Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Das Bost

O que ficou em 2015 / Expetativas para 2016

Publicações recomendadas

Para mim 2015 ficará marcado como um ano de viragem: acabei o mestrado e entrei no mercado de trabalho. Estou numa empresa que adoro, a aprender toneladas de coisas que são, em parte, do meu interesse, e tenho independência financeira. Logo por aí, é impossível ter sido um ano mau. Por enquanto, apesar de ter, actualmente, independência financeira suficiente para sair de casa dos meus pais, ainda não o tenciono fazer pois estou apenas com um contrato de estágio. Talvez daqui a um ano a conversa seja diferente..

No campo da saúde, também foi um ano de estreias. Fui operado pela primeira vez este ano, foi uma coisa simples que é bem mais comum do que achava até me ter aparecido. Andei aí umas semanas com dores horríveis antes da operação, e tive de passar duas semanas deitado após a mesma, mas correu tudo bem e estou como novo. Quanto a família e amigos, estão todos de boa saúde, q.b. Portanto mais uns pontos a favor.

Desportivamente, o Sporting ganhou a Taça de Portugal e foi buscar o treinador que eu mais queria ver à frente do clube, realisticamente, portanto claro que estou contente. A minha equipa falhou a subida de divisão na última jornada, após termos andado o campeonato quase todo em lugar de promoção. Foi uma desilusão, mas acabou por ser um mal que veio por bem, já que o núcleo duro da equipa ia todo subir de escalão, e não tínhamos cobertura apropriada. Aliás, agora até estamos em lugar de despromoção, o que prova isso. No entanto, fiquei triste pelos miúdos, eles mereciam subir.

Finalmente, no departamento amoroso, mais um ano de m*rda. Sei que desejo isto todos os anos, mas que o próximo ano seja melhor.

No geral acabou por ser um bom ano, e um dos mais importantes da minha vida para o futuro devido ao que referi profissionalmente. Que 2016 seja ainda melhor em termos de relações, que todos os que me são queridos continuem de boa saúde, e que o Sporting seja campeão :)

E que 2016 seja melhor que 2015 para vocês todos, também!

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, 2015 haverá de ter sido um bom ano, afinal foi neste ano que comecei o relacionamento que felizmente mantenho atualmente e que comecei a trabalhar depois de terminar o curso, sendo que considero essas duas das principais componentes da estabilidade de um gajo. Além disso, pelo menos que me esteja a lembrar, nada mudou para pior.

Para 2016, é tentar melhorar. Haverá sempre maneira de melhorar as relações que temos (de amizade, familiares, amorosas e profissionais) e sentir que estou a progredir profissionalmente. Ao mesmo tempo, ao dizer isto, sinto que me está a faltar desde já um grande objetivo para cumprir. Mais parece que estou a dizer como as velhotas: "bem, é continuar com saúdinha...".

Compartilhar este post

Link para o post

2015 não foi mau. 2016 tem potencial para ser ou muito bom ou muito mau. Com o curso a acabar era muito bom arranjar logo trabalho que permitisse fazer carreira e não sentir que andei 3 anos a pagar propinas para nada. Gostava de dar mais um passo na minha relação para em 2017 vir aqui dizer que já estou a preparar tudo para me mudar com ela para uma casa nossa. Basicamente é isto. 2016 vai ser um ano para colher os frutos do trabalho destes últimos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Longi :( qualquer coisa diz que tenho familiares que talvez te possam ajudar em algumas coisas.

