Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Estou a tentar desenvolver um modelo de jogo com posse e com movimentos atacantes interessantes, contudo na equipa que estou a testar apesar de ter resultados interessantes tenho alguns problemas e penso que sejam do modesto clube onde estou, o Estarreja ( é sempre complicado porque naquelas divisões apesar de um gajo tentar dominar o jogo é complicado).

Se deixar aqui o link da tática alguém se importa até de dar uma vista de olhos e testar em algum clube maior e dar umas opiniões? Se alguém quiser convém é dizer-me onde vou buscar a tática(pasta) para fazer upload para aqui, abraço :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a tentar desenvolver um modelo de jogo com posse e com movimentos atacantes interessantes, contudo na equipa que estou a testar apesar de ter resultados interessantes tenho alguns problemas e penso que sejam do modesto clube onde estou, o Estarreja ( é sempre complicado porque naquelas divisões apesar de um gajo tentar dominar o jogo é complicado).

Se deixar aqui o link da tática alguém se importa até de dar uma vista de olhos e testar em algum clube maior e dar umas opiniões? Se alguém quiser convém é dizer-me onde vou buscar a tática(pasta) para fazer upload para aqui, abraço :smilie_cmpt:

Faz o upload das imagens. Clicas nas teclas Alt e F9 a imagem é guardada na pasta screenshots. Fazes o upload para aqui Postimage e depois partilhas.

De qualquer modo, porque será que as equipas que recorrem ao modelo de jogo posicional têm jogadores fantásticos ? Algo que não terás num clube como o Estarreja, deduzo :biggrin: Por fim, convém sempre especificar o que significa ter alguns problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

qual é para voces o melhor parceiro de ataque para um jogador alvo? Eu sei que depende de muitas variaveis do modelo de jogo, mas com que funções ja obtiveram melhor rendimento? Ainda não consegui que nenhum Avançado alvo tivesse grande sucesso. Tenho tentado usar o parceiro como avançado completo ou avançado recuado, mas nenhum dos pontas tem marcado muitos golos

Compartilhar este post

Link para o post

qual é para voces o melhor parceiro de ataque para um jogador alvo? Eu sei que depende de muitas variaveis do modelo de jogo, mas com que funções ja obtiveram melhor rendimento? Ainda não consegui que nenhum Avançado alvo tivesse grande sucesso. Tenho tentado usar o parceiro como avançado completo ou avançado recuado, mas nenhum dos pontas tem marcado muitos golos

Tens aqui tudo o que precisas de saber sobre combinações de jogadores.

Pairs and Combinations

Compartilhar este post

Link para o post

Michael Andrews não era para mostrar era fazer upload e postar aqui para alguém fazer download e a partir do uso dizer o que acha para eu também ir tentando perceber onde falho :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael Andrews não era para mostrar era fazer upload e postar aqui para alguém fazer download e a partir do uso dizer o que acha para eu também ir tentando perceber onde falho :smilie_cmpt:

Sim, eu percebi, mas não é outro que tem que perceber onde falhas, és tu próprio e isto é feito observando os jogos, pelo menos a pré-temporada pois serve para afinar as coisas. Como algumas pessoas têm mais dificuldade em perceber o que estão a fazer mal, daí a vantagem de partilhar as imagens pois serão mais pessoas a ajudar. A ideia passa sempre por ajudar, mas é uma ajuda para melhorar a pesca e não para servir o peixe já cozinhado à mesa :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael , consegues mais ou menos construir o sistema do bayern ?

