Mafia_SCP Publicado 9 Dezembro 2020 Citação de bug, há 6 horas: Tive alguma sorte nesse aspecto. Comprei um imóvel de banco (100%) e tenho uma prestação de 180€. No entanto tive dificuldade porque o imóvel estava agregado a um terreno rústico (que teve que ser pago a pronto) + escrituras, registos, etc. Acabei por fazer um crédito pessoal (já pago) ao mesmo tempo que o habitação. Até foi aconselhado pelo gerente do banco... Claro que nem tudo são rosas, ando há 2 anos em obras porque não consegui dinheiro extra para essa parte. Neste momento está 75/80% concluído. Também estou com uma prestação de 210€, a renda de um apartamento igual ao meu aqui na cidade ronda os 450€. O bem de alugar é que se quiseres mudar por alguma razão, é só seguires a tua vidinha, obras no prédio o senhorio é que paga, todo e qualquer problema não tens que te preocupar, imi, e essas coisas todas. Passado 1 ano de comprar, tive de largar logo 500euros para obras do lado de fora do prédio por desgaste. Mas mesmo assim voltava a comprar em vez de alugar sem pensar duas vezes Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Dezembro 2020 (editado) Sim, felizmente isso acabou. Mesmo para quem é bancário e tem condições brutais de acesso ao crédito, por benefício dado pelo empregador, sem spread, etc. consegue os 100% de capital. Um amigo meu trabalha na CGD e não conseguiu os 100% há poucas semanas. Quanto à quebra no mercado imobiliário, já começou. Muito ligeira, mas já começou e é previsível que haja um abrandamento, pelos seguintes motivos: 1 - há muita gente que tinha recuperado casas para AirBNB que, mais cedo ou mais tarde, as vai por no mercado; 2 - mesmo com o COVID as actividades de construção e recuperação continuaram a crescer; 3 - estamos a viver uma crise. Sendo certo que vai depender imenso da evolução do COVID, eu diria que a quebra dos preços não vai ser muito significativa. Editado 9 Dezembro 2020 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Dezembro 2020 Meus fofos, obrigado a todos pela discussão, acho que foi/é interessante. O meu objectivo foi só partilhar parte da minha frustração, sendo que a culpa da falta de poupanças é minha, não propriamente demonizar os bancos por não emprestarem a 100%. Só para esclarecer essa parte. De resto, a minha questão relativa à potencial quebra do mercado, nem era do ponto de vista actual como comprador, mas sim do ponto de vista de potencial vendedor no futuro. Ou seja, queria basicamente ter uma ideia se, comprando um apartamento por um valor desses (que ainda assim é um valor alto), conseguiria, depois, vender pelo mesmo preço ou parecido, portanto sem perder muito dinheiro. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 9 Dezembro 2020 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Sim, felizmente isso acabou. Mesmo para quem é bancário e tem condições brutais de acesso ao crédito, por benefício dado pelo empregador, sem spread, etc. consegue os 100% de capital. Um amigo meu trabalha na CGD e não conseguiu os 100% há poucas semanas. Quanto à quebra no mercado imobiliário, já começou. Muito ligeira, mas já começou e é previsível que haja um abrandamento, pelos seguintes motivos: 1 - há muita gente que tinha recuperado casas para AirBNB que, mais cedo ou mais tarde, as vai por no mercado; 2 - mesmo com o COVID as actividades de construção e recuperação continuaram a crescer; 3 - estamos a viver uma crise. Sendo certo que vai depender imenso da evolução do COVID, eu diria que a quebra dos preços não vai ser muito significativa. O ponto 1 a afetar o mercado será apenas nas grandes cidades, em cidades mais pequenas não temos nada disso, certo? No 2 o que queres dizer é que como continuam a construir, vai haver mais oferta? Aqui continuam a construir forte, mas era o que já estavam a fazer, e basicamente já está tudo vendido, o que até se tem visto agora a aparecer este ano é começarem a construir/remodelar imóveis de luxo 🤣 No 3 é que pode pesar, mas lá está, vai depender da evolução da doença, e também do medo que as pessoas vão ter em investir ou não. Provavelmente tens pessoas com capacidade de comprar neste momento e não o estão a fazer com receio do que possa vir aí Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Dezembro 2020 E quando as moratórias rebentarem? Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 9 Dezembro 2020 Citação de Ghelthon, Agora: E quando as moratórias rebentarem? Esperemos que aí já esteja tudo normalizado para o bem de todos. Mas provavelmente muitos dos que pediram moratória nem precisavam, sei de casos que "foi só para precaver", "já que posso estar uns meses sem pagar..." Compartilhar este post Link para o post
