Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não se percebe como é que a equipa se posiciona a defender.

Não me apercebo do Rui Vitória pedir aos extremos que segurem a bola à espera dos laterais (ainda por cima tendo os extremos uma tarefa de ataque e os laterais jogarem em apoio), nem que diga à equipa para privilegiar o drible em vez da circulação de bola. Se a equipa já tem bastante liberdade criativa, porque lhe pedes para ser ainda mais expressiva ?

É uma linha de 4 defesas com um trinco na frente dela. Quanto Às sobreposições eu pus essa instrução devido ao facto de as fazerem mas já vi que eles vão fazer na mesma sem a instrução ativada e só iria prejudicar a equipa ao esperarem no contra ataque , percebido. Quanto à liberdade criativa era para os jogares usufruirem da sua imprevisibilidade, tanto cortarem para dentro como para fora, mas referes-te devido ao usar a formação da equipa fluída já irão ter liberdade suficiente os jogadores certo? Sendo assim irei tirar, quanto ao privilegiar o drible referes-te à instrução enfrentar defesa? Eu pus a instrução levar a bola até à área com o intuito de privilegiar a posse no meio campo adversário mas o enfrentar defesa poderá tornar-se uma contradição é isso? Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma linha de 4 defesas com um trinco na frente dela. Quanto Às sobreposições eu pus essa instrução devido ao facto de as fazerem mas já vi que eles vão fazer na mesma sem a instrução ativada e só iria prejudicar a equipa ao esperarem no contra ataque , percebido. Quanto à liberdade criativa era para os jogares usufruirem da sua imprevisibilidade, tanto cortarem para dentro como para fora, mas referes-te devido ao usar a formação da equipa fluída já irão ter liberdade suficiente os jogadores certo? Sendo assim irei tirar, quanto ao privilegiar o drible referes-te à instrução enfrentar defesa? Eu pus a instrução levar a bola até à área com o intuito de privilegiar a posse no meio campo adversário mas o enfrentar defesa poderá tornar-se uma contradição é isso? Obrigado desde já.

Oh caramba, mas só jogas com 5 jogadores ??? :mrgreen:

As sobreposições já acontecem de uma forma natural devido à formação de equipa fluida, as mentalidades dos jogadores estão mais próximas, logo, mais rapidamente o lateral chega perto do extremo. Também pelo mesmo motivo (formação de equipa fluida), a equipa já tem bastante liberdade criativa.

Levar a Bola até à àrea não incide sobre sobre manter a posse de bola no meio-campo, é uma instrução que funciona como redução de risco nas decisões dos jogadores (passes, cruzamentos, remates), ou seja, no último terço do campo, os jogadores vão ser mais cautelosos na sua abordagem à baliza adversária. Claro que isto é considerado levando em linha de conta a mentalidade da equipa (grau de risco) e as próprias funções e tarefas dos jogadores (quanto mais ofensivas, tanto umas como outras, maior a tendência para mais acções de risco), portanto não é bem uma contradição... eu é que não vejo o RV a dizer à equipa "fintem mais, carago" :mrgreen: e por equipa, entenda-se isso mesmo, a equipa que são 11 jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Nós defendemos em 4132, onde o primeiro avançado é AC apoiar e o segundo avançado encontra-se na posição de medio ofensivo fazendo a ligação.Quanto ao fintar mais referes-te que não vale a pena utilizar "enfrentar defesa" visto que a função/mentalidade dos jogadores já reflete nisso certo? Como é óbvio só pedia enfrentar defesa na nossa 1ª linha da frente mas percebi o que queres dizer. Mas eu como mentalidade tou a usar controlar que já em si parece-me que não engloba muitos riscos, será conveniente tirar o levar a bola até à área para não mastigar tanto?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Nós defendemos em 4132, onde o primeiro avançado é AC apoiar e o segundo avançado encontra-se na posição de medio ofensivo fazendo a ligação.Quanto ao fintar mais referes-te que não vale a pena utilizar "enfrentar defesa" visto que a função/mentalidade dos jogadores já reflete nisso certo? Como é óbvio só pedia enfrentar defesa na nossa 1ª linha da frente mas percebi o que queres dizer. Mas eu como mentalidade tou a usar controlar que já em si parece-me que não engloba muitos riscos, será conveniente tirar o levar a bola até à área para não mastigar tanto?

