Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Tenho uma proposta para mudar o CH para outro banco. Taxa fixa a 4 anos, com taxa de 3.65, após isso passa a variável com spread 0.85. De momento tenho variável, com spread 1%, vai atualizar em Janeiro, por isso a continuar assim iria para uma taxa de 5% mais ou menos. Preferia a taxa fixa a uns 3 anos e depois era ver como isto estava, mas também não é por 1 ano que vou deixar de aceitar. O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, Em 11/11/2023 at 01:22:

Tenho uma proposta para mudar o CH para outro banco. Taxa fixa a 4 anos, com taxa de 3.65, após isso passa a variável com spread 0.85. De momento tenho variável, com spread 1%, vai atualizar em Janeiro, por isso a continuar assim iria para uma taxa de 5% mais ou menos. Preferia a taxa fixa a uns 3 anos e depois era ver como isto estava, mas também não é por 1 ano que vou deixar de aceitar. O que acham?

À partida parece ser um bom negócio. A duração do CH vai manter-se a mesma?

Agora ainda é uma boa altura para mudar de CH porque uma das medidas de apoio que o governo implementou temporariamente impede que seja cobrado ao cliente a taxa de amortização antecipada.

https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/como-reembolsar-e-transferir

Por outro lado, a mudança para taxa fixa vai implicar que se quiseres amortizar totalmente o CH - e isto inclui uma nova transferência de crédito - nesse período de 4 anos vão cobrar-te uma taxa de 2% do montante total. Mas isso agora depende do teu plano durante este tempo. Uma coisa que não sei é se no fim desses 4 anos, quando transitar para uma taxa variável, a comissão de amortização antecipada passa para os 0,5%, mas nada como perguntar no potencial futuro banco.

Editado por Rdom

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rdom, há 1 hora:

À partida parece ser um bom negócio. A duração do CH vai manter-se a mesma?

Agora ainda é uma boa altura para mudar de CH porque uma das medidas de apoio que o governo implementou temporariamente impede que seja cobrado ao cliente a taxa de amortização antecipada.

https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/como-reembolsar-e-transferir

Por outro lado, a mudança para taxa fixa vai implicar que se quiseres amortizar totalmente o CH - e isto inclui uma nova transferência de crédito - nesse período de 4 anos vão cobrar-te uma taxa de 2% do montante total. Mas isso agora depende do teu plano durante este tempo. Uma coisa que não sei é se no fim desses 4 anos, quando transitar para uma taxa variável, a comissão de amortização antecipada passa para os 0,5%, mas nada como perguntar no potencial futuro banco.

Sim, a duração será a mesma. A ideia é manter esses 4 anos, e depois ve-se, por isso esses 2% não são muito importantes. Pelo que percebo, ao fim dos 4 anos fica em taxa variável, por isso deverá voltar para os 0.5% essa comissão

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Empresas de mudanças baratinhas na zona de Lisboa, alguém? Tenho um frigorífico, uma estante e dois pequenos armários para mudar para o novo cubículo e estão-me a pedir 300€, parece-me exagerado...

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 8 horas:

Empresas de mudanças baratinhas na zona de Lisboa, alguém? Tenho um frigorífico, uma estante e dois pequenos armários para mudar para o novo cubículo e estão-me a pedir 300€, parece-me exagerado...

Pagas ao m3 normalmente. Portanto, mesmo que não enchas esse m3, pagas como se fosse "cheio". Não sei se me fiz entender 

Ainda não há opções de aluguer de carrinhas em Portugal? 

Quando fiz a mudança de Paris - Toulouse pediram-me 1500/2000€ pelo mesmo tamanho que tinha feito de Lisboa - Paris em que tinha pago 600€. 

