Oblivion Publicado 13 Setembro 2016 Estou totalmente de acordo também me faz alguma confusão nopla Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 13 Setembro 2016 Estou totalmente de acordo também me faz alguma confusão nopla Tu és burro :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 13 Setembro 2016 Muito obrigado Diogo_CFB Com essa boca aberta aposto que comes muitas virgulas 8) Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 13 Setembro 2016 Eu tenho uma opinião contrária à do nopla. Acho que a linguagem é uma ferramenta para todos nos percebermos uns aos outros e excetuando em casos em que ou haja possibilidade de confusão ou o erro esteja num local onde obviamente não é admitido (eg obras literárias, atas, artigos legais, etc), não é de todo preocupante este tipo de erros. Apenas em casos onde possa haver ruído na minha leitura da mensagem - ie quando se escreve "passas-te" em vez de "passaste" - é que me sinto mais incomodado, mas não sou do género de pessoa de repreender outros quando cometem erros desde que a comunicação tenha cumprido o seu objetivo. Neste caso do Record, até acho que omitiram a vírgula por questões mais de espaço do que de conhecimento. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 13 Setembro 2016 (editado) Eu tenho uma opinião contrária à do nopla. Acho que a linguagem é uma ferramenta para todos nos percebermos uns aos outros e excetuando em casos em que ou haja possibilidade de confusão ou o erro esteja num local onde obviamente não é admitido (eg obras literárias, atas, artigos legais, etc), não é de todo preocupante este tipo de erros. Apenas em casos onde possa haver ruído na minha leitura da mensagem - ie quando se escreve "passas-te" em vez de "passaste" - é que me sinto mais incomodado, mas não sou do género de pessoa de repreender outros quando cometem erros desde que a comunicação tenha cumprido o seu objetivo. Neste caso do Record, até acho que omitiram a vírgula por questões mais de espaço do que de conhecimento. Isso não pode acontecer. Nunca. Se fazes da escrita a tua ferramenta e se o que escreves é o ponto fulcral para venderes, tens de o fazer correctamente. É que nem pode haver lugar a segundas interpretações neste caso específico. Com os teus amigos, é uma coisa, num jornal vendido a milhares de pessoas, é outra. O português é uma língua complicada, é certo, mas não pode servir de desculpa para dares esse tipo de erros. Aprendemos ao longo dos anos regras gramaticais, sintáticas, lexicais, etc. Por alguma razão é. Agora chegamos a um ponto em que dizemos: "Pá, quero lá saber, vou é escrever como quero. Vou por as vírgulas e os pontos onde quero, porque eu é que sei que entoação quero dar". Não é assim. Não pode ser assim. Há regras de português que têm de ser cumpridas. Eu não as sei todas, obviamente. Não, não foi. Não podem fazer isso. Já o tinha dito aqui aquando de um transcrição de entrevista. É um meio de comunicação social, tem de agir como tal. Tem de escrever de acordo com o português correcto.Por exemplo: neste momento é obrigatório o uso do "acordo ortográfico" - do qual eu sou opositor -, como tal, eles utilizam-no. Quer gostem ou não, tem de fazer. Editado 13 Setembro 2016 por nopla Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 13 Setembro 2016 Bem queria reputar o nopla, mas não consigo :( Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 8 Novembro 2016 (editado) Elucidem-me lá. Utilizar "vai vir" é certo ou errado? "Amanhã vai vir chuva"; "O Justin Bieber vai vir a Portugal!" Eu sempre tive isso como errado, mas entretanto encontrei isto: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/vai-vir-chuva/11056 Editado 8 Novembro 2016 por UntetheRed Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 8 Novembro 2016 Sempre pensei que fosse incorrecto dizer dessa forma. Eu diria "virá a" ou em forma mais coloquial "vem a". Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 8 Novembro 2016 É uma locução verbal, caracteriza-se pela utilização de dois verbos num contexto em que acabam por ter o valor de um só. Eu evito utilizar porque me soa mal, muito mal. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 8 Novembro 2016 Não está gramaticalmente incorrecto, mas é sem dúvida pouco elegante. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 21 Fevereiro 2017 O miúdo da Maia que estava desaparecido apareceu morto esta tarde. Muito triste e de lamentar. Pior fiquei quando li a notícia no CM: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/corpo-de-jovem-encontrado-no-douro-em-gaia-tudo-indica-tratar-se-do-jovem-desaparecido-na-maia Hugo Oliveira, o jovem de 16 anos que estava desaparecido desde dia 7 de fevereiro, foi encontrado sem vida esta terça-feira. O corpo do jovem foi encontrado a boiar na água por um pescador, na zona da Afurada, em Vila Nova de Gaia. A indentidade da vítima foi confirmada por um familiar que se deslocou ao Insitituto de Medicina Legal, para onde o corpo foi levado. ... Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 21 Fevereiro 2017 :lol: Num jornal, como é possível. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 26 Dezembro 2017 carlos santos Há 12 minutos Zicronof mas o ponto de vista deste vídeo tbm tá correto se querem que vos diga é uma dica com sexto sentido :lol: Compartilhar este post Link para o post