Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

[2015] ATP World Tour 250

Publicações recomendadas

Há 3 tipos de pessoas no que respeita à apreciação das capacidades do João Sousa.

1. Os que percebem minimamente como é o ténis, o que é necessário para ser jogador de topo a nível internacional e reconhecem as características e potencial dos jogadores mais promissores. Esses não fazem do João o que ele não é. Esses sabem que ele é um jogador de Top 50 que poderá, aqui ou ali, fazer um brilharete e ambicionar a entrada no Top 30. Foram os que reconheceram o mérito na vitória em Kuala Lumpur e as várias finais ATP que já disputou, os que sabem que é impossível, em situações normais, que ele chegue a umas meias finais de torneios de Grand Slam e que é uma utopia pensar que ele se poderá bater de igual para igual com os melhores (3 ou 4) do mundo.

2. Depois há os que não percebem nada disto e embarcam nos elogios e na mediatização que o João vai tendo. Como não percebem como as coisas são, pensam que ele não fica nada a dever a um Federer ou um Nadal e desiludem-se muito quando lhes chega a notícia de alguma derrota.

3. Finalmente há aqueles que, percebendo ou não de ténis, limitam-se a praticar o jogo que lhes é mais querido: o maldizer. São aqueles que à primeira oportunidade desatam a injuriar e achincalhar quem quer que seja. Desde o Cristiano Ronaldo ao João Sousa ao vizinho do rés do chão.

Eu sei de fonte segura como funciona o ténis e sei bem como funciona a componente psicológica do jogo, mas tenho uma opinião mista do João Sousa, ainda não sei bem porquê. Continuo a apoiá-lo e vejo nele o melhor que o ténis português tem atualmente, muitas vezes defendi e compreendi quando perdia com adversários acessíveis em primeiras rondas de ATP 250 com quadros acessíveis - mas desde Kuala Lumpur do ano passado, ele já perdeu 9 vezes na primeira ronda com adversários acessíveis (não-cabeças-de-série) e eventualmente acaba por desiludir um pouco, mas espero sinceramente que ele volte a uma forma melhor e recupere a tempo dos Masters.

Sei que é um jogador ao nível do ranking atual dele (50s) e chegar aos 30s irá depender de sorteios, forma e uma ou outra vitória surpreendente; mas por agora, como tem poucos pontos para defender na época da terra batida, tendo em conta a formação em Barcelona, era interessante se aproveitasse para somar mais uns.

Eventualmente, criei muitas expetativas e estava à bastante confiante que este torneio fosse um momento de rampa para a "prata da casa", por não haver cabeças-de-série ao nível de alguns anos atrás (nenhum no top-10) e pela aposta num marketing bastante agressivo focado nos tenistas nacionais. Quando eu esperava que ele fizesse uma figura melhor e que pudesse voltar a dar o salto (porque acho que em dias bons ele conseguia ganhar ao Coric e ao Kevin Anderson na terra, enquanto o Rui Machado, apesar de gostar mais, não me dar para já essa segurança) - por ser "a cara" do torneio e por os slogans do "vai deixar tudo em campo" não corresponderem aos erros não forçados e ao jogo perdido em 2 sets.

Deixa um sabor amargo os dois nacionais que estava à espera de irem mais longe encontrarem-se logo na primeira ronda, mas acho que o João Sousa tinha capacidade de algo mais.

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã tentarei fazer uma apreciação mais aprofundada, mas deixo as seguintes notas:

- O recinto não me convenceu. O court central é melhor do que o do Jamor mas ficam por aí as vantagens.

- O João acusou a pressão de ser o porta-estandarte do torneio e sucumbiu perante um Rui em grande forma.

- Público português a confirmar na totalidade a sua imbecilidade no encontro entre o Ramos e o Kyrgios.

ch*pa Albert Ramos.

*Alberto! :mrgreen:

Depois diz se se pode ou não. Tenho a mesma dúvida, queria levar a minha.

Faz como o Landry referiu e não terás qualquer tipo de problema. Acabei por não levá-la mais por uma questão de comodidade.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã tentarei fazer uma apreciação mais aprofundada, mas deixo as seguintes notas:

- O recinto não me convenceu. O court central é melhor do que o do Jamor mas ficam por aí as vantagens.

- O João acusou a pressão de ser o porta-estandarte do torneio e sucumbiu perante um Rui em grande forma.

- Público português a confirmar na totalidade a sua imbecilidade no encontro entre o Ramos e o Kyrgios.

*Alberto! :mrgreen:

Faz como o Landry referiu e não terás qualquer tipo de problema. Acabei por não levá-la mais por uma questão de comodidade.

