Jone Sampaoli Publicado 30 Junho 2015 (editado) A conclusão a tirar seria: sendo assim, mais vale tirar de lá o incompetente. E mais, além disso? posso tirar o incompetente e não resolver o problema. Aliás, eu sou menino para dizer que 50% do problema não está no incompetente... Editado 30 Junho 2015 por Jone Eduardo Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 30 Junho 2015 (editado) "Incompetente". é incompetente por deixar a nomeação ser influenciada. e por outras coisas :mrgreen: Editado 30 Junho 2015 por Jone Eduardo Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 30 Junho 2015 Desculpa Tio mas não. A conclusão a tirar seria: sendo assim, mais vale tirar de lá o incompetente. É uma questão de pragmatismo. Eu não acredito que haja alguém impermeável à corrupção que se queira lá meter, como tal, e uma vez que não quero que se feche o futebol, escolho a opção que me dá mais garantias de isenção. E sim, prefiro o azar de ter o Cosme Machado a arbitrar o Sporting todos os meses do que ter um sabujo qualquer a escolher árbitros pelo telefone. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 30 Junho 2015 É uma questão de pragmatismo. Eu não acredito que haja alguém impermeável à corrupção que se queira lá meter, como tal, e uma vez que não quero que se feche o futebol, escolho a opção que me dá mais garantias de isenção. E sim, prefiro o azar de ter o Cosme Machado a arbitrar o Sporting todos os meses do que ter um sabujo qualquer a escolher árbitros pelo telefone. basicamente, é isto. E já agora, mais do que isto passar para o sorteio só porque é melhor ou pior, julgo que isto foi uma forma de mandar a bicada o clube que, como parece que tudo indica, parecia ter a mão nas nomeações. Do ter ao parecer vai uma distância though. Compartilhar este post Link para o post
saviola1 Publicado 30 Junho 2015 eu nao percebo tanta coisa de volta dos abitros para mim é mais uma desculpa dos clubes para ano ganharem , quer dixzzer ah jogadores que falham de baliza aberta 2 /3 /4 vezes num jogo , um arbitro que falhe , é logo corrupção. por amor de deus.. sao todos humanos tal como a jogadores que falham 4 golos num jogo o arbitro tem direito a falhar . Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 30 Junho 2015 Eu só espero que já na supertaça seja sorteio e seja sorteado um dos 2 mais recentes internacionais. Começam logo a pedir as nomeações outra vez :lol: Melhor vai ser quando um clube que votou a favor do sorteio for prejudicado e disser: "Não queremos mais este árbitro a apitar um jogo da nossa equipa!". Ou quando um árbitro prejudicar uma equipa e os dirigentes desta avisarem "Mas este árbitro só nos sabe prejudicar?" e de seguida fazem uma lista dos roubos em diferentes jogos. Depois começam as listas de árbitros que prejudicam um clube em detrimento do outro, as afamadas "bolas quentes" e, quando se dá por ela, toda a gente começa a pedir novamente as nomeações. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 30 Junho 2015 "Chama-lhe incompetência". Então, como se chama? Aliás, eu sou menino para dizer que 50% do problema não está no incompetente... Então, está em quem ou no quê? Compartilhar este post Link para o post
Rugido Publicado 30 Junho 2015 Então, como se chama? A quem acredita que é só incompetência? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 30 Junho 2015 Desculpa Tio mas não. A conclusão a tirar seria: sendo assim, mais vale tirar de lá o incompetente. O problema está quando há mais que incompetência. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 30 Junho 2015 A quem acredita que é só incompetência? Não, a quem diz que não é só incompetência. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 30 Junho 2015 (editado) Então, está em quem ou no quê? Além do "incompetente", está nos processos. Em Portugal tem-se a mania que a culpa é sempre das pessoas. Mas esquecem-se que a maior parte dos problemas está nos processos e as pessoas não são assim tão incompetentes. É mais uma questão de corrupção, diria. Temos de ter processos mais transparentes, processos que credibilizem e protejam a instituição e os árbitros. Entre algumas coisas, continuar com a profissionalização total da categoria. Investir na proteção do árbitro e das equipas de arbitragem. Dotar os árbitros das ferramentas necessárias para evoluir a nível mental, porque são tão profissionais como os jogadores, treinadores e etc. Por exemplo, ferramentas para lidar com a pressão e o stress, algo que é muito desvalorizado e não o devia ser porque é uma profissão de elevada pressão, antes, durante e pós-jogo. Ter um código relativamente ao que eles devem ou não dizer, particularmente nas suas redes sociais e no dia-a-dia de forma a protegerem a sua profissão. Caso fique a situação da nomeação, estabelecer critérios rigorosos, sejam qualitativos, quantitativos ou mistos para escolher os árbitros de cada jogo em cada jornada. Se possível, os mesmos deverão ser divulgados para a comunicação social juntamente com as nomeações de forma a minimizar as dúvidas relativamente