Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nopla

Bom Português

Publicações recomendadas

Eu tenho uma opinião contrária à do nopla. Acho que a linguagem é uma ferramenta para todos nos percebermos uns aos outros e excetuando em casos em que ou haja possibilidade de confusão ou o erro esteja num local onde obviamente não é admitido (eg obras literárias, atas, artigos legais, etc), não é de todo preocupante este tipo de erros.

Apenas em casos onde possa haver ruído na minha leitura da mensagem - ie quando se escreve "passas-te" em vez de "passaste" - é que me sinto mais incomodado, mas não sou do género de pessoa de repreender outros quando cometem erros desde que a comunicação tenha cumprido o seu objetivo.

Neste caso do Record, até acho que omitiram a vírgula por questões mais de espaço do que de conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma opinião contrária à do nopla. Acho que a linguagem é uma ferramenta para todos nos percebermos uns aos outros e excetuando em casos em que ou haja possibilidade de confusão ou o erro esteja num local onde obviamente não é admitido (eg obras literárias, atas, artigos legais, etc), não é de todo preocupante este tipo de erros.

Apenas em casos onde possa haver ruído na minha leitura da mensagem - ie quando se escreve "passas-te" em vez de "passaste" - é que me sinto mais incomodado, mas não sou do género de pessoa de repreender outros quando cometem erros desde que a comunicação tenha cumprido o seu objetivo.

Neste caso do Record, até acho que omitiram a vírgula por questões mais de espaço do que de conhecimento.

Isso não pode acontecer. Nunca. Se fazes da escrita a tua ferramenta e se o que escreves é o ponto fulcral para venderes, tens de o fazer correctamente. É que nem pode haver lugar a segundas interpretações neste caso específico. Com os teus amigos, é uma coisa, num jornal vendido a milhares de pessoas, é outra. O português é uma língua complicada, é certo, mas não pode servir de desculpa para dares esse tipo de erros. Aprendemos ao longo dos anos regras gramaticais, sintáticas, lexicais, etc. Por alguma razão é. Agora chegamos a um ponto em que dizemos: "Pá, quero lá saber, vou é escrever como quero. Vou por as vírgulas e os pontos onde quero, porque eu é que sei que entoação quero dar". Não é assim. Não pode ser assim. Há regras de português que têm de ser cumpridas. Eu não as sei todas, obviamente.

Não, não foi. Não podem fazer isso. Já o tinha dito aqui aquando de um transcrição de entrevista. É um meio de comunicação social, tem de agir como tal. Tem de escrever de acordo com o português correcto.Por exemplo: neste momento é obrigatório o uso do "acordo ortográfico" - do qual eu sou opositor -, como tal, eles utilizam-no. Quer gostem ou não, tem de fazer.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre pensei que fosse incorrecto dizer dessa forma. Eu diria "virá a" ou em forma mais coloquial "vem a".

Compartilhar este post

Link para o post

É uma locução verbal, caracteriza-se pela utilização de dois verbos num contexto em que acabam por ter o valor de um só.

Eu evito utilizar porque me soa mal, muito mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não está gramaticalmente incorrecto, mas é sem dúvida pouco elegante.

Compartilhar este post

Link para o post

O miúdo da Maia que estava desaparecido apareceu morto esta tarde. Muito triste e de lamentar.

Pior fiquei quando li a notícia no CM:

http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/corpo-de-jovem-encontrado-no-douro-em-gaia-tudo-indica-tratar-se-do-jovem-desaparecido-na-maia

Hugo Oliveira, o jovem de 16 anos que estava desaparecido desde dia 7 de fevereiro, foi encontrado sem vida esta terça-feira.

O corpo do jovem foi encontrado a boiar na água por um pescador, na zona da Afurada, em Vila Nova de Gaia.

A indentidade da vítima foi confirmada por um familiar que se deslocou ao Insitituto de Medicina Legal, para onde o corpo foi levado.

...

Compartilhar este post

Link para o post

carlos santos

Há 12 minutos

Zicronof mas o ponto de vista deste vídeo tbm tá correto se querem que vos diga é uma dica com sexto sentido

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...