Se por sistema entendes o modelo de jogo do Guardiola, é o mesmo que usava no Barcelona introduzindo pequenas alterações que têm a ver com as características dos jogadores (qualquer treinador consegue compreender que a sua ideia de jogo precisa de se adaptar aos jogadores que tem à disposição). A forma como o modelo de jogo se reflecte no FM é mais complicada de reproduzir por 1) a forma diferente como a posse de bola é contabilizada no futebol e no FM; 2) a ausência de determinadas funções para jogadores no football manager ou a limitação que determinadas funções estipulam; 3) limitações na pressão sobre o adversário 4) limitações no motor do jogo que ou se traduzem em certos "bugs" ou que têm a ver com as suas próprias características enquanto produto final (por exemplo, o fm15 estava muito mais vocacionado para o jogo posicional enquanto o fm16 está mais vocacionado para um estilo de transições ofensivas). Tudo somado e em especial nesta edição do fm16 faz com que o modelo de jogo posicional seja complicado de reproduzir e bastante ineficaz. Acresce ainda que no Football Manager a capacidade da nossa equipa pressionar o adversário com sucesso é muito mais visível pelo posicionamento deste do que por quaisquer instruções tácticas, isto é, se o adversário joga com um bloco baixo, a nossa equipa pressiona facilmente e tem mais posse de bola; se o adversário, joga com um bloco alto, a atitude pressionante fica fortemente condicionada. Algo que merece uma revisão séria por parte da SI e fortes melhorias.

Se por sistema entendes o esquema táctico que o Bayern utiliza, a dificuldade é de outro âmbito: o Guardiola, na sua permanência no Bayern, tornou-se conhecido por recorrer a vários esquemas tácticos. Este 4-1-4-1 é apenas um deles

abK3NsEaU.png

O 3-3-3-1 também foi uma alternativa.

abK3NIpagP.png

Assim como foram o 4-2-3-1, o 3-4-2-1 e o 3-4-1-2 e vários outros. Na época passada utilizou 9 esquemas diferentes.

No football manager, a situação é ultrapassada com as dinâmicas que são dadas aos jogadores através das funções e tarefas aos jogadores (às quais acrescem instruções e movimentos preferidos). Por isso, considerando que no FM o esquema táctico é a forma como a equipa se posiciona a defender e considerando as dinâmicas referidas, um esquema 4-1-4-1 pode facilmente funcionar como um 4-3-3 ou como um 4-2-3-1.

Mais importante é perceber as valências do motor do jogo em cada edição: esta potencia as transições, a partir de final de Outubro logo se verá o que vamos ter :)

Compartilhar este post

Link para o post

hmm ja percebi , ja agora , o outro sistema que gostava de implementar era o do simeone , sei que é um 4-4-2 classico , mas sabes me dizer mais ou menos as funções de cada um ? sff

Compartilhar este post

Link para o post

hmm ja percebi , ja agora , o outro sistema que gostava de implementar era o do simeone , sei que é um 4-4-2 classico , mas sabes me dizer mais ou menos as funções de cada um ? sff

O Simeone costuma recorrer a dois esquemas: 4-4-2 ou 4-2-3-1. A linha defensiva varia um pouco em função do adversário, mas preferencialmente cede o meio-campo ao adversário e a pressão é feita quando este entra no meio-campo ofensivo. O ritmo de jogo é alto e a mentalidade defensiva (contra-ataque), a equipa deve ser disciplinada, pretende-se que os laterais sejam ofensivos, dando largura de jogo, enquanto os extremos procuram ocupar zonas interiores.

Algo como: Contra-Atacar / Estruturado, ritmo de jogo Mais Alto / Muito Mais Alto (não esquecer que a mentalidade defensiva define automaticamente um ritmo baixo e maior perda de tempo), Linha Defensiva Normal / Ligeiramente Mais Alta, Pressionar Mais (requer algumas afinações nas instruções aos jogadores dado que a defesa deve manter a sua postura e não abrir espaços fruto da pressão que os jogadores fazem), Passe Misto, Passe Espaço Vazio (para potenciar a transição). Parece-me o fundamental, outras instruções podem variar consoante a postura e posicionamento do adversário.

Em termos de jogadores: GR, DL (atacar), DC (cobrir), DBI (defender), DL (atacar), Médio-Ala / Organizador Aberto (Atacar), MC (defender), PL (atacar) / AvCompleto (ap.) ou Jogador Alvo (apoiar).

