euros?

E já agora, onde posso mandar emoldurar coisas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 11/09/2022 at 18:38:

Tenho pena por quem tem taxa variável e foi algo que nunca coloquei em hipótese.

Preferia sempre pagar mais X pelo empréstimo mas ter a certeza do que vou pagar do que pagar menos no início mas ter essa incerteza se se mantém. 

O que mais queria dizer era que "tudo vai ficar bem" mas a verdade é que o cenário que vou pesquisando e lendo é que ainda só estamos no início. 

Eu não tenho pena nenhuma. Não conheço ninguém que tenha ganho dinheiro com taxas fixas. Pode facilitar no momento, no curto prazo, mas num empréstimo a 20 ou 30 anos quem ganha é o banco.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Eu não tenho pena nenhuma. Não conheço ninguém que tenha ganho dinheiro com taxas fixas.

Considerando que nos últimos 10 anos foi sempre a descer e nunca tivemos em cenário de inflação, é natural que não conheças.

Eu tou a ponderar seriamente fixar por 5 anos, ainda não me decidi se sim se sopas. Mas por alguma razão nos States, no UK, ninguém faz créditos variáveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 10 minutos:

Considerando que nos últimos 10 anos foi sempre a descer e nunca tivemos em cenário de inflação, é natural que não conheças.

Eu tou a ponderar seriamente fixar por 5 anos, ainda não me decidi se sim se sopas. Mas por alguma razão nos States, no UK, ninguém faz créditos variáveis.

Em França também não. 

O que me leva a crer que em Portugal é que os bancos lucram mais com isso. 

Ou então simplesmente preferem que as pessoas fiquem com as casas do que ficar depois com esse peso morto e terem de vender imóveis. 

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor de dois mundos não acaba por ser a mista? Ficas com o valor fixo a 5/10 anos, que provavelmente é quando vais estar mais frágil financeiramente e tens menos bagagem para aguentar uma subida rápida na prestação, tendo em conta que provavelmente também se gastaram a maioria das poupanças na casa.

Uns anos depois com progressão na carreira (à partida) e mais dinheiro posto de parte, fica mais fácil aguentar em tempo de crise.

Não percebo nada disto, mas é o que me faz sentido lol

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer no início de 2020, pré pandemia, fiz a melhor opção até agora, em termos bancários.

Pedi crédito em 2015 para construção passado 2 anos pedi reavaliação do crédito para tentar ter algo mais em conta, na altura pagava entre 320 e 340 conforme a Euribor, mas não se interessaram grande.

Numa conversa espontânea com o economista do local aonde trabalho, que não sei como sabia, indicou me que as taxas estariam para subir e aconselhou-me a ir ao bankinter pedir uma simulação para taxa fixa. 

Assim consegui na CGD, onde fiz o crédito inicialmente ficar com taxa fixa para 25 (máximo na altura) e a pagar apenas 300€.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 11/09/2022 at 19:38:

Tenho pena por quem tem taxa variável e foi algo que nunca coloquei em hipótese.

Preferia sempre pagar mais X pelo empréstimo mas ter a certeza do que vou pagar do que pagar menos no início mas ter essa incerteza se se mantém. 

O que mais queria dizer era que "tudo vai ficar bem" mas a verdade é que o cenário que vou pesquisando e lendo é que ainda só estamos no início. 

Depende do teu pensamento. Eu tenho em variável e compensa pois amortizo bastante. E assim só pago taxa de 0.5. Se fosse fixa era taxa de 2. 

A taxa fixa e variável vai sempre depender do teu perfil. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 9 minutos:

Depende do teu pensamento. Eu tenho em variável e compensa pois amortizo bastante. E assim só pago taxa de 0.5. Se fosse fixa era taxa de 2. 

A taxa fixa e variável vai sempre depender do teu perfil. 

Eu tenho 0.3 😄 

Quando comprei em 2009, fixa ficava 450€ e variável 300€. Optei pela variável e quando comecei a pagar foram 120€ devido à crise. Andei anos a poupar e a amortizar. O meu vizinho andou durante 10 anos a pagar 500€ pois optou fixa.

No fundo, tudo depende da pessoa como tu dizes. Se eu não tivesse amortizado, neste momento quem se ria era o meu vizinho pois já tem mais de metade da casa paga, apesar da minha prestação ser agora de 242€.

Não sei se me fiz entender.

Editado por RoMbA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

E os meus quadros, ajudem-me 😆

Tens 1000 lojas online que vendem posters, com uma selecção muito variada. Muitos deles até vendem molduras e se quiseres podem emoldurar por ti. Também podes comprar molduras numa Zara Home ou algo do género, que fica muito em conta.

No instagram estou sempre a ver publicidade da Desenio e da Poster Club (ou algo do género). De certeza que qualquer um desses dois tem prints mais ou menos do género que procuras. Por pouco mais de 100/150e deves conseguir um poster de 70x50 emoldurado, que já tem uma boa presença em qualquer parede (partindo do princípio que não vives num palácio).

Se quiseres gastar um pouco mais, podes procurar lojas do género que vendam impressões em papeis diferentes, com impressão gliceé por exemplo, ou mesmo serigrafias. Em Portugal temos o Instituto Português da Serigrafia, que vende serigrafias (uma técnica de impressão), em edições limitadas numeradas e assinadas pelos próprios artistas. A Underdogs Gallery também vende mas normalmente o mais interessante esgota rápido.