Acabei por alugar uma carrinha de 9m3 (aquelas típicas de caixa fechadas brancas) e fiz eu a mudança e entre empréstimo, gasolina e portagens ficou por +-300 euros sendo que a pude entregar em Toulouse. 

https://www.city-drop.com/fr

Já deve haver este serviço por Lisboa não? Tendo em conta o que é, fazes isso na boa com um amigo 

Edit: encontrei

Transportes Senhora da Agonia Lda 

Foi com esta empresa que fiz de Lisboa - Paris e com bom preço 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Pagas ao m3 normalmente. Portanto, mesmo que não enchas esse m3, pagas como se fosse "cheio". Não sei se me fiz entender 

Quando fiz a mudança de Paris - Toulouse pediram-me 1500/2000€ pelo mesmo tamanho que tinha feito de Lisboa - Paris em que tinha pago 600€. 

Acabei por alugar uma carrinha de 9m3 (aquelas típicas de caixa fechadas brancas) e fiz eu a mudança e entre empréstimo, gasolina e portagens ficou por +-300 euros sendo que a pude entregar em Toulouse. 

Já deve haver este serviço por Lisboa não? Tendo em conta o que é, fazes isso na boa com um amigo 

Á porta do IKEA em Matosinhos há sempre carrinhas à porta para alugar, por exemplo. Não deve faltar em Lisboa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 2 horas:

Lisboa - Paris 600€? 

Há 15 anos paguei 500€ por Algarve - Santarém e achei barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que perceba de TVs? 

Quero comprar uma de 65 polegadas. Inclinado para OLED. Indeciso entre a da LG e da Samsung. Alguém com conhecimentos para aconselhar uma em prol da outra? Obrigado.

https://www.worten.pt/produtos/tv-samsung-tq65s92catxxc-oled-65-165-cm-4k-ultra-hd-smart-tv-7733133 - 1399€

https://www.worten.pt/produtos/tv-lg-oled-65b36la-oled-65-165-cm-4k-ultra-hd-smart-tv-7745436 - 1299€

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha casa tenho um anexo (afastado uns 10m) só que não tem internet e não consigo puxar nenhum cabo para lá.

O Anexo partilha a mesma rede elétrica que a casa. Qual é a solução que me resta? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 2 horas:

Na minha casa tenho um anexo (afastado uns 10m) só que não tem internet e não consigo puxar nenhum cabo para lá.

O Anexo partilha a mesma rede elétrica que a casa. Qual é a solução que me resta? 

Powerline. Se quiseres WiFi no anexo, compras uma já com WiFi ou ligas um router para distribuir o sinal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 1 hora:

Powerline. Se quiseres WiFi no anexo, compras uma já com WiFi ou ligas um router para distribuir o sinal.

Obrigado!

Vou estudar essa solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou prestes a mover-me para um apartamento, mas sou leigo no que toca ao processo de ativar a luz, água e gás.
Onde tenho de me dirigir? Sei que existem algumas ofertas, mas estou completamente a leste. Se me conseguirem ajudar, agradecia. Seja no processo, onde me deslocar e as ofertas, e quais as melhores.

Muito agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Biri Biri Jr, há 11 horas:

Estou prestes a mover-me para um apartamento, mas sou leigo no que toca ao processo de ativar a luz, água e gás.
Onde tenho de me dirigir? Sei que existem algumas ofertas, mas estou completamente a leste. Se me conseguirem ajudar, agradecia. Seja no processo, onde me deslocar e as ofertas, e quais as melhores.

Muito agradecido.

Para a luz e gás não tens propriamente de te dirigir a lado nenhum - basicamente é ires a este site e comparares a oferta de cada uma das empresas, ou usar este simulador. Assumindo que já tens contadores, a única coisa que talvez tenhas de pagar é a inspecção do gás, se bem me lembro. Em princípio não haverá fidelização, portanto é escolher a empresa que fizer o preço mais barato, sabendo que podes mudar sempre que quiseres. Tens as mais conhecidas como EDP, Iberdrola, Endesa, Galp, etc., mas há muitas mais.

