Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexis Ren

Oficial: Maxi Pereira assina pelo FC Porto

Publicações recomendadas

Dava jeito pelo menos fazer sentido.

E faz. Mas concedo que é necessário algum conhecimento sobre a utilização e interpretação de figuras de estilo na língua portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post

E faz. Mas concedo que é necessário algum conhecimento sobre a utilização e interpretação de figuras de estilo na língua portuguesa.

Também é necessário saber quando faz sentido usar uma hipérbole e quando não faz. A proposta que ele tem não é propriamente má (para ele), se calhar falta é assinar com mais 2 ou 3 uruguaios para rodarem uma vida por clubes que nem se sabe o nome. Com o porto metido ao barulho ainda faz mais sentido o prémio lealdade!

Se calhar sou eu que tenho uma definição de lealdade diferente, não sei.

Já que estamos numa de dicas de português, não deve começar frases pela palavra "mas".

Compartilhar este post

Link para o post

Também é necessário saber quando faz sentido usar uma hipérbole e quando não faz. A proposta que ele tem não é propriamente má (para ele), se calhar falta é assinar com mais 2 ou 3 uruguaios para rodarem uma vida por clubes que nem se sabe o nome. Com o porto metido ao barulho ainda faz mais sentido o prémio lealdade!

Se calhar sou eu que tenho uma definição de lealdade diferente, não sei.

Já que estamos numa de dicas de português, não deve começar frases pela palavra "mas".

Muito gostam os adeptos de futebol de valorizar a lealdade. O Maxi está em final de contrato. Terá recebido outras propostas além do Benfica. E pondera a mais vantajosa para si, procurando aproveitar-se da conjuntura. Pediu uma verba adicional para renovar com o Benfica e chamou-lhe "prémio de lealdade" como poderia tê-la designado como "prémio de fidelidade" ou "prémio de assinatura". Tanto faz. Nos dias de hoje imaginar que um jogador de futebol abdique da negociação (ou recue nas suas exigências) por questões de lealdade é anacrónico. Nem todos têm condições para ser "Rui Costa". E mesmo no tempo do Rui já eram poucos os que assim se comportavam.

Quanto à dica de português agradeço mas não aceito o reparo. Quem te ensinou que não se devem começar frases por "mas"? Quem escreve tem o poder de decidir se o deve fazer ou não. É uma questão de estilo. Não é incorreto. Há quem defenda que um texto perde qualidade literária se o "mas" (tal como o "e" ou o "portanto") for utilizado para iniciar frases e há quem defenda o contrário.

As coisas que circulam na internet valem o que valem, mas indico-te dois links que talvez ajudem:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/virgulas-antes-de-e-e-de-mas/79

http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=1032

Compartilhar este post

Link para o post

Muito gostam os adeptos de futebol de valorizar a lealdade. O Maxi está em final de contrato. Terá recebido outras propostas além do Benfica. E pondera a mais vantajosa para si, procurando aproveitar-se da conjuntura. Pediu uma verba adicional para renovar com o Benfica e chamou-lhe "prémio de lealdade" como poderia tê-la designado como "prémio de fidelidade" ou "prémio de assinatura". Tanto faz. Nos dias de hoje imaginar que um jogador de futebol abdique da negociação (ou recue nas suas exigências) por questões de lealdade é anacrónico. Nem todos têm condições para ser "Rui Costa". E mesmo no tempo do Rui já eram poucos os que assim se comportavam.

Quanto à dica de português agradeço mas não aceito o reparo. Quem te ensinou que não se devem começar frases por "mas"? Quem escreve tem o poder de decidir se o deve fazer ou não. É uma questão de estilo. Não é incorreto. Há quem defenda que um texto perde qualidade literária se o "mas" (tal como o "e" ou o "portanto") for utilizado para iniciar frases e há quem defenda o contrário.

As coisas que circulam na internet valem o que valem, mas indico-te dois links que talvez ajudem:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/virgulas-antes-de-e-e-de-mas/79

http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=1032

Para mim é simples, se ele precisa dum prémio lealdade para ser leal, não merece receber o dito. É um contra-senso. No máximo chamava-lhe incentivo.

Não o censuro se sair apesar de ficar desgostoso, se me pagarem mais na concorrência com condições de trabalho muito semelhantes também aceito, só acho que pedir um prémio lealdade para ser leal roça a parvoíce.

Virgulas antes do "e" sou de acordo que às vezes faz sentido. O "Mas" ao começar frases não concordo, apesar de eu fazer isso mais vezes do que desejava, "mas" é utilizado para acrescentar informação ao que foi dito, portanto não deve ser utilizado para começar frases porque ao utilizares um ponto final estás a fazer "uma pausa" ou "separação". Se reparares, ao falares com alguém ou usas o "mas" no seguimento de algo que disseste ou para responder a algo que alguém, como que a continuar a frase dele. Eu sou a favor que as palavras devem ser aplicadas tanto quanto possível no seu contexto desejado para facilitar a interpretação e aumentar a qualidade da leitura. Um pouco na senda do que disse Dijkstra mas aplicado à qualidade da leitura e menos extremo obviamente, porque nós, regra geral, lemos à frase. "O eliseu é bom jogador. Mas é gordo." vs "O eliseu é bom jogador mas é gordo". Interioriza-se mais facilmente a segunda que a primeira, além de ser uma leitura mais agradável porque a segunda parece o bruno aleixo a falar.

