Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Enzo Dios Perez

[Benfica] Águias de Ouro / Dream team

Publicações recomendadas

Quando comparado com o Miguel que foi o melhor lateral direito da liga portuguesa dos últimos 20 anos, é normal que exista alguma estranheza. Que gostem mais dele porque ele sente o clube, tudo bem. Se olharmos para o rendimento dentro do campo não vejo onde está dúvida. Ou querem mesmo passar a ideia que o Maxi teve um rendimento superior ao Miguel?

Mas melhor lateral direito da liga portuguesa porquê? Foi um grande jogador e deu muito ao Benfica, sem dúvida, mas não entendo porque é que agora é unanimemente (por aqui) o melhor lateral da liga dos últimos 20 anos quando até jogou numa altura em que o nível da competição era inferior (ou isso também é discutível?).

O Maxi fez já uma/duas épocas a um nível muito bom no Benfica e já teve muitos companheiros diferentes no plantel. O Miguel igualmente, simplesmente não continuou por cá, porque se os momentos baixos de forma que teve na carreira tivessem acontecido com a camisola do Benfica se calhar já não era o 'melhor lateral dos últimos 20 anos'.

E passando à frente a parte da qualidade, em que ambos competem equilibradamente, apesar das suas diferenças, o Maxi tem quase o dobro dos jogos feitos no Benfica, pelo que terá muitos mais momentos para análise, tanto bons como maus.

Compartilhar este post

Link para o post

ó Su, não venhas com coisas. De certeza que não ias gostar de ter num melhor 11 de sempre do Porto um gajo que tivesse escarrado no Porto, pois não? (falta-me um exemplo, porque aí a malta pia fininho :mrgreen: )

Eu já disse que compreendo o facto de não gostarem dele. Agora, não tentem de alguma forma minimizar o Miguel e exagerar no valor do Maxi para venderem essa ideia. Ninguém aqui disse que o Maxi é um calhau, para começar. Eu nunca gostei do Maxi mas agora até acho que é um lateral competente. Ele quando chegou era um médio banal. Depois com o JJ subiu de rendimento como lateral mas depois foi abaixo numa época ou outra. É um jogador que no topo das suas qualidades pode ser importante pela parte anímica que dá à equipa mas nunca na vida tem ou teve os argumentos que o Miguel dava ao jogo.

Também convém frisar que o problema do Miguel foi só mesmo a saída porque era daqueles que também corria como um maluco e deixava tudo em campo. Tinha um pulmão tão grande como o do Maxi. E nem vale a pena falar nos recursos técnicos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já disse que compreendo o facto de não gostarem dele. Agora, não tentem de alguma forma minimizar o Miguel e exagerar no valor do Maxi para venderem essa ideia. Ninguém aqui disse que o Maxi é um calhau, para começar. Eu nunca gostei do Maxi mas agora até acho que é um lateral competente. Ele quando chegou era um médio banal. Depois com o JJ subiu de rendimento como lateral mas depois foi abaixo numa época ou outra. É um jogador que no topo das suas qualidades pode ser importante pela parte anímica que dá à equipa mas nunca na vida tem ou teve os argumentos que o Miguel dava ao jogo.

Também convém frisar que o problema do Miguel foi só mesmo a saída porque era daqueles que também corria como um maluco e deixava tudo em campo. Tinha um pulmão tão grande como o do Maxi. E nem vale a pena falar nos recursos técnicos...

Quem está a tentar passar a mensagem que o Miguel era imensamente superior que o Maxi és tu. Tiveram passagens com qualidade semelhante e cada um avalia o jogador através de diversos parâmetros, por alguma coisa está tão renhida a votação nesse ponto.

E arrisco-me a dizer que o comportamento do Maxi está a ser mais tido em conta na votação do que o do Miguel. Se é que me entendem.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas melhor lateral direito da liga portuguesa porquê? Foi um grande jogador e deu muito ao Benfica, sem dúvida, mas não entendo porque é que agora é unanimemente (por aqui) o melhor lateral da liga dos últimos 20 anos quando até jogou numa altura em que o nível da competição era inferior (ou isso também é discutível?).