É uma base de partida sobre a qual podes trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Simeone costuma recorrer a dois esquemas: 4-4-2 ou 4-2-3-1. A linha defensiva varia um pouco em função do adversário, mas preferencialmente cede o meio-campo ao adversário e a pressão é feita quando este entra no meio-campo ofensivo. O ritmo de jogo é alto e a mentalidade defensiva (contra-ataque), a equipa deve ser disciplinada, pretende-se que os laterais sejam ofensivos, dando largura de jogo, enquanto os extremos procuram ocupar zonas interiores.

Algo como: Contra-Atacar / Estruturado, ritmo de jogo Mais Alto / Muito Mais Alto (não esquecer que a mentalidade defensiva define automaticamente um ritmo baixo e maior perda de tempo), Linha Defensiva Normal / Ligeiramente Mais Alta, Pressionar Mais (requer algumas afinações nas instruções aos jogadores dado que a defesa deve manter a sua postura e não abrir espaços fruto da pressão que os jogadores fazem), Passe Misto, Passe Espaço Vazio (para potenciar a transição). Parece-me o fundamental, outras instruções podem variar consoante a postura e posicionamento do adversário.

Em termos de jogadores: GR, DL (atacar), DC (cobrir), DBI (defender), DL (atacar), Médio-Ala / Organizador Aberto (Atacar), MC (defender), PL (atacar) / AvCompleto (ap.) ou Jogador Alvo (apoiar).

É uma base de partida sobre a qual podes trabalhar.

e no outro jogador do meio campo , so referiste um xD e ja agora é possivel neste fm pressionar só no nosso meio campo como tu referiste ?

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se Contra-Atacar será a melhor mentalidade, andava para experimentar uma tática baseada no simeone e aproveitei a oportunidade, baseei-me no que o michael disse, mas como eu disse, parece-me que os jogadores n são tão agressivos com uma mentalidade de contra-ataque mesmo com desarme agressivo mas se lhes dizemos para jogar duro tb é um pa rua logo, quanto ao cedimento do meio campo pus me a inventar pondo nas instruções de oposição marcação sempre excepto nos do meio campo e pus pressão sempre em todos o que n deu muito resultado, decidi fazer ao contrário e parece que jogamos melhor mas são ainda experiencias, no entanto diria que tá muito longe do que se pretende, as OP então são escassas, estatísticas do jogo e tatica para o caso de poderem dar sugestões agradecia imenso:

ZdYSx0e.png

1HmEeyt.png

(As funções são as que o michael disse medios ala a atacar, BtB...)

Compartilhar este post

Link para o post

eu no esquema que ele disse a minha equipa nao cria quase oportunidades nenhumas e dá a bola ao adversario , isto para uma equipa que quer ser campeã nao convem muito xD

Compartilhar este post

Link para o post

Michael em minha opinião no FM para reproduzir o Simeone é com Mentalidade atacante, para sair em transições rápidas, baixar linhas, defesa profunda, campo estreito tirar largura e ritmo mt alto! Marcação apertada e desarme agressivo...penso que assim teras o modelo mais parecido com o Simeone!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael em minha opinião no FM para reproduzir o Simeone é com Mentalidade atacante, para sair em transições rápidas, baixar linhas, defesa profunda, campo estreito tirar largura e ritmo mt alto! Marcação apertada e desarme agressivo...penso que assim teras o modelo mais parecido com o Simeone!

That´s what i´m talking about!

EDIT: Neste segundo jogo, já tinha em mente mudar a mentalidade para atacante, e com o passonov a dizer isso tb optei por mudar para atacante, pus a equipa toda compacta, baixei a defesa para ligeiramente mais profunda, e na oposição desta vez optei por fazer pressão no meio campo adversário sempre(incluindo tb os PL que tb estão no centro) e marcação apertada sempre nos flancos, usei algumas instruções individuais simples como pressão e marcação nos alas e laterais, apesar de ter sido só na segunda parte com os laterais, bem mantivemos a baliza invicta e finalmente tivemos muitas OP, vamos ver como será o próximo jogo, se se mantiver assim acho que n irei alterar...

