bmfpcdm Publicado 13 Abril 2016 Errado. No teu exemplo deveria ter uma vírgula antes, ficando entre vírgulas. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 13 Abril 2016 O exemplo do ghelthon de facto não necessita, my bad. Anw, diria que é necessário a grande maioria das vezes. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Abril 2016 É claro que isto é em termos teóricos. Porque na prática há muitas redundâncias que dão imenso jeito. E na arte, então... Se fossem desprezíveis o Fernando Pessoa nunca poderia ter escrito o "Mar Português". Isto são regras de bom português mais direccionadas para a prosa. A poesia é um mundo à parte - bem como os livros do Saramago :tongue: olha, a que me deixa pior que estragado é o 'na minha opinião' acho que ainda não falei nisso aqui Em teoria não há necessidade de o utilizar porque tudo o que escreves é a tua opinião, a não ser que estejas a referir a opinião de outrém, o que no caso iria implicar o uso de aspas com a citação ou, pelo menos, a referência ao local de onde obtiveste essa opinião. No entanto, há situações pontuais em que vale a pena utilizar o "na minha opinião". Por exemplo, no CMPT, quando faço um post posso ter a necessidade de acrescentar o "na minha opinião" única e exclusivamente para realçar o facto de ser de facto a minha visão sobre o assunto e não uma verdade universal. Para evitar mal entendidos (e foi devido a eles que o comecei a fazer). Já agora, e em relação ao "mas", sendo uma conjunção adversativa deveria ter uma vírgula, tal como os "contudos" e os "poréns". Só que o "mas" também pode ser utilizado de outra forma, como na frase "não só o Rhaegar Targaryen mas todos os users do CMPT tinham essa dúvida". E aqui não tem vírgula. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 13 Abril 2016 No teu exemplo deveria ter uma vírgula antes, ficando entre vírgulas. Na verdade sim, por estar presente uma ideia de oposição. Compartilhar este post Link para o post
C-4 Publicado 13 Abril 2016 Um outro erro que está tão difundido, mesmo nos meios de comunicação social, é o "despoletar". Quase toda a gente usa essa palavra no sentido de "dar início a algo", quando, no fundo, o seu significado é precisamente o oposto. Se se quer dizer "dar início a algo", então usa-se "espoletar". "Despoletar" é o antónimo, é o "impedir de acontecer". Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 13 Abril 2016 Outro ponto onde o pessoal se farta de errar, é no "haviam". "Haviam pessoas no concerto", erro comum. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 13 Abril 2016 Era oficial, não era? Sim. Um outro erro que está tão difundido, mesmo nos meios de comunicação social, é o "despoletar". Quase toda a gente usa essa palavra no sentido de "dar início a algo", quando, no fundo, o seu significado é precisamente o oposto. Se se quer dizer "dar início a algo", então usa-se "espoletar". "Despoletar" é o antónimo, é o "impedir de acontecer". Tens a certeza disso? Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 13 Abril 2016 Então não, não se aproveita nada da frase. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 13 Abril 2016 Tens a certeza disso? é mesmo. despoletar é "tirar a espoleta", que é a ignição. ou seja, não é dar o início é impedir que aconteça. a expressão em uso é uma corrupetela da correcta, "espoletar" ;) Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Abril 2016 (editado) O "mas" leva sempre, em qualquer situação, uma vírgula antes. Neste caso estaria entre vírgulas. A não ser que esteja entre aspas...:-k Acho que deslargar, assentar, alevantar, arrebentar, etc já faz tudo parte do dicionário e portanto não está incorrecto. Mas vai-me soar sempre mal. Também tenho uma dúvida. Diz-se "vai-me soar" ou "vai soar-me". Eu uso a primeira, como quase toda a gente, acho, mas a segunda parece fazer mais sentido. A segunda soa-me melhor... Quanto a isso das vírgulas, há vários exemplos onde a vírgula não é obrigatória. Exemplo: Se o dia chegar mas estiver a chover, não vou. Que frase esquisita, essa... A utilização do "se" implica que é possível que o dia não chegue, o que é estranho não se conhecendo o contexto. E a utilização do "mas" também não me convence. Ficaria melhor, na minha opinião (:mrgreen:), utilizar o "e" ou, aí sim, o "se". Eu escreveria "Se estiver a chover quando o dia chegar, não vou." Editado 13 Abril 2016 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Abril 2016 Um outro erro que está tão difundido, mesmo nos meios de comunicação social, é o "despoletar". Quase toda a gente usa essa palavra no sentido de "dar início a algo", quando, no fundo, o seu significado é precisamente o oposto. Se se quer dizer "dar início a algo", então usa-se "espoletar". "Despoletar" é o antónimo, é o "impedir de acontecer". Alguém me poderá recordar o nome disto? Utilizo muitas vezes e estou farto de dar voltas à cabeça e não consigo recordar a sua designação. Estou a falar destes "apontamentos" entre vírgulas, que geralmente são partes de uma frase que podem ser cortadas sem que a frase perca o seu sentido. Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 14 Abril 2016 Era oficial, não era? ri bastante Compartilhar este post Link para o post
