Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

[Arrendar] Casas/Apartamentos/Quartos

Publicações recomendadas

A minha namorada mora em Matosinhos, em frente ao Hospital da CUF e paga 450€. E é grande.

Ela ou a casa?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Espinho também dificilmente arranjar alguma coisa a menos de 500€, uma casa muito pequena mesmo aqui ao lado estavam a pedir 420€, está arranjadinha por fora e por dentro, mas é mesmo muito pequena.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu arranjei casa há dois dias. Vou contar a história, expõe-me um pouco mas pode dar jeito ou ajudar a consolar quem tenha passado ou esteja a passar por uma experiência semelhante.

A minha área de procura era a primeira coroa do metro e as proximidades da linha de Cascais, até Oeiras. Fiz as contas considerando a renda da casa (T1) mais os custos de deslocação e estabeleci como limite máximo para esta soma o valor de 650€.

Com os dois critérios acima, encontrei 1 casa. 550€ de renda e ~100€ para as deslocações. A 50 metros da estação de Paço de Arcos, numa zona aparentemente nobre. Fabuloso para a minha namorada não ter que andar muito a pé sozinha à noite (não tem carro). Não fosse a casa ser um rés-do-chão com uma varanda à altura de um palmo da entrada do prédio, ou tresandar a humidade - dica: se o senhorio utilizar o argumento "até nos demos ao trabalho de pintar a casa para si, somos mesmo uns senhorios altamente", provavelmente fê-lo para tapar manchas de caruncho -, ou ter o piso irregular, ou ter gás de botija em que o único local onde esta se podia colocar era encostada ao fogão... talvez tivesse ficado com a casa.

Alarguei o limite para 700€. Apareceu-me a Pontinha, com rendas na ordem dos 500-550€. As casas pareciam-me boas e também me falaram bem nas zonas, mas acabei por não visitar nenhuma porque acreditei ter achado "a casa". Na Avenida António Augusto Aguiar, mesmo em cima do Marquês, no edifício que tem no rés-do-chão a Lamborghini. A renda era 700€ mas gastaríamos 0€ em deslocações, pois a minha namorada irá trabalhar no Marquês - até dava para ela ir almoçar a casa e tratar de todas as tarefas domésticas!! - e eu tinha transporte gratuito também a partir do Marquês. A casa não tinha recheio mas estava num estado de conservação bastante bom, tinha muita luz, enfim, era um verdadeiro achado.

Avançámos com o processo e eis o que nos pediram aos dois: recibos de vencimento, IRS do último ano e respetiva nota de liquidação, fiador com casa própria e paga (caderneta predial e nota de liquidação), IRS do fiador e os nossos contratos de trabalho. Apeteceu-me mandá-los à m*rda, mas a relação qualidade-preço da casa era tão boa, e pensando que não tínhamos alternativa absolutamente nenhuma, baixei as calcinhas e expus basicamente a minha vida toda, da minha namorada e dos meus pais. Resposta: como não somos casados, podemo-nos chatear portanto os rendimentos dela não contam, eu ganho pouco e os meus pais não são bons fiadores porque já têm uma idade avançada de 60 e poucos anos (quem nos arrendava a casa era um casal nos setentas).

Foi uma frustração grande, no fundo uns velhos milionários chamaram a mim e à minha família pobres e velhos. Afetou particularmente os meus pais, mas também os catalisou para nos ajudarem a encontrar algo que fosse ainda melhor. Falaram com dezenas de amigos e acabaram por encontrar um casal a quem ajudaram bastante há 20 ou 30 anos mas com o qual nunca mais tinham falado. Esse casal tem um filho que irá ingressar no ensino superior em Lisboa em setembro deste ano, e tendo em conta o estado do mercado de arrendamento atual, preferiram comprar uma casa. Portanto, ficaremos na casa deles (T2) até julho por um preço 70 ou 80% abaixo do mercado.

Conversámos ontem com o casal e o que eles dizem faz todo o sentido. Tendo possibilidade financeira quer de pagar uma renda, quer de pagar uma prestação (cujos valores não deverão andar assim tão díspares), uma renda de 800€ durante 5 anos são 48.000€. Comprando casa, mesmo no pior cenário de se ver obrigado a vendê-la daqui a 5 anos por questões financeiras, mesmo que tenha um prejuízo de 30.000€ ou 40.000€, acaba por lhe sair mais barato do que ter arrendado durante esse período de tempo.

Portanto, malta que está à procura de casa e um bocado desesperada por uma solução nem que seja de curto prazo: pode existir um filão por explorar nos pais de jovens de 17-18 anos que vão estudar para Lisboa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Só se não souber procurar porra.