Então quem é o melhor lateral direito? Só aceito se falares no Paulo Ferreira. Ou até mesmo no Danilo.

Era o lateral direito do Benfica enquanto o Porto era dono do mundo e quando a exigência foi mais alta (euro e mundial) manteve o seu alto rendimento. Não estou a ver onde encaixa esse argumento do nível da competição.

O Maxi fez já uma/duas épocas a um nível muito bom no Benfica e já teve muitos companheiros diferentes no plantel. O Miguel igualmente, simplesmente não continuou por cá, porque se os momentos baixos de forma que teve na carreira tivessem acontecido com a camisola do Benfica se calhar já não era o 'melhor lateral dos últimos 20 anos'.

O Maxi fez uma ou duas épocas a bom nível em 9 anos de Benfica. Isto não quererá dizer alguma coisa?

Se, se, se... Se o Miguel tivesse ficado se calhar também conseguia manter o mesmo rendimento durante anos e anos. Isso são suposições, valem o que valem.

E passando à frente a parte da qualidade, em que ambos competem equilibradamente, apesar das suas diferenças, o Maxi tem quase o dobro dos jogos feitos no Benfica, pelo que terá muitos mais momentos para análise, tanto bons como maus.

São equilibrados a nível de qualidade? Lembras-te bem do Miguel?

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro. Era uma máquina. Não dava um lance por perdido, tinha uma velocidade fantástica, era um lateral moderno que fazia a ala toda. Além desses que referiste ainda tens o Danilo (que acho que ainda vai evoluir muito), o Bosingwa (que até tinha um estilo de jogo semelhante) ou o Maxi, entre outros que me posso esquecer. Daí que dizer que foi o melhor dos 20 anos é simplesmente uma questão de opinião e acho que não o deves estar a dizer como uma verdade inquestionável.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro. Era uma máquina. Não dava um lance por perdido, tinha uma velocidade fantástica, era um lateral moderno que fazia a ala toda. Além desses que referiste ainda tens o Danilo (que acho que ainda vai evoluir muito), o Bosingwa (que até tinha um estilo de jogo semelhante) ou o Maxi, entre outros que me posso esquecer. Daí que dizer que foi o melhor dos 20 anos é simplesmente uma questão de opinião e acho que não o deves estar a dizer como uma verdade inquestionável.

Não quero passar isso como uma verdade inquestionável, atenção. Apenas reforcei a ideia porque o adversário é o Maxi, que está longe de ser melhor que os outros que referi.

O Miguel é exactamente como dizes, um lateral moderno. Defendia e atacava bem. Era tão raçudo quanto o Maxi. Secou muito extremos de grande qualidade em competições como o Euro 2004 e Mundial 2006. Tinha recursos técnicos muito acima da média que o Maxi simplesmente não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Discussões à parte, até me dá vontade de criar mais uns 5 perfis para o Maxi dar a volta a isto, tantos anos e tantos jogos de águia ao peito, a deixar tudo em campo, 2 vezes campeão, umas quantas taças, duas finais europeias (tá bem que não jogou numa, mas ajudou a equipa a chegar lá), aquela eliminatória contra o zenit em que marcou nos dois jogos, todas as vezes que levou a equipa para a frente, ah fds um jogador não é só a parte técnica, pensem numa coisa, se fossem treinadores quem preferiam ter no vosso balneário todos os dias, o Maxi ou o Miguel?

Compartilhar este post

Link para o post

Depois da baliza seguem-se mais votações que não oferecem muitas dúvidas.

Na direita Miguel foi claramente o melhor mesmo tendo em conta o feito um tanto ou quanto difícil e o facto de não ter cérebro fora de campo. Também gosto do muito do Maxi mas ele muitas vezes mostra grandes variações em termos exibicionais no Benfica: ora faz grandes exibições como por vezes é o elo mais fraco da defesa. Do Nélson guardo na retina o jogo contra o Manchester United em casa onde faz aquele cruzamento fantástico para o Geovanni no primeiro golo e onde a jogada do segundo também nasce no lado dele. Também destaco André Almeida que, sempre que joga, mostra qualidade e é uma pena não ser titular de forma mais frequente no Benfica.