Não engloba muitos riscos ? É a primeira das mentalidades ofensivas, claro que acarreta riscos.

O que estou a dizer é que "Enfrentar a Defesa" é uma instrução à equipa e uma equipa são 11 jogadores, não são os jogadores do meio-campo, não são os jogadores mais ofensivos. É uma equipa, 11 jogadores, e uma "instrução à equipa" afecta - passo a redundância - a equipa, portanto, quando dizes à equipa "Enfrentem a Defesa" (ou fintem mais) estás a dizê-lo a todos os jogadores. Por isto é que disse que não me parece que o RV diga à equipa para fintarem mais / enfrentarem a defesa.

Por outro lado, também não vejo o Benfica a ser mais paciente na abordagem ao golo, se aparece a oportunidade (e a equipa procura criá-las através de movimentações dos seus jogadores para criar espaços), os jogadores aproveitam logo. Não lhe interessa ter a bola como um processo defensivo, interessa chegar rapidamente à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria dizer, é que apesar dos riscos é uma mentalidade que implica ter posse, daí dizer que o levar a bola até à area n valeria a pena usar, e é aí que queres chegar correto?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu queria dizer, é que apesar dos riscos é uma mentalidade que implica ter posse, daí dizer que o levar a bola até à area n valeria a pena usar, e é aí que queres chegar correto?

Esse raciocínio sobre a mentalidade e ter posse é um erro motivado pelos nomes que são designados nos títulos das mentalidades e nas respectivas descrições. Pode-se perfeitamente utilizar uma mentalidade de menos risco e ter muita posse de bola e também se pode jogar com uma mentalidade de maior risco e ter menos posse. Não existem absolutos, nem no futebol e, já agora, nem no FM.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas implica trocar a bola no meio campo adversário certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas implica trocar a bola no meio campo adversário certo?

Depende de:

- funções e tarefas dos jogadores;

- instruções fornecidas à equipa e/ou aos jogadores;

- posicionamento da equipa adversária:

A mentalidade tem alguns automatismos associados (largura da equipa, estilo de passe, ritmo de jogo), trocar a bola no meio-campo adversário nunca foi um deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Será possível que cada vez que as equipas adversárias vão fazer um livre dá golo? Mas que raio é isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Será possível que cada vez que as equipas adversárias vão fazer um livre dá golo? Mas que raio é isto?

Não é possível e não acontece.

Se estás a sofrer golos de livre directo, mete mais um ou dois jogadores na barreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, é sempre um cruzamento pa area, o jogador deles vai la e marca.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo contrário, é sempre um cruzamento pa area, o jogador deles vai la e marca.

Tal como já deve ter acontecido marcares golos da mesma forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: Estava a tentar emular mais ou menos o jogo do benfica, o que alteravam?

jbb2G9y.png

O benfica do RV nao joga com esse ritmo tao elevado, isso era assim era nos temos do JJ, o Benfica do RV é mais equilibrado procuro construir mais e nao é tao vertical, os alas sobem quando é preciso mais apoio na ultima fase de construçao e quando um sobe o outro fica, é uma equipa que procura criar espaços trocando a bola de um flanco para o outro mais cautelosa para que nao sofrer um contra atque, ao contrario dos anos com JJ que era tudo la para a frente, é 442 classico muito compacto com as linhas muito subidas e os extremos e os avançados a colarem-se praticamente ao meio campo e aos laterais no processo defensivo com uma defensa sempre em linha tentando tirar sempre a profundidade ao adversario, e o processo nao é sempre identico , ou seja quando os avançados e extremos estao a pressionar os defesas , a equipa sobe o bloco e fica muito compacta mas se é linha de pressao é ultrapassada a equipa recua um bloco mas mantendo-o compacto a mesma e é ai que os avançados se juntam aos medios e os extremos ficam quase a fazer de segundos laterais