Bem, este ano tinha tudo para correr muito bem, mas assim não se sucedeu. Acabei o meu curso (no secundário) com boa média, o que me permitiu ingressar na faculdade que pretendia e foi neste ano que tive (e ainda tenho) aquele que pode ser considerado o primeiro namoro "a sério". smile.gif O maior problema surgiu já no último quadrimestre do ano. Quando comecei a frequentar as aulas na faculdade, tive uma crise de ansiedade. Não estava bem comigo mesmo nessa altura e nem com o que me rodeava. Foi-me diagnosticado uma ansiedade depressiva e comecei a ingerir medicamentos prescritos pelo médico. No início foi terrível, porque não tinha vontade de fazer nada e só me apetecia chorar. Muitos de vós nem imaginam (e ainda bem!) o que é acordar sem vontade para fazer nada e ter medo de viver (que é a coisa mais bela que podemos fazer). Infelizmente isso refletiu-se nas minhas notas e tirei algumas negativas. Isto tudo aliado ao facto de não estar ambientado com o Ensino Superior. A minha sorte é que tenho uma ótima família que me apoiou muito e que me continua a apoiar, assim como uma ótima namorada. smile.gif Agora começo a ver as coisas doutra perspetiva. Começo a perder os meus medos e estou a voltar a ser como era antes: um rapaz feliz que sempre teve objetivos e os alcançou. Sei que o caminho não é fácil, mas estou bem melhor! Agora é levantar a cabeça e viver um dia de cada vez. Quero recuperar as minhas notas e acabar o meu primeiro semestre em beleza. Para 2016 tenho várias metas traçadas e espero conseguir alcançá-las! Só depende de mim. Para quem se encontra na mesma situação, tenho um conselho a dar (apesar de ainda ser jovem): acreditem que é possível vencer a depressão e que a vida é demasiado bela para ser desperdiçada! Só têm de acreditar em vocês e nunca desistir. Façam aquilo que mais gostam e não tenham medo de nada. Desculpem se me alonguei muito. Não costumo partilhar nada na web, mas este tópico sensibilizou-me. Desejo a todos um bom 2016 e espero que o próximo ano seja melhor para todos nós! smile.gif

Já passei pelo mesmo que tu (crise de ansiedade), e é exatamente como o dizes. Eu tive praticamente um ano e meio assim sem me querer curar (não queria tomar medicação). Bom ver que estás a melhorar! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A nível pessoal e profissional foi razoável. 2016 vai ser um ano importantíssimo para a definição da minha vida futura.

Compartilhar este post

Link para o post

A nível pessoal comecei o ano ainda a tratar-me da depressão que tinha e acho que não fiz o desmame dos medicamentos da maneira certa/não me curei completamente pois apesar de estar melhor ainda me sinto da mesma maneira de antes alguns dias. Vai e vem mas no geral está melhor. O meu irmão passou por uma depressão também este ano (ainda está em medicação) e afectou-me bastante (chegou-se a cortar e a beber lixivia) e eu a quilómetros de distância sem puder vir a casa... mas felizmente está tudo melhor. O meu pai também tido problemas com a namorada (tem uma depressão lixada, basicamente a familia dela trata-a abaixo de m*rda) e tenho-o tentado ajudar em algumas coisas. Estava acima de peso já há muito tempo e conseguiu emagrecer, estou feliz por isso.

Andava com uma rapariga há meio ano atrás e apanhei-me no meu pior momento do ano...à pala disso, mais alguns problemas com ela e algum orgulho/estupidez à mistura, basicamente deixei de falar com ela de um dia para outro. Sei que ela não passou bem e eu também não (ao início não custou mas passado umas semanas apercebi-me do que fiz)...mas o bom dos erros é que se aprende com eles. Fiz também bastantes amigos que são pessoas 5 estrelas numa cidade completamente nova para mim o que foi bastante bom. Em 1 ano e uns meses em Lisboa conheci bem mais gente que posso chamar bons amigos do que conheci em 4 anos em Coimbra (sem ofensa para quem estuda/vive lá).

A nível profissional (produzo música e estudo Produção e Criação Musical), reinventei o que faço e custou bastante ao início, mas evoluí bastante na qualidade do que faço, nem há comparação a meu ver. Embora tenha custado muito e tenha gasto muitas horas, valeu totalmente a pena. Encontrei o que realmente gosto de fazer e no qual me sinto satisfeito. Só peca é por ter me ter colocado a mim próprio prazos para projectos que quero lançar e ter de os mandar ao ar por alguma falta de disciplina minha, e entre outras coisas, situações que surgiram por culpa de terceiros ou do sítio onde estudo.