XTftvNR.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

e no outro jogador do meio campo , so referiste um xD e ja agora é possivel neste fm pressionar só no nosso meio campo como tu referiste ?

Só referi porque são dois MC com tarefa defensiva.

É uma questão de não ter uma mentalidade ofensiva e a linha defensiva ser normal, bem como não utilizar a opção de Pressão nas instruções ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu disse é uma base de trabalho para quem quiser ter algo mais palpável para trabalhar. Não se trata de um conjunto de regras para serem seguidas cegamente.

Depois há sempre a questão do que é a realidade e transposição dessa realidade para o FM e temos muitos exemplos que não é possível decalcar com precisão no FM essa realidade. No caso concreto, o At. Madrid é uma equipa que não se importa nada de jogar com um bloco / linha defensiva baixo ou ao nível do meio-campo, portanto é normal que a posse de bola seja muito mais repartida. Aliás, o conceito de jogo posicional não entra nas contas do Simeone. A questão da mentalidade ofensiva não tem a ver com transições, até porque com essa mentalidade a prioridade dos jogadores mais recuados é o passe curto, enquanto na frente o ritmo é acelerado por um estilo de passe directo.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael é possivel contrariar um movimento favorito de um jogador apenas num jogo ? o que eu quero dizer é por exemplo um jogador que tenha movimento ' chega á frente sempre que possivel ' e eu num jogo nao querer que ele faça esse movimento , que nao suba muito , é possivel ?

Editado por bosssssss

Compartilhar este post

Link para o post

Michael é possivel contrariar um movimento favorito de um jogador apenas num jogo ? o que eu quero dizer é por exemplo um jogador que tenha movimento ' chega á frente sempre que possivel ' e eu num jogo nao querer que ele faça esse movimento , que nao suba muito , é possivel ?

Os movimentos preferidos são pequenos acrescentos / boost que funcionam melhor ou pior consoante a função e a tarefa do jogador, portanto, um jogador com uma função ofensiva e uma tarefa ofensiva vai ter muito mais tendência a executar o movimento preferido "chegar à frente sempre que possível" do que um jogador com uma função defensiva e uma tarefa defensiva. No entanto, não deixa de o executar, por alguma razão se chama "preferido".

Compartilhar este post

Link para o post

Os movimentos preferidos são pequenos acrescentos / boost que funcionam melhor ou pior consoante a função e a tarefa do jogador, portanto, um jogador com uma função ofensiva e uma tarefa ofensiva vai ter muito mais tendência a executar o movimento preferido "chegar à frente sempre que possível" do que um jogador com uma função defensiva e uma tarefa defensiva. No entanto, não deixa de o executar, por alguma razão se chama "preferido".

entao porque é que um jogador com movimento preferido ' joga curto e simples '( neste caso um central ) habitualmente faz passes directos para os meus extremos ?

Compartilhar este post

Link para o post

entao porque é que um jogador com movimento preferido ' joga curto e simples '( neste caso um central ) habitualmente faz passes directos para os meus extremos ?

Sendo que a mentalidade da equipa é.... ???

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, em primeiro lugar não entendo como é que relacionas essa situação com o que perguntaste antes; depois, como já foi referido, esta edição do FM potencia um jogo de transições, não são apenas os centrais que com alguma frequência optam por um passe mais longo ou uma variação de flanco.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, rendeste-te à inevitabilidade das transições neste FM ou conseguiste um implementar um modelo de jogo mais aproximado às tuas ideias?

Compartilhar este post

Link para o post

normal

E para acabar com qualquer dúvida, podes sempre publicar o mapa de passes desse jogador.

Michael, rendeste-te à inevitabilidade das transições neste FM ou conseguiste um implementar um modelo de jogo mais aproximado às tuas ideias?

A ideia passa sempre por nos divertirmos com o jogo. Para tal, há que perceber as valências e lacunas de cada edição e não vale a pena remar contra a maré, portanto, sejamos felizes com as transições até ao fm17 :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...