UnReal Publicado 15 Maio 2016 Então e se for com o verbo atribuir? Nós atribuímo-lhe um significado? // Nós atribuímos-lhe um significado? Compartilhar este post Link para o post
malaquias Publicado 15 Maio 2016 Nesse caso, seria "atribuímos-lhe". Não te sei é dar uma justificação para isso. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 15 Maio 2016 Eu concordo contigo. Estava era a tentar perceber se existe alguma regra para este tipo de conjugações de verbos. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 15 Maio 2016 Julgo que seja por naquele caso o pronome, "nos", ser reflexivo ("Nós desviámo-nos"), nesse contexto o "s" atribuiria um cariz redundante à palavra. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 30 Maio 2016 (editado) Ai...Record, Record. Editado 30 Maio 2016 por nopla Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 30 Maio 2016 Aposto que foi só para poupar espaço. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 30 Maio 2016 O Vaart, faz muito isso E a maioria das vezes está correto. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 30 Maio 2016 "O que é que ele disse" Ou "O quê que ele disse" Dedicado ao nopla. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 30 Maio 2016 http://i.imgur.com/IqY4Mio.jpg Ai...Record, Record. Estão a citá-lo, é possível que ele tenha dito mesmo assim. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 30 Maio 2016 (editado) "O que é que ele disse" Ou "O quê que ele disse" Dedicado ao nopla. Não tenho certezas. Nenhuma delas me parece incorrecta do ponto de vista gramatical e parecem-me ambas aceitáveis, embora em termos de prosódia me pareça mais correcta a primeira. Estão a citá-lo, é possível que ele tenha dito mesmo assim. Calculei que alguém referisse isso. Não pode acontecer. A transcrição tem de ser fiel até aos erros gramaticais, sintáticos ou ortográficos. Caso contrário, como seriam as transcrições feitas ao Jesus? Está errado e não pode - nunca na vida! - vir exposto numa manchete. Editado 30 Maio 2016 por nopla Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 30 Maio 2016 Calculei que alguém referisse isso. Não pode acontecer. A transcrição tem de ser fiel até aos erros gramaticais, sintáticos ou ortográficos. Caso contrário, como seriam as transcrições feitas ao Jesus? Está errado e não pode - nunca na vida! - vir exposto numa manchete. E pertanto é dentro disso. Quanto mais exprientes a gente estejamos, mais conhecimento tamos, melhor também estamos. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 1 Junho 2016 oiço ou ouço? http://www.portaldalinguaportuguesa.org/advanced.php?action=lemma&lemma=73447 aqui diz que as duas forma estão correctas mas deve haver uma mais certa, não? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Junho 2016 Provavelmente não há uma certa, deve ser tipo loiça/louça. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 1 Junho 2016 oiço ou ouço? http://www.portaldalinguaportuguesa.org/advanced.php?action=lemma&lemma=73447 aqui diz que as duas forma estão correctas mas deve haver uma mais certa, não? Tanto faz. Oiço/ouço, oiro/ouro, loiça/louça, toiro/touro, etc, tem ambas as grafias. A mais usual é com o u, mas com i não está errado. Compartilhar este post Link para o post
ventura21 Publicado 1 Junho 2016 Já agora: :mrgreen: Bom erro. Tenho notado que de há um tempo para cá os erro de ortografia têm sido mais constantes nos jornais, quer nas edições físicas ou na digital, se bem que nesta ultima é um mal menor que pode ser corrigido, já o primeiro... Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 1 Junho 2016 o florentino acha que o ronaldo merece a bola de ouro :lol: Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 1 Junho 2016 Sansões para o Sporting, Dalilas para o Benfica. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 1 Junho 2016 http://i.imgur.com/IqY4Mio.jpg Ai...Record, Record. tenho de perguntar...qual é o problema? estou a olhar para a imagem há uns 10 minutos, pedi uma segunda opinião e a única coisa que eu e essa pessoa notamos foi europeu escrito com letra maiúscula alguém me pode explicar? :) Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 1 Junho 2016 tenho de perguntar...qual é o problema? estou a olhar para a imagem há uns 10 minutos, pedi uma segunda opinião e a única coisa que eu e essa pessoa notamos foi europeu escrito com letra maiúscula alguém me pode explicar? :) Acho que é "tenho certeza", e não tenho a certeza. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 1 Junho 2016 tenho de perguntar...qual é o problema? estou a olhar para a imagem há uns 10 minutos, pedi uma segunda opinião e a única coisa que eu e essa pessoa notamos foi europeu escrito com letra maiúscula alguém me pode explicar? :) O substantivo "certeza" requer a preposição argumental "de": "Tenho a certeza de que vou fazer um bom Europeu". https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ter-a-certeza-de-que/30740 Compartilhar este post Link para o post
sd_campeao Publicado 1 Junho 2016 Sansões para o Sporting, Dalilas para o Benfica. Compartilhar este post Link para o post