“Edsger Dijkstra said he will happily spend two hours pondering how to

make a single sentence clearer. He reasons that if the paper is read by a

couple of hundred people (…) and he can save each reader a minute or two of

confusion, then it’s well worth the effort”

Agora escreves como quiseres, até podes escrever "à la Saramago" mas eu não acredito que tu aches mesmo que começar frases por "Mas" aumenta a qualidade do texto.

Bom desfecho para o tópico lol.

Compartilhar este post

Link para o post

a história de "não se deve começar uma frase com mas" é uma balela do crl.

Tudo depende da mensagem que queres transmitir e como queres transmitir. Deixem-se de m*rda tolas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, não condeno esta paixão, esta mágua das palavras a guitarra vai gemendo tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, não condeno esta paixão, esta mágua das palavras a guitarra vai gemendo tambem

Estava a pensar nessa música mesmo lol

Compartilhar este post

Link para o post

está mesmo no ponto!

Maxi renova com o Benfica

Grande vitória sobre o Porto

Maxi recebe o que quer

e depois "acaba" com o empresário porque este o tentou minar contra o Glorioso

corações em todo lado :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é simples, se ele precisa dum prémio lealdade para ser leal, não merece receber o dito. É um contra-senso. No máximo chamava-lhe incentivo.

Não o censuro se sair apesar de ficar desgostoso, se me pagarem mais na concorrência com condições de trabalho muito semelhantes também aceito, só acho que pedir um prémio lealdade para ser leal roça a parvoíce.

Virgulas antes do "e" sou de acordo que às vezes faz sentido. O "Mas" ao começar frases não concordo, apesar de eu fazer isso mais vezes do que desejava, "mas" é utilizado para acrescentar informação ao que foi dito, portanto não deve ser utilizado para começar frases porque ao utilizares um ponto final estás a fazer "uma pausa" ou "separação". Se reparares, ao falares com alguém ou usas o "mas" no seguimento de algo que disseste ou para responder a algo que alguém, como que a continuar a frase dele. Eu sou a favor que as palavras devem ser aplicadas tanto quanto possível no seu contexto desejado para facilitar a interpretação e aumentar a qualidade da leitura. Um pouco na senda do que disse Dijkstra mas aplicado à qualidade da leitura e menos extremo obviamente, porque nós, regra geral, lemos à frase. "O eliseu é bom jogador. Mas é gordo." vs "O eliseu é bom jogador mas é gordo". Interioriza-se mais facilmente a segunda que a primeira, além de ser uma leitura mais agradável porque a segunda parece o bruno aleixo a falar.

“Edsger Dijkstra said he will happily spend two hours pondering how to

make a single sentence clearer. He reasons that if the paper is read by a

couple of hundred people (…) and he can save each reader a minute or two of

confusion, then it’s well worth the effort”

Agora escreves como quiseres, até podes escrever "à la Saramago" mas eu não acredito que tu aches mesmo que começar frases por "Mas" aumenta a qualidade do texto.

Bom desfecho para o tópico lol.

1º parágrafo: é a noção de "lealdade" e o facto de se ter atribuído essa designação ao "prémio de assinatura" que está em causa. Em termos abstratos concordo contigo. Atribuir um preço à lealdade não faz qualquer sentido. Essa é a lógica do mercenário. Que vende a sua lealdade. No caso concreto do Maxi só acho que se trata de uma escolha infeliz do termo.

Quanto ao "mas". É uma discussão académica e científica. Não tenho conhecimentos suficientes para a suportar. No entanto faço questão em respeitar ao máximo a língua portuguesa quando me expresso. E nesta questão basta-me saber duas coisas: é incorreto utilizar a palavra no início das frases? Aparentemente não. É uma questão de escolha por parte de quem escreve com vista a tornar mais percetível a mensagem que pretende transmitir? Aparentemente sim. Isso chega-me.

No exemplo que apontas do Eliseu as duas formas são corretas. O que importa para se optar por uma forma ou outra é o sentido e o tom que quem escreve pretende passar a quem lê. Separar as orações com um ponto final dá a entender que a primeira afirmação é um facto. Incontestável no pensamento de quem o profere. Com princípio, meio e fim. O Eliseu é bom jogador. Ponto. Acrescenta-se depois uma característica menos positiva que necessita de ser anulada ou atenuada para que ele possa ainda ser melhor. Um defeito. "Mas é gordo". Se não separarmos as orações passamos a mensagem de que embora ele seja um bom jogador não o consegue demonstrar porque está condicionado. "É bom jogador mas é gordo". E neste caso o facto de ser gordo impede-o de ser bom jogador. São duas mensagens diferentes.

Tu colocas a questão no plano da qualidade literária. Eu vou um bocadinho mais longe. Julgo que é errado escrever uma coisa que não corresponde ao que quero transmitir apenas por questões técnicas ou artísticas.

Compartilhar este post

Link para o post

nº do Danilo

Nem o Danilo devia ter usado aquele número. João Pinto...Jorge Costa...símbolos e capitães do clube e agora este melro?? Fdx

Compartilhar este post

Link para o post

Also:

Maxi: 16M em 4 anos, quando já te está com 31? É demasiado. Percebo a vertigem do FCP em beliscar o SLB. Mas tb o não acompanhar do Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vai ganhar a simpatia da maior parte dos adeptos relativamente cedo mas mim custa-me ver esse gajo no Porto, ainda por cima com a numero 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem o Danilo devia ter usado aquele número. João Pinto...Jorge Costa...símbolos e capitães do clube e agora este melro?? Fdx

Pode ser também o salário dele no Porto. 2M limpos

Boas entradas Maxi! :mrgreen:

Editado por Pedro-SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...