resumindo é quase impossivel recriares isso no FM pq nao em os avançados recuam tanto e nem os extremos fecham tanto as alas

primeira fase da pressao na saida de bola bloco compacto com os defesas praticamente a jogar quase na linha de meio campo linhas mais fechadas

wi7q60.jpg

bloco mais recuado sempre compacto quando a bola atravessa a primeira linha de pressao

jt5g04.jpg

primeira fase de contsruçao a equipa procura trocar a bola num flnaco e depois variar para o flanco contrario ate encontrar espaço para progredir quando esse espaço existe inicia-se a transiçao ofensiva , ao contrario do que acontecia com o JJ que deixava atras 3 jogadores o resto ia tudo para a frente da linha da bola e raramente se perdia muito tempo na primeira fase de construçao

261nf5f.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela explicação aprofundada antes de mais, bem mas mais ou menos reproduzindo no fm é intensidade normal, alas com função de organizadores abertos(encurtar linhas?), equipa compacta,defesa ligeiramente mais alta, defesa em linha, marcação apertada, desarme agressivo, mais passe direto, ser mais expressivo, deambular, mentalidade controlar/atacar, fluido. É mais ou menos assim que tenho jogado e safado muito bem, estou à espera de um adversário como o sporting/porto para ver se funciona bem também. Quanto ao mudar de flancos tenho a sorte de ter um jogador com esse movimento preferido(hojberg)

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela explicação aprofundada antes de mais, bem mas mais ou menos reproduzindo no fm é intensidade normal, alas com função de organizadores abertos(encurtar linhas?), equipa compacta,defesa ligeiramente mais alta, defesa em linha, marcação apertada, desarme agressivo, mais passe direto, ser mais expressivo, deambular, mentalidade controlar/atacar, fluido. É mais ou menos assim que tenho jogado e safado muito bem, estou à espera de um adversário como o sporting/porto para ver se funciona bem também. Quanto ao mudar de flancos tenho a sorte de ter um jogador com esse movimento preferido(hojberg)

eu diria que é mais ritmo lento com mais expressivo digamos assim, construir com paciencia mas assim que ha espaço ir para cima deles mas de forma equilibrada, poedria ser organizadores abertos sim mas para isso tens que ter dois laterais mais ofensivos senao depois nao tens ninguem que cruze para a area, equipa compacta aqui no FM é quase impossivel de fazer pq o espaço entre o extremo o lateral é abismal, e ele chega ali a uma certa altura ja nao recua mais, isto no processo defensivo e nem sequer os avançados recuam assim tanto, no processo ofensivo é quase igual quanto mais sobre a defesa mais os extremos de afastam dos laterals a nao ser que uses OA ou extremos defensivos mas depois la esta convem teres laterais mais ofensivos no entanto esses OA acabam por estarem quase sempre mais no espaço entre linhas raramente vao cruzar ou marcar golos, o que nao corresponde nada a realidade

edit: mas eu acredito e estou convicto que muitas dessas coisas tenham sido feitas de proposito mas tornar o jogo mais dificil digamos assim, qualquer equipa consegue explorar o espaço nas tuas alas subindo os laterais , ate mesmo que metas os extremos a marcar os laterais ele chega ali a uma certa altura deixa de o acompanhar, e depois fica uma situaçao 2x1 e sai cruzamento o que muitas vezes da golo dependendo da cxapacidade dos teus DC , para conseguires defender bem tens que usar quase um sistema mias defensivo digamos assim com medios alas em vez de extremos por exemplo ou entao começas num sistema dito normal mas assim que fazes o golo tens que optar por um sistema mais compacto que nao de tanto espaço entre linhas, sempre que marcas golo a AI mete os laterais do adversario a subir e muito abertos se nao tiveres a jogar aberto tambem os teus laterais vao estar muito dentro e fica um espaço enorme entre eles e a linha lateral que é sempre explorada pelos laterais do adversario, resumindo posto isto tu ate podes tar a jogar contra o arouca que se nao tentares segurar o resultado vais acabar por mamar o golo da prache

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Relembro a ambos que o "construir com paciência" não tem nada a ver com o ritmo de jogo / temporização. O ritmo de jogo apenas diz aos jogadores para manterem a bola mais tempo ou menos tempo no pé, antes de efectuarem um passe, ou seja, quanto mais baixo o tempo, mais o jogador prende a bola.

