Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de verY, há 4 minutos:

Eu tenho um conjunto de cestos de tecido com a parte superior em verga, estava um na sala com os brinquedos do puto e outros dois mais pequenos no corredor (zona interior da casa) com outras tralhas aleatórias e ambos estavam completamente verdes cheios de bolor na parte da verga. E também deve ter sido de um dia para o outro, porque pelo menos aquele onde estavam os brinquedos é algo onde mexemos diariamente e se já estivesse assim há mais tempo teríamos reparado.

Exatamente, aqui também apareceu nesses cestos. Também alguns tenis, bonés e um cavalo de madeira (?).
Mas nas paredes nada, esse teu caso parece mais grave.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 40 minutos:

Não sei se este será o melhor tópico, mas... sugestões de desumidificadores? As paredes do meu quarto estão uma lástima e a saúde dos outros seres vivos lá de casa já se está a manifestar... 😞 

Tinha um velhinho e comprei agora um novo. Da pesquisa que fiz, em termos de qualidade/preço, falam muito na marca trotec. Comprei o ttk 72e. Com portes, ficou perto dos 200euros. Comprei mesmo no site da marca. Até agora, 100% satisfeito. Tira muita água e baixa a humidade em pouco tempo, coisa que o velhinho já demorava muito mais.

Este inverno tem sido complicado em termos de humidade, vejo muita gente a queixar-se do mesmo. Um produto porreiro para limpares essas paredes sem grande trabalho, é o cif bolores. Borrifas nas zonas com humidade, deixas 20 minutos e passas um pano humido. Experimenta primeiro numa zona pequena mais escondida, para veres como a tua tinta reage. Quando vier o bom tempo, vou voltar a limpar tudo, e investir em tinta boa com anti fungos.

https://pt.trotec.com/shop/desumidificador-ttk-72-e.html

Já só aparece com disponibilidade para a semana 17, mas procura nesse site por outros modelos deles a ver algum que te agrade e tenha disponibilidade

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 5 minutos:

Tinha um velhinho e comprei agora um novo. Da pesquisa que fiz, em termos de qualidade/preço, falam muito na marca trotec. Comprei o ttk 72e. Com portes, ficou perto dos 200euros. Comprei mesmo no site da marca. Até agora, 100% satisfeito. Tira muita água e baixa a humidade em pouco tempo, coisa que o velhinho já demorava muito mais.

Este inverno tem sido complicado em termos de humidade, vejo muita gente a queixar-se do mesmo. Um produto porreiro para limpares essas paredes sem grande trabalho, é o cif bolores. Borrifas nas zonas com humidade, deixas 20 minutos e passas um pano humido. Experimenta primeiro numa zona pequena mais escondida, para veres como a tua tinta reage. Quando vier o bom tempo, vou voltar a limpar tudo, e investir em tinta boa com anti fungos.

Eu tenho esse produto da CIF, costumo usar nos azulejos do chuveiro e é fantástico. Agora, aqui o problema é que grande parte está no tecto. Se borrifo o produto para lá, vai pingar instantaneamente para o chão, não se aguenta o tempo suficiente para atuar.

A tinta não me preocupa muito, a casa é arrendada e a tinta é objetivamente uma m*rda (ao ponto de se passares com uma folha de rolo de cozinha com mais força, começar a sair...), mas peço para pintarem e sei que me fazem isso facilmente quando vier o bom tempo.

Preciso mesmo de algo que ajude, porque tanto o pequeno (que em breve irá para o quarto dele, onde o problema é bastante menor) como a mãe têm andado sempre com problemas respiratórios, muito provavelmente por causa disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a casa for tua e quiseres investir numa solução definitiva, há umas empresas que vendem e instalam um sistema de ventilação que resolve o assunto. Recomendo porque o meu sogro meteu em casa dele e resolveu de facto o problema, e tinha paredes nesse estado também.

Se quiseres posso mandar MP com o nome da empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso este ano tem sido uma loucura, ando a lavar paredes e tetos todos os dias. Eu o bolor ainda consigo evitar, agora aqueles mosquitos pequenos nojentos que aparecem com a humidade é que não

Compartilhar este post

Link para o post

A minha casa também é húmida, mas no meu caso diria que está relacionado com o sítio da casa. Perto de um rio e um riacho, num sítio fundo e portanto o Sol incide tarde e desaparece cedo, etc. O maior problema é mesmo janelas cheias de condensação de manhã, e o ocasional bolor que aparece numa mochila ou assim. Tento arejar de X em X dias, mas só resolve momentaneamente. O facto de ter recuperador de calor (lenha) para aquecer a casa também não deve ajudar muito.

Alguém que perceba da poda, isto acontece tanto cá porquê? Porque tentamos isolar tanto as casas que depois o ar não circula e portanto a humidade aumenta?

