Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
nopla

Bom Português

Publicações recomendadas

Errado.

No teu exemplo deveria ter uma vírgula antes, ficando entre vírgulas.

Compartilhar este post

Link para o post

O exemplo do ghelthon de facto não necessita, my bad. Anw, diria que é necessário a grande maioria das vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que isto é em termos teóricos. Porque na prática há muitas redundâncias que dão imenso jeito. E na arte, então... Se fossem desprezíveis o Fernando Pessoa nunca poderia ter escrito o "Mar Português".

Isto são regras de bom português mais direccionadas para a prosa. A poesia é um mundo à parte - bem como os livros do Saramago :tongue:

olha, a que me deixa pior que estragado é o 'na minha opinião'

acho que ainda não falei nisso aqui

Em teoria não há necessidade de o utilizar porque tudo o que escreves é a tua opinião, a não ser que estejas a referir a opinião de outrém, o que no caso iria implicar o uso de aspas com a citação ou, pelo menos, a referência ao local de onde obtiveste essa opinião.

No entanto, há situações pontuais em que vale a pena utilizar o "na minha opinião". Por exemplo, no CMPT, quando faço um post posso ter a necessidade de acrescentar o "na minha opinião" única e exclusivamente para realçar o facto de ser de facto a minha visão sobre o assunto e não uma verdade universal. Para evitar mal entendidos (e foi devido a eles que o comecei a fazer).

Já agora, e em relação ao "mas", sendo uma conjunção adversativa deveria ter uma vírgula, tal como os "contudos" e os "poréns". Só que o "mas" também pode ser utilizado de outra forma, como na frase "não só o Rhaegar Targaryen mas todos os users do CMPT tinham essa dúvida". E aqui não tem vírgula.

Compartilhar este post

Link para o post

No teu exemplo deveria ter uma vírgula antes, ficando entre vírgulas.

Na verdade sim, por estar presente uma ideia de oposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Um outro erro que está tão difundido, mesmo nos meios de comunicação social, é o "despoletar". Quase toda a gente usa essa palavra no sentido de "dar início a algo", quando, no fundo, o seu significado é precisamente o oposto. Se se quer dizer "dar início a algo", então usa-se "espoletar". "Despoletar" é o antónimo, é o "impedir de acontecer".

Compartilhar este post

Link para o post

Outro ponto onde o pessoal se farta de errar, é no "haviam". "Haviam pessoas no concerto", erro comum.

Compartilhar este post

Link para o post

Era oficial, não era?

Sim.

Um outro erro que está tão difundido, mesmo nos meios de comunicação social, é o "despoletar". Quase toda a gente usa essa palavra no sentido de "dar início a algo", quando, no fundo, o seu significado é precisamente o oposto. Se se quer dizer "dar início a algo", então usa-se "espoletar". "Despoletar" é o antónimo, é o "impedir de acontecer".

Tens a certeza disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a certeza disso?

é mesmo. despoletar é "tirar a espoleta", que é a ignição. ou seja, não é dar o início é impedir que aconteça.

a expressão em uso é uma corrupetela da correcta, "espoletar" ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O "mas" leva sempre, em qualquer situação, uma vírgula antes.

Neste caso estaria entre vírgulas.

A não ser que esteja entre aspas...:-k

Acho que deslargar, assentar, alevantar, arrebentar, etc já faz tudo parte do dicionário e portanto não está incorrecto. Mas vai-me soar sempre mal.

Também tenho uma dúvida. Diz-se "vai-me soar" ou "vai soar-me". Eu uso a primeira, como quase toda a gente, acho, mas a segunda parece fazer mais sentido.

A segunda soa-me melhor...

Quanto a isso das vírgulas, há vários exemplos onde a vírgula não é obrigatória. Exemplo:

Se o dia chegar mas estiver a chover, não vou.

Que frase esquisita, essa... A utilização do "se" implica que é possível que o dia não chegue, o que é estranho não se conhecendo o contexto. E a utilização do "mas" também não me convence. Ficaria melhor, na minha opinião (:mrgreen:), utilizar o "e" ou, aí sim, o "se". Eu escreveria "Se estiver a chover quando o dia chegar, não vou."

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me poderá recordar o nome disto? Utilizo muitas vezes e estou farto de dar voltas à cabeça e não consigo recordar a sua designação.

Estou a falar destes "apontamentos" entre vírgulas, que geralmente são partes de uma frase que podem ser cortadas sem que a frase perca o seu sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a certeza disso?

Absoluta. Até podes ir ao priberam ver. :mrgreen:

é mesmo. despoletar é "tirar a espoleta", que é a ignição. ou seja, não é dar o início é impedir que aconteça.

a expressão em uso é uma corrupetela da correcta, "espoletar" ;)

Bingo.

Alguém me poderá recordar o nome disto? Utilizo muitas vezes e estou farto de dar voltas à cabeça e não consigo recordar a sua designação.

Estou a falar destes "apontamentos" entre vírgulas, que geralmente são partes de uma frase que podem ser cortadas sem que a frase perca o seu sentido.

Confesso que há anos que não pego nessa matéria, por isso também não tenho bem a certeza. Mas acho que, neste caso, são duas orações, uma "dentro" da outra, pelo que o uso da vírgula é necessário. Agora, qual a designação correta? Não te sei dizer. :mrgreen:

Editado por C-4

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto.

Compartilhar este post

Link para o post

Na expressão "erro crasso", a palavra crasso pode ou não ser utilizado como um adjetivo que quantifique a dimensão de algo?

É que li algures há tempos que devido à sua origem, deveria ser usado apenas nessa expressão..

A sua origem remonta ao nome de Licinius Crassus, um dos membros do primeiro triunvirato. Reza a história que Crassus,enviado como próconsul para a Síria em 54 a.C., partiu daquele território, movido pela ambição, para uma campanha contra os Partos, que redundou num enorme desastre, pela estratégia que adoptou.

A memória da sua desastrosa estratégia chegou até nós, pelo facto de o seu exército ter sido completamente destroçado.

Quando se fala de "erro crasso", significa que se trata de erro muito grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fores pela origem das palavras deixas de falar ou de ler

Compartilhar este post

Link para o post

E a origem da expressão "vai para o crl" alguém sabe? Só soube há uns dias e nunca tinha associado as coisas. (isto se for realmente verdade)

Compartilhar este post

Link para o post

Se fores pela origem das palavras deixas de falar ou de ler

Consegues arranjar mais algum exemplo onde utilizes a palavra "crasso"? É que eu não me lembro de nenhum...

Compartilhar este post

Link para o post

Consegues arranjar mais algum exemplo onde utilizes a palavra "crasso"? É que eu não me lembro de nenhum...

“O mais novo parecia um pote, vestido de casimira fina, com uma enorme face a estourar de sangue, jocundo, crasso, lembrando ares sadios e lombo de porco.”

Os Maias, de José Maria Eça de Queirós

Compartilhar este post

Link para o post

E a origem da expressão "vai para o crl" alguém sabe? Só soube há uns dias e nunca tinha associado as coisas. (isto se for realmente verdade)

Acho que está relacionado com subir o mastro, o crl é a parte superior

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que está relacionado com subir o mastro, o crl é a parte superior

Exacto. :mrgreen:

Diz-se que ia para o ponto de vigia quem infringisse alguma coisa, funcionava como uma espécie de castigo.

No fundo ninguém poderá levar a mal se alguém nos mandar para o crl. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

"Jocundo"?

A edição data de 1888. Talvez se escrevesse assim no século XIX?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...