Enzo Dios Perez Publicado 12 Abril 2016 (editado) O "ganhasse"/"comesse"/"admirasse"/etc não vêm sempre acompanhados por "que"/"se"? Acho que é a forma mais fácil de decorar isso. EDIT: A menos que apareçam no início da frase. Exemplos: Gostaria que ele ganhasse a lotaria. Se estudasse não teria chumbado o ano Ganhasse os jogos e não estaria em desvantagem / Se ganhasse os jogos não estaria em desvantagem. (Neste caso nem sei se a primeira frase está correcta). Não me recordo de outras circunstâncias em que aparecem palavras desse tipo sem que sejam precedidas por "se" ou "que". Editado 12 Abril 2016 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2016 (editado) Acho que o mais fácil é pôr a frase na negativa e ver se a palavra fica "partida" ou não. Pegando numa frase do Enzo: Gostaria que ele ganhasse a lotaria. -> Não gostaria que ele ganhasse a lotaria. No caso acima o verbo mantém-se igual. Agora, por exemplo: Na Suiça ganha-se muito dinheiro. -> Na Suiça não se ganha muito dinheiro. Quando temos o verbo com o hífen, e passamos a frase para a negativa, a palavra "parte-se". Editado 12 Abril 2016 por Lleyton Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 12 Abril 2016 Mas eu conheço quem diga "Na suissa não ganhasse muito dinheiro" :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2016 Quanto a isso já não posso fazer nada :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Jpa Publicado 12 Abril 2016 (editado) Pelos vistos não adiantou muito, olhando para este tópico! :mrgreen: Obrigado, pessoal! Outro dia aprendi que, supostamente, não se diz campeã. Pelo menos no prontuário vem "campeona". Sempre a aprender. Se fores escrever um artigo vais optar por campeona'? É que a maior parte vai pensar que é grande erro. :mrgreen: Oops, não li o post de baixo. Mas já agora, como fazes nessas situações? Editado 12 Abril 2016 por Jpa Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 12 Abril 2016 e pessoas que acham que salutar é um verbo? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 12 Abril 2016 Ou "o livro fala". O meu professor de Português adorava quando alguém dizia isso, mandava logo a boca "Ai fala? Tens que o trazer, é algo único." :lol: Bom tópico nopla :) Isso não faz sentido nenhum, está ao nível dos empregados de café "Era um café? Já não é? Ahahah". Isto a não ser que estejamos a falar de um professor de Português que não saiba o que é uma metáfora... Copo de água ou copo com água? O meu prof de Português de 12º ano dizia copo com água, já a minha professora de Desvio ou Erro dizia que é copo de água. Parece-me completamente indiferente, são formas diferentes de expressão, é como o fazer e o desfazer a barba. Cada um diz como acha que o deve fazer e toda a gente de boa fé percebe o que se está a dizer. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Abril 2016 Faz lembrar a do: "queria um café". "Porquê, já não quer??" Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 12 Abril 2016 E as pessoas que dizem "estivestes" ou "fizestes"? Ali aquele "s" a mais a massacrar o cérebro de pessoas meias obsessivas-compulsivas como eu? Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 12 Abril 2016 daqui a bocado estamos a entrar a um nível de picuinhas extremo. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Abril 2016 E as pessoas que dizem "estivestes" ou "fizestes"? Ali aquele "s" a mais a massacrar o cérebro de pessoas meias obsessivas-compulsivas como eu? Não é só a ti. Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 12 Abril 2016 daqui a bocado estamos a entrar a um nível de picuinhas extremo. É o CMPT, os tópicos flutuam e derivam sempre um bocado. E é sempre bom falar nestas coisas enquanto alguém não aparece com uma dúvida que seja passível de ser discutida. Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 12 Abril 2016 É o CMPT, os tópicos flutuam e derivam sempre um bocado. E é sempre bom falar nestas coisas enquanto alguém não aparece com uma dúvida que seja passível de ser discutida. Mas eu não critico o tópico em si, acho que foi uma excelente ideia. Mas também não vamos estar a pegar em tudo. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 12 Abril 2016 Criticar quem mete "s" a mais em verbos conjugados na segunda pessoa do singular não é ser picuinhas é ser uma pessoa decente. Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 12 Abril 2016 Criticar quem mete "s" a mais em verbos conjugados na segunda pessoa do singular não é ser picuinhas é ser uma pessoa decente. ora agora é que dissestes tudo Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2016 e pessoas que acham que salutar é um verbo? Como assim? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 12 Abril 2016 (editado) Se há coisa boa que o João Soares fez enquanto Ministro da Cultura, foi resolver essa questão. :mrgreen: Editado 12 Abril 2016 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 12 Abril 2016 Como assim? salutar é adjectivo, já ouvi pessoas a conjugar o verbo salutar Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 12 Abril 2016 (editado) Se fores escrever um artigo vais optar por campeona'? É que a maior parte vai pensar que é grande erro. :mrgreen: Oops, não li o post de baixo. Mas já agora, como fazes nessas situações? É uma boa pergunta, por acaso. Eu optaria por usar a versão corrente. "Campeã", tanto soa melhor, como já está popularmente instaurada. Assim evitava levar com queixas de leitores, por exemplo. :mrgreen: E as pessoas que dizem "estivestes" ou "fizestes"? Ali aquele "s" a mais a massacrar o cérebro de pessoas meias obsessivas-compulsivas como eu? Isso já está para lá do aceitável. Faz-me uma confusão tremenda e dá-me uma urticária terrível. Está totalmente errado e é incomodativo. Se ser picuinhas significa querer falar sempre o melhor português possível, então sim, sou picuinhas. Isso faz-me lembrar uma situação no meu Mestrado. Uma rapariga chamou-me para a ajudar a construir um texto para televisão, ou lá o que era e, mal começo a "rever" aquilo, vejo que está cheio de erros em termos de pontuação. Corrijo, evidentemente. Até que chega uma amiga e diz "olha lá, deixa de ser picuinhas! Ela usa a pontuação da forma que quiser, pois ela é que sabe a e entoação que quer dar". Ri-me, abanei a cabeça, fui-me embora. Editado 12 Abril 2016 por nopla Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 12 Abril 2016 salutar é adjectivo, já ouvi pessoas a conjugar o verbo salutar Por acaso já tinha ouvido a palavra salutar como adjetivo e conjugada como verbo e nunca tinha questionado isso. Também fazia parte desse grupo de pessoas. :lol: Obrigado, caro Pedro Chagas Freitas. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 12 Abril 2016 e pessoas que acham que salutar é um verbo? não terá a ver com o inglês em que o verbo salute existe e as pessoas assumem que em portugal é o mesmo em vez de só o utilizarem como adjectivo? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 12 Abril 2016 Talvez, embora ache que tem a ver com a confusão entre o saudar e o salutar. E as pessoas que insistem que as palavras, alcoolemia, glicemia, septicemia e afins são palavras esdrúxulas e metem-lhes acentos onde eles não existem? Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 12 Abril 2016 (editado) E as pessoas que insistem que as palavras, alcoolemia, glicemia, septicemia e afins são palavras esdrúxulas e metem-lhes acentos onde eles não existem? :lol: tão verdade Editado 12 Abril 2016 por P. Chagas Freitas Compartilhar este post Link para o post
Guest Lotterer. Publicado 12 Abril 2016 Criticar quem mete "s" a mais em verbos conjugados na segunda pessoa do singular não é ser picuinhas é ser uma pessoa decente. e eu estava a falar disso? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 12 Abril 2016 Tendo em conta que postaste a seguir ao Red é difícil imaginar outra coisa. Mas adiante, acho que a única coisa que me chateia mesmo é ouvir numa conversa em português alguém dizer e pronunciar "item" como se fosse uma palavra inglesa. Compartilhar este post Link para o post