O que quero para este ano a nível pessoal é tentar resolver os meus problemas com a depressão (vai num bom caminho e depende só de mim), ver se não faço m*rda nas minhas relações novamente (parece já costume), e ajudar a minha família a superar os problemas que tem surgido. A nível profissional (pessoal também) é finalmente lançar os meus projectos, com pés e cabeça, estabelecer-me na indústria musical (nacionalmente para começar, porque os meus objectivos finais são outros) e começar a ganhar algum dinheiro (além de um trabalho a tempo-inteiro que quero arranjar) para poder ajudar a minha familia.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Brutal, grandes desabafos/testemunhos por aqui.

E eu a pensar que estava muito mal...

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei se quero abordar esse assunto com ele. Foi ele que me pagou tudo para ir para lá, é ele que me sustenta. Portanto tenho medo de como vá reagir. Mas obrigado pelo conselho.

Eu sei que todas as pessoas são diferentes e estar a avaliar um caso através de outras experiências tem muito por onde falhar, mas não é de estranhar que as coisas que os pais nos dizem nos toquem de forma sempre muito diferente das restantes pessoas, independentemente da afinidade. E da mesma forma que para ti te marcou o teu pai ter-te dito isto também é importante o teu pai saber que ficaste a sentir-te assim.

Não quer dizer que o teu pai goze contigo por gozar, pode muito bem ser a forma dele (pelos vistos bastante desajeitada) de puxar por ti.

Compartilhar este post

Link para o post

muita força Arnold :compinchas: sei bem o que isso é. Não tanto por mim, mas por familiares.

Cheguei à conclusão que a chave para superar a depressão está sempre dentro de nós, mesmo que a medicação ajude. Outra coisa que ajuda muito são as rotinas. As pessoas com tendências depressivas necessitam de uma rotina. Se não tens uma, sugiro que comeces a ter. E ao teu irmão também.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

2015 não foi um grande ano para mim, no entanto acabou por ser um bom ano por finalmente ter acabado o meu curso e ter ficado com o 12º ano, só isso fez dele um bom ano.

Quanto a 2016, espero antes de tudo curar a minha bursite que contraí a meio deste ano que me fez parar com qualquer actividade física em Outubro, já fui infiltrado e agora espero em Fevereiro ter boas notícias pois a resolução deste problema vai ditar muito o sucesso que vou ter em 2016 (enquanto não tratar disto bem posso esquecer futebol e trabalho), depois disso arranjar trabalho, voltar a jogar futebol e daí para a frente é viver o momento. :)

Compartilhar este post

Link para o post

2015 foi um ano especial para mim, muito pelo facto de o meu filho ter nascido ja no inicio do mês de Fevereiro. Pai pela primeira vez, uma experiência incrivel. Tenho adorado. So tenho 24 anos, mas ja tenho uma vida de chefe de familia :mrgreen: . Estudo e trabalho ao mesmo tempo e a cada dia que passa sinto-me mais forte psicologicamente e mais adulto.

Neste 2015, descubri que tenho muitas potencialidades, aprendi a ser um pouco mais positivo e vejo-me com muitos projectos para o futuro. O unico problema é que ainda não terminei os estudos e espero terminar com a porra da licenciatura em 2016, pois pode até parecer estranho, mas até então, a unica coisa que me tem dado atraso na vida é mesmo esta licenciatura. Acredito que assim que terminar, muitas portas vão-se abrir para mim, pois terei mais tempo para dedicar a novos projectos que poderão ser benéficos para mim e para a minha familia, tanto a nivel financeiro como de contactos, experiência, etc.