C-4 Publicado 14 Abril 2016 (editado) Tens a certeza disso? Absoluta. Até podes ir ao priberam ver. :mrgreen: é mesmo. despoletar é "tirar a espoleta", que é a ignição. ou seja, não é dar o início é impedir que aconteça. a expressão em uso é uma corrupetela da correcta, "espoletar" ;) Bingo. Alguém me poderá recordar o nome disto? Utilizo muitas vezes e estou farto de dar voltas à cabeça e não consigo recordar a sua designação. Estou a falar destes "apontamentos" entre vírgulas, que geralmente são partes de uma frase que podem ser cortadas sem que a frase perca o seu sentido. Confesso que há anos que não pego nessa matéria, por isso também não tenho bem a certeza. Mas acho que, neste caso, são duas orações, uma "dentro" da outra, pelo que o uso da vírgula é necessário. Agora, qual a designação correta? Não te sei dizer. :mrgreen: Editado 14 Abril 2016 por C-4 Compartilhar este post Link para o post
Cracel Publicado 14 Abril 2016 Alguém me poderá recordar o nome disto? Utilizo muitas vezes e estou farto de dar voltas à cabeça e não consigo recordar a sua designação. Estou a falar destes "apontamentos" entre vírgulas, que geralmente são partes de uma frase que podem ser cortadas sem que a frase perca o seu sentido. Aposto. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 14 Abril 2016 Na expressão "erro crasso", a palavra crasso pode ou não ser utilizado como um adjetivo que quantifique a dimensão de algo? É que li algures há tempos que devido à sua origem, deveria ser usado apenas nessa expressão.. A sua origem remonta ao nome de Licinius Crassus, um dos membros do primeiro triunvirato. Reza a história que Crassus,enviado como próconsul para a Síria em 54 a.C., partiu daquele território, movido pela ambição, para uma campanha contra os Partos, que redundou num enorme desastre, pela estratégia que adoptou.A memória da sua desastrosa estratégia chegou até nós, pelo facto de o seu exército ter sido completamente destroçado. Quando se fala de "erro crasso", significa que se trata de erro muito grave. Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 14 Abril 2016 Se fores pela origem das palavras deixas de falar ou de ler Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 14 Abril 2016 E a origem da expressão "vai para o crl" alguém sabe? Só soube há uns dias e nunca tinha associado as coisas. (isto se for realmente verdade) Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 14 Abril 2016 Se fores pela origem das palavras deixas de falar ou de ler Consegues arranjar mais algum exemplo onde utilizes a palavra "crasso"? É que eu não me lembro de nenhum... Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 14 Abril 2016 Consegues arranjar mais algum exemplo onde utilizes a palavra "crasso"? É que eu não me lembro de nenhum... “O mais novo parecia um pote, vestido de casimira fina, com uma enorme face a estourar de sangue, jocundo, crasso, lembrando ares sadios e lombo de porco.” Os Maias, de José Maria Eça de Queirós Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 14 Abril 2016 E a origem da expressão "vai para o crl" alguém sabe? Só soube há uns dias e nunca tinha associado as coisas. (isto se for realmente verdade) Acho que está relacionado com subir o mastro, o crl é a parte superior Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 14 Abril 2016 É a primeira vez que estou a ouvir essa relação do "vai para o crl"...é como aquela expressão do "ir para o maneta" Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 14 Abril 2016 Acho que está relacionado com subir o mastro, o crl é a parte superior Exacto. :mrgreen: Diz-se que ia para o ponto de vigia quem infringisse alguma coisa, funcionava como uma espécie de castigo. No fundo ninguém poderá levar a mal se alguém nos mandar para o crl. :lol: Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 14 Abril 2016 "Jocundo"? A edição data de 1888. Talvez se escrevesse assim no século XIX? Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 14 Abril 2016 outro que me irrita particularmente e é bastante frequente é este: O que é que isso tem haver? Compartilhar este post Link para o post