What Publicado 18 Setembro 2017 Tenho a confessar que, no que a política diz respeito, poucas coisas me dariam mais prazer do que ver a Catalunha independente. Jogaram um papel importante na nossa Restauração de 1640 e já vão com quase 400 anos de atraso. Agora é a vez deles. Eu ouvi essa história recentemente de um português residente na Catalunha e na altura fiquei sem certeza se isso tinha sido mesmo assim. Nós safámo-nos mesmo dos gajos porque eles se viraram para a Catalunha para evitar a independência lá e foi por isso que nos deixaram em paz? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 18 Setembro 2017 Catalunha independente e depois partíamos à conquista de Espanha, com suporte do País Basco e da Galiza. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 18 Setembro 2017 Eu ouvi essa história recentemente de um português residente na Catalunha e na altura fiquei sem certeza se isso tinha sido mesmo assim. Nós safámo-nos mesmo dos gajos porque eles se viraram para a Catalunha para evitar a independência lá e foi por isso que nos deixaram em paz? :mrgreen: Não apenas por isso, mas foi um factor importante. A Espanha viu-se com duas revoltas em simultâneo e não tinha meios para apagar os dois fogos. Optaram por se centrar mais na Catalunha (e bem, que ter um fantoche da França, que os apoiava, dentro da Península Ibérica era potencialmente desastroso) e isso deu-nos o tempo e a paz necessários para reorganizarmos as nossas instituições e exércitos para nos defendermos dos espanhóis quando eles invariavelmente cá viessem. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 18 Setembro 2017 Não tenho nada a ideia dessa parte ser mencionada nas aulas de História do ensino básico, e acho que era um detalhe bem interessante para entender como a coisa se passou. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 18 Setembro 2017 Ah, o ensino de História na escolaridade obrigatória... Isso dava um post inteiro de reclamações. O foco é decorar acontecimentos, datas e figuras, não entender a complexa rede de ligações entre os mais variados eventos e a forma como uns influenciam os outros. Que na verdade é a parte mais interessante da História. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Setembro 2017 (editado) Ah, o ensino de História na escolaridade obrigatória... Isso dava um post inteiro de reclamações. O foco é decorar acontecimentos, datas e figuras, não entender a complexa rede de ligações entre os mais variados eventos e a forma como uns influenciam os outros. Que na verdade é a parte mais interessante da História. Serviu o propósito de nutrir o ódio natural e visceral aos espanhóis, não posso pedir mais. O que se está a passar em Espanha não me surpreende de todo. As campanhas que fizeram na Galiza geradas pelo receio sobre um possível reintegracionismo mostra bem como as coisas funcionam por lá, mas não os culpo por isso. Se existissem tantos conflitos como os que existem em Espanha no nosso país, provavelmente também existiria uma paranóia semelhante. Editado 18 Setembro 2017 por Rōnin Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 18 Setembro 2017 Serviu o propósito de nutrir o ódio natural e visceral aos espanhóis, não posso pedir mais. O que se está a passar em Espanha não me surpreende de todo. As campanhas que fizeram na Galiza geradas pelo receio sobre um possível reintegracionismo mostra bem como as coisas funcionam por lá, mas não os culpo por isso. Se existissem tantos conflitos como os que existem em Espanha no nosso país, provavelmente também existiria uma paranóia semelhante. No UK também existem estas questões e olha como foi tratada a questão da Escócia. Meteram todas as cartas na mesa, negociaram uma mais autonomia para a Escócia foram a referendo e ganharam confortavelmente. Esta questão catalã nem era uam questão importante à 10/15 anos. Nasceu por causa do PP. Em 2005 aprovou-se o estatuto autonómico pelo governo do Zapatero que dava mais autonomia à Catalunha, esse estatuto foi referendado e aprovado pelos catalães em 2006 com uma votação enorme e em 2010 