2016 podera ser um ano importante para mim, se algumas coisas correrem bem. Agradeço a DEUS por tudo que tem feito pela minha familia (a pequena (esposa e filho) e a grande (pais, irmãs, tios/tias, etc)) e que continue a olhar por eles neste 2016 cheio de desafios.

Enfim, nada melhor do que festejar o primeiro aniversario do meu puto ja no mês de Fevereiro em 2016. Estou a viver momentos muito bonitos na minha vida, nunca pensei que ser pai seria algo de tão bonito. (sinceramente, a melhor coisa que aconteceu na minha vida).

A nivel desportivo, foi especial saborear o titulo de bi-campeão, pois pela primeira vez senti o meu Benfica dominador no futebol português. No entanto, a nova época começou com muitas desilusões, nem tudo tem sido mau, mas não tenho tantas esperanças no tri-campeonato para 2016, embora o futuro so DEUS sabe. Em 2005, ninguém esperava que o Trapp conseguiria ser campeão. A nivel de selecções, espero que Cabo Verde consiga qualificar-se pela terceira CAN consecutiva e que dê bons primeiros passos para a qualificação para o Mundial 2018. Ja agora, que todas as equipas de Montreal sejam campeãs nas suas modalidades respectivas. :mrgreen:

A nivel mundial, embora não acredito muito nisso, desejo que os nossos dirigentes tenham a cabeça no lugar e saibam gerir estes conflitos por este mundo fora e que se procure cada vez mais em defender os interesses do individuo, garantindo a sua liberdade social e economica e exidindo dos mesmos, as responsabilidades dessa mesma liberdade pois, na minha humilde opinião, so assim poderemos avançar.

Aproveito para desejar Boas Festas e um Feliz Ano 2016 a todos aqui no CMPT. Que DEUS olhe para vocês e vossas familias e que vos dê forças para avançar com os vossos projectos para que consigam lidar com as dificuldades/desafios do dia a dia. Abraços! :compinchas:

Edit: Outro grande desejo para 2016 é de enfim poder regressar para Cabo Verde ( e rever o resto da familia) junto com a minha pequena familia (noiva e filho), pois ja tenho 5 anos aqui em Marrocos. Cansei um pouco da vida por aqui e como disse mais acima, aqui estudo e trabalho e assim que terminar o estudos, poderei voltar para o meu pais e assim começar a lutar por outros objectivos, porque o que não falta, no meu caso, é motivação para me lançar em novos projectos e isto sabendo que tenho muitas oportunidades na mão e ajuda dos familiares garantido (financeira, psicologica, sentimental, etc). Graças a Marrocos, tornei-me homem, pois tive que aprender desenrascar na vida sozinho, embora tive ajuda da familia ( a nivel financeiro), mas não é tudo. Agora quero voltar para o meu pais e viver os meus sonhos junto com a familia e "amigos".

Edit 2: Agora que pude ler os outros, forças para todos vocês e principalmente para o Longi, Sabesz e Arnold. A vida continua e que DEUS vos ajude. Mantenham fé que tudo vai se resolver, pois o importante é não desistir na procura de felicidades. Cada conquista vos torna mais fortes. E como disseram mais acima, procuram conviver com pessoas que possam vos ajudar e com quem possam compartilhar o bom que cada um de vocês tem.

Editado por totch

Compartilhar este post

Link para o post

Deixar também uma palavra de apreço ao mano longi e ao sabezz, espero que tudo vos corra bem!