Djork Publicado 9 Dezembro 2020 Onde posso consultar os imóveis de banco Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 9 Dezembro 2020 (editado) Citação de Djork, há 12 minutos: Onde posso consultar os imóveis de banco Nas imobiliárias, e um ou outro banco também tem no site, pelo menos o bpi sei que tinha, mas depois ias a ver e apareciam esses nas imobiliárias, e quem te ia mostrar eram as imobiliárias. A forma mais fácil é ires ao olx, pesquisa de imóveis e escreves imóvel de banco, e selecionas pesquisar na descrição. No imovirtual penso que também dá. Atenção que nem tudo o que te vai aparecer são imóveis de banco, basta na descrição estar: imóvel muito bem localizado, junto a supermercados e bancos, que vai aparecer esse mesmo não sendo imóvel de banco Editado 9 Dezembro 2020 por Mafia_SCP 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 9 Dezembro 2020 (editado) Na zona onde vivo (com os meus pais) estão em construção 2 moradias e um condomínio privado e aqui na zona onde trabalho estão a acabar 2 condomínios. As moradias começaram a construção depois da pandemia começar. Editado 9 Dezembro 2020 por Almeno Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 9 Dezembro 2020 Sim, mas o projecto entrou na câmara em 2018 lol. Dito isto, da minha perspectiva, e trabalho na área, não houve qualquer abrandamento na construção. Salvo algumas excepções, quem tem dinheiro para comprar casas continua a ter dinheiro. 2 Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 9 Dezembro 2020 Citação de joe, há 1 hora: Sim, mas o projecto entrou na câmara em 2018 lol. Dito isto, da minha perspectiva, e trabalho na área, não houve qualquer abrandamento na construção. Salvo algumas excepções, quem tem dinheiro para comprar casas continua a ter dinheiro. O pessoal dos restaurantes é que passou ao lado de uma carreira de sucesso nas obras. Entre servir às mesas e trabalhar nas obras, eu sei bem qual escolhia. E já fiz os dois. Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 9 Dezembro 2020 A única hipótese de ter financiamento a 100 % é fazendo um leasing imobiliário. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 10 Dezembro 2020 Já o disse e volto a reforçar, esta "crise" tem contornos muito específicos, função pública, saúde, bens essenciais e outros não foram afetados em nada, quem está à espera de saldos no imobiliário pode vir a ter uma desilusão das grandes. Claro que quando as moratórias acabarem vão aparecer alguns bons negócios mas isso sempre existiu, nunca são é para nós, alguns nem chegam ao mercado... Essa questão do financiamento a 100% ter acabado também ajuda a evitar situações dessas, quem já tiver pago 20k por uma casa de 200k (por exemplo) vai lutar muito mais para ficar com ela do que alguém que não deu nada, como aconteceu na crise de 2008. Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 10 Dezembro 2020 Citação de Mafia_SCP, Em 09/12/2020 at 07:33: @Legi Nem para os imóveis de banco estão a fazer a 100%? Tenho ideia de ter visto isso há pouco tempo. O mal é que mesmo que ainda o façam, neste momento existem poucos imóveis de banco, pelo menos aqui na zona. Há 7 anos ainda havia bastantes devido à crise anterior, agora só se vê uma loja ou outra, apartamentos é raro aparecer alguma coisa No meu caso não trabalho para já com imóveis do banco, mas a informação que tenho é que o Banco de Portugal proibiu os financiamentos a 100%. Isto tem a ver com o que o pm2lp disse. Se tu tiveres de te desfazer de um imóvel pelo qual não pagaste nada, para si vai ser muito mais fácil fazê-lo do que se tiveres investido dinheiro do teu bolso. Já para não falar de que só compra casa, em princípio, quem demonstra ter capacidade financeira para isso. No entanto isto é como tudo, há sempre bancos dispostos a correr certos riscos e a aceitar fazerem créditos a troco de quase nada. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Dezembro 2020 Citação de Legi, há 15 horas: No meu caso não trabalho para já com imóveis do banco, mas a informação que tenho é que o Banco de Portugal proibiu os financiamentos a 100%. Isto tem a ver com o que o pm2lp disse. Se tu tiveres de te desfazer de um imóvel pelo qual não pagaste nada, para si vai ser muito mais fácil fazê-lo do que se tiveres investido dinheiro do teu bolso. Já para não falar de que só compra casa, em princípio, quem demonstra ter capacidade financeira para isso. No entanto isto é como tudo, há sempre bancos dispostos a correr certos riscos e a aceitar fazerem créditos a troco de quase nada. Não me parece que isso faça grande sentido, sinceramente. A partir do momento em que pagas a primeira prestação do crédito, já estás a investir dinheiro do teu bolso. De resto, também me parece irónico que, por exemplo no meu caso, me fosse (teoricamente) mais fácil arranjar 180 mil euros do empréstimo do que os 20 mil da entrada. Novamente, não estou a chorar-me, só estou a partilhar as minhas reflexões sobre o assunto. Claro que percebo de onde vem a necessidade de não financiar a 100%, e não estou necessariamente contra. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 11 Dezembro 2020 (editado) Citação de Ghelthon, há 1 hora: Não me parece que isso faça grande sentido, sinceramente. A partir do momento em que pagas a primeira prestação do crédito, já estás a investir dinheiro do teu bolso. De resto, também me parece irónico que, por exemplo no meu caso, me fosse (teoricamente) mais fácil arranjar 180 mil euros do empréstimo do que os 20 mil da entrada. Novamente, não estou a chorar-me, só estou a partilhar as minhas reflexões sobre o assunto. Claro que percebo de onde vem a necessidade de não financiar a 100%, e não estou necessariamente contra. Também não vejo que seja fácil largar um imóvel mesmo que não tenha dado entrada, vou ficar com o nome queimado para sempre e sem habitação. Não percebo nada disso, mas talvez seja para por exemplo compras uma casa de 180k, dás 30k de entrada e pedes 150k, passado meio ano deixas de pagar e é mais fácil o banco vender logo de um dia para o outro pelos 150k e não perde dinheiro, do que estar uns meses ou eternamente a tentar vender o imóvel pelos 180k. Penso que seja mais por aí do que pela facilidade de deixares o imóvel caso não tenhas dado entrada. Porque dando entrada ou não, se comprei o imóvel é porque preciso, se preciso não vou abdicar de qualquer maneira, só esgotando todas as possibilidades, mas isto sou eu que acho mais importante a habitação do que o carro, a PS, o Iphone,... Editado 11 Dezembro 2020 por Mafia_SCP Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Dezembro 2020 (editado) Eu diria que tem mais a ver com o facto de que se alguém tem 30mil euros para comprar um casa é porque tem capacidade de poupança e logo também conseguirá pagar o crédito. O grande problema disto é que dificulta o acesso à habitação dos jovens, que mesmo com bons ordenados terão que esperar até terem entrada para a casa que querem, mesmo que seja um casal a ganhar bem, sendo que ou têm que adiar a vida juntos ou então enterrar dinheiro em arrendamento. Os bancos foram irresponsáveis e deram tudo a toda a gente e agora quem se lixa é o povo. Editado 11 Dezembro 2020 por smashing_pumpkin 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Dezembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos: Eu diria que tem mais a ver com o facto de que se alguém tem 30mil euros para comprar um casa é porque tem capacidade de poupança e logo também conseguirá pagar o crédito. O grande problema disto é que dificulta o acesso à habitação dos jovens, que mesmo com bons ordenados terão que esperar até terem entrada para a casa que querem, mesmo que seja um casal a ganhar bem, sendo que ou têm que adiar a vida juntos ou então enterrar dinheiro em arrendamento. Os bancos foram irresponsáveis e deram tudo a toda a gente e agora quem se lixa é o povo. Não diria q o maior problema sejam os bancos As rendas das casas (t0s) são mais caras q o salário mínimo e quase ao msm valor do salário média. Os preços das casas á venda estão só boas para investidores estrangeiros O mercado está mau para a malta mais jovem e é propositado, pq dá mais dinheiro assim 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Dezembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 29 minutos: Eu diria que tem mais a ver com o facto de