Na esquerda votei Coentrão porque fez uma época absolutamente fantástica no ano do título e, pelas declarações que faz, parece ser um grande benfiquista. Palavra de destaque para Léo que foi um excecional defesa-esquerdo que passou pelo clube e isso é visível para todos (exceto para uma abécula espanhola que preferiu o Jorge Ribeiro e o David Luiz adaptado e mandou o brasileiro para a bancada para "aprender movimentações"...). Já o Siqueira para mim é um caso aparte: foi um excelente defesa mas a verdade é que só começou a acertar o passo a partir de Dezembro, altura onde efetivamente começou a jogar bem. No entanto acabou por ser uma burrice de todo o tamanho não exercer a clausula de compra pois, apesar do tão afamado "salário alto", acabamos por gastar quase tanto dinheiro na compra de três laterais quanto àquilo que gastaríamos se tivéssemos comprado o homem. Antes disso sempre me pareceu ser o jogador mais fraco daquela defesa e por vezes tinha algumas paragens durante os jogos nessa altura que poderiam ter custado alguns golos. Dimas não vi jogar e o Minto já não me lembro mas pelos relatos foi o melhor britânico dos anos loucos do Vale Tudo e Souness.

Sem tirar nem pôr. E espero não termos de esperar muito até termos de novo um Léo / Coentrão / Siqueira, esta novela com os defesas-esquerdos.

Votei Enke para suplente do sr. MPH. Acho que a minha maior memória do Enke no Benfica foi quando nos safou nos penalties contra o PAOK cá, quando perdemos em casa depois de termos ganho lá (e nesses dois jogos alguém achou piada ao Sabry e ao Machairidis...)

Btw, não percebo a dúvida que o Miguel era top quando cá estava, então no euro 2004 e no mundial 2006 estava em beast mode (curiosamente arriámos em ambas quando ele se lesionou).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

É óbvio que o Miguel foi muito melhor jogador do que o Maxi, mas o Miguel para mim até podia ter sido o Maicon dos tempos do Inter, quando li o nome dele passei à frente, para mim é impensável votar nele, tenha ele a qualidade que quiser.

Compartilhar este post

Link para o post

vou. diz-me aí o teu BI e contribuinte para dar entrada com o processo, sff icon_mrgreen.gif

Vá agora a sério. Eu só acho é que é impossivel olharmos para isto e não ter em conta se o cidadão proposto a votação nos serviu bem ou não. E o Miguel, claramente, não nos serviu bem, é ingrato, e devia ser persona non grata para os Benfiquistas. devia ser haram, como o porco é para os muçulmanos.

Porque, a qualidade é um coisa, mas para figurar entres aquilo nós podemos considerar melhores, tem de haver uma simbiose entre qualidade + dedicação. E o Miguel chumba com nota bem negativa na dedicação.

Mas claro, cada um vota no que quer. Não deixa é de ser um pouco embaraçoso se naquilo que nós consideramos ser o melhor 11 dos ultimos 20 anos, figurar um sujeito que escarrou bem de alto no Benfica e nos seus adeptos.

Porra, Ilídio, eu percebo bem o que tu dizes, homem! Todos percebemos! Mas achas mesmo que há aqui necessidade de te ter a ti ou a quaquer outro como polícia do benfiquismo? Cada um vota de consciência e está no seu pleno direito de o fazer sem se justificar.

Já agora, eu começava aqui a perguntar porque raio foram alguns desgraçados votar no Oblak, ou no Léo, ou em qualquer outro que não me tivesse agradado. Era só o que faltava! A votação é para eleger o melhor. Se para ti o melhor precisa de mostrar amor ao clube, aceita-se. Deixa é os outros acharem que isso não é necessário. A tal coisa da liberdade de expressão e o catano, tu sabes... wink.gif

O que há para não gostar no Léo? eusa_shifty.gif

Era uma máquina, até a número 10 podia jogar.

