nopla Publicado 11 Abril 2016 (editado) Não, não sou o Diogo Infante. Este tópico destina-se ao pessoal que tem dúvidas sintáticas, lexicais ou mesmo em termos da prosódia das palavras. Não será uma gramática andante, mas serve para todos aqueles que têm a intenção de não fazer o nosso querido Luís Vaz andar às voltas no túmulo. Não é difícil e ficamos todos a ganhar. Muito honestamente, acho que é o que falta nas escolas de hoje em dia. Tenho colegas, que serão futuros jornalistas, que escrevem coisas como: "houveram"; "hades"; "emprensa"; "ganha-mos"; etc. É grave. Ainda para mais quando se vê jornalistas creditados, que deviam ser o baluarte do bom português, a cometerem erros clamorosos. Posto isto, acho que este tópico tem toda a utilidade. Pode servir para esclarecer dúvidas ou para o pessoal que queira partilhar erros comuns e discutir os mesmos. Com isto, procuro ensinar o que sei e aprender ainda mais com quem sabe mais do que eu. Agora, permitam-me começar com algo que me irrita mais do que tudo: o vocativo. É chato as pessoas chegarem aos 20 e tal anos a não saber que o vocativo se separa por uma vírgula em virtude de servir para chamar ou invocar. É quase o "bê-á-bá" da língua e muita gente erra. Demasiadas pessoas, para ser honesto. O abraço e o beijinho não fazem sempre anos, pessoal. Dando um exemplo e a explicação de um site qualquer relativo à gramática: "O que é Vocativo: Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado. É usado para chamar pelo nome, apelido ou característica, o ser com quem se fala. O vocativo não se classifica como termo acessório da oração, pelo fato de não manter nenhuma relação sintática com os outros termos da oração, uma vez que o termo acessório pode deixar de fazer parte da oração, sem prejuízo de seu entendimento. O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. Exemplos: Ó Maria, porque não limpa esta casa direito? Pedro, venha aqui! Amor, estou aqui." http://www.significados.com.br/vocativo/ Por fim, outra coisa importante. Não há coisas que vocês gostam; há sim coisas DE que gostam. Como exemplo último temos um jornalista do Jornal i a cometer esse erro no título da sua notícia. Muito grave. "João Soares acordou e decidiu bater nos cronistas que não gosta" Editado 11 Abril 2016 por nopla Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 11 Abril 2016 Fds, tive flashbacks das minhas terríveis aulas de Linguística agora. Devia sair um BO automático só por isso, nopla :mrgreen: Mais a sério, bom tópico :fixe: Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 11 Abril 2016 obrigado, grande nopla. isso do vocativo também é algo que me irrita bastante, como podem comprovar pelo meu post abaixo: rip vocativo Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 11 Abril 2016 Fazem de tudo para achincalhar o SAS. Compartilhar este post Link para o post
Hawkeye Publicado 11 Abril 2016 Fds, tive flashbacks das minhas terríveis aulas de Linguística agora. Devia sair um BO automático só por isso, nopla :mrgreen: Mais a sério, bom tópico :fixe: Obrigado Poeira, não me sinto sozinho O tópico pode vir a ser útil, boa ideia Nopla :) Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 11 Abril 2016 (editado) [...] "ganha-mos"; etc. [...] Para estas existe uma maneira simples de saber qual é a forma correcta. Pegando no exemplo de ganhar, escrevendo ganha-mos quando se pretende dizer que houve uma vitória, lê-se a palavra 'ganha' (gá-nha) e depois o sufixo. Ler-se-ia gá-nha-mos, e não ga-nhá-mos, indicando que a forma correcta de escrever ga-nhá-mos não tem sufixo. Isto é válido para qualquer palavra com sufixo. Ganha-mos, dá-mos, entrega-mos, atira-mos como gá-nha, dá, en-tré-ga e a-ti-ra. Editado 11 Abril 2016 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado 11 Abril 2016 Para mim o pior é o houveram, esse é quase a toda a hora. De resto, não costumo dar muitos erros... O à/há chega a ser irritante. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 11 Abril 2016 Para mim o pior é o houveram, esse é quase a toda a hora. De resto, não costumo dar muitos erros... O à/há chega a ser irritante. "houveram", "há-des" e "quaisqueres" são o pão nosso de cada dia. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 11 Abril 2016 Tanta gente que escreve "retunda" nos grupos de operações stop, pelo menos aqui no Algarve. Como é possível? :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 11 Abril 2016 "ganhas-te" Bom tópico nopla. :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 11 Abril 2016 Sinceramente nunca consegui perceber como é que as pessoas escrevem coisas como "fizes-te" ou "ganhas-te", é relativamente fácil de perceber a diferença. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 11 Abril 2016 O que mais me come a cabeça é o pessoal que diz, por exemplo "A tua opinião vai de encontro ao que o livro indica." quando querem dizer o exacto oposto. E isto é transversal ao fórum, ao Zé da Esquina, meios de comunicação social, etc etc. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 11 Abril 2016 Ou "o livro fala". O meu professor de Português adorava quando alguém dizia isso, mandava logo a boca "Ai fala? Tens que o trazer, é algo único." :lol: Bom tópico nopla :) Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 11 Abril 2016 manobras para axincalhar o JJ. tenho dito 8-) Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 11 Abril 2016 Eu por acaso tiro screenshot a erros ortográficos que vejo no Face... Há com cada um pqp. Compartilhar este post Link para o post
Keef Publicado 11 Abril 2016 (editado) Copo de água ou copo com água? O meu prof de Português de 12º ano dizia copo com água, já a minha professora de Desvio ou Erro dizia que é copo de água. Editado 11 Abril 2016 por Keef Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 11 Abril 2016 (editado) Não há copos feitos de água. O Português é um língua feia de se falar mas bonita na escrita. Quem é que no dia a dia diz: com o em vez de cu? Editado 11 Abril 2016 por Woyzeck Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 11 Abril 2016 Acho que ambas estão correctas. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 11 Abril 2016 Não há copos feitos de água. O Português é um língua feia de se falar mas bonita na escrita. Quem é que no dia a dia diz: com o em vez de cu? Eu. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 11 Abril 2016 (editado) obrigado, grande nopla. isso do vocativo também é algo que me irrita bastante, como podem comprovar pelo meu post abaixo: Pelos vistos não adiantou muito, olhando para este tópico! :mrgreen: Obrigado, pessoal! Outro dia aprendi que, supostamente, não se diz campeã. Pelo menos no prontuário vem "campeona". Sempre a aprender. Editado 11 Abril 2016 por nopla Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 11 Abril 2016 Campeona? Coisa estranha. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 11 Abril 2016 Campeona? Coisa estranha. Também achei! Ali escrevi algo errado: não é "campeão" que não se diz, é "campeã". Contudo, como soa melhor, passou a ser aceitável e "correcto". Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 12 Abril 2016 (editado) Eu uso a vírgula por causa do vocativo e tenho sempre quem me diga "lá está com ele com as vírgulas" Editado 12 Abril 2016 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Abril 2016 Para estas existe uma maneira simples de saber qual é a forma correcta. Pegando no exemplo de ganhar, escrevendo ganha-mos quando se pretende dizer que houve uma vitória, lê-se a palavra 'ganha' (gá-nha) e depois o sufixo. Ler-se-ia gá-nha-mos, e não ga-nhá-mos, indicando que a forma correcta de escrever ga-nhá-mos não tem sufixo. Isto é válido para qualquer palavra com sufixo. Ganha-mos, dá-mos, entrega-mos, atira-mos como gá-nha, dá, en-tré-ga e a-ti-ra. Ou então "lê-se o tracinho", como me ensinaram logo no 2º ou 3º ano de escolaridade. Em caso de dúvida entre, por exemplo, "ganha-se" ou "ganhasse", com este truque a diferença fica clara pela forma como ambos se pronunciam: o primeiro dá "ganha-traço-se", o segundo "ganhásse". Torna-se evidente qual a variante correcta a utilizar numa determinada frase. Compartilhar este post Link para o post