Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Só um side comment em relação à conversa do outro dia, sobre a CS desportiva portuguesa e o quanto ela é manipulada: o Record fez (mais) uma notícia a lamber os tintins ao Renato Sanches, baseando a notícia numa entrevista dada pelo treinador do Belém a... um blogue do qual ninguém ouviu falar.

Se fosse baseada numa entrevista dada a um conhecido orgão social já era legítima, é isso? É que o mais engraçado é que no tal "blog do qual ninguém ouviu falar" és bem capaz de aprender(ou, pelo menos, refletir) mais sobre o jogo do que em quase todos os espaços "conhecidos" portugueses em que se fala sobre "futebol"...

Ah, e esta conversa sobre o Belenenses ter "oferecido" o jogo ao Benfica, pela forma como jogou, é tão previsível como ridícula. Muito haveria a dizer sobre isso, mas limito-me a dizer que isso apenas expõe ao ridículo o que não se percebe de futebol por cá, e o motivo pelo qual outras ligas europeias são tão superiores à nossa(e não, o motivo não é a diferença de orçamentos).

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem vou comentar a parvoíce que circula por aí sobre o Belenenses e o seu respectivo treinador. É um clube que neste momento sofre daquilo que fez no passado ao impedir jogadores seus de defrontar a ex-equipa. Agora querer transportar isso para o jogo da passada sexta-feira e querer arranjar paralelismos é de quem só gosta mesmo de mexericos.

Fds, até no facto do Velázquez elogiar o RS já conseguem pegar. O valor do Renato está à vista de todos, e é mais que óbvio que é um jogador top.

Em Portugal são precisos é mais Velázquez para ver se acabamos com esta mania de não falar um crl de futebol e passar a vida a falar de mexericos da tanga.

Compartilhar este post

Link para o post

vá lá que perdemos 6-0 contra vocês em casa porque depois do 4-2 ao Benfica se vos tivessemos ganho podia haver bronca :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse baseada numa entrevista dada a um conhecido orgão social já era legítima, é isso? É que o mais engraçado é que no tal "blog do qual ninguém ouviu falar" és bem capaz de aprender(ou, pelo menos, refletir) mais sobre o jogo do que em quase todos os espaços "conhecidos" portugueses em que se fala sobre "futebol"...

Ah, e esta conversa sobre o Belenenses ter "oferecido" o jogo ao Benfica, pela forma como jogou, é tão previsível como ridícula. Muito haveria a dizer sobre isso, mas limito-me a dizer que isso apenas expõe ao ridículo o que não se percebe de futebol por cá, e o motivo pelo qual outras ligas europeias são tão superiores à nossa(e não, o motivo não é a diferença de orçamentos).

Esse jogo da maneira como foi abordado pelo Belenenses só tinha de ser assim, era uma questão de tempo. Jogar linhas tão avançadas e pressão lá em cima com tantos homens só tinha de dar goleada, fácil.

Curiosamente, os portugueses são os melhores treinadores do mundo. Portanto a tua ultima frase é uma contradição, na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

No tópico do Cosme tudo gozava com quem já estava a adivinhar o que ia acontecer e depois foi o que se viu. O Bruno Paixão é outro.

Não tenho culpa se ainda não me esqueci deste jogo: http://www.zerozero.pt/match.php?id=581

Foi a primeira vez que vi um fora-de-jogo assinalado antes do meio-campo e foi alguém a quem um colega de profissão apelidou de anti-Collina. Mas sim, é tudo choro. :lol:

Não seja por isso..

A realçar:

- Passezorro do Barbosa (1:05) :carinhoso:

- O tal fora-de-jogo de que falas (1:50)

- Expulsão vergonhosa do Rui Jorge (2:03)

- Ricardo a ser Ricardo (2:37)

- Mais uma moedinha, mais um vermelhinho! (3:30)

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, o fora-de-jogo :lol:

Já agora, Ricardo esteve em grande esteve.

Editado por Eden Hazard

Compartilhar este post

Link para o post

Esse jogo da maneira como foi abordado pelo Belenenses só tinha de ser assim, era uma questão de tempo. Jogar linhas tão avançadas e pressão lá em cima com tantos homens só tinha de dar goleada, fácil.

Curiosamente, os portugueses são os melhores treinadores do mundo. Portanto a tua ultima frase é uma contradição, na minha opinião.