Mas ninguém mordeu o anzol? lol.gif

Vá, qual é o teu desamor com o baixinho, diz cá à malta, Refutador? icon_mrgreen.gif

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Na esquerda votei Coentrão porque fez uma época absolutamente fantástica no ano do título e, pelas declarações que faz, parece ser um grande benfiquista. Palavra de destaque para Léo que foi um excecional defesa-esquerdo que passou pelo clube e isso é visível para todos (exceto para uma abécula espanhola que preferiu o Jorge Ribeiro e o David Luiz adaptado e mandou o brasileiro para a bancada para "aprender movimentações"...). Já o Siqueira para mim é um caso aparte: foi um excelente defesa mas a verdade é que só começou a acertar o passo a partir de Dezembro, altura onde efetivamente começou a jogar bem. No entanto acabou por ser uma burrice de todo o tamanho não exercer a clausula de compra pois, apesar do tão afamado "salário alto", acabamos por gastar quase tanto dinheiro na compra de três laterais quanto àquilo que gastaríamos se tivéssemos comprado o homem. Antes disso sempre me pareceu ser o jogador mais fraco daquela defesa e por vezes tinha algumas paragens durante os jogos nessa altura que poderiam ter custado alguns golos. Dimas não vi jogar e o Minto já não me lembro mas pelos relatos foi o melhor britânico dos anos loucos do Vale Tudo e Souness.

Ai... estou a ficar velho...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ninguém mordeu o anzol? lol.gif

Vá, qual é o teu desamor com o baixinho, diz cá à malta, Refutador? icon_mrgreen.gif

Que anzol? 8-[

Eu curtia largo do Léo...Até chegar o Aimar, era capaz de ser o meu jogador preferido do Benfica. Maradoninha :heart:

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Silvio claro.

Na esquerda, tive duvidas, mas gosto mais do Siqueira defensivamente do que gosto do Coentrão... Fui com o brasileiro. Enke para suplente do Deus Belga.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção a uma coisa. Tenho visto que, amiúde, se traz á colação o argumento de que, não interessa se um jogador (pronto, o Miguel) é boa ou má pessoa fora de campo, o que interessa é a sua qualidade desportiva.

Epá, eu não podia concordar mais com primeira parte. A mim pouco me interessa se o Miguel é um monte de esterco como pessoa; pouco me interessa que tenha andado envolvido em tiroteios em discos, coisas menos próprias, tanto me dá. Tanto me dá se ele paga os impostos as horas, se bate ou não na mulher e se vai à igreja ao Domingo. Não é isso que me faz comichão, nem impede de votar nele.

O meu embate tem a ver com outra coisa que só concerne ao Benfica: enoja-me a maneira hedionda com saiu do Benfica, como se mostrou ingrato para com o Benfica, como veio fazer um pedido de desculpas ao Benfica, para logo depois dizer que esse pedido não valia de nada. É, como se vê, algo bem diferente. Sim tem a ver com o seu carácter, é certo, mas exclusivamente na maneira como se relacionou com o Benfica (e não com terceiros, ou com a sociedade).

Assim sendo, acharia espantoso que nós, amantes do Benfica, decidíssemos promover um homenagem a quem tão mal tratou o Benfica. Ainda para mais, havendo uma alternativa (não tão boa em qualidade, certamente) que dá 15-0 em dedicação ao Benfica, em respeito à Instituição e seus adeptos, títulos ganhos, anos de serviço, etc, etc, etc.