Em relação à água, tens apenas de saber qual é a empresa aí da região e pedir um novo contrato ou transferência, caso já exista algum. Em princípio apenas haverá uma empresa, portanto não tens muito por onde escolher.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Obrigado, Ghelthon.
Parece que o primeiro que vou tratar é mesmo da água. Como dizes, só há uma empresa. É ir lá.
Depois é tratar da luz para finalizar com o gás. Até porque terá de ir lá um técnico e é necessário luz e água para testar as coisas.

Pelo menos já sei o que tenho de fazer, e onde, agora é só tratar de burocracia. Já não totalmente às escuras (não literalmente).

O que não apanho nada é da potência, do mercado regulado, do bi-horário, do tri-horário, do simples. Mas no simulador deve ajudar.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Biri Biri Jr, há 1 hora:

Obrigado, Ghelthon.
Parece que o primeiro que vou tratar é mesmo da água. Como dizes, só há uma empresa. É ir lá.
Depois é tratar da luz para finalizar com o gás. Até porque terá de ir lá um técnico e é necessário luz e água para testar as coisas.

Pelo menos já sei o que tenho de fazer, e onde, agora é só tratar de burocracia. Já não totalmente às escuras (não literalmente).

O que não apanho nada é da potência, do mercado regulado, do bi-horário, do tri-horário, do simples. Mas no simulador deve ajudar.

Obrigado.

Há muitas empresas (todas as que mencionei, acho) que oferecem pacotes de electricidade + gás, que provavelmente ficará mais barato (mas só vendo, faz as comparações).

Em relação à potência, depende da quantidade de aparelhos que tiveres. Actualmente tenho 6.9 mas tudo em minha casa é eléctrico: placa, máquinas de lavar e secar roupa, lavar loiça, AC, ... Se tiveres menos aparelhos, tenta a outra abaixo dessa, 4 ponto qualquer coisa. Tal como a mudança de comercializador, podes pedir uma mudança de potência a qualquer altura e sem custos (nesta gama de potências, vá), portanto se vires que não chega, sobes.

Em relação às tarifas, bi-horário etc., depende muito do teu estilo de vida. No fundo, bi-horário dá-te umas horas (depois das 23h penso) onde o preço da energia é mais barato, portanto obrigaria a concentrares nesse horário o grosso das "operações", como lavar loiça/roupa, pôr o carro a carregar se for o caso, etc. Mas isto é informação que está disponível na net, é só pesquisares um bocado e até talvez pedires conselhos ao comercializador que acabares por escolher.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Há muitas empresas (todas as que mencionei, acho) que oferecem pacotes de electricidade + gás, que provavelmente ficará mais barato (mas só vendo, faz as comparações).

Em relação à potência, depende da quantidade de aparelhos que tiveres. Actualmente tenho 6.9 mas tudo em minha casa é eléctrico: placa, máquinas de lavar e secar roupa, lavar loiça, AC, ... Se tiveres menos aparelhos, tenta a outra abaixo dessa, 4 ponto qualquer coisa. Tal como a mudança de comercializador, podes pedir uma mudança de potência a qualquer altura e sem custos (nesta gama de potências, vá), portanto se vires que não chega, sobes.

Em relação às tarifas, bi-horário etc., depende muito do teu estilo de vida. No fundo, bi-horário dá-te umas horas (depois das 23h penso) onde o preço da energia é mais barato, portanto obrigaria a concentrares nesse horário o grosso das "operações", como lavar loiça/roupa, pôr o carro a carregar se for o caso, etc. Mas isto é informação que está disponível na net, é só pesquisares um bocado e até talvez pedires conselhos ao comercializador que acabares por escolher.

Tenho esses electrodomésticos todos mais uma arca pequena (excepto AC) e 3,45 de potência é suficiente.