Não concordo. Com nada :mrgreen:

Esse paralelismo entre jogar com linhas avançadas tendo menos qualidade individual e levar goleada é muitíssimo forçado, na minha opinião. E vem da tal ideia pré-concebida, muito comum em Portugal, de que defender bem é defender com números e perto da baliza; e que ter a linha defensiva mais alta significa que se vai levar com bolas nas costas a toda a hora. Ora, a meu ver, isto não é nada assim. Uma equipa que defenda bem e longe da baliza tem mais probabilidade de afastar o adversário do golo do que uma que o faça de forma organizada, mas acantonada na própria área.

Os problemas do Belenenses nesse jogo foram sobretudo dois, e nenhum deles se deveu a pressionar demais. Pelo contrário, um deles até foi a falta de agressividade com que ocupavam o espaço. São muito pouco rápidos a reagir às dificuldades que o jogo lhes põe, sem bola, e acima de tudo o portador da bola raramente tem contenção. Isto permitiu ao Benfica ter bastante tempo para pensar, com bola, e isso com aquelas individualidades é letal. Para além de isso ter prolongado os períodos de posse do Benfica e, consequentemente, feito com que o Belenenses passasse menos tempo no momento em que se sente mais confortável, ou seja, com bola e no meio-campo do adversário.

O outro foi a falta de confiança dos jogadores neles próprios a sairem da pressão do Benfica. As opções de passe estavam lá, e eles próprios tentavam sair a jogar, mas estavam claramente atemorizados por fazerem algo, que, provavelmente, nunca tinham feito na carreira(sair curto e apoiado da pressão de uma equipa muito superior). Algo que vai contra tudo o que aprenderam ao longo da sua formação futebolística, e que desafia toda a sua experiência anterior, experiência essa que tem uma enorme influência na tomada de decisão de um jogador em situações com pouco tempo para pensar. Isso levou-os a tomar imensas más decisões nesse processo, e a oferecer por variadas vezes a bola ao Benfica, quando até tinham boas soluções para prosseguir a jogada. Isto são tudo coisas que derivam do pouco tempo de trabalho do Velásquez à frente da equipa, e que têm tendência a melhorar bastante com o tempo.

Apesar destes 2 aspetos, que prejudicaram largamente o seu jogo, conseguiram ter a bola durante alguns períodos do jogo e aguentar relativamente bem o Benfica até o Ventura não conseguir defender uma cabeçada do Mitroglou sem grande força e que ia na sua direção. Sem esse erro grosseiro do seu guarda-redes, era bastante provável que o jogo fosse empatado para o intervalo, e aí as coisas passar-se-iam de forma diferente na segunda parte. Não estou a dizer que o Benfica não ganhava, provavelmente fá-lo-ia na mesma, mas podia ter muito mais dificuldades em fazê-lo. Já o Moreirense, por exemplo, optou pela abordagem "aceite" pela maioria dos portugueses(autocarro e "esperar pelo melhor"), e levou logo um golo aos 20 minutos e 4-1 no fim, o que não me parece assim tão melhor(especialmente tendo em conta que a pouco tempo do fim os resultados dos 2 jogos até eram iguais, 4-0).

Quanto à última questão, pois, gostava que me dissesses porque achas isso. Eu acho que o treinador português tem qualidade, mas, para além de não gostar propriamente de catalogar treinadores por nacionalidade, não me parece que o treinador português seja melhor. Temos muitos treinadores de qualidade por aí, se calhar a maioria até fora dos contextos de topo, mas não sei até que ponto países como a Espanha ou a Alemanha, para dar dois exemplos, não têm mais. Mas olhando especificamente para a nossa liga, não vejo um panorama assim tão bom. Temos o Jesus e, numa opinião mais pessoal, o Fonseca e o Peseiro. De resto nenhum dos treinadores da nossa liga passa do razoável(o Velásquez fica de fora porque, apesar de tudo, ainda o estou a conhecer melhor como treinador).

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Que saudades dos roubos de igreja e da polícia em campo a distribuir empurrões. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Se entram a jogar à portuguesa, bastava o Benfica calhar de marcar na primeira meia hora, e o resultado tinha sido idêntico, tamanha é a diferença de qualidade individual e a confiança com que eles estão neste momento (natural, pelo ímpeto que levam em termos de resultados).