O "construir com paciência" tem a ver com o risco que os jogadores assumem nas suas acções: quanto mais alta / ofensiva a mentalidade maior o risco (menos paciência)

Compartilhar este post

Link para o post

Relembro a ambos que o "construir com paciência" não tem nada a ver com o ritmo de jogo / temporização. O ritmo de jogo apenas diz aos jogadores para manterem a bola mais tempo ou menos tempo no pé, antes de efectuarem um passe, ou seja, quanto mais baixo o tempo, mais o jogador prende a bola.

O "construir com paciência" tem a ver com o risco que os jogadores assumem nas suas acções: quanto mais alta / ofensiva a mentalidade maior o risco (menos paciência)

sim tens razao quando me referia a construir com paciencia era tipo a estrategia, que esteja mais ligada ao wasting time, por exemplo jogar bem aberto numa estrategia de controlar com manter posse de bola e passe curto e um ritmo normal/ baixo faz a equipa jogar esse tal jogo de paciencia

Compartilhar este post

Link para o post

eu diria que é mais ritmo lento com mais expressivo digamos assim, construir com paciencia mas assim que ha espaço ir para cima deles mas de forma equilibrada, poedria ser organizadores abertos sim mas para isso tens que ter dois laterais mais ofensivos senao depois nao tens ninguem que cruze para a area, equipa compacta aqui no FM é quase impossivel de fazer pq o espaço entre o extremo o lateral é abismal, e ele chega ali a uma certa altura ja nao recua mais, isto no processo defensivo e nem sequer os avançados recuam assim tanto, no processo ofensivo é quase igual quanto mais sobre a defesa mais os extremos de afastam dos laterals a nao ser que uses OA ou extremos defensivos mas depois la esta convem teres laterais mais ofensivos no entanto esses OA acabam por estarem quase sempre mais no espaço entre linhas raramente vao cruzar ou marcar golos, o que nao corresponde nada a realidade

edit: mas eu acredito e estou convicto que muitas dessas coisas tenham sido feitas de proposito mas tornar o jogo mais dificil digamos assim, qualquer equipa consegue explorar o espaço nas tuas alas subindo os laterais , ate mesmo que metas os extremos a marcar os laterais ele chega ali a uma certa altura deixa de o acompanhar, e depois fica uma situaçao 2x1 e sai cruzamento o que muitas vezes da golo dependendo da cxapacidade dos teus DC , para conseguires defender bem tens que usar quase um sistema mias defensivo digamos assim com medios alas em vez de extremos por exemplo ou entao começas num sistema dito normal mas assim que fazes o golo tens que optar por um sistema mais compacto que nao de tanto espaço entre linhas, sempre que marcas golo a AI mete os laterais do adversario a subir e muito abertos se nao tiveres a jogar aberto tambem os teus laterais vao estar muito dentro e fica um espaço enorme entre eles e a linha lateral que é sempre explorada pelos laterais do adversario, resumindo posto isto tu ate podes tar a jogar contra o arouca que se nao tentares segurar o resultado vais acabar por mamar o golo da prache