ou o que foi juízes do TC espanhol vinculados sobretudo ao PP declararam este estatuto inconstitucional. A partir daí a questão independentista começou a ganhar mais e mais apoiantes e chegamos até este momento onde até há uns meses acredito que se houvesse uma votação o Não ganharia, mas o PP insiste em não negociar, em não deixar que exista um referendo, e ameaça prender funcionários públicos e políticos legitimados pelo povo catalão de prisão, ameaçam apreender boletins de voto, ameaçam suspender por completo a autonomia catalã e obviamente a questão independentista tem ganhado ainda mais força. Acho que se as ameaças à catalunha se concretizarem, a UE tem de dizer algo. Anyway, a Hungria hoje declarou que o voto catalão se deve respeitar. Será esta a posição de outros Países similares à Hungria do grupo de Visegrad? Polónia, Rep. Checa, Eslováquia? Compartilhar este post Link para o post
druyda Publicado 19 Setembro 2017 Normal, é o desespero da ver a galinha dos ovos de ouro a ir-se embora. Vamos ver quem é a galinha de ovos de quem: Governo espanhol retira 1400 milhões euros mensalmente consagrado pela a autonomia E estar a comparar Portugal com Catalunha numa situação paralela é porque não percebe de história. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 19 Setembro 2017 Normal, é o desespero da ver a galinha dos ovos de ouro a ir-se embora. Ah o belo mito. Tb és daqueles que acha que a Catalunha é a região mais rica de Espanha? Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 19 Setembro 2017 (editado) http://www.ine.es/prensa/cre_2016_1.pdf Podem abrir, só tem 4 páginas. Nunca tinha olhado para estes números e tive curiosidade em ir ver. Não é a região mais rica mas não deixa de ter um PIB per capita 19% superior ao do país. E o do País Basco então é que não fazia mesmo ideia de que era tão elevado, vai ser um fartote se também quiserem a independência. Editado 19 Setembro 2017 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 19 Setembro 2017 (editado) Ah o belo mito. Tb és daqueles que acha que a Catalunha é a região mais rica de Espanha? Belo mito? lol Catalunha não só tem o maior pib descontando Pais Basco & Navarra e a zona de Madrid que é a capital e obviamente fatura como representa mais de 1/4 das exportações espanholas. E o que espanha está a fazer a retirar esses 1400 milhões da Catalunha é criminoso, não basta já o saque de biliões anualmente que tiram em impostos e não devolvem Editado 19 Setembro 2017 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Carmelo Anthony Publicado 19 Setembro 2017 http://www.ine.es/prensa/cre_2016_1.pdf Podem abrir, só tem 4 páginas. Nunca tinha olhado para estes números e tive curiosidade em ir ver. Não é a região mais rica mas não deixa de ter um PIB per capita 19% superior ao do país. E o do País Basco então é que não fazia mesmo ideia de que era tão elevado, vai ser um fartote se também quiserem a independência. Tem um PIB per capita 19% em relação ao país tal como tem uma dívida de 78% nas mãos do Fondo de Liquidez Autonómico (FLA), isto é, do Estado central, como tem enorme dependência energética face a este, ou ainda, como já avisou Juncker, em caso de secessão, o novo Estado soberano não seria parte da União Europeia. Este processo é um tiro no pé para ambos os lados da barricada, mas dizer que Espanha fica pior no retrato económico... E o que espanha está a fazer a retirar esses 1400 milhões da Catalunha é criminoso, não basta já o saque de biliões anualmente que tiram em impostos e não devolvem O palácio madrileno de La Moncloa decidiu inviabilizar a possibilidade da administração autónoma catalã adiantar pagamentos, congelando os 1.400 milhões de euros mensais que a Catalunha iria obter pelo sistema de financiamento consagrado a esta autonomia Deixa cá ver se percebo. O Governo central ameaça retirar o financiamento consagrado à Região Autónoma. Ora, o referendo visa a secessão de Espanha, isto é, na prática a Catalunha deixaria de ser uma Região Autónoma para tornar-se, unilateralmente, independente. Faz sentido continua a receber por um estatuto que acaba de abdicar? Querem direitos e não ter deveres? Coitada da Catalunha. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 19 Setembro 2017 Hey, eu não estou de nenhum dos lados da barricada. Não tenho informação suficiente para ter sequer uma opinião válida sobre o assunto. Só tive curiosidade de ir ver os valores e deixei aqui. Mas uma coisa que me parece inegável é que a independência da Catalunha é muito preocupante para o governo central espanhol, e a única informação necessária para perceber isso é ver todo o stress que estas movimentações recentes têm causado. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Setembro 2017 Isso de sair da UE há-de ser muito problemático. Se lhes der para ser um paraíso fiscal à lá Suiça, meu Deus. Valha-nos o Juncker. Um paraíso fiscal às portas dum país super corrupto, o que poderá acontecer. O Ronaldo voltava-se doido. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 20 Setembro 2017 Donald Trump threatens to 'totally destroy' North Korea in UN speech Se não saísse da boca deste Presidente isto era encarado como uma declaração de guerra. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 20 Setembro 2017 Tem um PIB per capita 19% em relação ao país tal como tem uma dívida de 78% nas mãos do Fondo de Liquidez Autonómico (FLA), isto é, do Estado central, como tem enorme dependência energética face a este, ou ainda, como já avisou Juncker, em caso de secessão, o novo Estado soberano não seria parte da União Europeia. Este processo é um tiro no pé para ambos os lados da barricada, mas dizer que Espanha fica pior no retrato económico... Deixa cá ver se percebo. O Governo central ameaça retirar o financiamento consagrado à Região Autónoma. Ora, o referendo visa a secessão de Espanha, isto é, na prática a Catalunha deixaria de ser uma Região Autónoma para tornar-se, unilateralmente, independente. Faz sentido continua a receber por um estatuto que acaba de abdicar? Querem direitos e não ter deveres? Coitada da Catalunha. Mas isso só faria sentido se eles já tivessem votado para sair... Para já, o que está em questão é que o povo da catalunha quer fazer um referendo, votou em representantes para que organizem um referendo e o Estado Espanhol não deixa que as pessoas votem. Anyway, esta manhã doze pessoas ligadas ao governo catalão foram detidas, milhares de documentos ligados ao voto apreendidos. O que é que o governo espanhol espera ganhar com isso? Para já, estão a ter manifestações espontâneas enormes em Barcelona, Sabadell e Tarragona Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 20 Setembro 2017 Golpe de Estado na Catalunha. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 20 Setembro 2017 Golpe de Estado na Catalunha. Referéndum en Cataluña: En directo: el independentismo protesta por los registros y detenciones de la Guardia Civil | EL MUNDO http://www.elmundo.es/cataluna/2017/09/20/59c21c6522601d8e1c8b4630.html Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 20 Setembro 2017 Golpe de Estado na Catalunha. É mais um Golpe do Estado. Só vão aumentar ainda mais o ódio dos catalães para com o Governo Central. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 20 Setembro 2017 (editado) http://www.ara.cat/politica/escorcolls-guardia-civil-contra-referendum_12_1873132669.HTML Vejam também pelo Ara Guardia Civil cerca sede e confica material da CUP Editado 20 Setembro 2017 por ascom Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Setembro 2017 O governo espanhol está é a por-se a jeito para levar com uma declaração unilateral de independência. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 20 Setembro 2017 Os bascos estão à espera do quê? Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 20 Setembro 2017 Os bascos estão à espera do quê? Os Bascos são um caso diferente neste momento. Estão mais calmos porque também têm mais autonomia Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 20 Setembro 2017 E provavelmente porque a ETA ainda corre no cérebro de muita gente. Compartilhar este post Link para o post