Hammerfall Publicado 12 Dezembro 2025 Citação de Petar Musa, há 27 minutos: Não percebi se me estás a dar razão ou não ou então eu é que não percebi o teu post. Porque, na realidade, eu tenho estes 3 anos de isenção Temos os dois razão 🫣 Alguém que venha explicar em açoriano sff 1 Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 12 Dezembro 2025 Citação de Hammerfall, há 32 minutos: Temos os dois razão 🫣 Alguém que venha explicar em açoriano sff É isto. @Petar Musa tu efetivamente estás bem e tens isenção os 3 anos. Mas o IMI é referente ao ano anterior, o que era o que o @Hammerfall estava a dizer que pode ser um bocado absurdo. Tu tens isenção em 2023, 2024 e 2025. Mas a isenção é referente ao IMI de 2022, 2023 e 2024. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 12 Dezembro 2025 Citação de migxstoper, há 3 minutos: É isto. @Petar Musa tu efetivamente estás bem e tens isenção os 3 anos. Mas o IMI é referente ao ano anterior, o que era o que o @Hammerfall estava a dizer que pode ser um bocado absurdo. Tu tens isenção em 2023, 2024 e 2025. Mas a isenção é referente ao IMI de 2022, 2023 e 2024. Ahh já percebi! Obrigado aos 2! Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 12 Dezembro 2025 Amigos tenham atenção que há municípios que dão mais anos de isenção de IMI. No meu caso, o meu município dá mais um ano de isenção (vou ter 4 anos). Mas acho que há alguns que dão 5 anos no total. É só soube isto porque enviaram-me por "engano" o IMI para pagar, e quando liguei para lá corrigiram o erro e deram-me essa informação. Por isso verifiquem como funciona no vosso município. 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 14 Dezembro 2025 Citação de Hammerfall, Em 12/12/2025 at 09:18: se foi a tua primeira compra, tens isenção de imi nos primeiros 3 anos, o que inclui o ano da compra. coisa mais estúpida imagina que o dono paga o imi deste ano. tu compras a casa a 31 de dezembro. em 2026, tens isenção de pagamento do ano de 2025 lol Eu comprei a minha primeira casa este ano, em Março. E agora vou "comprar" uma serie de terrenos e uma casa na aldeia dos meus avós que é da cunhada do meu avó. Nessa casa (e terrenos) obviamente que vou ter que pagar os respetivos IMIs, a minha dúvida era se essa compra poderia afetar a isenção do IMI da minha primeira casa (e residência permanente). Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 14 Dezembro 2025 Citação de Almeno, Agora: Eu comprei a minha primeira casa este ano, em Março. E agora vou "comprar" uma serie de terrenos e uma casa na aldeia dos meus avós que é da cunhada do meu avó. Nessa casa (e terrenos) obviamente que vou ter que pagar os respetivos IMIs, a minha dúvida era se essa compra poderia afetar a isenção do IMI da minha primeira casa (e residência permanente). Eu penso que não, não fará grande sentido. Um processo não tem nada a ver com o outro. Mas alguém saberá responder melhor. Se não, amanhã consigo falar com uma pessoa que me responde a isso com certezas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 14 Dezembro 2025 Citação de Hammerfall, há 11 minutos: Eu penso que não, não fará grande sentido. Um processo não tem nada a ver com o outro. Mas alguém saberá responder melhor. Se não, amanhã consigo falar com uma pessoa que me responde a isso com certezas. Ficaria super agradecido ❤️ Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 14 Dezembro 2025 Citação de Almeno, há 4 horas: Eu comprei a minha primeira casa este ano, em Março. E agora vou "comprar" uma serie de terrenos e uma casa na aldeia dos meus avós que é da cunhada do meu avó. Nessa casa (e terrenos) obviamente que vou ter que pagar os respetivos IMIs, a minha dúvida era se essa compra poderia afetar a isenção do IMI da minha primeira casa (e residência permanente). Tens que traduzir, está em burguês 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 14 Dezembro 2025 Citação de FabioK, há 28 minutos: Tens que traduzir, está em burguês Isso era se fosse uma casa no centro da cidade ou uma moradia xpto. Vou ficar com um palheiro numa serra 😄 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 15 Dezembro 2025 Citação de Almeno, há 12 horas: Isso era se fosse uma casa no centro da cidade ou uma moradia xpto. Vou ficar com um palheiro numa serra 😄 1 Compartilhar este post Link para o post