Mítica final de 2010 com o Gil! :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Há 3 tipos de pessoas no que respeita à apreciação das capacidades do João Sousa.

1. Os que percebem minimamente como é o ténis, o que é necessário para ser jogador de topo a nível internacional e reconhecem as características e potencial dos jogadores mais promissores. Esses não fazem do João o que ele não é. Esses sabem que ele é um jogador de Top 50 que poderá, aqui ou ali, fazer um brilharete e ambicionar a entrada no Top 30. Foram os que reconheceram o mérito na vitória em Kuala Lumpur e as várias finais ATP que já disputou, os que sabem que é impossível, em situações normais, que ele chegue a umas meias finais de torneios de Grand Slam e que é uma utopia pensar que ele se poderá bater de igual para igual com os melhores (3 ou 4) do mundo.

2. Depois há os que não percebem nada disto e embarcam nos elogios e na mediatização que o João vai tendo. Como não percebem como as coisas são, pensam que ele não fica nada a dever a um Federer ou um Nadal e desiludem-se muito quando lhes chega a notícia de alguma derrota.

3. Finalmente há aqueles que, percebendo ou não de ténis, limitam-se a praticar o jogo que lhes é mais querido: o maldizer. São aqueles que à primeira oportunidade desatam a injuriar e achincalhar quem quer que seja. Desde o Cristiano Ronaldo ao João Sousa ao vizinho do rés do chão.

E depois há outras que lhe reconhecem o mérito mas que acham que ele é dos jogadores mais inconstantes do circuito, ao nível de um Fognini da vida.

Um jogador ao nível dele não pode perder com o Machado, por mais que este estivesse em dia sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Como a semana de "festas" já deve ter terminado para mim faço aqui alguns comentários gerais sobre o recinto a propósito dos dois dias a que fui.

O clube de ténis do Estoril (que já conhecia) é pequeno, portanto operou-se um pequeno milagre, 3 meses para fazer umas obras (e bem que necessárias eram) é muito pouco. Não é o melhor sítio, de todo, posto isto até dou os parabéns à equipa de planeamento porque conseguiram, dentro dos possíveis meter um recinto funcional e minimamente aceitável.

O court principal ficou bastante fixe, bonito, capacidade qb (também não é preciso mais), bastante funcional até. Court 2 e 3, não são coisas que se apresentem num torneio deste nível, acesso nada simples, em cima de campos de treino vizinhos (que facilmente interferem com o jogo), etc... Mas pá, entende-se, é o que havia.

O espaço em si, não é muito amplo, vá lá que não apanhei com nenhuma enchente de pessoas portanto o incómodo também não foi muito, mas em termos de barracas de patrocinadores (não é que ligue muito a isso) a coisa estava fraquita, bancas de comida também não estava nada que impressionasse.

Já que usufrui do espaço no primeiro dia a tenda VIP também deixa a desejar, é desconfortável (parece uma estufa), de bebes está bem servida até, já de comida é mentira, e o acesso também não é nada simples, portanto também leva nota negativa.

Por último referir o estacionamento, eu consigo parar lá bem o carro porque conheço a zona mas quem não conhece garanto-vos que vai ter problemas e não são poucos, não é uma zona ideal para receber um evento deste calibre (e já foram feitas obras nesse sentido).

Overall consigo aceitar o recinto porque sei bem das dificuldades que existiram e tenho consciência que foi feito um bom trabalho apesar de tudo com a matéria prima que foi disponibilizada. Também acredito perfeitamente que se para o ano o evento se realizar e no mesmo sítio, a coisa será melhor, com planeamento e mais uns fundos também creio que se pode encaixar ali uma coisa de forma menos sofrível.

Compartilhar este post

Link para o post

Levem protector

Ele tinha razão, mas #ch*paalberto

Compartilhar este post

Link para o post

Levar umas sandes e água de casa é tranquilo?

Sim e recomendado. Não gostei nada da zona de refeições, poucos lugares, pouca escolha e tudo muito caro - o melhor que consegui foi um cachorro ao almoço (5€) e uma bifana ao lanche (5€).

Levem protector

Um must. Terceiro escaldão em Estoril Open consecutivo. Este ano tive direito a molha e escaldão no mesmo dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui o único a achar agradável o recinto, está visto. :( Talvez porque estivesse à espera de encontrar um espaço ainda mais pequeno :lol: e tenha ficado surpreendido com a dimensão real da coisa.

