Wincing Hálldor Publicado 27 Dezembro 2015 O meu ano começou bastante bem, a prometer muito, mas ao longo do tempo esse potencial acabou por não se concretizar. Academicamente tive boas notas e passei a quase tudo. Socialmente foi um ano bacano, não conheci praticamente ninguém novo, mas fico com a sensação que as relações de amizade que tenho ficaram muito mais fortalecida. Fiz algumas coisas que nunca tinha feito e fui a Paredes de Coura, já posso riscar isso da bucket list, para além de ter visto mais alguns artistas que sempre quis ver e não consegui. Prometi a mim mesmo quando o ano começou que era desta que ia arranjar uma nova relação, mas acabou por não acontecer, e acabo-o solteiro tal como comecei. Desportivamente, tive a alegria de ver o meu clube ganhar finalmente dois troféus, algo que já não acontecia há uns anos, mais concretamente para aí desde os meus 11 anos, ainda nem ia à bola nem nada :mrgreen: Para 2016, espero aproveitar a oportunidade para ir de Erasmus por um semestre, manter-me academicamente e não perder as amizades que fui criando nos últimos anos. E espero também que o verão seja tão agradável como o deste ano. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 27 Dezembro 2015 Ano horrível a nível pessoal, académico, tudo. Pelo menos foi um bom ano a nível amoroso. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 27 Dezembro 2015 Longi e SabezZ :( :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 27 Dezembro 2015 (editado) 2015 foi mesmo um ano de altos e baixos. Academicamente, dos melhores (acabo o ano com média de 18,2) e desportivamente não foi mau: vi o Sporting a ganhar alguma coisa, após alguns anos e cumpri o objetivo de explorar alguns trilhos de btt da zona e de aumentar a minha resistência. A nível amoroso, uma ou outra conquista mas nada de muito sério (também não queria, tho). A nível pessoal já foi mais complicado...O meu avô faleceu (no entanto, acho que foi tão ou mais difícil vê-lo totalmente dependente da família e sem estar na plenitude das suas capacidades...), foi a primeira vez que perdi um familiar próximo e custou muito mesmo (ainda hoje sinto que devia ter sido um melhor neto, devia tê-lo visitado mais vezes, devia ter-lhe dado mais um abraço e isso é o que me custa muito). Já há uns tempos que não chorava mas 2015 foi forte. Para além disso, o meu pai está em Angola e só o vejo 2 vezes por ano o que também custa um pouco, ainda por cima sabendo que ele não consegue enviar muito dinheiro para cá e a minha mãe esforça-se o dobro. Mas pronto, cada um de nós tem os seus problemas. Para 2016 espero continuar com as boas notas, ver o Sporting campeão, visitar um ou outro país pela primeira vez e que, pessoalmente, tudo corra melhor. Editado 27 Dezembro 2015 por Simeone Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 27 Dezembro 2015 Foi um bom ano a nível pessoal, a nível profissional foi razoável, e acadêmico foi péssimo. Espero pelo que melhore nessas vertentes, mas se se mantiver não posso queixar. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 27 Dezembro 2015 Um dos melhores anos. Mudei de empresa para me especializar no que queria, acabei o mestrado a pedirem publicação da dissertação, os tempos que passei em Lisboa forma espetaculares tendo vivido com malta incrível, voltei a viver no Porto depois de ano e meio exportiado, fortaleci as minhas amizades, fui a vários festivais de música (o Primavera e o Paredes de Coura foram os melhores), peças de teatro, cinema, conheci muitos sítios porreiros para encher a pança, ultrapassei uma lesão no ombro na fisioterapia e voltei ao ativo no ginásio e à alimentação saudável, etc Dificilmente o próximo conseguirá manter a fasquia. Espero consolidar a minha posição profissionalmente e fazer cenas porreiras com os meus amigos :happy: Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 27 Dezembro 2015 Acho que 2015 foi um ano em que sinto que cresci um bocado e tenho andado a fazer por isso, mas também não fiz nada de memorável ou transcendente que irei me lembrar. Excepto talvez a 1ª viagem ao estrangeiro em que tive 15 dias nos States, isso foi fixe. A vida amorosa tá um bocado merdosa, e a vida familiar vai bem que não aconteceu nenhuma desgraça e tirando a minha avó que tá com Alzheimer as pessoas aparentam tar bem de saúde. Para 2016 queria continuar a evitar desgraças, e curtia que a vida pessoal e profissional evoluíssem que andam ambas um pouco estagnadas e não me quero andar a resignar. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 27 Dezembro 2015 De uma forma geral foi um bom ano. Embora tenha começado um bocado mal, com o meu pai a chatear-se com a irmã dele e com as irmãs da minha mãe, depois acabou por correr bem o resto do ano. Senti-me valorizado no trabalho (estava para ser promovido), conheci bastantes sítios à custa do trabalho que tive e ganhei dinheiro suficiente para conseguir ajudar os meus pais a suportar as contas que têm devido aos problemas de saúde que atravessam há 2 anos e ainda levar uma vida folgada. No entanto, devido a esses problemas e à necessidade de estar perto deles caso seja preciso algo, procurei e consegui mudar de emprego, no qual começo em 2016. Uma nova etapa, em que deixo de ser "Junior" e que farei parte de uma nova equipa na empresa para onde vou, sendo o nº3 dessa mesma equipa. Em último lugar, encontrei finalmente alguém com quem consigo ver um futuro a dois. Próximo ano: Logo se vê o que reserva. Vai depender bastante do futuro da "Maria". Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 27 Dezembro 2015 Bem, este ano tinha tudo para correr muito bem, mas assim não se sucedeu. Acabei o meu curso (no secundário) com boa média, o que me permitiu ingressar na faculdade que pretendia e foi neste ano que tive (e ainda tenho) aquele que pode ser considerado o primeiro namoro "a sério". O maior problema surgiu já no último quadrimestre do ano. Quando comecei a frequentar as aulas na faculdade, tive uma crise de ansiedade. Não estava bem comigo mesmo nessa altura e nem com o que me rodeava. Foi-me diagnosticado uma ansiedade depressiva e comecei a ingerir medicamentos prescritos pelo médico. No início foi terrível, porque não tinha vontade de fazer nada e só me apetecia chorar. Muitos de vós nem imaginam (e ainda bem!) o que é acordar sem vontade para fazer nada e ter medo de viver (que é a coisa mais bela que podemos fazer). Infelizmente isso refletiu-se nas minhas notas e tirei algumas negativas. Isto tudo aliado ao facto de não estar ambientado com o Ensino Superior. A minha sorte é que tenho uma ótima família que me apoiou muito e que me continua a apoiar, assim como uma ótima namorada. Agora começo a ver as coisas doutra perspetiva. Começo a perder os meus medos e estou a voltar a ser como era antes: um rapaz feliz que sempre teve objetivos e os alcançou. Sei que o caminho não é fácil, mas estou bem melhor! Agora é levantar a cabeça e viver um dia de cada vez. Quero recuperar as minhas notas e acabar o meu primeiro semestre em beleza. Para 2016 tenho várias metas traçadas e espero conseguir alcançá-las! Só depende de mim. Para quem se encontra na mesma situação, tenho um conselho a dar (apesar de ainda ser jovem): acreditem que é possível vencer a depressão e que a vida é demasiado bela para ser desperdiçada! Só têm de acreditar em vocês e nunca desistir. Façam aquilo que mais gostam e não tenham medo de nada. Desculpem se me alonguei muito. Não costumo partilhar nada na web, mas este tópico sensibilizou-me. Desejo a todos um bom 2016 e espero que o próximo ano seja melhor para todos nós! Falando por experiência pessoal o importante é começar a encarrilhar, arranjar um grupo de amigos com o mesmo objectivo e ajudarem-se uns aos oitroa, aconteceu me parecido, tive quase 5 anos perdido mas sou mto de guardar os stresses para comigo e não procurei que me ajufassem, o melhor passo q tomei foi mudar para Vila Real um ambiente mais unido que eu já conhecia e com suporte familiar, este semestre mudei_me para lá e tou a viver com dois grandes amigos e fiz 7 cadeiras em época normal com média de 14~ ainda falta um exame de uma cadeira q resolvemos deixar PA exame. Felizmente já conseguiste essa estabilidade agora e sempre a somar :) Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 27 Dezembro 2015 Melhor ano da minha vida. É melhorar no sentido académico e manter o resto. Nunca pensei chegar a um tópico destes e dizer isto :lol: Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 27 Dezembro 2015 Foi um ano bom. Basicamente puxei por mim numa série de situações e aprendi com elas e elevei-me. Agora começo a ter alguns dilemas sobre o futuro mas tenho de continuar como estou. E perdi 10kg, not bad. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 27 Dezembro 2015 Falando por experiência pessoal o importante é começar a encarrilhar, arranjar um grupo de amigos com o mesmo objectivo e ajudarem-se uns aos oitroa, aconteceu me parecido, tive quase 5 anos perdido mas sou mto de guardar os stresses para comigo e não procurei que me ajufassem, o melhor passo q tomei foi mudar para Vila Real um ambiente mais unido que eu já conhecia e com suporte familiar, este semestre mudei_me para lá e tou a viver com dois grandes amigos e fiz 7 cadeiras em época normal com média de 14~ ainda falta um exame de uma cadeira q resolvemos deixar PA exame. Felizmente já conseguiste essa estabilidade agora e sempre a somar :) Fico feliz que te esteja a correr bem :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 27 Dezembro 2015 Fico feliz que te esteja a correr bem :compinchas: És o Kiko não és? Ly <3 Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 27 Dezembro 2015 a nível pessoal foi o pior ano que já tive. em janeiro morreu o meu avô quando nada o fazia prever, em junho comecei a diálise o que me levou o resto de vida social que tive e esperanças em começar a trabalhar este ano e neste ultimo mês e meio descobriram um tumor no pâncreas ao meu pai (q veio a saber-se ser maligno mas como não se espalhou, menos mal) e eu fui operado a um olho porque tive um buraco na macula e descolamento de retina e uns dias depois tive 4 crises convulsivas devido a epilepsia (fiquei inconsciente e sem respirar. tive sorte q o meu irmão estava acordado aquela hora e soube o q tinha q fazer, senão...). foi uma m*rda de ano mesmo. para 2016 espero que tudo se comece a endireitar e q corra dentro da normalidade. :) f*da-se longi :( E muita força para o teu pai, também muito recentemente foi diagnosticado o mesmo problema ao meu pai e as coisas não estão nem serão nada fáceis. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 27 Dezembro 2015 De uma forma geral foi um bom ano. Embora tenha começado um bocado mal, com o meu pai a chatear-se com a irmã dele e com as irmãs da minha mãe, depois acabou por correr bem o resto do ano. Senti-me valorizado no trabalho (estava para ser promovido), conheci bastantes sítios à custa do trabalho que tive e ganhei dinheiro suficiente para conseguir ajudar os meus pais a suportar as contas que têm devido aos problemas de saúde que atravessam há 2 anos e ainda levar uma vida folgada. No entanto, devido a esses problemas e à necessidade de estar perto deles caso seja preciso algo, procurei e consegui mudar de emprego, no qual começo em 2016. Uma nova etapa, em que deixo de ser "Junior" e que farei parte de uma nova equipa na empresa para onde vou, sendo o nº3 dessa mesma equipa. Em último lugar, encontrei finalmente alguém com quem consigo ver um futuro a dois. Próximo ano: Logo se vê o que reserva. Vai depender bastante do futuro da "Maria". ate terça ainda melhora 8) Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 27 Dezembro 2015 És o Kiko não és? Ly <3 Yes sir. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 27 Dezembro 2015 f*da-se longi :( E muita força para o teu pai, também muito recentemente foi diagnosticado o mesmo problema ao meu pai e as coisas não estão nem serão nada fáceis. :| Força para ti e para o teu pai. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Senhor Moina Publicado 27 Dezembro 2015 Não foi o melhor nem o pior ano, antes pelo contrário. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 27 Dezembro 2015 (editado) 2015 para mim foi um bom ano, apesar de pior do que 2014. Em termos académicos, consegui resultados que me deixaram satisfeito e motivado para o que resta do curso. Em termos pessoais, foi ótimo até ao mês passado. Passei umas boas férias com os amigos, fortaleci amizades, conheci gente nova. Comecei a ir ao ginásio regularmente e sinto que estou cada vez mais saudável, quer na alimentação, quer na actividade física em si. No entanto, terminei uma relação de 4 anos que acaba por manchar este ano e felizmente estou a reagir muito bem a isso. Basicamente, 2015 foi um ano de mudança e estou certo de que 2016 vai ser um ano muito importante na minha vida e espero que seja um ano fantástico para mim. Vou terminar o curso de Inglês e obter o certificado, vou finalmente ter a carta na mão, vou entrar no mestrado e vou fazer uma das viagens dos meus sonhos. Para 2016 espero deixar o tabaco, de vez. É demasiado dinheiro gasto e chega de brincar com a saúde. Sinto-me grato por este ano que passou não ter sido manchado por mortes que me afectaram directamente (familiares e amigos) e espero que a saúde de quem gosto se mantenha! Venha ele! Editado 27 Dezembro 2015 por Solero Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 27 Dezembro 2015 No que toca à faculdade, foi um ano que eu deveria ter sentido como excelente. Terminei o curso, no tempo previsto, embora tenha feito um exame de uma cadeira em época especial. De qualquer das formas, não fiquei satisfeito. Nada satisfeito. Talvez por não ter gostado do curso, talvez por achar que tenha capacidade para mais, talvez porque os meus pais são contra eu ter tirado este curso, talvez por não conseguir emprego na área em Portugal. Muito principalmente por causa desta última... Sempre fui um excelente aluno, no Secundário ajudava imensos amigos(as) meus, desde fazer trabalhos a deixar copiar. Muitos já têm emprego e têm uma oportunidade cá, em Portugal, enquanto eu em 3 meses de procura não consigo, e isso tem-me deitado muito abaixo. Fico contente por eles, triste por mim, porque já queria tentar viver com a minha namorada e por minha causa é impossível. Embora tenha ido para a Escócia trabalhar e não ter aguentado ficar lá, sinto a mágoa de ter de provavelmente sair outra vez, de não poder ir beber um copo com os meus amigos, ou se agora for me sentir mal por todos estarem empregados e eu não. A nível financeiro tenho apoio dos meus pais, embora não gaste dinheiro com quase nada, mas o meu pai goza muito comigo. Então quando me vim embora da Escócia gozou largamente comigo ao telefone em frente de dois ou três amigos meus, e isso provavelmente nunca mais esquecerei... Não esperava, mas pronto. Isto tudo me tem afetado e a nível pessoal as coisas estão claramente más. Não tenho vontade de sair, não tenho vontade de estar com os meus amigos. Só vou aos jogos do Sporting, umas futeboladas e dou umas voltas com a minha namorada e é isto. De resto, também tenho tido muita dificuldade em sair da zona de conforto, embora me sinta mal nela. É estranho mas é isto que sinto. Há 3 anos atrás a minha vida era o oposto disto. Desde o início de 2013, onde estive internado duas semanas devido a um problema de saúde, que devo ter ficado com algum trauma que nunca mais dormi bem. Sonho todos os dias e acordo cedo todos os dias independentemente das horas a que me deite, e isto parecendo que não tem influenciado muito a minha capacidade de não me conseguir adaptar a um novo estilo de vida / enfrentar os problemas. Vivo preso a isto. Em 2013 fui a uma psicóloga mas só lá fui duas vezes mas caguei, não me pareceu nada uma ajuda sinceramente. Não sei porque surgiu isto, nem sei como alterar isto. Só a minha namorada é que sabe. Uma palavra de força para aqueles que têm passado pior. Há vidas melhores e vidas piores. Devemos tentar tirar o melhor da nossa, seja mais fácil para uns do que para outros. Mas se dermos o nosso melhor tenho a certeza que, no fim do dia, nos vamos sentir melhor. Eu pelo menos sinto. Desejos para 2016: Um emprego e saúde. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 27 Dezembro 2015 (editado) Eu confesso que até tenho medo de fazer estes resumos, sempre que o faço acontece algo mau no dia, como foi no ano passado. Foi um ano de duas faces. Até Abril, um verdadeiro pesadelo, devido a problemas familiares que já vinham de Setembro. Prejudiquei a minha vida a todos os níveis, pessoal, social, profissional, amoroso, mesmo sem o querer. Próprio achei que isto nunca iria acabar, até que ocorreu um evento traumático que mudou tudo no início de Abril. Não sem antes ter tido 1 ataque de pânico onde pela primeira vez na minha vida percebi quando as pessoas dizem que vêm tudo preto, e quando dei por mim tinha a minha mão num farrapo de tanto bater ao soco numa parede. Desde então, as coisas mudaram porque essa pessoa quis mudar a sua atitude perante a sua doença mental. Durante Abril, Maio e Junho fiz algumas formações para voltar a ganhar força profissional, uma dela fez-me a mim e à namorada ganharmos um novo grupo de amigos de cá. Não gostei muito do Verão este ano porque tinha malta amiga que estava fora e não veio, o que foi pena. Também não deu ainda para viajar, mas Setembro veio com um novo trabalho, que apesar de não estar a gostar muito, estou a fazer uma boa almofada em termos financeiros e mantive o meu part-time, o que é ótimo. Pode ser que melhore daí em diante. Acabo este ano com uma certeza: a de que fiz TUDO o que é possível e impossível para tudo estar bem. Este ano foi um verdadeiro teste às minhas capacidades e maturidade, mesmo que possa ter ganho alguns problemas de ansiedade e hipersensibilidade que tenho que controlar, e até mesmo tratar em relação aos primeiros. Aqui também realçar que a minha namorada foi um apoio incrível, como sempre. Mas ver a minha família mais próxima toda unida (só faltou tios-avós em Queluz) no dia 25, em casa da minha avó materna (já falecida) é algo que nunca vou esquecer, principalmente após tudo o que passei e que passamos. Para 2016 espero um ano que não seja uma montanha russa, at least. Acredito que vai ser melhor. Em termos desportivos, adoraria ver o Sporting ser campeão, Federer ganhar mais um GS e Portugal ganhar 1 medalha de ouro nos JO. Até diria Portugal chegar aos quartos do Europeu, mas não acredito. Editado 27 Dezembro 2015 por Jone Sampaoli Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 27 Dezembro 2015 À minha volta ninguém morreu e ninguém ficou gravemente doente, o que já torna o ano muito bom. O número de desempregados de longa duração não aumentou e o de precários até diminuiu, agora que parei para pensar foi mesmo um ano espetacular. Num campo mais supérfluo, concluí o mestrado. Entrei para o emprego no dia útil seguinte, pelo que foi um choque fortíssimo e que me custou a ultrapassar. A meio do ano passei também a viver completamente sozinho, pela primeira vez desde sempre. Não é fácil. Para 2016 aguarda-me (mais) uma mudança de cidade e espero voltar em definitivo à vida de casal. Se isso acontecer e ninguém bater a bota pelo meio, 2016 tem tudo para ser fantástico. Compartilhar este post Link para o post
SabezZ Publicado 27 Dezembro 2015 Longi e SabezZ Obrigado, treze! Falando por experiência pessoal o importante é começar a encarrilhar, arranjar um grupo de amigos com o mesmo objectivo e ajudarem-se uns aos oitroa, aconteceu me parecido, tive quase 5 anos perdido mas sou mto de guardar os stresses para comigo e não procurei que me ajufassem, o melhor passo q tomei foi mudar para Vila Real um ambiente mais unido que eu já conhecia e com suporte familiar, este semestre mudei_me para lá e tou a viver com dois grandes amigos e fiz 7 cadeiras em época normal com média de 14~ ainda falta um exame de uma cadeira q resolvemos deixar PA exame. Felizmente já conseguiste essa estabilidade agora e sempre a somar Parabéns! Fico feliz por ti! É como tu dizes: no início não é fácil, mas depois de se ganhar alguma estabilidade é sempre a somar. Espero que continues num bom caminho! Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 27 Dezembro 2015 A nível financeiro tenho apoio dos meus pais, embora não gaste dinheiro com quase nada, mas o meu pai goza muito comigo. Então quando me vim embora da Escócia gozou largamente comigo ao telefone em frente de dois ou três amigos meus, e isso provavelmente nunca mais esquecerei... Não esperava, mas pronto. Não sei se já o fizeste mas caso não o tenhas feito e por mais desconfortável que possa ser, fala com ele. Acredita que vai ser muito importante, não necessariamente agora, mas principalmente para a vossa relação futura. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 27 Dezembro 2015 Bem, fosse eu não sei bem como é que trataria o meu pai depois disso. Compartilhar este post Link para o post