A minha namorada mora em Matosinhos, em frente ao Hospital da CUF e paga 450€. E é grande.

É o que tenho encontrado. Se alguém souber de um site ou coisa do género que ajude na procura era porreiro.

Editado por JP_

Compartilhar este post

Link para o post

É o que tenho encontrado. Se alguém souber de um site ou coisa do género que ajude na procura era porreiro.

OLX, Imovirtual, Custo Justo, Casas Sapo, BPI Expresso Imobiliário, Idealista. Desconhecia os últimos dois e foram uma surpresa muito positiva, em particular o último, algumas casas só apareciam nesse.

Compartilhar este post

Link para o post

OLX, Imovirtual, Custo Justo, Casas Sapo, BPI Expresso Imobiliário, Idealista. Desconhecia os últimos dois e foram uma surpresa muito positiva, em particular o último, algumas casas só apareciam nesse.

Foram exatamente esses sites que ela disse tb.

A que ela arranjou foi no OLX.

Tb pediram a papelada toda como o Quan Chi mencionou.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido pedir recibos de vencimento, exigir fiador e saber se os arrendatários têm contrato com ou sem termo. Não faz sentido exigir os documentos dos contratos de trabalho, e muito menos exigir que o fiador tenha casa própria e paga. Os do exemplo que referi não vão arrendar a casa a ninguém.

Por exemplo, mais do que contratos ou detalhes do fiador, faz muito mais sentido pedir as responsabilidades no Banco de Portugal. Uma pessoa pode ter um salário fabuloso mas ter crédito pessoal ou automóvel até ao pescoço.

Compartilhar este post

Link para o post

Foram exatamente esses sites que ela disse tb.

A que ela arranjou foi no OLX.

Tb pediram a papelada toda como o Quan Chi mencionou.

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

eu com essas pessoas tou bem fdd então...não tenho ninguém que pudesse ser meu fiador :mrgreen:

Editado por lordbifana

Compartilhar este post

Link para o post

Esta é a sexta casa que alugo depois dos dezoito anos e nunca me pediram nada. Facto é que em algumas nem contrato tinha, era tudo por fora, mas há mesmo necessidade dessas coisas? Havendo contrato e dando raia, é só correr com inquilinos.

Pode é ser problemático sem contratos. Aliás, gostava muito de saber o que faria a minha actual senhoria caso eu deixasse de pagar a renda e me recusasse a sair daqui. Ia chamar a polícia? Quão irónico.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vários colegas a viver em Munique e o processo de arrendar casa é parecido, tens que arranjar imensas provas para mostrar que podes pagar a renda

Compartilhar este post

Link para o post

Só se não souber procurar porra.

Não quero de todo duvidar do que dizes nem ser stalker, mas em frente ao Hospital da CUF fica o Bairro da Biquinha e o da Cruz de Pau. Conheço bem a zona e não é nada simpática...

Ou será que ela mora atrás do Hospital? Aí o caso muda de figura. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta é a sexta casa que alugo depois dos dezoito anos e nunca me pediram nada. Facto é que em algumas nem contrato tinha, era tudo por fora, mas há mesmo necessidade dessas coisas? Havendo contrato e dando raia, é só correr com inquilinos.

Pode é ser problemático sem contratos. Aliás, gostava muito de saber o que faria a minha actual senhoria caso eu deixasse de pagar a renda e me recusasse a sair daqui. Ia chamar a polícia? Quão irónico.

Conheço um tipo que arrenda casas sem contrato e quando os inquilinos deixam de pagar ou se recusam a sair o gajo vai lá a casa e tira a porta :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente esta também é a minha sexta. Nas primeiras quatro nem contrato nem fiador. Na quinta, a senhoria quis fazer contrato mas sem mais questões. Mas a sensação com que fiquei é que nos tempos de hoje 95% dos senhorios exigem fiador, no mínimo.

Eu também pensava que era "só" correr com os inquilinos. Mas pelos vistos, quando se trata de casa de primeira habitação, é o cabo dos trabalhos para por as pessoas na rua. Contaram-me histórias de pessoas a viverem 2 anos e meio na mesma casa e que só pagaram 6 meses e que este tipo de comportamentos é prática comum. Não sei se é verdade ou não mas a pessoa que me contou não tem razões para inventar.

Compartilhar este post

Link para o post

Os preços estão ridículos. Comecei a procurar casa em fevereiro deste ano, tendo como alvo uma zona alargada à volta de Lisboa, basicamente delimitada por Cacém, Oeiras, Lisboa e Odivelas. Mais longe que isso, não queria. O limite eram os 650€ para um T2 e foram aparecendo algumas coisas nos sites do costume, mas acabavam sempre por ter algum senão: ou o preço, ou a qualidade da casa, ou a localização...