Tomara que todos encarassem o jogo da mesma forma que o Belenenses. Era meio caminho andado para o nível médio do campeonato subir substancialmente. E ao fim de algum tempo, não só os grandes iam deixar de golear com esta facilidade, como provavelmente até passariam a perder mais pontos contra as equipas mais pequenas e com objectivos diferentes, porque estas entrariam em campo para procurar jogar bem e ganhar o jogo, e não se limitariam, logo de início, a defender, a perder tempo e a jogarem no seu próprio meio-campo, saindo apenas com 2/3 jogadores para o contra-ataque quando possível.

E já agora, Ghelthon, essa desvalorização a um blog fica um bocado mal. É que aquilo que se escreve por lá é tão legítimo como o que qualquer pessoa escreve por cá, por exemplo. E em ambos os locais, há pessoas que bem podiam ensinar várias coisas a quem faz disto vida nas televisões e jornais. É que esses não percebem do jogo, percebem do futebol português e da podridão na qual ele habita. São coisas diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Que saudades dos roubos de igreja e da polícia em campo a distribuir empurrões. :heart:

Este penalti também foi muito bom. :handclap:

E depois o primeiro penalti da carreira profissional do Rui, foi tambem bem gamadito e pelo Bruno Paixao

Old Post

Eu só queria aquele o video daquela falta que o Polga faz a 2 metros da area, e que o arbitro dá penalti, porque o outro foi cair dentro da area. :carinhoso:

Nunca o consegui encontrar.

Acho que foi um Maritimo - Sporting.

Edit 5: Foi num Sporting - Trofense

Edit1: Fdx agora que fui ver quem era o arbitro.......ahahahha....Bruno Paixao.

Edit2: Tamos fddos na Madeira.

Edit3: Afinal n foi este o penalti, apesar de tb ter sido fora da area e o Paixao dar penalti que o Rui defendeu (na sua estreia)

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Lembro-me bem desse, até da outra ponta do estádio vi que tinha sido fora :lol: Mas o árbitro era o Paulo Baptista. Nesse nos Barreiros é que sim, a falta foi fora da área e foi o Paixão a assinalar penalty. O Patrício defendeu, naquela que foi a sua estreia: http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?4830

Sim, eu fui editando aos poucos e no fim ficou uma bela m*rda de post.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal são precisos é mais Velázquez para ver se acabamos com esta mania de não falar um crl de futebol e passar a vida a falar de mexericos da tanga.

Mas é disso que a malta gosta, especialmente quando dá jeito criar teorias mirabolantes.

Neste momento, fala-se muito pouco de futebol jogado em Portugal, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Neste momento?

De qualquer maneira é o preço a pagar pelas manhosices ( e principalmente pela a impunição) que reinou durante os 80s e os 90s e que ainda se vê aqui e ali. Mas ya, teorias mirabolantes. Andámos todos a dormir nos últimos 30 anos.

Eu sempre o disse, mais do que efectivamente foi feito, o que iria causar dano eram as cicatrizes deixadas pelo circo que foi o futebol em Portugal nas ultimas duas décadas do século passado.

O futebol perdoou a namorada traidora, mas não esqueceu. E cada noite que ela passa fora de casa com as amigas, os fantasmas da traição voltam. E isso está presente na maioria da população adepta de futebol.

Principalmente quando namorada traidora passou praticamente entre os pingos da chuva com essa traição.

É natural que á minima suspeição, os fantasmas voltem. E isto é transversal a sociedade civil. Se tivessem sido todos entalados á grande, toda esta nuvem era bem menor.

Por isso, yah, vai-se continuar a falar muito pouco de futebol e demasiado de bastidores. Até a justiça começar a funcionar, se algum dia o fizer. Ou o Governo começar a ter mão pesada nestas m*rda. Mas é fddo num país onde um clube é a maior percentagem do eleitorado. Ou onde os 3 tem 90% do eleitorado.

Eu só posso falar por mim, sou desconfiado por natureza e tendo razões, pior é. Por isso, peço desde já desculpa se parecer inflexível em certas m*rda. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

uma vez mais, concordo com o fiasco. Principalmente na parte da justiça começar a funcionar, se algum dia o fizer. E quando digo isto, falo por todos os grandes, que têm os seus telhados de vidro. Mas lá está, é uma situação transversal em termos nacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Se entram a jogar à portuguesa, bastava o Benfica calhar de marcar na primeira meia hora, e o resultado tinha sido idêntico, tamanha é a diferença de qualidade individual e a confiança com que eles estão neste momento (natural, pelo ímpeto que levam em termos de resultados).