Obrigado! Espero que tenhas um bom ano e que alcances tudo aquilo que queiras. Felicidades! smile.gif

icon_neutral.gif

Fico feliz que estejas a conseguir recuperar e que continues nesse bom caminho. Um abraço! smile.gif

Obrigado, longi! Espero que tudo te corra pelo melhor! Nunca percas a esperança! Grande abraço! smile.gif

Já passei pelo mesmo que tu (crise de ansiedade), e é exatamente como o dizes. Eu tive praticamente um ano e meio assim sem me querer curar (não queria tomar medicação). Bom ver que estás a melhorar! compinchas.gif

Obrigado! smile.gif

A nível pessoal comecei o ano ainda a tratar-me da depressão que tinha e acho que não fiz o desmame dos medicamentos da maneira certa/não me curei completamente pois apesar de estar melhor ainda me sinto da mesma maneira de antes alguns dias. Vai e vem mas no geral está melhor. O meu irmão passou por uma depressão também este ano (ainda está em medicação) e afectou-me bastante (chegou-se a cortar e a beber lixivia) e eu a quilómetros de distância sem puder vir a casa... mas felizmente está tudo melhor. O meu pai também tido problemas com a namorada (tem uma depressão lixada, basicamente a familia dela trata-a abaixo de m*rda) e tenho-o tentado ajudar em algumas coisas. Estava acima de peso já há muito tempo e conseguiu emagrecer, estou feliz por isso.

Andava com uma rapariga há meio ano atrás e apanhei-me no meu pior momento do ano...à pala disso, mais alguns problemas com ela e algum orgulho/estupidez à mistura, basicamente deixei de falar com ela de um dia para outro. Sei que ela não passou bem e eu também não (ao início não custou mas passado umas semanas apercebi-me do que fiz)...mas o bom dos erros é que se aprende com eles. Fiz também bastantes amigos que são pessoas 5 estrelas numa cidade completamente nova para mim o que foi bastante bom. Em 1 ano e uns meses em Lisboa conheci bem mais gente que posso chamar bons amigos do que conheci em 4 anos em Coimbra (sem ofensa para quem estuda/vive lá).

A nível profissional (produzo música e estudo Produção e Criação Musical), reinventei o que faço e custou bastante ao início, mas evoluí bastante na qualidade do que faço, nem há comparação a meu ver. Embora tenha custado muito e tenha gasto muitas horas, valeu totalmente a pena. Encontrei o que realmente gosto de fazer e no qual me sinto satisfeito. Só peca é por ter me ter colocado a mim próprio prazos para projectos que quero lançar e ter de os mandar ao ar por alguma falta de disciplina minha, e entre outras coisas, situações que surgiram por culpa de terceiros ou do sítio onde estudo.

O que quero para este ano a nível pessoal é tentar resolver os meus problemas com a depressão (vai num bom caminho e depende só de mim), ver se não faço m*rda nas minhas relações novamente (parece já costume), e ajudar a minha família a superar os problemas que tem surgido. A nível profissional (pessoal também) é finalmente lançar os meus projectos, com pés e cabeça, estabelecer-me na indústria musical (nacionalmente para começar, porque os meus objectivos finais são outros) e começar a ganhar algum dinheiro (além de um trabalho a tempo-inteiro que quero arranjar) para poder ajudar a minha familia.

I fell you, bro! No que diz respeito ao bold, não te preocupes que isso não é nada de anormal. Antes pelo contrário. Também tenho dias assim. Faz parte do processo. O que costumo fazer para superar isso é pensar naquilo que já reconquistei e no quão difícil foi para me deixar ir abaixo outra vez. Aconselho-te a fazeres isso, quando te sentires mais em baixo. Recentemente também comecei a fazer o desmame. A ver vamos como corre. É claro que a medicação ajuda, mas o mais importante é conseguir viver sem isso. Quanto à tua relação não sei o que se passou e nem tenho o direito de saber, mas também houve alturas complicadas para mim, porque custa admitir à pessoa que amas que não estás bem e, por vezes, é difícil essa pessoa compreender-te. Fico contente por ainda teres essa ambição (no mundo da música). smile.gif Apesar de não comentar o tópico da música eletrónica, costumo frequentar com alguma assiduidade. No entanto, nunca dou uma opinião acerca do teu trabalho, porque não percebo muito e não quero que leias opiniões que poderão ser estúpidas e retardar o teu progresso. Desejo-te muita sorte nisso! Tens qualidade e só tens de continuar a trabalhar! smile.gif Espero que resolvas os teus problemas com a depressão! Vais ver que no final do próximo ano vais estar orgulhoso daquilo que conquistaste! Desejo-te um ótimo 2016 e às pessoas que mais amas, incluindo o teu irmão e o teu pai! smile.gif Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Este ano, foi sem dúvida dos melhores anos da minha vida.