Felizmente, em maio consegui através de uma amiga da minha mãe o contacto do meu atual senhorio, que remodelou um prédio em São Domingos de Benfica por completo e estava a arrendar apenas com base num anúncio no próprio prédio, sem haver nada online. Assim, moro num T2 a 5 minutos do Metro, a 10 do Estádio da Luz e com excelente acessibilidade, dentro de Lisboa. A casa é pequena, é um facto, e também aguardo que os preços baixem um pouco para eventualmente sair dali para outra casa arrendade ou comprada, mas ainda assim acho que foi um achado. Aquele apartamento, anunciado online, não durava um dia até ser arrendado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero de todo duvidar do que dizes nem ser stalker, mas em frente ao Hospital da CUF fica o Bairro da Biquinha e o da Cruz de Pau. Conheço bem a zona e não é nada simpática...

São os da frente mesmo, não são os de trás onde tem o CLIP e afins.

Não acho uma má zona, até já vi um ex administrador do Hospital São João a sair de um desses prédios a levar a filha à escola.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bairro da Cruz de Pau fica bem longe da CUF. Fica mais para o lado do Estádio do Mar e mesmo assim ainda a uma certa distância. Perto da CUF é mesmo a Biquinha. E ao lado tem uma zona residencial que nada tem a ver com o bairro.

Compartilhar este post

Link para o post

Os preços estão ridículos. Comecei a procurar casa em fevereiro deste ano, tendo como alvo uma zona alargada à volta de Lisboa, basicamente delimitada por Cacém, Oeiras, Lisboa e Odivelas. Mais longe que isso, não queria. O limite eram os 650€ para um T2 e foram aparecendo algumas coisas nos sites do costume, mas acabavam sempre por ter algum senão: ou o preço, ou a qualidade da casa, ou a localização...

Felizmente, em maio consegui através de uma amiga da minha mãe o contacto do meu atual senhorio, que remodelou um prédio em São Domingos de Benfica por completo e estava a arrendar apenas com base num anúncio no próprio prédio, sem haver nada online. Assim, moro num T2 a 5 minutos do Metro, a 10 do Estádio da Luz e com excelente acessibilidade, dentro de Lisboa. A casa é pequena, é um facto, e também aguardo que os preços baixem um pouco para eventualmente sair dali para outra casa arrendade ou comprada, mas ainda assim acho que foi um achado. Aquele apartamento, anunciado online, não durava um dia até ser arrendado.

´

Eu quando comecei a olhar para os sites (antes até de ter disponibilidade para visitar casas) encontrei um T1 também pequeno mas por 475€ e em São Domingos de Benfica, mesmo atrás do Zoo e com paragem de autocarro à porta do prédio. Era um achado do caraças. Liguei para a senhora 2h30 após ter sido colocado o anúncio, e a resposta que me deu foi: "já está reservado e já me adiantaram 4 rendas". Sem sequer terem visto a casa. Não tenho dúvida nenhuma que as situações que são um bom negócio ficam fechadas no espaço de poucas horas, muitas delas sem as pessoas verem sequer as casas.

Quanto à evolução dos preços, eu já tive mais esperança que se tratasse de uma bolha. Do pouco que ouço na minha atividade profissional, ninguém está a encarar a situação como uma bolha. A convicção é que, apesar de se terem reaberto as comportas para o financiamento à construção e à promoção imobiliária, serão os preços do alojamento local a descer até atingirem um nível de "paridade" com os preços do arrendamento de longa duração. Nunca se sabe o dia de amanhã, mas se tivesse que apostar diria que os preços do arrendamento vão continuar a aumentar (apesar de a um ritmo cada vez mais lento) até eventualmente estabilizarem, mas nunca caindo a pique, nem nada que se pareça.

Compartilhar este post

Link para o post

São os da frente mesmo, não são os de trás onde tem o CLIP e afins.

Não acho uma má zona, até já vi um ex administrador do Hospital São João a sair de um desses prédios a levar a filha à escola.

Já estou a ver de quais é que estás a falar. Não me lembrava desses, realmente são engraçados. :)

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso aqui alguém tem uma casa de turismo na zona norte ? (de Aveiro até Viana)

Compartilhar este post

Link para o post

Um grande amigo meu tem em Terras do Bouro (Gerês)

Compartilhar este post

Link para o post

Os preços estão ridículos. Comecei a procurar casa em fevereiro deste ano,

Isso de procurar casa no futuro é fixe, mas as rendas devem estar ainda mais caras :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...