Quanto à questão do @Biri Biri Jr gás é fazer contrato no mercado regulado e electricidade é fazer simulação da Erse para ver o mais económico (ter atenção às diferenças entre ofertas indexadas e fixas) e também a ofertas condicionadas (como por exemplo a da Goldenergy/ACP, onde tens de ser sócio do ACP para aderir) que no entanto podem compensar. Tens lá alguns perfis predefinidos que podes eventualmente ajustar se não tiveres ideia de quanto vais gastar.

Btw, tenham na ideia que devido ao aumento das TAR, em princípio vamos ter um aumento significativo da eletricidade para o ano.

Editado por challenger
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 11 horas:

Tenho esses electrodomésticos todos mais uma arca pequena (excepto AC) e 3,45 de potência é suficiente.

Com essa potência não deves ter tudo ligado ao mesmo tempo, aposto. 😁

Seja como for, o melhor é fazer como disse: ir para uma potência mais baixa e depois subir se necessário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Com essa potência não deves ter tudo ligado ao mesmo tempo, aposto. 😁

Seja como for, o melhor é fazer como disse: ir para uma potência mais baixa e depois subir se necessário.

Nunca tens tudo ligado ao mesmo tempo. Acho que a luz nunca me foi abaixo devido a isso e não tenho cuidado com o que ponho a funcionar ao mesmo tempo. Para além disso quem tem contador inteligente pode ir à área de cliente da e-redes ver os diagramas e verificar os picos de potência para verificar a potência mais adequada ao seu contrato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 1 hora:

Nunca tens tudo ligado ao mesmo tempo. Acho que a luz nunca me foi abaixo devido a isso e não tenho cuidado com o que ponho a funcionar ao mesmo tempo. Para além disso quem tem contador inteligente pode ir à área de cliente da e-redes ver os diagramas e verificar os picos de potência para verificar a potência mais adequada ao seu contrato.

Não seria a primeira vez que eu teria AC, máquina de lavar e secar e máquina da loiça tudo ligado ao mesmo tempo. 😁

Isto para não falar do resto, tipo TV, 2 PCs, etc.

Portanto sim, é bem possível que 6.9 seja demasiado para mim, mas honestamente não me apeteceu chatear-me a experimentar uma potência inferior.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 46 minutos:

Não seria a primeira vez que eu teria AC, máquina de lavar e secar e máquina da loiça tudo ligado ao mesmo tempo. 😁

Isto para não falar do resto, tipo TV, 2 PCs, etc.

Portanto sim, é bem possível que 6.9 seja demasiado para mim, mas honestamente não me apeteceu chatear-me a experimentar uma potência inferior.

Qual era a diferença por mês a nivel de dinheiro se optasses pela potencia inferior?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 3 minutos:

Qual era a diferença por mês a nivel de dinheiro se optasses pela potencia inferior?

5.75 kVA: 1.97€
4.6 kVA: 3.93€

Isto a 30 dias, no mesmo operador, medindo o preço que eu pago vs o preço anunciado no site (Iberdrola).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 22 horas:

podes pedir uma mudança de potência a qualquer altura e sem custos

Pode não ser assim tão simples. Eu tenho 3,45 kVA e não posso ter mais que isso porque, embora o local tenha condições "técnicas" para uma potência maior, não tem certificação para tal. Isso teria que ser pedido e tem custos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, Agora:

Pode não ser assim tão simples. Eu tenho 3,45 kVA e não posso ter mais que isso porque, embora o local tenha condições "técnicas" para uma potência maior, não tem certificação para tal. Isso teria que ser pedido e tem custos.

Ok boa, ainda bem que mencionaste.

Tinha ideia que há certas potências que requerem uma mudança de contador, mas tinha ideia que seriam mais altas do que as que estamos a falar.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 19 minutos:

Ok boa, ainda bem que mencionaste.

Tinha ideia que há certas potências que requerem uma mudança de contador, mas tinha ideia que seriam mais altas do que as que estamos a falar.

Sim, os trifásicos para os mono. Eu tenho 6.9, e só conseguia baixar se mudasse o contador para monofásico 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...