a uma ou outra nomeação. Se não for possível, mostrar abertura para comunicar através das redes sociais as razões para tal. Em casos de polémicas após os jogos, vir a defender o árbitro e ter mão pesada para críticas de qualquer clube e não só de uns clubes. Não criar fenómenos de bipolarização ou de fissão, como por exemplo a greve dos arbitros ou suspensões para uns e não para outros. Critérios de avaliação dos árbitros revistos e transparentes. Além disso, ser activo na discussão da implentação de tecnologia a nível nacional e internacional e investir na mesma de forma a validar a verdade desportiva em Portugal. Começou-se bem com a tal situação da Taça da Liga, mas ainda não é suficiente e temos de continuar com isso. Este é um ponto crucial, e só com a implementação da tecnologia é que a verdade desportiva ficará assegurada a médio-prazo. É óbvio que será impossível eliminar esta conversa dos árbitros e qualquer suspeição, mas será um bom começo. Isso aliado a ter uma equipa competente na frente e que não possa ser corrompida e as coisas ficariam muito melhores. E como disse o whatever e bem, prefiro ter o Bruno Paixão ou o Cosme Machado a apitar 7 jogos do Sporting uma época inteira do que calhou do que ter alguém ao telemóvel a ajudar a definir os árbitros da próxima jornada. Mas como já disse, acho que esta manobra do Sporting, FC Porto e outros clubes é uma forma de quebrar o Benfica que, aparentemente, tinha mão nas nomeações...porque sorteio ou nomeação com pessoas competentes na frente, para mim dá por igual, embora prefire a nomeação. Editado 30 Junho 2015 por Jone Eduardo Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 30 Junho 2015 tou te a dizer que foi correto Um guarda-rede podia avançar e o outro não, é isso ? Por mais esperto que o Juanjo tenha sido na forma como o fez (e foi), não deixou de avançar antes da bola partir, e isso é motivo para repetição. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 30 Junho 2015 Eu sou contra o sorteio. Com sorteio, mesmo que sendo condicionado, nunca se pode garantir que o árbitro para determinado jogo é o melhor ou o mais adequado, dentro dos que estão disponíveis. Sucede que, para que tal aconteça, é necessário que quem nomeia seja competente, isento, sério e honesto. E, pelo menos quanto à competência, este ano tivemos inúmeras provas da sua falta. Sendo assim, mais vale o sorteio. Concordo com tudo menos com a última parte Desculpa Tio mas não. A conclusão a tirar seria: sendo assim, mais vale tirar de lá o incompetente. Nem mais. Compartilhar este post Link para o post
dafuq Publicado 30 Junho 2015 não foi no Guimaraes - Porto que anularam um golo legal ao Brahimi que dava os 3 pontos? Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 30 Junho 2015 Quem vai escolher os tais jogos mais importantes? Os mesmos que escolhiam os árbitros este ano? :lolada: Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 30 Junho 2015 hoje fiquei a saber que o Benfica tinha mão nas nomeações Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 30 Junho 2015 perdes a graça com a insistência no truque Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Julho 2015 Pareces conhecer bastante bem os processos, confesso que os desconheço na totalidade. Todavia, há algumas coisas que concordo no teu post, nomeadamente: - profissionalização e proteção dos árbitros; - código de conduta; - ferramentas para auxiliar a gestão de stresse; - defesas dos árbitros por parte dos organismos responsáveis; e - implementação de novas tecnologias. Agora, no meio de todo este processo, o que me causa mais estranheza é a ligação SCP e FCP, especialmente devido à animosidade do Presidente do SCP para com o Futebol Clube do Porto, bem como devido aos antecedentes dos dragões. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 1 Julho 2015 Pareces conhecer bastante bem os processos, confesso que os desconheço na totalidade. Todavia, há algumas coisas que concordo no teu post, nomeadamente: - profissionalização e proteção dos árbitros; - código de conduta; - ferramentas para auxiliar a gestão de stresse; - defesas dos árbitros por parte dos organismos responsáveis; e - implementação de novas tecnologias. Agora, no meio de todo este processo, o que me causa mais estranheza é a ligação SCP e FCP, especialmente devido à animosidade do Presidente do SCP para com o Futebol Clube do Porto, bem como devido aos antecedentes dos dragões. Inimigo do teu inimigo, teu amigo é. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 1 Julho 2015 Jone, excelente post. Agora já dá para conversar porque essa conversa do colinho enjoa. Vou pegar no "resumo" do Vaart por uma questão de preguiça. - profissionalização e proteção dos árbitros; Profissionalização já existe. Proteção é o bom senso de quem nomeia que existe de vez em quando. O capela por exemplo foi protegido depois do slb-scp e o manuel mota o ano passado foi tudo menos protegido - código de conduta; Existe algo parecido, uma espécie dos 10 mandamentos que recebemos quando se tira o curso - ferramentas para auxiliar a gestão de stresse; existe um psicólogo a trabalhar com árbitros profissionais de vez em quando. se é suficiente? duvido, mas estamos a falar de homens com 30 e muitos ou 40 anos. Não são garotos. E têm vários anos de arbitragem. Não é por aí - defesas dos árbitros por parte dos organismos responsáveis; aqui começa a falha. os dirigentes da FPF assobiam para o lado. Quando o maior defensor é o presidente da APAF tá tudo dito do quão o Vitor Pereira se preocupa em defender os seus. Por outro lado, o constante ataque dos dirigentes e treinadores também não ajuda em nada à festa - implementação de novas tecnologias. infelizmente é algo que só depende do IFAB e não dos árbitros No geral, os árbitros condições têm. Muito boas até. O problema é que falta qualidade. O processo não é transparente porque é tudo movido a interesses de bastidores. Posso já dizer-te que em Dezembro temos mais um internacional que subiu há 15 dias à Liga. E atenção porque já há quase um ano que se sabe que ele ia subir e ser internacional este ano. E casos destes há muito. Por outro lado, a profissionalização deve ser pensada. O Marco Ferreira era profissional e desceu. E agora? Desemprego? Abandona-se uma pessoa assim? A estrutura atual do Conselho de Arbitragem tá a matar a arbitragem nacional e felizmente em Janeiro deve sair porque as coisas têm de mudar rapidamente. O VP está completamente sozinho e não tem árbitros nem colegas de direção do lado dele Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 1 Julho 2015 Inimigo do teu inimigo, teu amigo é. Mas, como é que tu podes ser amigo do teu inimigo, porque o inimigo do teu inimigo, teu amigo é, quando tu só tens inimigos? Assim, fica uma salganhada do caraças para tu distinguires os inimigos, dos verdadeiros amigos e dos amigos de ocasião, porque a ocasião faz o ladrão. O problema é que falta qualidade. O processo não é transparente porque é tudo movido a interesses de bastidores. Posso já dizer-te que em Dezembro temos mais um internacional que subiu há 15 dias à Liga. E atenção porque já há quase um ano que se sabe que ele ia subir e ser internacional este ano. E casos destes há muito.Por outro lado, a profissionalização deve ser pensada. O Marco Ferreira era profissional e desceu. E agora? Desemprego? Abandona-se uma pessoa assim?A estrutura atual do Conselho de Arbitragem tá a matar a arbitragem nacional e felizmente em Janeiro deve sair porque as coisas têm de mudar rapidamente. O VP está completamente sozinho e não tem árbitros nem colegas de direção do lado dele Quando dizes falta de qualidade, referes-te ao quê ou a quem? Não percebi. Mas, quem é que controla esses interesses e os bastidores? Alguém do campo da arbitragem ou há a influência de terceiros, como os clubes por exemplo? Como é que é possível uma promoção relâmpago? Não há critérios que ditem quem deve ser, ou não, promovido? Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 1 Julho 2015 Esta discução é todas muito interessante, mas existe um problema que toda a gente está a deixar de lado, desde clubes à Comunicação Social, e que na minha opinião é muito mais importante que a guerrinha "Sorteio vs Nomeação", e é esse problema que na minha opinião realmente decide a forma de atuar das equipas de arbitragem. Os observadores. A crescente profissionalização das equipas de arbitragem, trouxe esse problema e neste momento ele é um tanto ou quanto mais grave, porque se as equipas decidem o campeonato delas através de pontos, a vida de um Arbitro é também decidida através dos pontos, neste caso dos dados pelos observadores. Se neste momento os Arbitros são profissionais, e se dedicam exclusivamente a esta função, obviamente que tal como as equipas vão fazer tudo o que for possivel para que no final do campeonato se consigam manter na 1ª Categoria, porque vejamos, em Portugal um trabalhador bem remunerado, ganha cerca de 1500€ por mês, um Arbitro de 1ª Categoria ganha isso num fim de semana. A situação é que é bastante mais facil chegar a 1 elemento, do que a 3, e a actuação desse elemento pode condicionar muito mais o julgamento da equipa de Arbitragem do que todas as pressões exercidas pelos Clubes. Quando eu fui Arbitro de 3ª Categoria, a minha procupação era conseguir descobrir quem era o Observador, e depois de saber quem é que ele era, descobrir qual era o tipo de arbitragem que ele gostava, se gostava que deixassem jogar, ou se preferia uma sinfonia de apito, se conseguisse saber isso, a minha forma de arbitrar o jogo ia ser moldada de forma a tentar encaixar nas preferencias do observador, e dessa forma tentar tirar a melhor pontuação possível. E isto era em jogos da 3ª Divisão, em que recebia 200€ de premio de jogo e subsidio de alimentação, agora imagina que estavam em causa 4000€ por mês ou mais. Este para mim é um ponto muito mais importante do que saber se o arbitro foi sorteado ou se foi nomeado por um qualquer artolas de orelhas grandes enquanto bebia um wisky, fumava um charuto e falava ao telefone. Compartilhar este post Link para o post