Se fores investir um pouco mais numa serigrafia, ou se comprares alguma coisa com o formato menos convencional, em Lisboa podes emoldurar no Ponto das Artes, uma loja no Chiado para os miúdos das Belas Artes, que fica bastante em conta. Um amigo meu recentemente emoldurou lá um poster vintage de um filme, tipo uns 100x70 e ficou a uns 90e. É mais que uma Zara Home ou Leroy Merlin (estupidamente barata para molduras metálicas), mas a qualidade é outra.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 horas:

Tou no meu apartamento há 9 meses e ainda não mexi uma palha para começar a decorar o espaço como deve ser, mas já tenho algumas ideias agora.

Queria meter algum tipo de quadro/pintura abstrata atrás do sofá, para dar cor e vida ao espaço. De preferência uma peça única e não aos vários quadrados. Só que percebo tanto de arte como um pinguim de física quântica. Onde é que consigo arranjar isto, e que não me custe centenas de euros?

A molduradora do Carmo faz bem o trabalho. Não sei se é caro pois nunca experimentei ver preços noutro lado mas penso que fica entre os 20-30 euros emoldurar um quadro tamanho A3.

A narrativa de espaços (tem loja online) tem agora bastantes quadros, uns mais baratos e outros mais caros. Depende do gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou estudar, muito obrigado aos 2 😉

Citação de Jimpo, há 3 horas:

Em França também não. 

O que me leva a crer que em Portugal é que os bancos lucram mais com isso. 

Ou então simplesmente preferem que as pessoas fiquem com as casas do que ficar depois com esse peso morto e terem de vender imóveis. 

Eu acho que é apenas uma questão cultural

Primeiro somos uns tesos do crl, a nós quando vamos assinar a escritura pesa sempre olhar e pensar "fds mas vou tar a pagar mais 50 ou 60€ todos os meses podendo não os pagar porquê", porque a nós esses 50 ou 60 fazem falta

Segundo, o primo fez variável, o tio fez variável, o amigo fez variável, o colega de trabalho fez variável. É um bocado difícil ser o único que vai contra a onda e decide fazer diferente. Para pagar mais.

Terceiro, a história recente deu razão a quem fez variável. Porque as taxas tiveram super estáveis e foram quase sempre descendo por uma década

Compartilhar este post

Link para o post

A escalada da Euribor no último mês está a assustar-me, não esperava que a subida fosse tão rápida. A 6 meses, passou de 0,73 % há um mês para 1,6 % ontem.

Ainda tenho margem para conseguir pagar a prestação sem ter a corda ao pescoço, mas a este ritmo acho que mais uns meses e estou a voltar a casa dos meus pais para meter o meu apartamento a arrendar.

Em Janeiro já vou abater uma parte do crédito para conseguir baixar um pouco a prestação.

Editado por Peplin
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

E eu que assinei cpcv no inicio de Agosto 😂 e a casa só está pronta no final de 2023. Minha nossa 

Compartilhar este post

Link para o post

Ter feito taxa fixa há 3 anos foi a melhor decisão da minha vida, os 30 euros mensais a mais em relação à variável por esta altura estão mais do que ultrapassados. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, Em 17/09/2022 at 08:22:

A escalada da Euribor no último mês está a assustar-me, não esperava que a subida fosse tão rápida. A 6 meses, passou de 0,73 % há um mês para 1,6 % ontem.

Ainda tenho margem para conseguir pagar a prestação sem ter a corda ao pescoço, mas a este ritmo acho que mais uns meses e estou a voltar a casa dos meus pais para meter o meu apartamento a arrendar.

Em Janeiro já vou abater uma parte do crédito para conseguir baixar um pouco a prestação.

Como os juros estão mais altos, pagas mais juros ao abater? Ou continua a ser 0.5%?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 16/09/2022 at 12:23:

Eu não tenho pena nenhuma. Não conheço ninguém que tenha ganho dinheiro com taxas fixas. Pode facilitar no momento, no curto prazo, mas num empréstimo a 20 ou 30 anos quem ganha é o banco.

Como não? Eu fixei a taxa em Março (taxa fixa a 30 anos) a 0.588% + Spread e infelizmente fui burro e não fixei em 2021 quando tive oportunidade de o fazer a 0.1% + Spread.

Concordo que fixar a taxa neste momento não faz muito sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 horas:

Como os juros estão mais altos, pagas mais juros ao abater? Ou continua a ser 0.5%?

Ao abater pagas a taxa de 0.5 ou o que tens contratado com o banco. Esta taxa não é influenciada pelos juros.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, Em 17/09/2022 at 10:08:

E eu que assinei cpcv no inicio de Agosto 😂 e a casa só está pronta no final de 2023. Minha nossa 

estamos iguais 😢 juntos no fm, juntos no cmpt, juntos em tudo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 23 horas:

Como não? Eu fixei a taxa em Março (taxa fixa a 30 anos) a 0.588% + Spread

c*brão 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Em 16/09/2022 at 11:19:

Procura no etsy por coisas vendidas em Portugal ou UE, tens secções só de estampagens ou pinturas.

Como o joe disse, serigrafias são uma boa opção. Também tens outros tipo de impressão que dão para fazer quadros porreiros, risografia (gosto particularmente), litografia, xilogravura (woodcut print).

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Procura no etsy por coisas vendidas em Portugal ou UE, tens secções só de estampagens ou pinturas.

Como o joe disse, serigrafias são uma boa opção. Também tens outros tipo de impressão que dão para fazer quadros porreiros, risografia (gosto particularmente), litografia, xilogravura (woodcut print).

Yeah já conhecia o Etsy mas ainda não tinha explorado bem os filtros e as categorias.. Boa dica

Pá tenho de pensar melhor se vou para estampagens assim mais em conta, ou aguardar até arranjar algumas obras de artistas que eu goste mesmo

Tks

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...