que se alguém tem 30mil euros para comprar um casa é porque tem capacidade de poupança e logo também conseguirá pagar o crédito. O grande problema disto é que dificulta o acesso à habitação dos jovens, que mesmo com bons ordenados terão que esperar até terem entrada para a casa que querem, mesmo que seja um casal a ganhar bem, sendo que ou têm que adiar a vida juntos ou então enterrar dinheiro em arrendamento. Os bancos foram irresponsáveis e deram tudo a toda a gente e agora quem se lixa é o povo. Isso já aceito melhor. Mas, tendo em conta o estado do país, não é super fácil para alguém com menos de 30 anos, por exemplo, conseguiu juntar poupanças para dar 10% de entrada numa casa de 150k. Portanto acaba por ser um pouco "injusto". Mas é o normal, as gerações actuais pagam pelos erros das anteriores. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 11 Dezembro 2020 Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Isso já aceito melhor. Mas, tendo em conta o estado do país, não é super fácil para alguém com menos de 30 anos, por exemplo, conseguiu juntar poupanças para dar 10% de entrada numa casa de 150k. Portanto acaba por ser um pouco "injusto". Mas é o normal, as gerações actuais pagam pelos erros das anteriores. Eu tinha mais capacidade de conseguir poupar antes dos 30, que depois dos 30, e ganho bem mais agora. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 11 Dezembro 2020 Injusto? Mas porquê? Tu queres comprar um serviço a um banco, eles dão-te os requisitos. Se não consegues cumprir com eles não reúnes as condições para adquirir este serviço. Agora um gajo podia andar aqui a debater o porquê de ser tão difícil comprar casa agora vs na geração dos nossos avós, a m*rda de salários no nosso país, o preço das casas etc etc... Mas aquilo que se passa contigo é comum a toda a uma geração de pessoas. É injusto como a vida é injusta lol. Não muito longe de ti deves ter um gajo f*dido porque não tem dinheiro para comer, também é injusto. Ter uma casa própria não é nenhum bem essencial. Ter um tecto sim. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Dezembro 2020 Neste caso não é bem o banco que dá os requisitos, há uma imposição legal. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Dezembro 2020 Citação de joe, há 39 minutos: Injusto? Mas porquê? Tu queres comprar um serviço a um banco, eles dão-te os requisitos. Se não consegues cumprir com eles não reúnes as condições para adquirir este serviço. Agora um gajo podia andar aqui a debater o porquê de ser tão difícil comprar casa agora vs na geração dos nossos avós, a m*rda de salários no nosso país, o preço das casas etc etc... Mas aquilo que se passa contigo é comum a toda a uma geração de pessoas. É injusto como a vida é injusta lol. Não muito longe de ti deves ter um gajo f*dido porque não tem dinheiro para comer, também é injusto. Ter uma casa própria não é nenhum bem essencial. Ter um tecto sim. Obviamente que é a imposição dos bancos (mesmo sendo legal), portanto temos de nos sujeitar a isso se queremos o empréstimo. Tudo certo aqui. Mas não podemos esquecer que essa imposição apenas existe porque, anteriormente, muita gente teve mais olhos do que barriga, e abusou do sistema. Podemos discutir o papel que os bancos tiveram nesse processo, mas isso é outro assunto. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 11 Dezembro 2020 Citação de Ghelthon, há 26 minutos: Obviamente que é a imposição dos bancos (mesmo sendo legal), portanto temos de nos sujeitar a isso se queremos o empréstimo. Tudo certo aqui. Mas não podemos esquecer que essa imposição apenas existe porque, anteriormente, muita gente teve mais olhos do que barriga, e abusou do sistema. Podemos discutir o papel que os bancos tiveram nesse processo, mas isso é outro assunto. Mas tu também estás a ter! Tu, tal como muita gente o fez antes, queres adquirir um bem sem ter sequer 10% do seu valor. Se pudesses provavelmente fazias o mesmo. Aqui o teu sentimento de injustiça é por já não poderes fazer aquilo que antes era permitido. Eu estou longe de ser entendido em economia, mas diria que a obrigação de ter 10% de entrada é capaz de proteger mais os clientes que os bancos... 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 11 Dezembro 2020 E não são 15% normalmente, de valor inicial? Compartilhar este post Link para o post