A nivel académico terminei o 12º e agora em Fevereiro vou ter as provas e entrevistas necessárias para entrar no curso que pretendo seguir (Escola Hotelaria) que começa em Março.

Comecei a trabalhar em Outubro e está a ser sem dúvida uma ótima experiencia, sinto que estou mais responsável e "crescido" :) como eu não preciso de gastar dinheiro do salário pois não tenho praticamente despesas nenhumas (a mesada chega e sobra), a minha conta bancária está em constante crescimento, isto aliado aos 1000 euros que ganhei na raspadinha este mês :mrgreen: , já dá para ter algum reservado para investimentos futuros.

A nivel amoroso, namorei com uma rapariga durante quase meio ano que era quase 3 anos mais velha que eu. De resto só tive curtes que me vão ficar na memória durante muito tempo, grandes histórias que vou guardar para a vida :mrgreen: em 2016 espero construir uma relação mais sólida e duradoura que me permita ter uma maior estabilidade nesse campo.

A nível desportivo, pessoalmente, deixei o futebol depois de 10 anos de prática pois nao conseguia conciliar o trabalho com o futebol, ainda fiz a pré epoca mas já nem sequer me inscrevi no campeonato. Foi complicado, mas são decisões que têm de ser tomadas, já nao tinha aspiraçoes de me tornar jogador profissional portanto penso que foi uma decisão certa. (eles lá se estão a safar, vão em 2º no campeonato). Agora a nivel exterior, sinto que perdi o interesse que sentia pelo futebol, já nao sinto aquela paixão, já nao acompanho tão assiduamente os campeonatos internacionais e já nao vejo um jogo completo na TV há bastante tempo. Fui pela primeira vez a Alvalade e foi sem dúvida mágico, uma das coisas que quero repetir em 2016.

A nivel familiar, houveram alguns problemas, o meu tio morreu, o meu avô teve um AVC mas felizmente está "bem", o meu pai tem um problema que ja nao sente o sabor (Da comida por exemplo) tem que andar medicado e apenas está "bem" uns 2 meses por ano, o meu irmão está um bocado em baixo pois é licenciado e está muito fdd para ele arranjar emprego.

A nivel social, depois de ter terminado o secundário, grande parte dos meus colegas seguiram para a faculdade e apesar de estar com eles praticamente todas as semanas, sinto um afastamento natural, também ter deixado a equipa foi dificil, tinha colegas de equipa que os conheço desde a creche, mas nao tenho perdido o contacto com quase nenhum deles.

Fui a 2 festivais que foram fantásticos e memoráveis, tanto pelo convivio como pela musica (Caribou :heart:) e por falar nisso vou agora comprar o bilhete do SBSR (Kendrick e jamie :heart:)

Boas entradas! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Grandes relatos e boas respostas por aqui, é por isso que esta comunidade é o que é.

Por aqui, o ano foi de sentimentos mistos. Pela positiva:

- a minha relação está cada vez melhor (já lá vai 1 ano e 8 meses e nunca imaginei com esta idade estar numa relação tão brutal e com tantas certezas - sim, sei que num ápice todas as coisas podem mudar, mas também sei que vamos continuar a fazer de tudo para que isto dure durante muitos e bons anos)

- o Sporting continua a reerguer-se e eu tenho podido estar cada vez mais presente nesses bons momentos. Vi a conquista de dois troféus ao vivo, o que foi ótimo