Já tiveste o Manuel Fernandes de volta à Luz a usar a camisola do Benfica, who careslol

Odeio o gajo, mas o Miguel é, objetivamente, o melhor DD do Benfica dos ultimos 20 anos

Compartilhar este post

Link para o post

Que anzol? eusa_shifty.gif

Eu curtia largo do Léo...Até chegar o Aimar, era capaz de ser o meu jogador preferido do Benfica. Maradoninha icon_syda.gif

Pensei que estivesses no gozo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Voltando à discussão dos centrais. Volto aqui a deixar a lista:

• Anderson
  • Argélico Fucks 'Argel'
  • Carlos Gamarra*
  • Carlos Marchena*
  • David Luiz
  • Ezequiel Garay
  • Fernando Meira
  • Hélder
  • Jardel
  • Luisão
  • Ricardo Gomes*
  • Ricardo Rocha

* Só fizeram uma época no período em questão.

Pelo feedback estou inclinado a deixar de fora o Ricardo Gomes e o Anderson mas queria excluir mais 2 nomes da lista entre Argel, Hélder, Jardel, Ricardo Rocha e Fernando Meira. Os outros parecem-se ser consensuais.

Por mim saltavam o Hélder e o Argel.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

• Anderson
  • Argélico Fucks 'Argel'
  • Carlos Gamarra*
  • Carlos Marchena*
  • David Luiz
  • Ezequiel Garay
  • Fernando Meira
  • Hélder
  • Jardel
  • Luisão
  • Ricardo Gomes*
  • Ricardo Rocha

Pelo feedback estou inclinado a deixar de fora o Ricardo Gomes e o Anderson mas queria excluir mais 2 nomes da lista entre Argel, Hélder, Jardel, Ricardo Rocha e Fernando Meira. Os outros parecem-se ser consensuais.

O Hélder teve duas passagens pelo Benfica e ainda foi capitão, não sei se deve ser tido em conta. De qualquer forma não me parece que terão muitos votos nenhum deles, apesar de qualidade reconhecida. Estão bem atrás de alguns outros que aí estão.

Os votos deverão resumir -se a:

[*] Carlos Gamarra*

[*] Carlos Marchena*

[*] David Luiz

[*] Ezequiel Garay

[*] Fernando Meira

[*] Luisão

[*] Ricardo Gomes*

[*] Ricardo Rocha

E o Ricardo Rocha é discutível, apesar de ter sido um exemplo de entrega ao clube.

Editado por me_and_no_more_

Compartilhar este post

Link para o post

É crl, Enke e Miguel, sim senhor, antes barrar a cara com m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

E volta a estar empatado. Se no fim do dia não houver um vencedor por 3 ou mais votos o prazo da votação será alargado por mais um ou dois dias.

Compartilhar este post

Link para o post

É crl, Enke e Miguel, sim senhor, antes barrar a cara com m*rda.

IMHO o Miguel teve uma fase no Benfica (talvez 1 época ou 2, antes do Euro 2004) em que esteve uma besta. Ainda assim considerei que 1 ou 2 épocas é diferente de 5 ou 6 a bom nível, portanto votei no Maxi.

• Anderson
  • Argélico Fucks 'Argel'
  • Carlos Gamarra*
  • Carlos Marchena*
  • David Luiz
  • Ezequiel Garay
  • Fernando Meira
  • Hélder
  • Jardel
  • Luisão
  • Ricardo Gomes*
  • Ricardo Rocha

Em relação aos primeiros dois que mencionaste, o Anderson só me lembro dele a cortar todas as bolas para fora, não me parece que mereça nem que alguém queira votar nele. Já o Ricardo Gomes, tendo em conta o espaço temporal de facto também não me parece que deva estar.

Quanto aos outros... Tendo em conta as escolhas possíveis acho que ninguém votaria no Argel, só se for pelos pontapés de bicicleta.

Vais fazer uma única votação para os centrais ou dividir em 2? (Fazer uma 2ª excluindo o que ganhou a 1ª , não é dividir a lista)

Editado por AsMoDeO

Compartilhar este post

Link para o post

Vais fazer uma única votação para os centrais ou dividir em 2? (Fazer uma 2ª excluindo o que ganhou a 1ª , não é dividir a lista)

Serão duas votações em simultâneo com os mesmos nomes e não se pode votar no mesmo, caso contrário só será contabilizado um voto.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...