Tomara que todos encarassem o jogo da mesma forma que o Belenenses. Era meio caminho andado para o nível médio do campeonato subir substancialmente. E ao fim de algum tempo, não só os grandes iam deixar de golear com esta facilidade, como provavelmente até passariam a perder mais pontos contra as equipas mais pequenas e com objectivos diferentes, porque estas entrariam em campo para procurar jogar bem e ganhar o jogo, e não se limitariam, logo de início, a defender, a perder tempo e a jogarem no seu próprio meio-campo, saindo apenas com 2/3 jogadores para o contra-ataque quando possível.

E já agora, Ghelthon, essa desvalorização a um blog fica um bocado mal. É que aquilo que se escreve por lá é tão legítimo como o que qualquer pessoa escreve por cá, por exemplo. E em ambos os locais, há pessoas que bem podiam ensinar várias coisas a quem faz disto vida nas televisões e jornais. É que esses não percebem do jogo, percebem do futebol português e da podridão na qual ele habita. São coisas diferentes.

O treinador tem de perceber o contexto onde está inserido, e estudar a equipa adversária. Ora entrar daquela forma contra o Benfica foi um "suicídio", e em 10 jogos perdiam os 10 por goleada. Era mais que certo. Lembra-me o Paco no Rayo, onde de facto apresenta qualidade ofensiva mas joga na mesma forma contra todos. E depois corre mal, onde chegou a levar 10 golos num jogo. Absurdo.

Que o Belenenses encare dessa forma todos os adversários sem ser os grandes? Concordo. Isso do campeonato subir de nível era fácil, bastava elevar a qualidade individual dos jogadores, Sim porque neste momento os treinadores portugueses são os melhores do mundo, logo com mais qualidade individual devia de ser bonito.

E olha que antigamente havia mais goleadas, sabes porque? Porque as equipas tacticamente eram mais fraquinhas, e por vezes queriam jogos olhos nos olhos. Isto não pode ser tão linear, nem 8 nem 80.

Um exemplo disto é o Wenger. Excelente treinador há uns anos, mas agora é apenas bom. Porque? Porque sempre se focou na sua equipa e na capacidade do seu modelo de jogo, ignorando um bocado as outras equipas. Ora isto resultou quando tinham executantes de gabarito e quando na EPL a vertente táctica era um pouco "esquecida". Surgiu o Mourinho e aquilo foi um turbilhão, Pep depois e outros seguiram uma lógica de estudo sobre o adversário e as coisas começaram a correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Os burros da equipa técnica não sabem ver o PA do Matheus.

Sim, bom é levar com dois laterais suplentes na convocatória quando temos tido um défice de criatividade gritante.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo. Com nada :mrgreen:

Esse paralelismo entre jogar com linhas avançadas tendo menos qualidade individual e levar goleada é muitíssimo forçado, na minha opinião. E vem da tal ideia pré-concebida, muito comum em Portugal, de que defender bem é defender com números e perto da baliza; e que ter a linha defensiva mais alta significa que se vai levar com bolas nas costas a toda a hora. Ora, a meu ver, isto não é nada assim. Uma equipa que defenda bem e longe da baliza tem mais probabilidade de afastar o adversário do golo do que uma que o faça de forma organizada, mas acantonada na própria área.

Os problemas do Belenenses nesse jogo foram sobretudo dois, e nenhum deles se deveu a pressionar demais. Pelo contrário, um deles até foi a falta de agressividade com que ocupavam o espaço. São muito pouco rápidos a reagir às dificuldades que o jogo lhes põe, sem bola, e acima de tudo o portador da bola raramente tem contenção. Isto permitiu ao Benfica ter bastante tempo para pensar, com bola, e isso com aquelas individualidades é letal. Para além de isso ter prolongado os períodos de posse do Benfica e, consequentemente, feito com que o Belenenses passasse menos tempo no momento em que se sente mais confortável, ou seja, com bola e no meio-campo do adversário.

O outro foi a falta de confiança dos jogadores neles próprios a sairem da pressão do Benfica. As opções de passe estavam lá, e eles próprios tentavam sair a jogar, mas estavam claramente atemorizados por fazerem algo, que, provavelmente, nunca tinham feito na carreira(sair curto e apoiado da pressão de uma equipa muito superior). Algo que vai contra tudo o que aprenderam ao longo da sua formação futebolística, e que desafia toda a sua experiência anterior, experiência essa que tem uma enorme influência na tomada de decisão de um jogador em situações com pouco tempo para pensar. Isso levou-os a tomar imensas más decisões nesse processo, e a oferecer por variadas vezes a bola ao Benfica, quando até tinham boas soluções para prosseguir a jogada. Isto são tudo coisas que derivam do pouco tempo de trabalho do Velásquez à frente da equipa, e que têm tendência a melhorar bastante com o tempo.