Samuel Publicado 15 Dezembro 2025 Por curiosidade, vocês acham que uma casa que aparece listado por exemplo no Idealista a 200k normalmente sai acima ou abaixo desse valor? Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 15 Dezembro 2025 Citação de Samuel, há 6 minutos: Por curiosidade, vocês acham que uma casa que aparece listado por exemplo no Idealista a 200k normalmente sai acima ou abaixo desse valor? Da minha experiência, depende. Se fores o único a visitar no período em que estás a negociar um valor, pode sair abaixo desses 200k. Se for uma casa com muitas visitas, provavelmente quando fizeres uma proposta, já alguém passou os 200k. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 15 Dezembro 2025 @Almeno é como te disse, tu adquirires esses terrenos ou habitações não vai ter impacto nenhum na tua isenção de imi da primeira compra de habitação própria permanente. e com sorte, dependendo do agregado valor do imi desses terrenos que irás ter, poderás ainda ter uma isenção técnica desse valor, por não chegar a um mínimo qualquer que existe (não te sei dizer, quando fores a escritura, podeão te informar possivelmente) espero me ter explicado bem, qualquer dúvida diz 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 15 Dezembro 2025 Citação de Hammerfall, há 2 minutos: @Almeno é como te disse, tu adquirires esses terrenos ou habitações não vai ter impacto nenhum na tua isenção de imi da primeira compra de habitação própria permanente. e com sorte, dependendo do agregado valor do imi desses terrenos que irás ter, poderás ainda ter uma isenção técnica desse valor, por não chegar a um mínimo qualquer que existe (não te sei dizer, quando fores a escritura, podeão te informar possivelmente) espero me ter explicado bem, qualquer dúvida diz És enorme amigo ❤️ Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 18 Dezembro 2025 (editado) Citação de Samuel, Em 15/12/2025 at 12:43: Por curiosidade, vocês acham que uma casa que aparece listado por exemplo no Idealista a 200k normalmente sai acima ou abaixo desse valor? Depende da procura e do valor. Não existe uma fórmula. Está a 200 onde as pessoas estão dispostas a pagar 300? Em princípio sai acima. Se estiver a 300 mas ninguém está disposto a dar mais de 200, ou sai abaixo ou não vende. Eu consegui baixar porque foi num sítio e num valor em que estou a competir com menos gente. Se fosse no centro de Lisboa provavelmente teria que ter pago mais porque haveria mais competição. Editado 18 Dezembro 2025 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Dezembro 2025 Hoje recebi um email do idealista a dizer que uma casa que ando a seguir, que não é de todo num centro urbano nem é uma casa XPTO, subiu 15 mil euros. #MercadoAFuncionar Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 29 Purificadores de ar. Alguém tem recomendações? É para um amigo que apanhou o vírus da burguesia. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Janeiro 30 Citação de Ghelthon, Em 18/12/2025 at 17:23: Hoje recebi um email do idealista a dizer que uma casa que ando a seguir, que não é de todo num centro urbano nem é uma casa XPTO, subiu 15 mil euros. #MercadoAFuncionar 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Fevereiro 25 Malta, uma questão. Eu vendi a minha casa em Agosto do ano passado. Entretanto estou a viver com a minha companheira na casa dela. A ideia é comprar uma casa maior sozinho, ela mudar se comigo e ela arrendar a casa dela. A questão que eu tenho é: quanto tempo tenho para comprar casa nova e não ter de pagar mais valias? São 24 ou 32 meses? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Fevereiro 25 Citação de SAS_Robben, há 2 minutos: Malta, uma questão. Eu vendi a minha casa em Agosto do ano passado. Entretanto estou a viver com a minha companheira na casa dela. A ideia é comprar uma casa maior sozinho, ela mudar se comigo e ela arrendar a casa dela. A questão que eu tenho é: quanto tempo tenho para comprar casa nova e não ter de pagar mais valias? São 24 ou 32 meses? 36 meses após a venda. 2 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Fevereiro 25 Citação de Tio Hans, há 3 minutos: 36 meses após a venda. Declaro no anexo G do IRS essa intenção, certo? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Fevereiro 25 Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Declaro no anexo G do IRS essa intenção, certo? Creio que sim, mas sem certezas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado Março 29 Malta que tenha trocado de seguradora para o seguro multirriscos da habitação, é necessário avisar ou apresentar algum documentação ao banco? Isto tendo em conta que os meus seguros (multirriscos e vida) foram realizados à parte da proposta de crédito habitação. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado Março 29 Citação de Peplin, há 47 minutos: Malta que tenha trocado de seguradora para o seguro multirriscos da habitação, é necessário avisar ou apresentar algum documentação ao banco? Isto tendo em conta que os meus seguros (multirriscos e vida) foram realizados à parte da proposta de crédito habitação. Não tenho a certeza que seja obrigatório, mas diria que é melhor a fazer. Ter em conta que os bancos normalmente exigem que certas coberturas constem do seguro multirriscos e tu podes ter mudado e ter abdicado de alguma dessas coberturas (não estou a dizer que é um caso, mas estou a falar no geral). Será sempre melhor comunicar ao banco até para eles verificarem se está tudo conforme. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado Março 29 É tudo automatico. Se a taxa de spread estiver dependente do produto, na próxima vez que verificarem que já não és subscritor desse produto, a taxa vai subir como está no contrato. Compartilhar este post Link para o post