Gostei do espaço realmente, gostei tanto que ainda estou a ver se lá volto no final da semana. O facto de ser pequeno também traz as suas vantagens. Eu pessoalmente gosto deste ar mais intimista onde passas no corredor ou no átrio, vês o Kyrgios ao lado e este manda-te um whassup dude enquanto te passeias com um gelado a caminho da tenda VIP, que de VIP tem, erm, mais ou menos.

Court 2 e 3, não são coisas que se apresentem num torneio deste nível, acesso nada simples, em cima de campos de treino vizinhos (que facilmente interferem com o jogo), etc... Mas pá, entende-se, é o que havia.

Em meu entender, deverá estar aqui a prioridade número da organização para o Estoril Open 2016. O segundo court de um torneio desta natureza tem que ser obrigatoriamente maior que aquilo que foi apresentado, e, sobretudo, mais acolhedor e confortável. Se puxarem um pouquinho pela cabeça haverão de arranjar algo em condições para o próximo ano.

Compartilhar este post

Link para o post

eu até gostei do recinto, mas o cort 2 pegado ao cort 1 e depois vem aquele gajo a anunciar os jogadores do cort central, pior foi quando durante uns 5 min a moçarada começou toda aos berros, até tiveram de parar o jogo :cadeirada:

no Rui Machado e quando for grande quer ser homem de negócios :mrgreen:

e ch*pa Alberto perdes-te com o Nico

Compartilhar este post

Link para o post

Que colapso do Deliciano :lol:

Teve a servir para o encontro por 2 ocasiões, teve 2 MPs a 6-5 e mesmo assim ainda conseguiu perder o set. Olha, já foi breakado no início do 3º set :lol:

Editado por Rafinha

Compartilhar este post

Link para o post

A sensação que dá é que o tipo veio cá recolher o cachet, dar um abraço ao pessoal e pôr-se a caminho de Madrid. :lol: Espero estar enganado e que comece a elevar o nível.

O Tommy Robredo está fora do Estoril Open com uma lesão no pé esquerdo.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

O Tommy Robredo está fora do Estoril Open com uma lesão no pé esquerdo.

David Vega Hernandéz ocupa o seu lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, tranquilo

nas bancadas, se tiveres técnica, também :lol:

Editado por Joao Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Nas bancadas não curto, até acho um bocado falta de respeito para quem está à volta.

Digo isto, mas no Dragão fumo sempre. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nas bancadas não curto, até acho um bocado falta de respeito para quem está à volta.

Digo isto, mas no Dragão fumo sempre. :mrgreen:

lugar discreto lá para cima, não incomodas ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Os amorties do Rui Machado são qualquer coisa... Muito bem para já frente ao Coric.

Mais cedo falasse. :/

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sido uma maravilha para o marketing do torneio...

Os 4 primeiros CS tão depressa chegaram como rapidamente se foram embora. O Robredo nem chegou a entrar no court.

Os 4 portugueses conseguiram apenas uma vitória. A mais dolorosa de todas as vitórias.

Vão-se safando os miúdos. Mas não me admirava nada que o Haase e o Garcia-Lopez despejassem o derradeiro balde de água fria na organização.

Resta-nos acompanhar amanhã a final antecipada entre o Gasquet e o Almagro.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Bela jogatana do Rui, é sempre um gosto vê-lo no court. Luta, luta e luta, não tem um ténis especialmente dotado e ele sabe disso, mas dá tudo o que tem. Merece tudo o que de bom a carreira já lhe deu e continua a dar. No 3º set já não deu para mais, rebentou em termos físicos.

São mais 20 pontos importantíssimos para chegar ao Top200. Espero que o consiga rapidamente, está a rubricar uma época extraordinária e merece-o.

Somos tão m*rda no ténis, nem tenistas nem torneios de jeito temos :lol:

LOoooo00000OOOOOLLLLLL xD

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Somos tão m*rda no ténis, nem tenistas nem torneios de jeito temos :lol:

Não é justo este tipo de comentário. Quem conhece isto tem perfeita noção das expectativas. Hoje o Rui fez jus ao slogan do torneio - "dar tudo em campo". E ele hoje deu tudo em campo e honrou as cores nacionais.

Quanto ao torneio, também não é justo. Tanto o João Lagos como os actuais organizadores fizeram um esforço enorme para ter em Portugal um torneio ATP.

Vão-se safando os miúdos. Mas não me admirava nada que o Haase e o Garcia-Lopez despejassem o derradeiro balde de água fria na organização.

Resta-nos acompanhar amanhã a final antecipada entre o Gasquet e o Almagro.

Eu ainda acredito numa final entre o Coric e o Kyrgios. Pelo menos assim espero. :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...