Compartilhar este post

Link para o post

Se a casa for vossa eu começava a poupar e assim que houver noticias de abertura de um novo programa tipo fundo ambiental metia ar condicionado, podem ir pedindo orçamentos. É sem dúvida a melhor opção e hoje em dia já bastante acessível, no médio prazo compensa mesmo muito, se for financiado então nem se fala.

Desumidificadores, como qualquer açoriano aqui do fórum vos pode dizer, resultam só se estiverem ligados o dia todo dependendo da potência, e uma divisão de cada vez com as portas fechadas. Não é solução de longo prazo. Se for para usar pontualmente esqueçam.

Para ir resolvendo a coisa, é limpar, abrir persianas e ventilar bem a casa quando não chove. Este produto de mercearia  que custa uma bagatela, para mim funciona muito melhor que coisas prós.

Editado por antifa
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por estes dias vi que uma grande confeitaria/doçaria teve praticamente todas as encomendas de natal a chegar aos clientes com bolor, precisamente porque este ano está uma coisa anormal. Felizmente não tenho sofrido com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 20 minutos:

A minha casa também é húmida, mas no meu caso diria que está relacionado com o sítio da casa. Perto de um rio e um riacho, num sítio fundo e portanto o Sol incide tarde e desaparece cedo, etc. O maior problema é mesmo janelas cheias de condensação de manhã, e o ocasional bolor que aparece numa mochila ou assim. Tento arejar de X em X dias, mas só resolve momentaneamente. O facto de ter recuperador de calor (lenha) para aquecer a casa também não deve ajudar muito.

Alguém que perceba da poda, isto acontece tanto cá porquê? Porque tentamos isolar tanto as casas que depois o ar não circula e portanto a humidade aumenta?

Penso que seja por aí. A casa onde a minha sogra estava era velha, tinta toda velha a descascar, telhado a dar as últimas, janelas e portas cheias de frinchas...nunca lá vi ponta de humidade.

O que falas que o teu sogro meteu, não é o que agora se fala muito que é vmc ou assim e que custa uma pequena fortuna?

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade que as coisas este ano estão muito piores. Fui, a seguir ao natal, a casa da minha avó tirar de lá coisas, uma vez que a casa está fechada desde que ela morreu no início do ano e aquilo metia impressão de tanta humidade e bolor tinha. E a casa, sendo antiga, dos anos 60, estava bem cuidada, com caixilharias recentes, etc.

Citação de antifa, há 38 minutos:

Se a casa for vossa eu começava a poupar e assim que houver noticias de abertura de um novo programa tipo fundo ambiental metia ar condicionado, podem ir pedindo orçamentos. É sem dúvida a melhor opção e hoje em dia já bastante acessível, no médio prazo compensa mesmo muito, se for financiado então nem se fala.

Desumidificadores, como qualquer açoriano aqui do fórum vos pode dizer, resultam só se estiverem ligados o dia todo dependendo da potência, e uma divisão de cada vez com as portas fechadas. Não é solução de longo prazo. Se for para usar pontualmente esqueçam.

Para ir resolvendo a coisa, é limpar, abrir persianas e ventilar bem a casa quando não chove. Este produto de mercearia  que custa uma bagatela, para mim funciona muito melhor que coisas prós.

A/C e janelas em condições. Só um alerta, é necessário fazer o investimento e depois pedir o dinheiro ao Estado que está a demorar mais tempo de que nunca a dar resposta. Todas essas candidaturas a apoios do Estado, a particulares e empresas estão a demorar demasiado tempo a ser analisadas. Sei disso porque é de fazer candidaturas a esses apoios que a Tia vive e sei bem os milhares de euros que ela tem por faturar que só o pode fazer quando as candidaturas vêm aprovadas.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 2 horas:

Não sei se este será o melhor tópico, mas... sugestões de desumidificadores? As paredes do meu quarto estão uma lástima e a saúde dos outros seres vivos lá de casa já se está a manifestar... 😞 

Se é um quarto, o melhor mesmo é como te disseram, um A/C ou um sistema geral.

Se o quarto for pequeno, comprei na Worten há poucas semanas um de 100€. É para os WC e dá para o gasto. Ligo durante os banhos, e desliga sozinho quando chega aos 30% de humidade 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Para ir resolvendo a coisa, é limpar, abrir persianas e ventilar bem a casa quando não chove. [Este produto de mercearia](https://vmracoes.pt/3359-large_default/Limpa-Bem-Removedor-Fungos-e-Bolores-500-ml.jpg) que custa uma bagatela, para mim funciona muito melhor que coisas prós.

Pois, AC é de facto a melhor solução, porque retira humidade do ar. E é mais fácil humidificar se necessário, do que o contrário.

Já ia falar com os senhorios sobre isso, porque no Verão foi chato com o calor, mas a verdade é que serve para o Inverno também.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe um produto da UHU à base de cloro para limpar essas manchas de humidade.

Editado por Casual 1904

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Não percebo, mas deixo um exemplo. 