Apesar destes 2 aspetos, que prejudicaram largamente o seu jogo, conseguiram ter a bola durante alguns períodos do jogo e aguentar relativamente bem o Benfica até o Ventura não conseguir defender uma cabeçada do Mitroglou sem grande força e que ia na sua direção. Sem esse erro grosseiro do seu guarda-redes, era bastante provável que o jogo fosse empatado para o intervalo, e aí as coisas passar-se-iam de forma diferente na segunda parte. Não estou a dizer que o Benfica não ganhava, provavelmente fá-lo-ia na mesma, mas podia ter muito mais dificuldades em fazê-lo. Já o Moreirense, por exemplo, optou pela abordagem "aceite" pela maioria dos portugueses(autocarro e "esperar pelo melhor"), e levou logo um golo aos 20 minutos e 4-1 no fim, o que não me parece assim tão melhor(especialmente tendo em conta que a pouco tempo do fim os resultados dos 2 jogos até eram iguais, 4-0).

Quanto à última questão, pois, gostava que me dissesses porque achas isso. Eu acho que o treinador português tem qualidade, mas, para além de não gostar propriamente de catalogar treinadores por nacionalidade, não me parece que o treinador português seja melhor. Temos muitos treinadores de qualidade por aí, se calhar a maioria até fora dos contextos de topo, mas não sei até que ponto países como a Espanha ou a Alemanha, para dar dois exemplos, não têm mais. Mas olhando especificamente para a nossa liga, não vejo um panorama assim tão bom. Temos o Jesus e, numa opinião mais pessoal, o Fonseca e o Peseiro. De resto nenhum dos treinadores da nossa liga passa do razoável(o Velásquez fica de fora porque, apesar de tudo, ainda o estou a conhecer melhor como treinador).

Jogar com linha defensiva subida para mim só faz sentido para tirar partido do fora de jogo. Ora trabalhar isso não é para qualquer um, por isso é que o Belenenses a defender é uma "casa arder", o Diogo e o Nopla já referiram que este é o ponto mais negativo do espanhol. Isso de defender longe da área é relativo, no plano teórico pode fazer sentido mas depende do adversário.E foi o que disse ao Poeira há pouco, este jogo foi um erro por parte do treinador. Se assim fosse, o jogo do Mourinho no Inter frente ao Barça tinha sido um erro por parte do português. E não, sendo que até podia ter corrido mal (ás tantas levava 10 como o Rayo há uns tempos). O contexto do jogo, e seu desenrolar é fundamental.

Porque acho os treinadores portugueses os melhores do mundo? Não é só para mim, como para a maior parte das pessoas. Ao nível do treino e do que já tive oportunidade de acompanhar em colóquios e coisas dessas, estamos lá por cima. Depois, cada um que sai daqui tem sucesso para onde for. Não é por acaso que neste momento existe uma loucura na procura de treinadores portugueses, é um boom incrível. É normal que os bons vão saindo face aos seus desempenhos, foi assim com Mourinho, AVB, o Peseiro na altura, o Marco Silva, Nuno, LJ, entretanto vai o Fonseca, o Lito vai dar o salto assim como o gajo do Moreirense. Com mais qualidade dos executantes (a aposta no jogador português ajudaria neste aspecto, mas já sabemos o que a casa gasta). Claro que falo no global, e como é óbvio também já se viram uns artistas ao contrário :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Temos tantos, mas TANTOS jovens de qualidade na equipa B(e não só), prontos a dar o salto.

Quase que dá vontade de fazer uma loucura à FM e usar só os jogadores da formação+equipa B.

E agora que lembram o Marega... até pode vir a ter sucesso, mas bolas, nem se atrevam a contratar extremos! Temos talento para dar, vender, usar e emprestar, crl.

Ele que experimente meter os altos todos na zona do 2º poste, como no FM. Nem que seja para 2ª bola. De certeza que estes 5 devem ser dos quintetos mais altos da liga. Nós temos de fazer valer isto.

Os burros da equipa técnica não sabem ver o PA do Matheus.

Coitado :|

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...