Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nopla

Bom Português

Publicações recomendadas

Então e se for com o verbo atribuir?

Nós atribuímo-lhe um significado? // Nós atribuímos-lhe um significado?

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso, seria "atribuímos-lhe". Não te sei é dar uma justificação para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo contigo. Estava era a tentar perceber se existe alguma regra para este tipo de conjugações de verbos.

Compartilhar este post

Link para o post

Julgo que seja por naquele caso o pronome, "nos", ser reflexivo ("Nós desviámo-nos"), nesse contexto o "s" atribuiria um cariz redundante à palavra.

Compartilhar este post

Link para o post

IqY4Mio.jpg

Ai...Record, Record.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

"O que é que ele disse"

Ou

"O quê que ele disse"

Dedicado ao nopla.

Compartilhar este post

Link para o post

"O que é que ele disse"

Ou

"O quê que ele disse"

Dedicado ao nopla.

Não tenho certezas. Nenhuma delas me parece incorrecta do ponto de vista gramatical e parecem-me ambas aceitáveis, embora em termos de prosódia me pareça mais correcta a primeira.

Estão a citá-lo, é possível que ele tenha dito mesmo assim.

Calculei que alguém referisse isso. Não pode acontecer. A transcrição tem de ser fiel até aos erros gramaticais, sintáticos ou ortográficos. Caso contrário, como seriam as transcrições feitas ao Jesus? Está errado e não pode - nunca na vida! - vir exposto numa manchete.

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post

Calculei que alguém referisse isso. Não pode acontecer. A transcrição tem de ser fiel até aos erros gramaticais, sintáticos ou ortográficos. Caso contrário, como seriam as transcrições feitas ao Jesus? Está errado e não pode - nunca na vida! - vir exposto numa manchete.

E pertanto é dentro disso. Quanto mais exprientes a gente estejamos, mais conhecimento tamos, melhor também estamos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora:

zmJQnty.jpg

:mrgreen:

Bom erro.

Tenho notado que de há um tempo para cá os erro de ortografia têm sido mais constantes nos jornais, quer nas edições físicas ou na digital, se bem que nesta ultima é um mal menor que pode ser corrigido, já o primeiro...

Compartilhar este post

Link para o post

http://i.imgur.com/IqY4Mio.jpg

Ai...Record, Record.

tenho de perguntar...qual é o problema?

estou a olhar para a imagem há uns 10 minutos, pedi uma segunda opinião e a única coisa que eu e essa pessoa notamos foi europeu escrito com letra maiúscula

alguém me pode explicar? :)

Compartilhar este post

Link para o post

estou a olhar para a imagem há uns 10 minutos, pedi uma segunda opinião e a única coisa que eu e essa pessoa notamos foi europeu escrito com letra maiúscula

Acho que é "tenho certeza", e não tenho a certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

O substantivo "certeza" requer a preposição argumental "de": "Tenho a certeza de que vou fazer um bom Europeu".

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ter-a-certeza-de-que/30740

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é o Brás?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...