- estou a acabar o Mestrado (faltam 26 dias) e já estou empregado, indo começar logo no dia seguinte à conclusão do Mestrado. Gostei imenso do Mestrado e do que me deu para o futuro, e estou bastante expectante com o que aí vem, incluindo o facto de que daqui a um mês começarei a ser financeiramente independente pela 1ª vez

- passei um mês que me marcou bastante sozinho nos EUA e que me desenvolveu e trouxe coisas, mesmo já passados 5 meses, que ainda hoje sinto que me continuam a fazer bem

Pela negativa:

- um "escândalo familiar" ao qual fui totalmente alheio mas que, por desvarios de gente que me desiludiu de formas tremendas, levou à desintegração e ao fim da minha relação (e a da minha mãe) com quase toda a família do lado paterno, incluindo a pessoa que se dizia meu padrinho e até mesmo a minha avó, que era uma pessoa à qual tinha uma ligação única e muito especial. Sigo em frente e não perco o sono por causa disso (esperando que eles sim, o percam pelo que andam a fazer a mim e acima de tudo à minha mãe), e ajuda muito ter um grupo de amigos forte, uma consciência muito clara e limpa acima de tudo uma mulher fantástica como namorada.

Principais desejos para 2016:

- Sporting campeão

- possivelmente começar a viver com a namorada, se as nossas vidas profissionais convergirem para a mesma cidade (Lisboa, provavelmente)

- uma resolução limpa do meu problema familiar no que ao meu agregado mais direto diz respeito

- adorar o meu trabalho e ter sucesso no mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

muita força Arnold :compinchas: sei bem o que isso é. Não tanto por mim, mas por familiares.

Cheguei à conclusão que a chave para superar a depressão está sempre dentro de nós, mesmo que a medicação ajude. Outra coisa que ajuda muito são as rotinas. As pessoas com tendências depressivas necessitam de uma rotina. Se não tens uma, sugiro que comeces a ter. E ao teu irmão também.

É um bocado frustrante quando estás na fase de desmame e vês glimpses de ti constantemente durante o dia. Aquilo que está lá para te ajudar um bocadinho com a depressão está agora a puxar-te para trás. Para mim houve uma altura em que simplesmente deu um click que me fez sentir farto de me sentir preso e soltei-me e fiz algumas coisas que precisava de fazer para me livrar da depressão... claro, depois de muita amargura e de trabalho lentíssimo de ultrapassar obstáculos.

Compartilhar este post

Link para o post

É um bocado frustrante quando estás na fase de desmame e vês glimpses de ti constantemente durante o dia. Aquilo que está lá para te ajudar um bocadinho com a depressão está agora a puxar-te para trás. Para mim houve uma altura em que simplesmente deu um click que me fez sentir farto de me sentir preso e soltei-me e fiz algumas coisas que precisava de fazer para me livrar da depressão... claro, depois de muita amargura e de trabalho lentíssimo de ultrapassar obstáculos.

não sabia que tinhas passado por isso meu puto :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A nível familiar foi um ano bastante complicado. Em meados de Maio, princípios de Junho, o meu Pai estava a fazer uns exames de preparação para uma operação à próstata, uma operação relativamente simples e normal, quando lhe descobriram uma massa num rim. Ao final de alguns exames concluiu-se que era um cancro com cerca de 10cm (9.90cm). O médico dele foi muito honesto e disse que a operação era muito complicada (implicava a remoção do rim e limpeza da zona envolvente, sendo que o rim já estava totalmente encoberto pelo tumor), mas como não havia metástases o prognóstico era favorável. O problema foi gerir toda esta situação, moro a 25kms dos meus pais e tive que ajudar, juntamente com a minha namorada, a gerir o lado psicológico do meu Pai, mas também da minha Mãe que esteve sempre bastante assustada e ansiosa. Nesta situação tive zero de apoio da minha família, pelo menos daquela mais próxima e de quem esperava uma outra atitude, os meus Padrinhos vieram ver o meu Pai duas vezes, uma antes e outra depois da operação (porque a minha Avó insistiu bastante para virem), nunca tendo ficado mais do que 30 minutos. O meu Primo veio vê-lo uma vez porque veio à praia e já esteve bastantes vezes em Lisboa desde Julho. Numa situação familiar mais séria, há cerca de dois anos, eu e os meus Pais saímos duas vezes de Lisboa, já depois das 21h, para ir para casa dos meus Padrinhos e saímos de lá já eram 05h/06h. A operação correu bem, não foi preciso nenhum tratamento e ao fim de 6 meses os exames tiveram resultados positivos. Todavia, a recuperação está a ser longa, não que esteja a ser difícil, mas está a ser bastante longa.