Sim tens razão, tive a notar, e se calhar o melhor será com médios ala visto que esses já sobem bem e se for preciso mete-se a instrução cruzamento da linha, e aí os laterais não terão de ser tão ofensivos, apesar de eu achar que como defesas laterais a atacar abertos seria o mais certo, o problema é que os alas e laterais estariam muito longes, talvez a formação muito fluído os meta mais juntos? Mas o problema continua a ser os alas não defenderem tanto, aí já se opta por extremos defensivos a apoiar, instruções chegar longe e encurtar linhas já iria mais para dentro não? E depois também se tem os movimentos preferidos que ajudaria muito nisso. Até era capaz de se conseguir mas é complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim tens razão, tive a notar, e se calhar o melhor será com médios ala visto que esses já sobem bem e se for preciso mete-se a instrução cruzamento da linha, e aí os laterais não terão de ser tão ofensivos, apesar de eu achar que como defesas laterais a atacar abertos seria o mais certo, o problema é que os alas e laterais estariam muito longes, talvez a formação muito fluído os meta mais juntos? Mas o problema continua a ser os alas não defenderem tanto, aí já se opta por extremos defensivos a apoiar, instruções chegar longe e encurtar linhas já iria mais para dentro não? E depois também se tem os movimentos preferidos que ajudaria muito nisso. Até era capaz de se conseguir mas é complicado.

mas no FM tu queres que eles vao para dentro porque se a maneira de demonstar o adversario nesta patch é pelas alas? tipo a cena é criares sobreposiçoes teres situaçoes 2x1 as alas

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

mas no FM tu queres que eles vao para dentro porque se a maneira de demonstar o adversario nesta patch é pelas alas? tipo a cena é criares sobreposiçoes teres situaçoes 2x1 as alas

Não percebi a pergunta. Sim, as sobreposições eles acabam sempre por fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi a pergunta. Sim, as sobreposições eles acabam sempre por fazer.

tu tas a dizer que queres que eles encurtam linhas e eu perguntei, porque ? e depois referi que a cena para se jogar esta patch passa por criar situações nas alas de 2x1

Compartilhar este post

Link para o post

tu tas a dizer que queres que eles encurtam linhas e eu perguntei, porque ? e depois referi que a cena para se jogar esta patch passa por criar situações nas alas de 2x1

Para virem mais para dentro, ou o que querias dizer é que eles mantêm-se abertos e depois cortam para dentro?

Compartilhar este post

Link para o post

Para virem mais para dentro, ou o que querias dizer é que eles mantêm-se abertos e depois cortam para dentro?

eu volto a perguntar e pq raio queres que eles venham mais para dentro??

olha o que faz a brincadeira do encurtar linhas, um auto estrada nas alas ,este foi o lance do meu golo, com tanto espaço o pizzi foi a linha e cruzou para golo( o pizzi é o jogador que vai receber a bola eu th ele a jogar do lado esquerdo), embora o encurtar linhas esteja realicionado com o processo ofensivo se perdes a bola numa altura em que tens um extremo ou um lateral a jogar mais dentro ja foste, neste caso o pizzi ate tinha tempo para beber um cafezinho primeiro se quise-se olha o espaço que o lateral lhe deu para estar tao dentro, essas instruçoes sao mais adequadas quando estas a jogar com um bloco baixo e convem que a mentalidade seja defensiva para que o teu extremo depois tape o espaço que é deixado pelos laterais

11k8sc6.jpg

aqui tens exactamente o oposto como o meu lateral esta muito aberto nao permite que o extremo receba a bola, se por acaso eu tivesse a jogar mais fechado ja tinha ido a viola que o extremo ia receber a bola ali e so parava na linha de fundo depois de cruzar, e vamos supor que eu tinha o meu extremo mais dentro como tu dizes e este ressalto ia parar ao lateral deles por exemplo e depois como é que era?? é por isso que eu pergunto pq raio queres tu que eles venham para dentro?

330wzvb.jpg

aquilo que tu tens que tentar fazer é isto é teres os dois no mesmo flanco a criar situaçoes de 2x1 ou seja o teu lateral e o teu extremo a sobrecarregar o lateral adversario e no processo defensivo é o oposto nao podes permitir que eles te sobrecarreguem o teu lateral

adlxt4.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, eu estava a referir os extremos cortar tendo em conta o que costumam fazer no processo ofensivo, mas tens razão a IA explora muito as alas. O que tens a dizer sobre a posição "8" no fm, o que achas que transpôs para o fm neste momento o que o Horta está a fazer. A meu ver ele faz bastantes passes longos e de riscos e muitas vezes ataca o espaço para uma possível desmarcação. A função BtB será o mais certo?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...