Cheguei ontem a França e o cabelo dela já está horrível e ainda não lavou a cabeça. Tem o cabelo encaracolado e em França parece palha/rasta ao contrário de Portugal que sem fazermos nada de diferente fica com canudinhos todos perfeitos. 

Quanto ao que fazer, a unica coisa que funciona a 100% é a VMC tudo o resto é a tentar remediar. Se numa casa nova dá para instalar com os tetos falsos, numa velha não sei como é que se instalaria se não der para fazer o teto falso. 

Os preços não sei, mas a VMC por ela mesma não é cara, o que deve ser caro é a instalação 

Só pra dar uma ideia de como funciona e o tipo de material. 

https://www.disterm.pt/ventilacao/576-kit-vmc-duplo-fluxo.html

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 20 minutos:

Não percebo, mas deixo um exemplo. 

Cheguei ontem a França e o cabelo dela já está horrível e ainda não pagou a cabeça. Tem o cabelo encaracolado e aqui parece palha/rasta ao contrário de Portugal que sem fazermos nada de diferente fica com canudinhos todos perfeitos. 

Quanto ao que fazer, a unica coisa que funciona a 100% é a VMC tudo o resto é a tentar remediar. Se numa casa nova dá para instalar com os tetos falsos, numa velha não sei como é que se instalaria se não der para fazer o teto falso. 

Os preços não sei, mas a VMC por ela mesma não é cara, o que deve ser caro é a instalação 

Só pra dar uma ideia de como funciona e o tipo de material. 

https://www.disterm.pt/ventilacao/576-kit-vmc-duplo-fluxo.html

A frase do bold está estranha. 😁

De resto sim, o meu sogro instalou uma coisa dessas, através de outra empresa. Ficou carote, mas nada de especial. Sinceramente não sei se teria ficado tão bem ou melhor servido ao instalar AC.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

A frase do bold está estranha. 😁

De resto sim, o meu sogro instalou uma coisa dessas, através de outra empresa. Ficou carote, mas nada de especial. Sinceramente não sei se teria ficado tão bem ou melhor servido ao instalar AC.

Já corrigi. 

Na minha casa tenho as duas coisas. 

A VMC para o ar húmido e renovação do ar, e depois o AC para calor e frio. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Casual 1904, há 1 hora:

Existe um produto da UHU à base de cloro para limpar essas manchas de humildade.

Acabei de despejar quase uma garrafa inteira disso na parede. Sei bem que não vai sair tudo, tho 😞

Anyway, obrigado pelas sugestões mas a casa não é nossa e o senhorio não estará disposto a grandes investimentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Este produto de mercearia  que custa uma bagatela, para mim funciona muito melhor que coisas prós.

É o que usamos no WC, mas não funciona para madeira que corrói tudo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 minuto:

É o que usamos no WC, mas não funciona para madeira que corrói tudo

E só resolve o sintoma, não a causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em casa também se meteu caixilharias/janelas novas. A nível de eliminar o ruído do exterior é incrível, não se ouve praticamente nada para fora, por vezes nem nos apercebemos que está a chover e notamos que a casa está mais quente. No entanto, desde que se meteu as janelas novas, acredito que seja devido a isolar melhor, temos tido muita mais humidade... O que com as antigas janelas não acontecia. Ah e temos AC, que está ligado diariamente.

O melhor investimento é mesmo optar pelo que o @Jimpo referiu em cima. Cá em casa já está a ser equacionado 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

E só resolve o sintoma, não a causa.

É um fungicida, limpa e vai retardando o aparecimento de manchas. Mas isso com humidades nada resolve a causa.

Maioritariamente essa causa está na concepção inicial das casas, que em Portugal têm uma qualidade terrível,  especialmente se tiverem sido construídas no grande boom dos 80 e 90. Então moradias com humidades ascendentes e capilaridade , ui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 minuto:

Maioritariamente essa causa está na concepção inicial das casas, que em Portugal têm uma qualidade terrível,  especialmente se tiverem sido construídas no grande boom dos 80 e 90. Então moradias com humidades ascendentes e capilaridade , ui.

Pois, essa era a parte que eu gostava de perceber melhor. Porque também me parece que isolar a casa ao máximo é bom na parte térmica, mas não ajudará muito na questão da humidade, porque a circulação de ar será pouca ou nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 59 minutos:

Pois, essa era a parte que eu gostava de perceber melhor. Porque também me parece que isolar a casa ao máximo é bom na parte térmica, mas não ajudará muito na questão da humidade, porque a circulação de ar será pouca ou nenhuma.

Mas é isso mesmo. É bom numa coisa mas é mau noutra. É abrir as janelas e deixar a casa respirar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Agora nas moradias estão a construir com um material próprio em baixo, fazem os alicerces, metem esse material e depois espetam o betão e assim a humidade que vem de baixo não passa para a casa, já vi fazerem isso numas moradias que estão a construir em Azeitão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Ate no carro tenho tido humidade. Tenho uma cadeira de bebe que tá toda suja e passou para o banco também 😒

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...