A Mãe da minha namorada também fez duas cirurgias reconstrutivas ao peito, uma antes da operação do meu Pai e outra depois. Não sendo operações de risco envolveram algum cuidado, especialmente porque ela teve dois cancros nos últimos anos, um em cada peito, e fez vários tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Gerir tudo isto foi dose, confesso, além disso notei que passar por todas estas coisas me fez envelhecer um bocado. Uma pessoa parece que nunca volta a estar tranquila, ao mínimo sinal de alerta fica logo em sobressalto.

A nível profissional foi um ano positivo. A minha produtividade esteve ao nível do ano passado (2014) e já tenho alguns trabalhos para serem publicados no próximo ano. 2016 será um ano de muito trabalho, especialmente porque tenho de acabar a minha tese de doutoramento, uma vez que o meu período de bolsa, que dura quatro anos, termina no final do ano que vem. Contudo, devido a algumas situações, uma em específico que relatei por aqui, o ambiente laboral tem-se degradado. A mim não me afeta diretamente, dado que estou em Lisboa, mas começa a afetar vários colegas meus, "mexendo" com a cabeça de muita gente que trabalha comigo. O rendimento dessa malta tem caído a pique e a motivação deles está baixíssima. Isso nota-se nas várias vezes que falamos por email/Skype/telemóvel.

A nível pessoal consegui uma casa para arrendar com a Maria. Apesar da casa onde vivemos ser dela, vamos deixá-la à Mãe dela e vamos nós morar para uma casa arrendada perto daqui. Os últimos dias têm sido passados em limpezas, pinturas e compras para a casa. No final, penso que o resultado será positivo. É um T1, apesar de ser pequeno, serve perfeitamente para duas pessoas lá morarem. A casa nova tem uma coisa que me agrada, uma lareira, um gajo pode não ser rico, mas quando acender aquela lareira penso que me vou conseguir abstrair de tudo o resto que me rodeia. Além disso, suspeito que a Mãe dela não irá aguentar muito tempo a viver sozinha nesta casa.

Compartilhar este post

Link para o post

não sabia que tinhas passado por isso meu puto :compinchas:

Ya, é um resultado de muitos anos a não ter resolvidos certas coisas da vida. Acho que de uma forma ou outra todos passam, passaram ou passarão (ou pássaro) por isto, a gravidade depende do estofo que tens, fruto da tua educação/vivência e da genética e também do suporte que tens. Eu não tinha tanto de várias coisas, foi mais chato que o problema merecia que fosse. Mas aprendi muito e saí da situação mais forte e melhor que se não tivesse passado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

@Vaart, ter uma lareira é das melhores m*rda do mundo. Adormecer à lareira :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

A lareira é a melhor coisa do mundo se estiver bem construída e a pior se estiver mal construída...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pelas palavras. :compinchas: Tem sido difícil e embora seja aos poucos, acho que está tudo a melhorar. É dar tempo ao tempo, como se costuma dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

A lareira é a melhor coisa do mundo se estiver bem construída e a pior se estiver mal construída...

Mesmo tendo o mesmos problema, por norma eu acho que é melhor ter uma salamandra, mesmo com a tubagem toda à vista.

Editado por Lip Zola

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...